Estudo de Levítico 16:14 – Comentado e Explicado

Tomará o sangue do touro e o aspergirá com dedo sobre o propiciatório, pela frente, e depois aspergirá com o dedo sete vezes de fronte do propiciatório.
Levítico 16:14

Comentário de Thomas Coke

Levítico 16:14 . E ele tirará o sangue, etc. – Houbigant processa este versículo: Então, tomando parte do sangue do novilho, ele o espargirá sete vezes para o leste, contra o véu; da mesma maneira ele o borrifará. sete vezes com o dedo diante do propiciatório. Nota; Jesus, nosso melhor Sumo Sacerdote, é para nós que entramos no lugar santo, com sangue mais nobre, até o dele; uma Expiação que uma vez oferecida é completa e eterna. Bendito seja Deus por um sumo sacerdote!

Comentário de John Wesley

E ele tomará o sangue do novilho e o espargirá com o dedo no propiciatório a leste; e diante do propiciatório espargirá o sangue com o dedo sete vezes.

Sobre o propiciatório – Para nos ensinar, que Deus é misericordioso com os pecadores somente através e pelo sangue de Cristo. Com o rosto voltado para a ala leste, ou para a parte oriental, em direção ao povo, que estava na corte que ficava na ala leste do santo dos santos, que era a parte mais ocidental do tabernáculo. Isso significava que o sumo sacerdote nesse ato representava o povo, e que Deus o aceitou em seu nome.

Antes do propiciatório – No chão.

Referências Cruzadas

Levítico 4:5 – Então o sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do novilho e o levará à Tenda do Encontro;

Levítico 4:17 – molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

Levítico 8:11 – Aspergiu sete vezes o óleo sobre o altar, ungindo o altar e todos os seus utensílios e a bacia com o seu suporte, para consagrá-los.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:25 – não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.

Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *