Estudo de Mateus 1:21 – Comentado e Explicado

Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.
Mateus 1:21

Comentário de Albert Barnes

Seu nome Jesus – O nome Jesus é o mesmo que Salvador. É derivado do verbo que significa salvar, em hebraico é o mesmo que Josué. Em dois lugares no Novo Testamento, é usado onde significa Josué, o líder dos judeus em Canaã, e em nossa tradução o nome Josué deveria ter sido retido, Atos 7:45 ; Hebreus 4: 8 . Era um nome muito comum entre os judeus.

Ele salvará – Isto expressa o mesmo que o nome, e por isso o nome foi dado a ele. Ele salva as pessoas morrendo de vontade de resgatá-las; dando ao Espírito Santo para renová-los João 16: 7-8 ; pelo Seu poder, capacitando-os a vencer seus inimigos espirituais, defendendo-os do perigo, guiando-os no caminho do dever, sustentando-os nas provações e na morte; e Ele os levantará no último dia e os exaltará a um mundo de pureza e amor.

Seu povo – Aqueles que o Pai lhe deu. Os judeus foram chamados povo de Deus porque ele os havia escolhido para si, e os considerava como Seu povo especial e amado, separados de todas as nações da terra. Os cristãos são chamados povo de Cristo porque era o propósito do Pai dar a ele Isaías 53:11 ; João 6:37 ; e porque no devido tempo ele veio resgatá-los para si mesmo, Tito 2:14 ; 1 Pedro 1: 2 .

Dos pecados deles – Esse foi o grande negócio de Jesus em vir e morrer. Não era para salvar as pessoas em seus pecados, mas em seus pecados. Pecadores não poderiam ser felizes no céu. Seria um lugar de miséria para os culpados. O objetivo de Jesus era, portanto, salvá-los do pecado; e com isso podemos aprender:

1. Que Jesus tinha o objetivo de vir ao mundo. Ele veio para salvar seu povo; e esse projeto certamente será realizado. É impossível que em qualquer parte dele ele falhe.

2. Não temos evidências de que somos seu povo, a menos que sejamos salvos do poder e do domínio do pecado. Uma mera profissão de ser Seu povo não responderá. A menos que desistamos de nossos pecados; a menos que renunciemos ao orgulho, pompa e prazer do mundo, não temos evidências de que somos filhos de Deus. É impossível sermos cristãos se nos entregamos ao pecado e vivemos na prática de qualquer iniquidade conhecida. Ver 1 João 3: 7-8 .

3) Que todos os cristãos professos devem sentir que não há salvação a menos que seja do pecado, e que eles nunca poderão ser admitidos em um céu santo a seguir, a menos que sejam purificados pelo sangue de Jesus aqui.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 1:21 . Ela dará à luz um filho – o dela, não o seu, pois ele não te diz que Cristo é apat?? , sem pai, como homem. E você chamará o nome de Jesus – Pertencia a José, como sendo considerado seu pai, e a pessoa sob cuja proteção Cristo foi colocado durante sua infância, para lhe dar seu nome. “Seis homens”, diz o rabino Eliezer, “foram nomeados antes de nascerem; Isaac, Ismael, Moisés, nosso legislador, Salomão, Josias e Rei Messias. ” A esses, podemos acrescentar Ciro e João Batista: e observar que aquelas pessoas a quem um nome foi dado por Deus antes de nascerem sempre foram pessoas notáveis. O nome Jesus, em grego, responde a Josué, ou melhor, Jehoshuah, em hebraico, o que significa que Jeová salvará; pois Jah, ou Jeová, entra na composição do nome, como o bispo Pearson demonstrou ampla e claramente em sua mais instruída e instrutiva Exposição do Credo, pp. 69-71. Assim, o fato de Cristo ser chamado Jesus foi, com efeito, um cumprimento da profecia de que ele deveria ser chamado Emmanuel. Não foi sem razão que o sucessor de Moisés foi chamado por esse nome; pois, subjugando os cananeus e colocando as tribos de Israel em posse da terra prometida, ele se mostrou, sob Deus, o Salvador de seu povo. Mas esse nome concorda muito melhor com o nosso Jesus, que ambos livra seus seguidores de inimigos muito mais perigosos e divide para eles uma herança muito mais gloriosa. Assim, na próxima cláusula, ele salvará seu povo de seus pecados – Joseph, por seu povo, não poderia entender outra coisa senão a nação judaica, que geralmente é significada por esse nome nas Escrituras; e para eles ele foi enviado de maneira peculiar, e eles finalmente reunirá, salvará e restaurará completamente. Sabemos, no entanto, que todo o verdadeiro Israel de Deus, incluindo até os gentios que deveriam crer nele, está incluído. Tudo isso, aqui é dito, ele deve salvar de seus pecados, isto é, da culpa, poder e poluição deles, adquirindo, através de sua morte, e recebendo, em conseqüência de sua ascensão ao céu, um amplo perdão por eles e o Espírito Santo para escrever esse perdão em seus corações e renová-los após a imagem divina, para que, em conseqüência de uma vida de santidade na Terra, possam ser elevados a um estado de completa perfeição e felicidade no céu. Quão claro é daí que, embora o evangelho nos ofereça salvação pela fé, e não pelas obras, ele efetivamente assegura a prática da santidade, uma vez que a santidade é parte da salvação pela qual Cristo veio para salvar pecadores; pois ele veio para salvá-los de seus pecados. Vale a pena observar, nesta ocasião, que excelente exemplo de gentileza e prudência é aqui apresentado por Joseph! Em um caso que parecia duvidoso, ele escolheu, como sempre devemos, preferir errar no extremo favorável do que no extremo severo. Ele é cuidadoso para evitar quaisquer etapas precipitadas; e, no momento da deliberação, Deus interpõe para guiar e determinar suas resoluções. Vamos refletir, com que maravilha e prazer ele receberia a importante mensagem do anjo, que não apenas lhe garantiu a virtude não manchada e a eminente piedade dela que ele amava, e confirmou sua escolha como parceira de sua vida futura. , mas trouxe a ele a notícia de um Salvador divino, um Jesus, um Emanuel, que deveria ser Deus com os homens e salvar seu povo de seus pecados; e assegurou-lhe, além disso, que o objeto de suas afeições, sua amada e esposa Maria, deveria, por uma concepção milagrosa, ser a mãe feliz dessa descendência celestial e, portanto, por todas as gerações ser intitulado abençoado. Também recebamos essas boas novas de grande alegria, projetadas para o consolo de todas as pessoas, com humildade e gratidão adequadas, e busquemos a esse Jesus para que ele possa responder seu nome divino em nós e salvar a nós, seu povo, de nossos pecados. . Nossas almas se curvam a esse Emanuel, nosso Deus encarnado, e, enquanto com admiração santa examinamos as várias cenas de sua humilhação, lembremos também de sua dignidade nativa e glória divina e prestamos a ele a adoração e o serviço que são seus. indubitável devido.

Comentário de E.W. Bullinger

trazer adiante. Não é a mesma palavra que nos versículos: Mateus 1: 1 , Mateus 1: 2 , Mateus 1:16 , Mateus 1:20 . Grego. tiklo. Não “de ti” como em Lucas 1:35 , porque não o filho de José.

O nome dele. Figura do discurso Pleonasmo. App-6 = Ele.

JESUS. Para este tipo, consulte App-48. O mesmo que o hebraico Oséias ( Números 13:16 ) com Jah prefixado = Deus [nosso] Salvador, ou Deus que [é] salvação. Compare Lucas 2:21 . Veja App-98.

ele = Ele, e nenhum outro, ou Ele é Aquele (emph.)

pecados. Grego. hamartia. Veja App-128.

Comentário de John Calvin

21. E você chamará o nome de Jesus . Eu já expliquei brevemente, mas na medida do necessário, o significado dessa palavra. Atualmente, apenas acrescentarei que as palavras do anjo deixaram de lado o sonho daqueles que o derivam do nome essencial de Deus, Jeová; pois o anjo expressa a razão pela qual o Filho de Deus é chamado: Porque ele salvará seu povo; o que sugere uma etimologia bem diferente da que eles criaram. Eles são justamente e apropriadamente adicionados, eles nos dizem, que Cristo será o autor da salvação, porque ele é o Deus Eterno. Mas em vão eles tentam escapar por esse subterfúgio; pois a natureza da bênção que Deus concede a nós não é tudo o que aqui se afirma. Esse ofício foi conferido a seu Filho pelo fato, da ordem que lhe fora dada pelo Pai, do ofício em que ele foi investido quando desceu do céu para nós. Além disso, as duas palavras ???s??? e ???? , Jesus e Jeová, concordam apenas em duas letras e diferem em todo o resto; o que torna extremamente absurdo alegar qualquer afinidade entre eles, como se fossem apenas um nome. Deixo essas misturas para os alquimistas, ou para aqueles que se assemelham a eles, os cabalistas que inventam para nós esses refinamentos insignificantes e afetados.

Quando o Filho de Deus veio a nós vestido de carne, recebeu do Pai um nome que dizia claramente para que finalidade ele veio, qual era o seu poder e o que tínhamos o direito de esperar dele. pois o nome Jesus é derivado do verbo hebraico, na conjugação de Hiphil, ????? , que significa salvar. No hebraico, é pronunciado de forma diferente, Jehoshua; mas os evangelistas, que escreveram em grego, seguiram o modo usual de pronúncia; pois nos escritos de Moisés e nos outros livros do Antigo Testamento, a palavra hebraica ?????? , Jehoshua ou Joshua, é traduzida pelos tradutores gregos ???s??? , Jesus. Mas devo mencionar outro exemplo da ignorância daqueles que derivam – ou, eu prefiro dizer, quem rasga à força – o nome Jesus de Jeová. Eles consideram o mais alto grau impróprio que qualquer homem mortal compartilhe esse nome em comum com o Filho de Deus e faça um estranho clamor por Cristo nunca permitiria que seu nome fosse tão profanado. Como se a resposta não estivesse à mão, que o nome Jesus era tão comumente usado naqueles dias como o nome Joshua Now, pois é suficientemente claro que o nome Jesus nos apresenta o Filho de Deus como Autor da salvação. examinamos mais de perto as palavras do anjo.

Ele salvará seu povo de seus pecados. A primeira verdade ensinada por essas palavras é que aqueles a quem Cristo é enviado para salvar estão perdidos em si mesmos. Mas ele é expressamente chamado de Salvador da Igreja. Se aqueles a quem Deus admite ter comunhão consigo mesmo foram afundados na morte e na ruína até serem restaurados à vida por Cristo, o que diremos de “estrangeiros” ( Efésios 2:12 ) que nunca foram iluminados pela esperança da vida? Quando a salvação é declarada fechada em Cristo, isso implica claramente que toda a raça humana é dedicada à destruição. A causa dessa destruição também deve ser observada; pois não é injustamente, ou sem uma boa razão, que o Juiz Celestial nos declara amaldiçoados. O anjo declara que perecemos e somos esmagados por uma terrível condenação, porque somos excluídos da vida por nossos pecados. Assim, obtemos uma visão de nossa corrupção e depravação; pois se alguém tivesse uma vida perfeitamente santa, poderia viver sem Cristo como Redentor. Mas tudo para um homem precisa de sua graça; e, portanto, segue-se que eles são escravos do pecado e destituídos da verdadeira justiça.

Por isso, também aprendemos de que maneira ou maneira Cristo salva; Ele nos livra dos pecados. Esta libertação consiste em duas partes. Tendo feito uma expiação completa, ele nos traz um perdão gratuito, que nos livra da condenação à morte e nos reconcilia com Deus. Mais uma vez, pelas influências santificadoras de seu Espírito, ele nos liberta da tirania de Satanás, para que possamos viver “para a justiça” ( 1 Pedro 2:24 .) Cristo não é verdadeiramente reconhecido como Salvador, até que, por um lado, Por outro lado, aprendemos a receber um perdão gratuito de nossos pecados, e sabemos que somos considerados justos diante de Deus, porque somos livres de culpa; e até que, por outro lado, lhe solicitemos o Espírito de justiça e santidade, não confiando em nossas obras ou poder. Pelo povo de Cristo, o anjo significa inquestionavelmente os judeus, a quem ele foi designado como Cabeça e Rei; mas como os gentios foram logo depois inseridos no estoque de Abraão ( Romanos 11:17 ), essa promessa de salvação se estende indiscriminadamente a todos os que são incorporados pela fé no “corpo único” ( 1 Coríntios 12:20 ) da Igreja.

Comentário de Adam Clarke

Jesus – O mesmo que Josué, ????? Yehoshua , de ??? yasha , ele salvou, libertou e colocou em estado de segurança. Veja em Êxodo 13: 9 ; (Nota); Números 13:16 ; (nota), e no prefácio de Josué.

Ele salvará seu povo de seus pecados – Este será o seu grande negócio no mundo: a grande missão na qual ele veio, a saber. fazer expiação e destruir o pecado: a libertação de todo o poder, culpa e poluição do pecado é um privilégio de todo crente em Cristo Jesus. Menos do que isso não é mencionado no Evangelho; e menos do que isso seria impróprio para o Evangelho. A perfeição do sistema evangélico não é que ele permita o pecado, mas faz uma expiação por ele: não que ele tolere o pecado, mas que o destrua. Em Mateus 1: 1 , ele é chamado Jesus Cristo, sobre o qual o Dr. Lightfoot observa corretamente: “Que o nome de Jesus, tão freqüentemente adicionado ao nome de Cristo no Novo Testamento, não é apenas que Cristo possa ser apontado dessa maneira. como o Salvador, mas também para que Jesus possa ser apontado como o verdadeiro Cristo ou Messias, contra a incredulidade dos judeus “. Essa observação será de grande utilidade em inúmeros lugares do Novo Testamento. Ver Atos 2:36 ; Atos 8:35 ; 1 Coríntios 16:22 ; 1 João 2:22 ; 1 João 4:15 , etc.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 1:21 . Você chamará o nome de Jesus isto é, ele será Deus, o Salvador; pois ele provará aquela Pessoa gloriosa e divina, o tão esperado Messias, pretendido por Deus para salvar seu povo, mesmo todos que verdadeiramente e perseverantemente acreditam nele; obtendo um amplo perdão por eles e elevando-os, depois de uma vida de santidade na terra, a um estado de perfeição consumada e felicidade eterna. O bispo Pearson parece ter colocado a etimologia do nome Jesus na luz mais clara em seu amplo discurso sobre ele, onde ele tenta provar que Jah, um dos nomes de Deus, entra na composição do nome hebraico Josué , ao qual Jesus responde; uma derivação, que mostra claramente como Cristo está sendo chamado Jesus , ou seja, Deus nosso Salvador, foi de fato uma realização da profecia, de que ele deveria ser chamado Emmanuel; pois o que mais, diz o bispo, é Deus conosco, além de Deus nosso Salvador? Bem, portanto, o evangelista uniu o profeta e o anjo, afirmando que Cristo era, portanto, chamado Jesus, porque foi predito que ele deveria ser chamado de Emanuel. Veja Pearson sobre o Credo, p. 69-71 e Doddridge.

Comentário de Scofield

save Veja nota, Romanos 1:16 (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “)

pecados Ver nota, Romanos 3:23 (Ver Scofield “ Romanos 3:23 “)

Comentário de John Wesley

E ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

Jesus – isto é, um Salvador. É o mesmo nome de Josué (que era um tipo dele) que significa corretamente, O Senhor, Salvação.

Seu povo – Israel. E todo o Israel de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *