Estudo de Hebreus 10:4 – Comentado e Explicado

Pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados.
Hebreus 10:4

Comentário de Albert Barnes

Pois não é possível que o sangue de touros e de bodes tire pecados – A referência aqui é aos sacrifícios que foram feitos no grande dia da expiação, pois naquele dia o sangue de touros e de bodes era oferecido sozinho ; veja as notas em Hebreus 9: 7 . Paulo aqui quer dizer, sem dúvida, que não era possível que o sangue desses animais fizesse uma expiação completa para purificar a consciência e para salvar o pecador da ira merecida. De acordo com o arranjo divino, a expiação era feita por esses sacrifícios por ofensas de vários tipos contra a lei ritual de Moisés, e assim o perdão por tais ofensas era obtido. Mas o significado aqui é que não havia eficácia no sangue de um mero animal para lavar uma ofensa “moral”. Não foi possível reparar a lei; não poderia fazer nada para manter a justiça de Deus; não tinha eficácia para purificar o coração. O simples derramamento de sangue de um animal nunca poderia tornar a alma pura. Isso o apóstolo declara como uma verdade que deve ser admitida ao mesmo tempo como indiscutível, e, no entanto, é provável que muitos dos judeus tenham absorvido a opinião de que havia tanta eficácia no sangue derramado de acordo com a direção divina, a fim de remover todas as manchas de sangue. culpa da alma; veja as notas, Hebreus 9: 9-10 .

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 4 . Pois não é possível que o sangue de touros e cabras – ou de qualquer animal bruto; deve tirar os pecados – deve fazer plena satisfação e expiação por eles, de modo a obter o perdão deles por conta própria. Para entender o apóstolo, devemos lembrar que, embora a remissão de pecados seja originária da mera graça e misericórdia, ela não deve ser realizada apenas pela graça soberana, que seria inconsistente com a verdade de Deus, a santidade e o governo justo do mundo. . Portanto, o derramamento de sangue tem sido o meio designado para obtê-lo em todas as idades; e o salmista, Salmos 50: 5 , representa todo o verdadeiro povo de Deus como fazendo uma aliança com ele por sacrifício. E para esta nomeação muito pode ser dito sobre os princípios da razão. Pois, como a maneira mais antiga de ensinar era por símbolos, emblemas ou hieróglifos, Deus, exigindo sacrifícios da humanidade a fim de perdoar seus pecados, pretendia por este meio ensiná-los: 1º, sua culpa e deserto de morte e destruição : 2d, O grande mal do pecado, sua natureza odiosa e conseqüências destrutivas, na medida em que não poderia ser expiado sem sangue: 3d, A necessidade de mortificá-lo e o princípio carnal de onde ele procede: 4º, Estabelecer um fundamento pois a confiança e a esperança do pecador, com relação ao perdão, como a substituição, por indicação divina, da vida do animal no lugar da vida do pecador, manifestaram graça e prometeram perdão. feito tanto para condenar quanto para perdoar pecados, coisas que, para a glória de Deus e a salvação da humanidade, eram absolutamente necessárias para serem feitas. Agora, embora esses fins possam ser respondidos, em algum grau fraco, ou, para falar mais apropriadamente, embora uma sombra deles possa ser exibida nos sacrifícios de animais brutos, eles ainda não poderiam ser realizados de maneira adequada, nem os próprios objetivos. imagens das coisas sejam exibidas assim. Pois, primeiro, esses sacrifícios não podiam manifestar completamente o grande mal do pecado e sua natureza destrutiva. Pois que grande mal havia nele, se apenas a morte de uma criatura inferior, ou de um número de criaturas inferiores, fosse necessária para a expiação dela? 2d. Pela mesma razão, o sacrifício desses animais poderia manifestar adequadamente a grande culpa da humanidade em cometer pecado e o castigo que eles mereciam: nem 3d, o ódio infinito de Deus a ele e a infinita retidão de sua natureza, e dignidade de seu governo. Acrescente a isso, como os animais sacrificados não eram da mesma natureza que o homem que pecara, sua morte não poderia dissolver a dívida de morte e destruição que a natureza humana havia contraído. Não, sendo irracionais, eram de natureza inferior e as vidas de dez mil deles não valiam a vida de um homem, mesmo que o homem não fosse mais imortal do que eles. “Na satisfação da justiça, como compensação pelas lesões, deve haver uma proporção entre a lesão e a reparação, para que a justiça seja tanto exaltada e glorificada em uma, quanto deprimida e degradada na outra. Mas não poderia haver tal proporção entre a afronta imposta à justiça de Deus pelo pecado e a reparação pelo sangue de touros, etc. Se um nobre perdesse a cabeça por alta traição, desistir de seus rebanhos e manadas não expiaria sua ofensa e satisfaria a lei. E se o sangue de milhares deles não seria um resgate adequado para a vida de um homem, muito menos para a vida de todos os homens. Eles são, por natureza, mortais; o homem é imortal; e certamente o sacrifício de sua vida temporal, sim, curta, não poderia ser um preço adequado para a vida eterna dos homens. A nomeação desses sacrifícios, no entanto, não foi feita em vão. Embora não pudessem tirar o pecado, eles tiveram seu uso. Primeiro, eles purificaram a carne da contaminação cerimonial e deram, ou restauraram, àqueles que lhes ofereceram, o direito aos benefícios da dispensação mosaica, a saber, acesso a Deus em sua adoração e vida e prosperidade na terra de Canaã. ; apesar de não purificarem a consciência, a fim de lhes permitir a admissão no Canaã celestial. 2d, Representavam continuamente aos pecadores a maldição e a sentença da lei, ou que a morte era o salário do pecado. Pois, embora lhes fosse permitida uma comutação, a saber, que o próprio pecador não morresse, mas a besta sacrificou em seu lugar; todavia, todos prestaram testemunho da verdade sagrada: que, no julgamento de Deus, aqueles que cometem pecado são dignos da morte. 3d, eles pretendiam, como vimos repetidamente, ser típico do sacrifício de Cristo; e os benefícios temporais obtidos para os israelitas eram emblemáticos das bênçãos eternas obtidas pelos crentes por seu sacrifício.

Comentário de E.W. Bullinger

leve embora . Veja Romanos 11:27 .

Comentário de John Calvin

4. Pois não é possível, etc. Ele confirma o sentimento anterior pela mesma razão que ele havia aduzido antes, de que o sangue de animais não podia purificar as almas do pecado. Os judeus, de fato, tinham nisso um símbolo e um penhor da verdadeira limpeza; mas foi com referência a outro, assim como o sangue do bezerro representava o sangue de Cristo. Mas o apóstolo está falando aqui da eficácia do sangue dos animais em si. Ele, portanto, retira com justiça o poder da limpeza. Também deve ser entendido um contraste que não é expresso, como se ele tivesse dito: “Não é de admirar que os sacrifícios antigos fossem insuficientes, para que fossem oferecidos continuamente, pois não tinham nada além do sangue de bestas que não podiam alcançar a consciência; mas de outra maneira é o poder do sangue de Cristo: não é correto medir a oferta que ele fez pelos sacrifícios anteriores. ”

Comentário de Adam Clarke

Pois não é possível – o senso comum deve ter ensinado a eles que derramar o sangue de touros e bodes nunca poderia satisfazer a justiça divina, nem tirar a culpa da consciência; e Deus pretendia que eles entendessem o assunto assim: e esta a citação a seguir do salmista prova suficientemente.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10: 4 . Pois não é possível, etc. – “E, de fato, a razão disso é clara: pois é da natureza das coisas impossíveis que o sangue de touros e de bodes, no geral, remova pecados ou faça uma expiação real. a Deus como o grande Governador do mundo, pela culpa moral de qualquer transgressão; ainda que por nomeação divina se purifique de impurezas legais, e ponha um fim a qualquer outra acusação que possa ocorrer nos tribunais judeus, ou qualquer julgamento extraordinário como esse. estado peculiar de coisas que as pessoas exigiriam “.

Comentário de John Wesley

Pois não é possível que o sangue de touros e de bodes tire os pecados.

É impossível que o sangue das cabras tire os pecados – seja a culpa ou o poder deles.

Referências Cruzadas

Salmos 50:8 – Não o acuso pelos seus sacrifícios, nem pelos holocaustos, que você sempre me oferece.

Salmos 51:16 – Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.

Isaías 1:11 – “Para que me oferecem tantos sacrifícios? “, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

Isaías 66:3 – Mas aquele que sacrifica um boi é como quem mata um homem; aquele que sacrifica um cordeiro, é como quem quebra o pescoço de um cachorro; aquele que faz oferta de cereal é como quem apresenta sangue de porco, e aquele que queima incenso memorial, é como quem adora um ídolo. Eles escolheram os seus caminhos, e suas almas têm prazer em suas práticas detestáveis.

Jeremias 6:20 – De que me serve o incenso trazido de Sabá, ou o cálamo aromático de uma terra distante? Os seus holocaustos não são aceitáveis nem me agradam as suas ofertas”.

Jeremias 7:21 – ” ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Juntem os seus holocaustos aos outros sacrifícios e comam a carne vocês mesmos!

Oséias 6:6 – Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Miquéias 6:6 – Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?

Marcos 12:33 – Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Romanos 11:27 – E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados”.

Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 10:8 – Primeiro ele disse: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste” ( os quais eram feitos conforme a Lei ).

Hebreus 10:11 – Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.

1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *