Estudo de Hebreus 9:23 – Comentado e Explicado

Se os meros símbolos das realidades celestes exigiam uma tal purificação, necessário se tornava que as realidades mesmo fossem purificadas por sacrifícios ainda superiores.
Hebreus 9:23

Comentário de Albert Barnes


Os padrões das coisas nos céus – O tabernáculo e seus vários utensílios; veja as notas em Hebreus 8: 5 .

Seja purificado com estes – Com água e sangue, e por estas cerimônias.

Mas as próprias coisas celestiais – O tabernáculo celestial ou santuário no qual Cristo entrou e onde ele desempenha as funções de seu ministério. O uso da palavra “purificado” aqui aplicada ao céu, não implica que o céu era antes “profano”, mas denota que agora é tornado acessível aos pecadores; ou que eles possam vir e adorar ali de maneira aceitável. O antigo tabernáculo foi purificado ou consagrado pelo sangue das vítimas mortas, para que as pessoas pudessem se aproximar com aceitação e adoração; os céus com sangue mais puro tornam-se acessíveis aos culpados. A necessidade de “melhores sacrifícios” em relação a este último era que ele foi projetado para tornar a consciência pura e porque o serviço no céu é mais sagrado do que qualquer outro prestado na Terra.

Com sacrifícios melhores do que estes – A saber, o sacrifício feito pela oferta do Senhor Jesus na cruz. Isso superou infinitamente em valor tudo o que havia sido oferecido sob a dispensação judaica.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 9:23 . Foi, portanto, & c. – Isto é, parece claramente do que foi dito, era necessário – De acordo com a nomeação de Deus; que os padrões das coisas nos céus – denominados figuras do verdadeiro ( Hebreus 9:24 ), a saber, a aliança, o livro, o tabernáculo, com todos os vasos de seu ministério, que eram representações sombrias das coisas celestiais – Ou seja, das coisas do evangelho, pertencendo à igreja militante ou à igreja triunfante; deve ser purificado com estes – deve ser adquirido ou aberto e santificado para o gozo dos sacerdotes e do povo, por essas oblações e aspersões de sangue e por outras coisas que foram designadas pela lei para serem usadas para sua purificação. Ele diz que purificado, ou purificado, não porque o tabernáculo e seus utensílios, o livro da lei, etc., eram impuros em si mesmos, mas porque, devido à impureza do povo, eles seriam considerados poluídos se não fossem assim purificados. Mas as próprias coisas celestiais – isto é, as coisas das quais os outros eram padrões – a redenção, adoração, salvação e glória eterna da igreja; por sacrifícios melhores que estes – Nomeadamente, pelo único sacrifício de Cristo, expresso no número plural, porque incluía a significação de todos os outros sacrifícios, excedia-os à indignidade e era de mais uso e eficácia do que todos. Pois somente por isso as bênçãos espirituais e eternas, os privilégios da igreja de Deus na terra e no céu, seriam abertos ao gozo de pecadores culpados e poluídos. Em outras palavras, e especialmente porque o tabernáculo judaico, incluindo o lugar sagrado e o mais santo, não podia ser acessado pelos sacerdotes, e aberto às orações e outros atos de culto religioso deles e do povo, nem dos utensílios e as cerimônias do serviço do tabernáculo sejam santificadas para eles, sem os sacrifícios e expiações designados na lei; portanto, os lugares sagrados celestes representados por eles não podiam ser abertos para a recepção das orações e louvores do povo de Deus enquanto estiverem aqui, nem de suas pessoas no futuro, exceto pelo sacrifício e intercessão de Cristo. Ou, como o Sr. Scott parafraseia a passagem: “Era necessário, pela nomeação da lei, que os exemplos ou tipos de coisas celestiais fossem purificados pelo sacrifício de animais inocentes e pela aplicação de seu sangue, ou poderiam não ser aceitavelmente usada na adoração a Deus; mas era necessário, por razões mais duráveis ??e imutáveis, que as próprias coisas celestiais fossem purificadas por uma expiação de excelência superior, mesmo pelo único sacrifício da morte de Cristo. Para interceder eficazmente pelos pecadores no céu e abrir-lhes o caminho para o propiciatório, era necessário que Cristo na terra, em nossa natureza, derramasse seu sangue e morresse em sacrifício na cruz; que ele possa ter o infinito mérito desse sacrifício para pleitear perante o trono, em favor de todos os que vierem a Deus por ele; caso contrário, a misericórdia, mostrada aos pecadores, desonraria a justiça e a santidade de Deus, e sua admissão no céu, por assim dizer, contaminaria aquele lugar santo. ”

Comentário de E.W. Bullinger

padrões . Aqui = cópias; “exemplo” em Hebreus 8: 5 .

os ceús. Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

celestial . Ver Hebreus 3: 1 .

melhores sacrifícios . isto é, um sacrifício maior e melhor. Figura do discurso Heterose. App-6. Compare Salmos 51:17 .

Comentário de John Calvin

23. Os padrões, ou exemplos, etc. Para que ninguém se oponha e diga que o sangue pelo qual o antigo testamento foi dedicado era diferente do sangue de um testador, o Apóstolo atende a essa objeção e diz que não era de admirar que o o tabernáculo terrestre foi consagrado pelo sacrifício de bestas; pois havia uma analogia e uma semelhança entre a purificação e as coisas purificadas. Mas o padrão celestial ou exemplo do qual ele agora fala deveria ser consagrado de uma maneira muito diferente; aqui não havia necessidade de cabras ou bezerros. Daqui resulta que a morte do testador foi necessária.

O significado, então, é este: como na Lei havia apenas imagens terrenas de coisas espirituais, o rito da expiação era também, por assim dizer, carnal e figurativo; mas como o padrão celestial não permite nada terrestre, exige outro sangue que não o dos animais, como o que pode corresponder à sua excelência. Assim, a morte do testador é necessária, para que o testamento seja realmente consagrado.

Ele chama o reino de Cristo de coisas celestiais, (157) pois é espiritual e possui uma revelação completa da verdade. Melhores sacrifícios que ele menciona em vez de “um sacrifício melhor”, pois era apenas um; mas ele usa o número plural para o bem da antítese ou contraste.

Comentário de Adam Clarke

Os padrões das coisas nos céus – Ou seja: O tabernáculo e todos os seus utensílios, serviços etc. devem ser purificados por estes, a saber: o sangue de bezerros e cabras, e a aspersão de sangue e água com o cacho. de hissopo amarrado com lã escarlate. Estes são chamados de padrões, exemplos, coisas terrenas, que eram os representantes das coisas celestiais. E não há dúvida de que tudo no tabernáculo, suas partes, divisões, utensílios, ministério etc., conforme designado por Deus, eram representações de assuntos celestes; mas até que ponto e de que maneira não podemos ver agora.

Purificação implica, não apenas a limpeza da contaminação, mas também a dedicação ou consagração. Todos os utensílios empregados no serviço do tabernáculo foram assim purificados, embora incapazes de qualquer poluição moral.

Mas as próprias coisas celestiais –

  1. Alguns pensam que isso significa o próprio céu, que, ao receber o corpo sacrificado de Cristo, que aparece na presença de Deus por nós, pode ser considerado purificado, isto é, separado para a recepção das almas daqueles que encontraram redenção. no sangue dele.
  • Outros pensam que o corpo de Cristo é pretendido, que é o tabernáculo em que sua Divindade habitava; e que isso pode ser dito purificado por seu próprio sacrifício, como é dito em João 17:19 , para se santificar; isto é, consagrar-se a Deus como uma oferta pelo pecado para a redenção do homem.
  • Outros supõem que a Igreja é intencional, que ele deve apresentar ao Pai sem mancha ou ruga ou qualquer coisa assim.
  • 4. Como a entrada para o santo dos santos deve ser feita pela aspersão do sangue do sacrifício, e como esse santo dos santos representa o céu, o significado do apóstolo parece ser que não havia e não poderia haver entrada para o mais santo, mas através do seu sangue; e, portanto, quando por um tabernáculo mais perfeito, Hebreus 9:11 , Hebreus 9:12 , ele passou aos céus, não com sangue de touros e bodes, mas com seu próprio sangue, ele purificou ou abriu a entrada para o céu. o mais santo, por um sacrifício mais valioso do que o necessário para abrir a entrada do santo dos santos. Era necessário, portanto, que Deus o tivesse designado para que o tabernáculo e suas partes, etc., que eram padrões de coisas nos céus, fossem consagrados e entrados com os sacrifícios que já foram mencionados; mas o céu dos céus em que Jesus entrou, e para onde ele trará todos os seus fiéis seguidores, deve ser propiciado, consagrado e entrado pelo infinitamente melhor sacrifício de seu próprio corpo e sangue. Que esse é o significado aparece no versículo a seguir.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 9:23 . Era, portanto, necessário o sentido permanece assim: “Era necessário que esses padrões de coisas celestiais, cap. Hebreus 8: 5 fossem purificados com esses sacrifícios de bezerros e cabras, etc., mas como as próprias coisas celestiais são indescritivelmente mais nobres e excelentes, portanto, para que sejam purificados por sacrifícios, os sacrifícios devem ser mais excelentes e nobres do que aqueles sacrifícios legais. Esse sacrifício é Cristo, que, embora uma vez oferecido, responde efetivamente a esse propósito “. Parece que o apóstolo, ao falar assim no número plural neste versículo, toma ocasião, nos quatro últimos versos, para mostrar que esse único sacrifício de Cristo era tudo o que era necessário; por meio do qual ele, de uma maneira, se protegeu contra o mau uso que alguns, apesar de sua cautela, fizeram de sua palavra. Talvez pareça estranho que coisas celestes devam ser mencionadas, pois precisam ser purificadas e purificadas; mas é preciso considerar que, como a habitação sagrada e os vasos eram considerados poluídos pelos israelitas, que em vários graus tinham acesso a eles; então o céu, se o sangue de Cristo não tivesse intervindo, teria sido como foi poluído pela entrada daqueles que entraram nele, e anteriormente eram pecadores, se fosse possível que eles entrassem sem Seu sacrifício; mas isso seria absolutamente impossível sem o castigo indireto até a morte do eterno Filho de Deus em nossa vida humana.

    Comentário de John Wesley

    Era, portanto, necessário que os padrões das coisas nos céus fossem purificados com elas; mas as coisas celestiais se oferecem com sacrifícios melhores que estes.

    Portanto – isto é, parece claramente do que foi dito.

    Era necessário – De acordo com a nomeação de Deus. Que o tabernáculo e todos os seus utensílios, que eram padrões, representações sombrias, das coisas no céu, deviam ser purificados por estes – sacrifícios e aspersões.

    Mas as próprias coisas celestiais – Nossos espíritos nascidos do céu: o que mais isso pode significar ainda não sabemos.

    Por sacrifícios melhores do que estes – Ou seja, por um sacrifício melhor, que aqui se opõe a todos os sacrifícios legais, e é expresso de maneira plural, porque inclui a significação de todos eles e é uma virtude muito mais eminente.

    Referências Cruzadas

    Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

    Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

    João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

    Colossenses 2:17 – Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

    Hebreus 8:5 – Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte”.

    Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

    Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

    Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

    Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

    Hebreus 10:1 – A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

    Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

    Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

    1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

    Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *