Estudo de Efésios 5:26 – Comentado e Explicado

para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,
Efésios 5:26

Comentário de Albert Barnes

Para que ele pudesse santificar – O grande objetivo do Redentor era purificar e salvar a igreja. O significado aqui é que um marido deve manifestar um amor semelhante por sua esposa e um desejo semelhante de que ela esteja preparada para “caminhar diante dele de branco”.

E limpe-o com a lavagem da água – Em tudo isso, sem dúvida, há uma alusão aos vários métodos de purificação e limpeza daqueles que estavam prestes a se casar e que deveriam se unir aos monarcas como noivas. Em alguns casos, essa preparação anterior continuou por doze meses. Os meios de purificação eram variados, mas consistiam geralmente no uso de unguentos dispendiosos; ver Ester 2:12 . “Seis meses com óleo de mirra e seis meses com odores doces e com outras coisas para a purificação das mulheres;” compare o Salmo 45: 13-14 ; Ezequiel 16: 7-14 . Como uma virgem foi purificada e preparada para o marido lavando e ungindo, a igreja deve estar preparada para Cristo. É para ser feito puro e santo. Externamente, deve haver a aplicação da água – o símbolo da pureza; e dentro deve haver santidade de coração; veja as notas em 2 Coríntios 11: 2 , onde Paulo diz sobre os Coríntios: “Eu te esposei com um marido, para que eu a apresente como uma casta virgem a Cristo”.

Pela palavra – Tem havido muita diversidade de opiniões a respeito do significado disso. Provavelmente, o sentido da expressão é que tudo isso deveria ser realizado pela instrumentalidade da verdade – a Palavra de Deus. Por essa verdade, eles deveriam ser santificados João 17:17 ; e de acordo com isso, todo o trabalho, do início ao fim, deveria ser realizado. Não foi por cerimônias externas e nem por qualquer poder milagroso no coração, mas pela aplicação fiel da verdade ao coração.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para que isso. Grego. hina.

santificar . Grego. hagiazo. Ver 1 Coríntios 1: 2 .

e limpar = ter limpado. Grego. katharizo.

com a lavagem = por (sem preposição: caso dativo) da pia. Grego. Loutron ; somente aqui e Tito 3: 5, que diz Figura de linguagem Anthropopatheia (App-6), a pia sendo posta para a morte de Cristo e seus resultados. Compare Números 19, especialmente Números 19: 9 e Números 19:17 . faça com o batismo.

a palavra Grego. rhema. Primeira ocorrência: Mateus 4: 4 . Veja Marcos 9:32 .

Comentário de John Calvin

26. Que ele possa santificar, – ou que ele possa separá-lo para si mesmo; para tal, considero o significado da palavra santificar. Isso é realizado pelo perdão dos pecados e pela regeneração do Espírito.

Lavá-lo com a lavagem da água. Tendo mencionado a santificação interior e oculta, ele agora acrescenta o símbolo externo, pelo qual é visivelmente confirmado; como se ele tivesse dito, que o penhor dessa santificação nos é concedido pelo batismo. Aqui é necessário proteger-se contra interpretações incorretas, para que a superstição perversa dos homens, como frequentemente acontecesse, transforme um sacramento em ídolo. Quando Paulo diz que somos lavados pelo batismo, seu significado é que Deus o emprega para nos declarar que somos lavados e, ao mesmo tempo, executa o que representa. Se a verdade – ou, que é a mesma coisa, a exibição da verdade – não estivesse ligada ao batismo, seria impróprio dizer que o batismo é a lavagem da alma. Ao mesmo tempo, devemos ter cuidado em atribuir ao sinal, ou ao ministro, o que pertence somente a Deus. Não devemos imaginar que a lavagem seja realizada pelo ministro, ou que a água limpe as poluições da alma, que nada além do sangue de Cristo pode realizar. Em resumo, devemos ter cuidado em dar qualquer parte de nossa confiança ao elemento ou ao homem; pois o uso verdadeiro e adequado do sacramento é levar-nos diretamente a Cristo e depositar toda a nossa dependência dele.

Outros novamente supõem que é dada muita importância ao sinal, dizendo que o batismo é a lavagem da alma. Sob a influência desse medo, eles trabalham muito para diminuir a força do eulogium, que aqui é pronunciada no batismo. Mas eles estão manifestamente errados; pois, em primeiro lugar, o apóstolo não diz que é o sinal que lava, mas declara que é exclusivamente obra de Deus. É Deus quem lava, e a honra de executá-la legalmente não pode ser tirada de seu Autor e dada ao sinal. Mas não há absurdo em dizer que Deus emprega um sinal como meio externo. Não que o poder de Deus seja limitado pelo sinal, mas essa assistência é acomodada à fraqueza de nossa capacidade. Alguns se ofendem com essa visão, imaginando que o Espírito Santo retira uma obra que é peculiarmente sua, e que em toda parte é atribuída a ele nas Escrituras. Mas eles estão enganados; pois Deus age pelo sinal de tal maneira que toda a sua eficácia depende do seu Espírito. Nada mais é atribuído ao signo do que ser um órgão inferior, totalmente inútil em si mesmo, exceto na medida em que deriva seu poder de outra fonte.

Igualmente infundado é o medo deles, de que, por essa interpretação, a liberdade de Deus seja restringida. A graça de Deus não se limita ao sinal; para que Deus não possa, se quiser, conceder sem a ajuda do sinal. Além disso, muitos recebem o sinal de que não são feitos participantes da graça; pois o sinal é comum a todos, aos bons e aos maus; mas o Espírito não é concedido senão aos eleitos, e o sinal, como dissemos, não tem eficácia sem o Espírito. O particípio grego ?a?a??sa? está no passado, como se ele tivesse dito: “Depois de ter lavado”. Mas, como a língua latina não possui particípio ativo no pretérito, optei por desconsiderar isso e traduzi-la como lavagem ( mundana ) , em vez de ( lavada ) ; o que teria mantido fora de vista uma questão de muito maior importância, a saber, que somente a Deus pertence à obra de purificação.

Na palavra. (165) Isso está muito longe de ser uma adição supérflua; pois, se a palavra é retirada, todo o poder dos sacramentos se foi. O que mais são os sacramentos senão os selos da palavra? Essa consideração única afastará a superstição. Como é que homens supersticiosos são confundidos por sinais, mas porque suas mentes não estão voltadas para a Palavra, que os levaria a Deus? Certamente, quando olhamos para qualquer outra coisa que não a palavra, não há som, nada puro; mas um absurdo brota de outro, até que os sinais designados por Deus para a salvação dos homens se tornam profanos e degeneram em grosseira idolatria. A única diferença, portanto, entre os sacramentos dos santos e os artifícios dos incrédulos, é encontrada na Palavra.

Por Palavra, aqui se entende a promessa, que explica o valor e o uso dos sinais. Portanto, parece que os papistas não observam os sinais de maneira adequada. Na verdade, eles se gabam de ter “a Palavra”, mas parecem considerá-la uma espécie de encantamento; pois eles murmuram em uma língua desconhecida; como se fosse endereçado a matéria morta, e não a homens. Nenhuma explicação do mistério é feita ao povo; e a esse respeito, se não houvesse outro, o sacramento passa a ser nada mais que o elemento morto da água. Na palavra é equivalente a “Pela palavra”.

Comentário de Adam Clarke

Para que ele possa santificá-lo e purificá-lo – A Igreja é representada como a esposa de Cristo, como a mulher é a esposa do homem; e, para preparar esta Igreja para si mesmo, ele a lava, purifica e santifica. Certamente há aqui uma alusão ao método antigo de purificar as mulheres, que foram designadas para serem consortes de reis; ao que parece, doze meses foram gastos em alguns casos nessa purificação: seis meses com óleo de mirra e seis meses com odores doces e outras coisas, para a purificação de mulheres. Veja o caso de Ester, Ester 2:12 ; ver também Salmos 45:13 , Salmos 45:14 ; Ezequiel 16: 7-14 .

Com a lavagem da água – Batismo, acompanhado pelas influências purificadoras do Espírito Santo.

Pela palavra – A doutrina de Cristo crucificado, através da qual o batismo é administrado, o pecado cancelado e a alma purificada de toda injustiça; a morte de Cristo dando eficácia a todos.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5:26 . Para que ele possa santificá-lo e purificá-lo, etc. – “Para tirar o poder e a poluição do pecado de todos os seus membros, e infundir neles um princípio de verdadeira santidade, e assim consagrá-los a Deus pela santificação do seu Espírito. , as ( ?a?a??sa? ) tendo-os purificado da culpa do pecado, por seu sangue expiatório (ver Hebreus 1: 3 ; Hebreus 9:14 ; Hebreus 9:22 .); quais efeitos de seu sangue e espírito são significados pela qualidade purificadora da água ( Ezequiel 36:25 .): e ele, na grandeza de seu amor, comunica essas bênçãos por meio do evangelho pregado a eles, recebido e aplicado pela fé , para purificá-los de todo pecado pelo seu sangue ( 1 João 1: 7. ) e renová-los pelo Espírito Santo ( Tito 3: 5 ). ”

Comentário de John Wesley

Para que ele possa santificá-lo e purificá-lo com a lavagem da água pela palavra,

Para que ele possa santificá-lo através da palavra – O canal comum de todas as bênçãos.

Tendo purificado – Da culpa e poder do pecado.

Pela lavagem da água – No batismo; se, com “o sinal externo e visível”, recebermos a “graça interior e espiritual”.

Referências Cruzadas

Ezequiel 16:9 – ” ‘Eu lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

João 17:7 – Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *