Estudo de Tito 2:14 – Comentado e Explicado

que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.
Tito 2:14

Comentário de Albert Barnes

Quem se entregou por nós – Veja as anotações em Efésios 5: 2 .

Para que ele possa nos redimir de toda iniqüidade – A palavra aqui traduzida como “redimir” – ??t??? lutroo ocorre somente aqui e em Lucas 24:21 ; 1 Pedro 1:18 . O substantivo, no entanto – ??t??? lutronoccurs em Mateus 20:28 ; e Marcos 10:45 ; onde é renderizado “resgate”; veja isso explicado nas notas em Mateus 20:28 . Diz-se aqui que o objetivo de se doar era salvar seu povo de toda iniqüidade; veja isso explicado nas notas em Mateus 1:21 .

E purifique para si mesmo –

(1) Purifique-os ou santifique-os. Este é o primeiro e principal objeto; veja as notas em Hebreus 9:14

(2) “Para si mesmo;” isto é, não são mais considerados como seus, mas redimidos por seu próprio serviço e pela promoção de sua glória; – Notas, 1 Coríntios 6: 19-20 .

Um povo peculiar – 1 Pedro 2: 9 . A palavra aqui usada ( pe????s??? periousios) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa, propriamente, ter abundância; e então o próprio, o que é especial ou peculiar (Robinson, Lexicon), e aqui significa que eles deveriam ser considerados pertencentes ao Senhor Jesus. Isso não significa que, como a palavra parece implicar – e como é indubitavelmente verdade -, eles devem ser um povo único, no sentido de serem diferentes dos outros, ou de ter visões e princípios únicos para si mesmos; mas que eles pertencem ao Salvador, em contraste, por pertencerem a si mesmos – “peculiares” ou seus, no sentido de que a propriedade de um homem é sua, e não pertence a outros. Essa passagem, portanto, não deve ser usada para provar que os cristãos devem ser diferentes dos outros em sua maneira de viver, mas que pertencem a Cristo como seu povo redimido. A partir disso, pode-se inferir que eles devem ser diferentes dos outros, mas esse não é o ensinamento direto da passagem.

Zelo em boas obras – Como resultado de sua redenção; isto é, este é um objetivo do fato de terem sido resgatados; Notas, Efésios 2:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

para . App-104.

resgatar . Grego. lutroo . Só aqui; Lucas 24:21 . 1 Pedro 1:18 .

de . App-104.

iniquidade , App-128.

povo peceliar = povo como aquisição. Grego. periousios . Só aqui. Compare 1 Pedro 2: 9 . Ocorre na Septuaginta Êxodo 19: 5 . Deuteronômio 7: 6 ; Deuteronômio 14: 2 ; Deuteronômio 26:18 ;

e em formas afins , 1 Crônicas 29: 3 . Salmos 135: 4 . Eclesiastes 2: 8 , Malaquias 3:17 .

zeloso . Grego. zelotis . Em outros lugares, Atos 21:20 ; Atos 22: 3 . 1 Coríntios 14:12 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:14 .

de genitivo de relação; “em relação a” . App-17.

Comentário de John Calvin

14 Quem se entregou por nós . Esse é outro argumento de exortação, extraído do desígnio ou efeito da morte de Cristo, que se ofereceu por nós, para que ele possa nos redimir da escravidão do pecado e nos comprar para si como sua herança. Sua graça, portanto, necessariamente traz consigo “novidade de vida” ( Romanos 6: 4 ), porque aqueles que ainda são escravos do pecado anulam a benção da redenção; mas agora somos libertados da escravidão do pecado, a fim de podermos servir a justiça de Deus; e, portanto, ele acrescentou imediatamente:

Um povo peculiar, zeloso de boas obras; pelo que ele quer dizer que, no que diz respeito a nós, o fruto da redenção se perde, se ainda estamos enredados pelos desejos pecaminosos do mundo. E, para expressar mais plenamente, que fomos consagrados às boas obras pela morte de Cristo, ele faz uso da palavra purificar; pois seria verdadeiramente básico em nós ser novamente poluído pela mesma sujeira da qual o Filho de Deus nos lavou pelo seu sangue. (255)

Comentário de Adam Clarke

Quem se entregou por nós – Quem deu a própria vida como um preço de resgate para resgatar a nossa. É evidentemente o que isso significa, como as palavras ??t??s?ta? e ?a?? pe????s??? implicam. O verbo ??t??? significa resgatar ou resgatar pagando um preço, como muitas vezes tive ocasião de observar; e pe????s??? significa uma propriedade tão peculiar quanto um homem possui no que comprou com seu próprio dinheiro. Jesus deu a vida pelo mundo e, assim, comprou homens para si; e, tendo comprado os escravos de sua escravidão, ele é representado como despojando-os de suas vestes sórdidas, limpando-os e purificando-os para si mesmos, para que se tornem seus próprios servos, e tirando-os de sua servidão desonrosa e opressora, na qual tinham nenhum motivo adequado para diligência e não podia ter afeição pelo déspota sob cuja autoridade eles eram empregados. Assim redimidos, eles agora se tornam seus servos dispostos e são zelosos de boas obras – afetuosamente ligadas àquele nobre emprego que lhes é designado pelo Mestre a quem é uma honra inexprimível servir. Esta parece ser a alusão no versículo acima.

Comentário de John Wesley

Quem se entregou por nós, a fim de nos redimir de toda iniqüidade e purificar para si um povo peculiar, zeloso de boas obras.

Quem se entregou por nós – Morrer em nosso lugar.

Para que ele possa nos redimir – escravos miseráveis, tanto do poder e do próprio ser, como da culpa, de todos os nossos pecados.

Referências Cruzadas

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

Exodo 15:16 – terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que tu compraste.

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Números 25:13 – Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas”.

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Salmos 130:8 – Ele próprio redimirá Israel de todas as suas culpas.

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Malaquias 3:3 – Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Mateus 3:12 – Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

Atos dos Apóstolos 15:14 – Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:23 – pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Timóteo 2:10 – mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 10:24 – E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *