Estudo de Hebreus 9:13 – Comentado e Explicado

Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos,
Hebreus 9:13

Comentário de Albert Barnes

Pois se o sangue de touros e de bodes – Referindo se ainda ao grande dia da expiação, quando a oferta feita era o sacrifício de um novilho e um bode.

E as cinzas de uma novilha – Para um relato, veja Números 19: 2-10 . Em ver. 9, diz-se que as cinzas da novilha, depois de queimada, devem ser guardadas “para uma água de separação; é uma purificação para o pecado. ” Isto é, as cinzas deveriam ser cuidadosamente preservadas e, misturadas com água, aspergidas sobre aqueles que eram de qualquer causa cerimonialmente impuros. A “razão” para isso parece ter sido que a novilha era considerada um sacrifício cujo sangue foi oferecido, e a aplicação das cinzas nas quais ela havia sido queimada era considerada uma evidência de participação nesse sacrifício. Era necessário, onde as leis eram tão numerosas que respeitavam as poluições externas, ou onde os membros da comunidade judaica eram considerados tão frequentemente “impuros” pelo contato com cadáveres, e de várias outras maneiras, que deveria haver algum método pelo qual eles poderiam ser declarados purificados de sua “impureza”. A natureza dessas instituições também exigia que isso estivesse relacionado ao “sacrifício” e, para isso, foi combinado que esse “sacrifício permanente” – as cinzas da novilha que haviam sido sacrificadas – das quais eles poderiam aproveitar-se a qualquer momento, sem a despesa e o atraso de fazer uma oferta sangrenta especificamente para a ocasião. Era, portanto, uma provisão de conveniência e, ao mesmo tempo, destinava-se a manter a idéia de que toda a purificação estava de alguma forma ligada ao derramamento de sangue.

Aspersão do imundo – Misturado com água e aspergido no imundo. A palavra “impuro” aqui se refere a pessoas que foram contaminadas pelo contato com cadáveres ou quando alguém morreu na família, etc .; ver Números 19: 11-22 .

Santifica a purificação da carne – Torna santo o que diz respeito à carne ou ao corpo. A impureza aqui referida refere-se apenas ao corpo e, é claro, os meios de limpeza se estendiam apenas a isso. Não foi projetado para dar paz à consciência ou expiar ofensas morais. A oferta feita assim removeu os obstáculos à adoração a Deus, a ponto de permitir que aquele que havia sido contaminado se aproximasse dele regularmente. Assim, muito do que o apóstolo permite foi realizado pelos ritos judaicos. Eles tiveram eficácia em remover a impureza cerimonial e em tornar apropriado que aquele que havia sido poluído fosse autorizado novamente a se aproximar e adorar a Deus. O apóstolo continua argumentando que, se tivessem tal eficácia, era justo presumir que o sangue de Cristo teria uma eficácia muito maior, alcançaria a própria consciência e a tornaria pura.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 9: 13-14 . Para, & c. – A verdade que se pretende confirmar nesses versículos é a que o apóstolo havia afirmado nos dois anteriores, a saber: que Cristo, por seu sangue, obteve para nós a redenção eterna. E suas palavras contêm tanto um argumento quanto uma comparação, para esse efeito: “Se o que é menor pode fazer o que é menor, então o que é maior pode fazer o que é maior; desde que menos, no que ele fez, fosse um tipo do que era maior naquela coisa maior que ele deveria efetuar. O apóstolo toma como certo o que ele havia provado antes, a saber: 1º, que os serviços e ordenanças levíticos eram em si carnais e tinham apenas uma representação obscura das coisas espirituais e eternas; e que o ofício e o sacrifício de Cristo eram espirituais e tiveram seus efeitos nas coisas eternas. 2d, Que aquelas outras coisas terrenas carnais eram tipos e semelhanças divinamente designadas daquelas que eram espirituais e eternas. A partir dessas suposições, o argumento é firme: como as ordenanças da antiguidade, sendo carnais, tinham eficácia para seu fim apropriado, para purificar os impuros quanto à carne; assim, o sacrifício de Cristo tem uma certa eficácia para seu fim apropriado, a purificação de nossas consciências, etc. A força da inferência depende da relação que havia entre eles na nomeação de Deus. Evidentemente, havia evidentemente uma maior eficácia no sacrifício de Cristo, com relação ao seu fim apropriado, do que naqueles sacrifícios, com relação ao seu fim apropriado: a razão é que, porque toda a sua eficácia dependia de uma mera instituição arbitrária, não tendo em sua própria natureza nem valor nem eficácia; mas no sacrifício de Cristo existe um valor e eficácia inatos e gloriosos que, de acordo com as regras da eterna razão e justiça, obterão e realizarão seus efeitos. ” Owen. Portanto, o apóstolo diz: Quanto mais o sangue de Cristo, etc. Observando essas coisas, a explicação das palavras do apóstolo não será difícil. Como se o apóstolo tivesse dito: Que Jesus, com a sua morte, deve obter um perdão eterno e libertação de todas as consequências do pecado para nós, é razoável; pois se o sangue de touros e de bodes, do qual acabei de falar, quando apresentado a Deus, com as circunstâncias designadas, no dia da expiação geral pelo sumo sacerdote e, em casos de poluição pessoal, as cinzas de uma novilha (a novilha vermelha, que vê Números 19: 17-19 ) consumida pelo fogo, como uma oferta pelo pecado, sendo aspergida sobre aqueles que eram legalmente impuros, santificava a purificação da carne – Teve tanta eficácia em conseqüência da instituição divina, que reconciliou Deus com todo o povo judeu, no primeiro caso, e no outro, para introduzir pessoas legalmente impuras à liberdade de se aproximarem dele em seu santuário, o que de outra forma teria sido negou-os; Quão mais razoável é pensar que o sangue de Cristo, que através do Espírito eterno – Apoia as enfermidades de sua natureza humana, e o anima para o exercício de todas as graças que derramam tanto brilho em toda a infâmia de sua cruz ; ofereceu a si mesmo voluntariamente, sem mancha, um sacrifício mais aceitável a Deus – quanto mais, digo, será que esse sangue dele servirá para purificar nossa consciência de obras mortas (das quais ver em Hebreus 6: 1 ), isto é, das poluições que contratamos por obras de pecado e morte; servir – Ou seja, para que possamos nos aproximar livremente, e aceitável adorar e servir ao Deus vivo? – Quão seguramente deve apaziguar a consciência de culpa, que de outra forma poderia ser muito angustiante e desanimadora para nós, e nos apresentar a apresentar nossas orações, louvores e outros serviços na presença divina, com garantia de aceitação e consideração. Observa-se justamente por Macknight aqui que “as instituições cerimoniais mencionadas santificaram os corpos dos poluídos, não por qualquer eficácia natural (pois eles os profanaram), mas pela nomeação de Deus, que, considerando-os como atos de a obediência, agradou-lhes, por sua vez, remeter a punição que, como governante político, ele tinha o direito de infligir sobre os poluídos; mas o derramamento do sangue de Cristo, tanto pela nomeação de Deus, quanto por sua própria eficácia, resulta na obtenção de um perdão eterno para os pecadores penitentes. A santificação efetuada pelos ritos legais, sendo a santificação de nada além do corpo, era, sob a luz religiosa, de pouco uso, a menos que representasse e prometesse alguma expiação real. Agora, que verdadeira expiação de pecados existe em todo o universo, se o sacrifício de Cristo é excluído? Portanto, devemos reconhecer que os ritos levíticos, que santificaram a carne, derivaram toda a sua virtude do seu ser, como afirma o apóstolo, representações figurativas da real expiação que Cristo [fez na cruz e] devia fazer no céu [ apresentando seu corpo crucificado ali], para santificar a alma do pecador. Diz-se que Cristo se ofereceu através do Espírito eterno, porque ele foi ressuscitado dentre os mortos pelo Espírito ( 1 Pedro 3:18 ); consequentemente, ele foi capacitado pelo Espírito a se oferecer a Deus. ”

Comentário de E.W. Bullinger

se Grego. ei . App-118.

touros, etc. Veja Lev 16.

cinzas, etc. Veja Números 19: 2-20 .

aspersão . Grego. rhantizo. Veja App-136.

purificador . Grego. katharotes. Só aqui.

Comentário de John Calvin

13. Porque, se o sangue de touros, etc. Esta passagem deu a muitos toda a ocasião de se desviar, porque eles não consideraram que se fala de sacramentos, que tinham um significado espiritual. A purificação da carne que eles deixaram explicava o que havia entre os homens, já que os pagãos tiveram suas expiações para apagar a infâmia dos crimes. Mas essa explicação é realmente muito pagã; pois o mal é feito às promessas de Deus, se restringirmos o efeito apenas a questões civis. Freqüentemente essa declaração ocorre nos escritos de Moisés, de que a iniquidade era expiada quando um sacrifício era devidamente oferecido. Este é sem dúvida o ensino espiritual da fé. Além disso, todos os sacrifícios foram destinados para esse fim, a fim de levar os homens a Cristo; como a salvação eterna da alma é através de Cristo, essas eram verdadeiras testemunhas dessa salvação.

O que significa então o apóstolo quando fala das purgações da carne? Ele quer dizer o que é simbólico ou sacramental, como se segue: – Se o sangue dos animais era um verdadeiro símbolo da purgação, de modo a purificá-lo de maneira sacramental, quanto mais Cristo, que é ele mesmo a verdade, não apenas testemunha a purgação por um rito externo, mas também realizá-lo pelas consciências? O argumento é então dos sinais para a coisa significada; por muito tempo, o efeito precedeu a realidade dos sinais.

Comentário de Adam Clarke

Santifica a purificação da carne – Responde ao fim proposto pela lei; ou seja, remover deficiências e punições legais, tendo o corpo e seus interesses particularmente em vista, embora adulterando ou tipificando a alma e suas preocupações.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 9: 13-14 . Pois se o sangue de touros e de bodes, As impurezas legais impediam os judeus de comparecer ao serviço público; mas foram libertados disso pelos sacrifícios, lavagens e aspersões designados pela lei mosaica, que são chamadas ordenanças carnais, Hebreus 9:10, e assim tornaram-se novamente qualificados para o culto público; e disso o apóstolo fala sob a noção de santificação, como típico daquela santificação interna da qual ele fala em Hebreus 9:14 . Que esta santificação ou purificação deve ser considerada com respeito ao serviço divino, aparece no versículo 14, que está em conexão imediata com o 13, e em que ele representa a vantagem que temos pelo sangue de Cristo; ou seja, ser qualificado e privilegiado para servir ao Deus vivo. Muitos entendem as palavras Espírito eterno, do Logos, ou natureza Divina de nosso Senhor; e isso parece, de fato, mais agradável à natureza do argumento do apóstolo, uma vez que ele apresenta o valor intrínseco e a excelência de sua oferta; embora deva ser possuído, esse bom senso talvez seja dado das palavras, quando elas são interpretadas pelo Espírito Santo. O bispo Fell os entende e, em particular, menciona que Cristo está sendo concebido, proclamado, ungido, para realizar milagres, e finalmente voluntariamente dando e levando sua vida pelo Espírito; e, nessa visão, muitos recebem o presente texto como um testemunho completo da eternidade e, conseqüentemente, a divindade do Espírito Santo. Diz-se que Cristo se ofereceu aqui: ele também passaria pela vida e pela morte; ele deveria fazer a vontade de seu pai na terra durante seu ministério mais sagrado; e quando ele fizesse tudo isso, deveria se oferecer livre de manchas ou falhas em todos os aspectos. Se seu sangue tivesse sido mencionado, significaria não mais que sua morte, como foi determinado por ele; mas a própria oferta implica também toda a sua vida e morte, em todos os seus empreendimentos pelo homem, desde a infinita condescendência em encarnar até a ascensão ao céu. Obviamente, as obras mortas significam todos os pecados e, no sentido pleno da frase, todas as obras que não provêm do temor e do amor de Deus, todas elas com a natureza do pecado. Diz-se que o sangue de Cristo purga ou purifica deles, como expia ou obtém o perdão deles; a conseqüência disso é que a consciência é por este meio libertada do sentimento angustiante de culpa, e uma pessoa adquire uma liberdade a serviço de Deus. Mas essa purificação da consciência necessariamente inclui a santificação do coração: pois “o Sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, purifica de todo pecado” 1 João 1: 7, não apenas da culpa, mas do poder, e, no alma fiel, da habitação do pecado. O mérito desse sangue deriva nas almas dos fiéis todas as influências regeneradoras do Espírito Santo de Deus, necessárias para prepará-las e amadurecê-las para a glória eterna.

Comentário de John Wesley

Porque, se o sangue de touros e de bodes, e as cinzas de uma novilha, aspersão do imundo, santifica para a purificação da carne;

Se as cinzas de uma novilha – Consumidas pelo fogo como oferta pelo pecado, são aspergidas sobre aqueles que eram legalmente impuros.

Purificou a carne – Removeu a impureza legal e os re-admitiu no templo e na congregação. Números 19: 17,18,19 .

Referências Cruzadas

Levítico 16:14 – Pegará um pouco do sangue do novilho e com o dedo o aspergirá sobre a parte da frente da tampa; depois, com o dedo aspergirá o sangue sete vezes, diante da tampa.

Levítico 16:16 – Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.

Números 8:7 – A purificação deles será assim: você aspergirá a água da purificação sobre eles; fará com que rapem o corpo todo e lavem as roupas, para que se purifiquem.

Números 19:2 – “Esta é uma exigência da lei que o Senhor ordenou: Mande os israelitas trazerem uma novilha vermelha, sem defeito e sem mancha, sobre a qual nunca tenha sido colocada uma canga.

Números 19:12 – Deverá purificar-se com essa água no terceiro e no sétimo dia; então estará puro. Mas, se não se purificar no terceiro e no sétimo dia, não estará puro.

2 Crônicas 30:19 – aquele que inclina o seu coração para buscar a Deus, o Senhor, o Deus dos seus antepassados, mesmo que não esteja puro de acordo com as regras do santuário”.

Salmos 51:7 – Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *