Estudo de Efésios 5:2 – Comentado e Explicado

Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor.
Efésios 5:2

Comentário de Albert Barnes

E ande no amor – isto é, deixe sua vida ser caracterizada pelo amor; que isso seja evidenciado em toda a sua conduta e conversa; veja notas em João 13:34 .

Como Cristo também nos amou – Devemos demonstrar o mesmo amor um pelo outro que Ele fez por nós. Ele demonstrou seu amor dando-se a morrer por nós, e devemos demonstrar amor semelhante um ao outro; 1 João 3:16 .

E se entregou por nós – “Como Cristo também nos amou”. Devemos demonstrar o mesmo amor um pelo outro que ele fez por nós. Ele demonstrou seu amor dando-se a morrer por nós, e devemos demonstrar amor semelhante um ao outro; 1 João 3:16 . “E se entregou por nós.” Isso é evidentemente acrescentado pelo apóstolo para mostrar o que ele quis dizer ao dizer que Cristo nos amou e o que devemos fazer para demonstrar nosso amor um pelo outro. A força de seu amor era tão grande que ele estava disposto a se entregar à morte por nossa causa; nosso amor por nossos irmãos deve ser tal que estaremos dispostos a fazer a mesma coisa por eles; 1 João 3:16 .

Uma oferta – a palavra usada aqui – p??sf??? prosphora – significa adequadamente aquilo que é “oferecido a Deus” de qualquer maneira; ou seja o que for. É, no entanto, nas Escrituras comumente usadas para denotar uma oferta sem sangue – uma oferta de agradecimento – e, portanto, distingue-se de um sacrifício ou uma oferta de sangue. A palavra ocorre apenas em Atos 21:26 ; Atos 24:17 ; Romanos 15:16 ; Efésios 5: 2 ; Hebreus 10: 5 , Hebreus 10: 8 , Hebreus 10:10 , Hebreus 10:14 , Hebreus 10:18 . Significa aqui que ele se considerava uma oferta a Deus.

E um sacrifício – assim, Cristo é aqui expressamente chamado de “sacrifício” – a palavra usual nas Escrituras para denotar um sacrifício adequado. Um sacrifício era uma oferta feita a Deus matando um animal e queimando-o em um altar, destinado a fazer expiação pelo pecado. Sempre implicava a “matança” do animal como um reconhecimento ao pecador que ele merecia morrer. Era o abandono da “vida”, que deveria residir no “sangue” (veja as notas em Romanos 3:25 ), e, portanto, era necessário que o “sangue” fosse derramado. Cristo foi um sacrifício; e seu amor foi demonstrado por ele querer que seu sangue fosse derramado para salvar as pessoas.

Para um sabor doce – veja as notas em 2 Coríntios 2:15 , onde a palavra “sabor” é explicada. O significado aqui é que a oferta que Cristo fez de si mesmo a Deus era como o cheiro agradecido e agradável de “incenso”, isto é, era aceitável para ele. Foi uma exibição de benevolência com a qual ele ficou satisfeito e deu a ele a oportunidade de demonstrar sua própria benevolência na salvação das pessoas. O significado disso na conexão aqui é que a oferta que Cristo fez era de “amor”. Então, diz Paul, vocês se amam. Cristo se sacrificou por “amor”, e esse sacrifício era aceitável a Deus. Então você mostra amor um ao outro. Sacrifique tudo o que se opõe. e será aceitável para Deus. Ele aprovará nada que seja designado para promover o amor, ao aprovar o sacrifício que foi feito, sob a influência do amor, por seu Filho.

Comentário de E.W. Bullinger

amor App-135.

Cristo . App-98.

amou = amou. App-135.

nós Os textos lêem “você” .

desistiu = desistiu. Compare Romanos 4:25 . João 19:30 .

sabor de cheiro doce = um odor a um cheiro doce.

cheiro de doce . Grego. euodia. Ver 2 Coríntios 2:15 .

saborear . Grego. ocme . Compare João 12: 3 .

Comentário de John Calvin

2. Ande no amor como Cristo também nos amou. Tendo nos chamado para imitar a Deus, ele agora nos convida a imitar a Cristo, que é o nosso verdadeiro modelo. Devemos nos abraçar com esse amor com o qual Cristo nos abraçou, pois o que percebemos em Cristo é o nosso verdadeiro guia.

E se entregou por nós. Essa foi uma prova notável do mais alto amor. Esquecido, por si mesmo, Cristo não poupou a própria vida, para que ele pudesse nos redimir da morte. Se desejamos ser participantes desse benefício, devemos cultivar afetos semelhantes em relação aos nossos vizinhos. Não que qualquer um de nós tenha atingido uma perfeição tão elevada, mas todos devem ter como objetivo e lutar de acordo com a medida de sua capacidade.

Uma oferta e um sacrifício a Deus de um aroma agradável. Embora essa afirmação nos leve a admirar a graça de Cristo, ela se aplica diretamente ao presente assunto. Nenhuma linguagem, de fato, pode representar plenamente as conseqüências e a eficácia da morte de Cristo. Este é o único preço pelo qual nos reconciliamos com Deus. A doutrina da fé sobre esse assunto ocupa a posição mais alta. Porém, quanto mais extraordinárias forem as descobertas que nos chegaram à bondade do Redentor, mais fortemente estaremos ligados a seu serviço. Além disso, podemos deduzir das palavras de Paulo que, a menos que nos amemos, nenhum de nossos deveres será aceitável aos olhos de Deus. Se a reconciliação dos homens, efetuada por Cristo, foi um sacrifício de um aroma agradável, (154) nós também seremos “para Deus um aroma agradável” ( 2 Coríntios 2:15 ), quando este perfume sagrado for espalhado. sobre nós. Para isso se aplica o ditado de Cristo,

“Deixe seu presente diante do altar, e vá e se reconcilie com seu irmão.” ( Mateus 5:24 .)

Comentário de Adam Clarke

E ande no amor – Que todo ato da vida seja ditado pelo amor a Deus e ao homem.

Como Cristo – nos amou – Dando sua vida por seus irmãos, se necessário; contando nada muito difícil de ser feito para promover sua salvação eterna.

Ele se entregou por nós – Cristo morreu em nosso lugar, e assim se tornou um sacrifício pelos nossos pecados.

Uma oferta – ???sf??a · Uma oblação, uma oferta eucarística; o mesmo que min? minchah , Levítico 2: 1 , etc., que é explicado como uma oferta feita ao Senhor, de farinha fina, com óleo e incenso. Significa qualquer oferta pela qual se expresse gratidão pelas bênçãos temporais recebidas da graça de Deus.

Um sacrifício – offering?s?a · Uma oferta pelo pecado, uma vítima do pecado; o mesmo que ??? zebach , que quase universalmente significa aquele ato de sacrifício no qual o sangue de um animal foi derramado como expiação pelo pecado. Esses termos podem ser considerados justamente como incluindo todo tipo de sacrifício, oferta e oblação feitos a Deus por qualquer motivo; e ambos os termos são com propriedade usados ??aqui, porque o desígnio do apóstolo era representar a suficiência da oferta feita por Cristo pelos pecados do mundo. E a passagem sugere fortemente que, como o homem é obrigado a agradecer a Deus pelas coisas boas desta vida, ele deve testemunhar essa gratidão por ofertas adequadas; mas, tendo pecado contra Deus, ele perdeu todas as bênçãos terrenas, bem como as que vêm do céu; e que Jesus Cristo se deu ?pe? ?µ?? , em nosso lugar e por nossa conta, como oferta de gratidão, p??sf??a , que deveríamos ao nosso Criador, e sem a qual não se poderia esperar uma continuação de bênçãos temporais; e também como sacrifício pelo pecado, ??s?a , sem o qual nunca poderíamos nos aproximar de Deus, e sem o qual devemos ser punidos com uma destruição eterna da presença de Deus e da glória de seu poder. Assim, descobrimos que mesmo nossas bênçãos temporais vêm de e por Jesus Cristo, bem como todas as nossas misericórdias espirituais e eternas.

Para um sabor adocicado ??? ?sµ?? e??d?a? · O mesmo que é expresso em Gênesis 8:21 ; Levítico 1: 9 ; Levítico 3:16 ; : ????? ????? ??? reiach nichoach laihová , “um doce sabor ao Senhor;” isto é, uma oferta de sua própria receita e com a qual ele estava satisfeito; e aceitando o que ele mostrou que aceitava a pessoa que o oferecia. O aroma de cheiro doce refere-se às ofertas queimadas, cujos vapores ascenderam do fogo no ato de queimar; e como esses odores são gratos ao homem, Deus se apresenta como satisfeito com eles, quando oferecido por um adorador honesto de acordo com sua própria nomeação.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5: 2 . Uma oferta, etc. – Alguns pensam que as palavras p??sf??a e ??s?a são usados ??em referência à oferta pela paz e pela oferta pelo pecado, pois a verdade de ambos está no sacrifício de Cristo, que agradou a Deus, e obtém as bênçãos resultantes de seu favor. As palavras aqui são possivelmente usadas em conjunto, para expressar a integridade do sacrifício: – de um sabor doce, era, na frase das escrituras, um sacrifício que Deus aceitou e se agradou. Veja Gênesis 8:21 .

Referências Cruzadas

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Levítico 1:9 – As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1:13 – As vísceras e as pernas serão lavadas com água. O sacerdote trará tudo isso como oferta e o queimará no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1:17 – Rasgará a ave pelas asas, sem dividi-la totalmente, e então o sacerdote a queimará sobre a lenha acesa no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor”.

Levítico 3:16 – O sacerdote os queimará no altar como alimento, como oferta feita com fogo, de aroma agradável. Toda a gordura será do Senhor.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

João 13:34 – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 15:12 – O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 14:16 – Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

1 Coríntios 16:14 – Façam tudo com amor.

2 Coríntios 2:15 – porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Efésios 4:2 – Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Colossenses 3:14 – Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

1 Tessalonicenses 4:9 – Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 4:8 – Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

1 João 3:11 – Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *