Estudo de João 3:5 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
João 3:5

Comentário de Albert Barnes

Nascer da água – Por “água”, aqui, é evidentemente significado “batismo”. Assim, a palavra é usada em Efésios 5:26 ; Tito 3: 5 . O batismo era praticado pelos judeus ao receber um gentio como prosélito. Foi praticado por João entre os judeus; e Jesus aqui diz que é uma ordenança de sua religião, e o sinal e selo das influências renovadoras de seu Espírito. Então ele disse Marcos 16:16 : “Quem crer e for batizado será salvo.” É claro a partir desses lugares e do exemplo dos apóstolos Atos 2:38 , Atos 2:41 ; Atos 8: 12-13 , Atos 8:36 , Atos 8:38 ; Atos 9:18 ; Atos 10: 47-48 ; Atos 16:15 , Atos 16:33 ; Atos 18: 8 ; Atos 22:16 ; Gálatas 3:27 , que consideravam essa ordenança obrigatória para todos os que professavam amar o Senhor Jesus. E, embora não se possa dizer que ninguém que não seja batizado possa ser salvo, Jesus quis, sem dúvida, ser entendido como afirmando que essa seria a maneira regular e uniforme de entrar em sua igreja; que era o modo apropriado de fazer uma profissão de religião; e que um homem que negligenciou isso, quando o dever lhe foi divulgado, negligenciou um mandamento claro de Deus. Também está claro que qualquer outro mandamento de Deus pode ser negligenciado ou violado dessa maneira, e que é dever de todos não apenas amar o Salvador, mas também reconhecer esse amor ao ser batizado, e dedicando-se assim ao seu serviço.

Mas, para que Nicodemos suponha que isso era tudo o que se pretendia, ele acrescentou que era necessário que ele “nascesse do Espírito” também. Foi predito pelo Salvador que ele deveria “batizar com o Espírito Santo e com fogo”, Mateus 3:11 . Com isso, está claramente previsto que o coração deve ser mudado pela ação do Espírito Santo; que o amor ao pecado deve ser abandonado; que o homem deve se arrepender do crime e se voltar para Deus; que ele deve renunciar a todas as suas más propensões e se entregar a uma vida de oração e santidade, de mansidão, pureza e benevolência. Essa grande mudança está nas Escrituras atribuída uniformemente ao Espírito Santo, Tito 3: 5 ; 1 Tessalonicenses 1: 6 ; Romanos 5: 5 ; 1 Pedro 1:22 .

Não é possível entrar – Este é o caminho, o caminho apropriado, para entrar no reino do Messias aqui e no futuro. Ele não pode entrar na igreja verdadeira aqui, ou no céu no mundo vindouro, exceto em conexão com uma mudança de coração, e pela expressão apropriada dessa mudança nas ordenanças designadas pelo Salvador.

Comentário de E.W. Bullinger

de água, etc. = de água e aguardente. Sem art. Figura de linguagem Hendiadys (App-6). Não duas coisas, mas uma, pela qual o Substantivo se torna um Adjetivo superlativo e enfático, determinando o significado e a natureza do Substantivo, mostrando que aquele é água espiritual: isto é, não água, mas espírito. É para ser traduzido como “de água-sim, água espiritual” . Compare Efésios 5:26 e Veja João 7:38 , João 7:39 e Ezequiel 36: 25-27 para as “coisas terrenas” de João 3:12 .

entra . Mostrando o que o Senhor quis dizer com “ver” , em João 3: 3 .

Comentário de John Calvin

5. A menos que um homem nasça da água. Esta passagem foi explicada de várias maneiras. Alguns pensaram que as duas partes da regeneração são claramente apontadas, e que pela palavra Água é denotada a renúncia do velho, enquanto que pelo Espírito eles entenderam a nova vida. Outros pensam que existe um contraste implícito, como se Cristo pretendesse contrastar a Água e o Espírito , que são elementos puros e líquidos, com a natureza terrena e grosseira do homem. Assim, eles vêem a linguagem como alegórica e supõem que Cristo ensinou que devemos deixar de lado a massa pesada e pesada da carne e nos tornar como água e ar , para que possamos subir ou, pelo menos, não ser muito pesado para a terra. Mas ambas as opiniões me parecem divergir do significado de Cristo.

Crisóstomo , com quem a maior parte dos expositores concorda, faz a palavra Água se referir ao batismo. O significado seria então que, pelo batismo, entramos no reino de Deus, porque no batismo somos regenerados pelo Espírito de Deus. Daí surgiu a crença na necessidade absoluta do batismo, para a esperança da vida eterna. Mas, embora devêssemos admitir que Cristo aqui fala do batismo, ainda não devemos pressionar suas palavras tão de perto que imaginar que ele restringe a salvação ao sinal externo; mas, pelo contrário, ele conecta a água ao espírito , porque sob esse símbolo visível ele atesta e sela a novidade de vida que somente Deus produz em nós por seu espírito. É verdade que, negligenciando o batismo, somos excluídos da salvação; e, nesse sentido, reconheço que é necessário; mas é absurdo falar da esperança da salvação como confinada ao sinal. No que diz respeito a esta passagem, não consigo acreditar que Cristo fala do batismo; pois teria sido inapropriado.

Devemos sempre lembrar o desígnio de Cristo, que já explicamos; ou seja, que ele pretendia exortar Nicodemos à novidade da vida, porque ele não era capaz de receber o Evangelho, até que ele começou a ser um novo homem. É, portanto, uma afirmação simples: devemos nascer de novo, para sermos filhos de Deus e que o Espírito Santo é o autor deste segundo nascimento. Pois enquanto Nicodemos estava sonhando com a regeneração ( pa????e?es?a ) ou transmigração ensinada por Pitágoras, que imaginou que as almas, após a morte de seus corpos, passassem para outros corpos, (58) Cristo, para curá-lo desse erro, acrescentou: a título explicativo, que não é natural que os homens nascam pela segunda vez e que não é necessário que eles se vestam com um novo corpo, mas que nascem quando são renovados na mente e no coração pela graça do Espírito.

Consequentemente, ele empregou as palavras Espírito e água para significar a mesma coisa, e isso não deve ser considerado como uma interpretação dura ou forçada; pois é uma maneira frequente e comum de falar nas Escrituras, quando o Espírito é mencionado, acrescentar a palavra Água ou Fogo , expressando seu poder. Às vezes encontramos a afirmação de que é Cristo que batiza com o Espírito Santo e com fogo ( Mateus 3:11 ; Lucas 3:16 ), onde o fogo não significa nada diferente do Espírito, mas mostra apenas qual é a sua eficácia em nos. Quanto à palavra água ser colocada em primeiro lugar, isso tem pouca importância; ou melhor, esse modo de falar flui mais naturalmente que o outro, porque a metáfora é seguida por uma declaração clara e direta, como se Cristo tivesse dito que nenhum homem é filho de Deus até que ele seja renovado pela água , e que isso a água é o Espírito que nos purifica novamente e que, ao espalhar sua energia sobre nós, nos transmite o rigor da vida celestial, embora, por natureza, estejamos totalmente secos. E o mais apropriado é que Cristo, para reprovar Nicodemos por sua ignorância, emprega uma forma de expressão que é comum nas Escrituras; pois Nicodemos deveria finalmente reconhecer que o que Cristo havia dito foi retirado da doutrina comum dos Profetas.

Por água , portanto, nada mais é do que a purificação interna e o vigor que são produzidos pelo Espírito Santo . Além disso, não é incomum empregar a palavra e, em vez disso , quando a última cláusula se destina a explicar a primeira. E a visão que adotei é apoiada pelo que se segue; pois quando Cristo imediatamente atribui a razão pela qual devemos nascer de novo , sem mencionar a água , ele mostra que a novidade de vida que ele exige é produzida somente pelo Espírito ; daí se segue que a água não deve ser separada do Espírito

Comentário de Adam Clarke

Da água e do Espírito – Ao batismo na água, um homem foi admitido quando se tornou prosélito da religião judaica; e, nesse batismo, ele prometeu, da maneira mais solene, renunciar à idolatria, tomar o Deus de Israel por seu Deus e ter sua vida conforme os preceitos da lei divina. Mas a água usada na ocasião era apenas um emblema do Espírito Santo. A alma era considerada em estado de contaminação por causa do pecado passado: agora, como por essa água o corpo era lavado, purificado e revigorado, então, pelas influências do Espírito Santo, a alma deveria ser purificada de contaminação e fortalecido para trilhar o caminho da verdade e da santidade.

Quando João veio batizar com água, deu aos judeus as sugestões mais claras de que isso não seria suficiente; que isso era típico daquele batismo do Espírito Santo, sob a semelhança do fogo, que todos devem receber de Jesus Cristo: ver Mateus 3:11 . Portanto, nosso Senhor afirma que um homem deve nascer da água e do Espírito, isto é, do Espírito Santo, que, representado sob a semelhança da água, limpa, refresca e purifica a alma. Leitor, você nunca teve outro batismo além do da água? Se você não teve outro, tome a palavra de Jesus Cristo, não pode, em seu estado atual, entrar no reino de Deus. Eu não diria apenas a você, leia o que é nascer do Espírito: mas ore, oh, ore a Deus incessantemente, até que Ele te dê para sentir o que está implícito nela! Lembre-se, somente Jesus é que batiza com o Espírito Santo: ver João 1:33 . Quem não recebe esse batismo não tem direito nem título ao reino de Deus; nem ele com alguma propriedade pode ser chamado de cristão, porque aquilo que distinguia essencialmente a dispensação cristã da dos judeus era que seu autor batizava todos os seus seguidores com o Espírito Santo.

Embora o batismo na água, na fé cristã, fosse necessário para todo judeu e gentio que entrasse no reino do Messias, não é necessário que pela água e pelo Espírito (neste lugar) entendamos duas coisas diferentes: provavelmente apenas uma forma elíptica de discurso, para o Espírito Santo sob a semelhança da água; como em Mateus 3: 3 , o Espírito Santo e o fogo não significam duas coisas, mas uma, viz. o Espírito Santo sob a semelhança do fogo – permeando todas as partes, refinando e purificando o todo.

Comentário de Thomas Coke

João 3: 5 . Jesus respondeu: Em verdade, em verdade, etc. – Jesus respondeu que não estava falando de uma regeneração natural, mas de uma regeneração espiritual; Em verdade, em verdade te digo que, exceto que “um homem nasça da água, ou seja, seja batizado, o único meio designado de admissão na igreja visível; e do Espírito, ou seja, tenha uma nova natureza dada a ele por o Espírito, e mostra em sua vida os frutos dessa nova natureza; ele não pode ser um sujeito do reino de Deus aqui, nem ter parte de sua glória no além. ” Nosso Senhor não quis dizer que o batismo é, em todos os casos, absolutamente necessário para a salvação; pois na comissão dos apóstolos, Marcos 16:16, apesar da fé e do batismo, é igualmente ordenado a todas as nações: não é declarada condenadora a falta de batismo, mas de fé. Além disso, deve-se considerar que esta é uma mera cerimônia, que por si só não tem eficácia para mudar a natureza dos homens ou ajustá-los ao céu; e que, em algumas circunstâncias, isso pode ser absolutamente impraticável; não obstante, como a lavagem com água no batismo representa adequadamente a purificação da alma necessária à sua felicidade, esta cerimônia é muito apropriadamente feita o rito pelo qual publicamente assumimos a profissão da religião cristã, a dispensação preparatória para o céu. Portanto, o recebimento desse rito é altamente necessário em todos os casos em que pode ser realizado. Nesse caso, as pessoas que subestimam o batismo na água, com o pretexto de exaltar o batismo do Espírito, erram muito, sem conhecer as escrituras nem o mandamento de Cristo.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que, se um homem não nascer da água e do Espírito, ele não poderá entrar no reino de Deus.

Exceto que um homem nasce da água e do Espírito – Exceto que ele experimenta essa grande mudança interior pelo Espírito, e é batizado (onde quer que o batismo possa ser realizado) como sinal e meio externos.

Referências Cruzadas

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 5:20 – Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”.

Mateus 18:3 – e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Lucas 13:3 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Lucas 13:5 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *