Estudo de Hebreus 10:19 – Comentado e Explicado

Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus,
Hebreus 10:19

Comentário de Albert Barnes


Tendo, portanto, irmãos – O apóstolo, neste versículo, entra na parte exortativa de sua Epístola, que continua até o fim dela. Ele havia examinado extensivamente os sistemas judaico e cristão; ele comparara os fundadores dos dois – Moisés e o Filho de Deus, e mostrara quão superior o último era ao anterior; ele comparou o grande sumo sacerdote cristão com o sumo sacerdote judeu e demonstrou sua superioridade; ele comparou os sacrifícios sob as duas dispensações e mostrou que, em todos os aspectos, o sacrifício cristão era superior ao judeu – que era uma oferta que purificava do pecado; que era suficiente quando oferecido uma vez sem ser repetido, enquanto as ofertas judaicas eram típicas e eram incapazes de afastar o pecado; e ele havia mostrado que o grande Sumo Sacerdote da profissão cristã havia aberto um caminho para o propiciatório no céu, e agora estava sentado ali; e, tendo demonstrado isso, ele agora exorta os cristãos a aproveitarem-se plenamente de todas as suas vantagens e a gozarem, na maior extensão possível, de todos os privilégios que lhes são conferidos. Um dos primeiros benefícios foi que eles agora tinham livre acesso ao propiciatório.

Ousadia de entrar no mais santo – Margem, “liberdade”. A palavra traduzida por “ousadia” – pa???s?a? parresian – significa apropriadamente “ousadia da fala”, ou liberdade onde alguém fala tudo o que pensa (notas, Atos 4:13 ); e então significa ousadia em geral, licença, autoridade, perdão. Aqui está a idéia: antes de Cristo morrer e entrar no céu, não havia acesso ao trono da graça como o homem precisava. O homem não tinha nenhuma oferta que ele pudesse trazer que o tornaria aceitável a Deus. Mas agora o caminho estava aberto. O acesso era gratuito para todos, e todos poderiam vir com a máxima liberdade. A palavra “mais santo” aqui é retirada do santo dos santos no templo (notas em Hebreus 9: 3 ), e é aplicada ao céu, do qual esse era o emblema. A entrada no lugar mais sagrado era proibida a todos, exceto ao sumo sacerdote; mas agora o acesso ao verdadeiro “santo dos santos” foi concedido a todos em nome do grande Sumo Sacerdote da profissão cristã.

Pelo sangue de Jesus – O sangue de Jesus é o meio pelo qual esse acesso ao céu é obtido. O sumo sacerdote judeu entrou no santo dos santos com o sangue de novilhos e carneiros (notas, Hebreus 9: 7 ); mas o Salvador ofereceu seu próprio sangue, e esse se tornou o meio pelo qual podemos ter acesso a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 19-22 . Tendo, portanto – O apóstolo, tendo terminado a parte doutrinária de sua epístola, agora procede à exortação, deduzida do que foi tratado em Hebreus 5: 4 . Pois, embora haja algumas misturas ocasionais de doutrinas, em consonância com as que antes insistiam, seu design professado a partir de agora é propor e pressionar os hebreus que crêem, deveres como as verdades pelas quais ele insistiu em estabelecer as bases, e mostrou ser necessário ser praticado. Tendo, portanto, ousadia – A palavra pa???s?a , assim traduzida, significa apropriadamente liberdade de expressão; e por uma figura fácil, ousadia ou confiança, como é apresentado cap. Hebreus 3: 6 . Aqui significa que a ousadia que surge de uma firme persuasão de nosso título a aparecer diante de Deus como pessoas perdoadas, através do sangue de Cristo. Entrar no santuário – isto é, o verdadeiro santuário, o lugar santo não feito pelas mãos, a presença graciosa imediata do próprio Deus em Cristo Jesus. O que quer que tenha sido tipicamente representado no lugar mais sagrado da antiguidade, temos acesso, especialmente ao favor e à amizade de Deus, e a um estado de comunhão com ele. Desse privilégio, o sangue de Cristo, ou seu sacrifício, é a causa da compra. Com isso, todas as causas de distância entre Deus e os crentes são removidas. Por um lado, fez expiação por nossos pecados e obteve nossa justificativa gratuita; e, por outro, dá paz às nossas consciências e remove todo medo desencorajador de se aproximar dele, seja em suas ordenanças aqui ou em seu reino e glória a seguir. Por uma maneira nova e viva – Ele chama isso de uma nova maneira, porque foi apenas recém-feita e preparada; pertence à nova aliança e não admite decadências, mas é sempre nova, quanto à sua eficácia e uso, como no dia de sua primeira preparação; enquanto que a do tabernáculo envelhecia e estava preparada para a remoção. E ele o define como um modo de vida, porque todos os que o usam estão vivos para Deus e no caminho para a vida eterna. E isso não é outro senão o caminho da fé, ou a confiança na misericórdia e nas promessas de Deus, através do sacrifício de Cristo, de acordo com a revelação feita no evangelho; que ele consagrou – Preparado, dedicado e estabelecido; através do véu, isto é, sua carne – Ele se refere ao véu que foi interposto entre o lugar santo e o mais santo do tabernáculo e templo judaicos: ver Hebreus 9: 3 . Esse véu, na morte de nosso Senhor, foi rasgado de cima para baixo, pelo qual o lugar mais sagrado se tornou visível e acessível a todos os que estavam no tabernáculo externo; pelo fato de que isso significava que, em virtude do sacrifício de Cristo, pelo qual sua carne foi rasgada e rasgada, o Deus do céu se manifestou e o caminho para o céu foi aberto a todos os verdadeiros crentes. E ter um sumo sacerdote em casa – ou família; de Deus – Que aparece continuamente na presença de Deus e vive para fazer intercessão por nós; vamos nos aproximar – de Deus; com um coração verdadeiro – Com sinceridade piedosa e com fervoroso desejo pelas bênçãos do evangelho que ainda não recebemos; em plena garantia de fé – Que encontraremos aceitação com Deus através da mediação de nosso Sumo Sacerdote, e a resposta de nossas petições; tendo nossos corações aspergidos – isto é, purificados pela aplicação do sangue de Cristo; de uma consciência má – Ou seja, uma consciência contaminada pela culpa do pecado passado. Veja em Hebreus 9:14 . Quando os israelitas eram cerimoniosamente poluídos, deveriam ser purificados por aspersão com água de separação, descrito Números 19: 2-10 ; mas a aspersão ou limpeza aqui recomendada não é do corpo devido à poluição cerimonial, mas da alma da culpa e angústia de uma consciência acusadora. Esta purificação não é efetuada nem pela água nem pelo sangue dos animais, mas pela fé no sangue de Cristo, derramada como oferta pelo pecado, pela qual o pecador arrependido tem plena garantia de perdão. E nossos corpos foram lavados com água pura – Toda a nossa conversa é imoral e santa, através da influência do Espírito santificador de Deus. Isso parece ser falado com uma alusão ao sumo sacerdote que lava o corpo com água antes de entrar no tabernáculo interior, Levítico 16: 4 . Dessa maneira, também os levitas foram purificados ( Números 8: 7 ) para prepará-los para o serviço do santuário.

Comentário de E.W. Bullinger

ousadia . Grego. parrhesia. Ver Hebreus 3: 6 .

entrar = para (grego. eis) a entrada (grego. eisodos. Atos 13:24 ) de.

o mais santo . Ver Hebreus 8: 2 . O mais santo dos céus.

Jesus . App-98.

Comentário de John Calvin

19. Tendo, portanto, irmãos, etc. Ele declara a conclusão ou a soma de sua doutrina anterior, à qual ele adequadamente submete uma séria exortação e denuncia uma ameaça severa àqueles que renunciaram à graça de Cristo. Agora, a soma do que ele disse é que todas as cerimônias pelas quais um acesso sob a Lei estava aberto ao santuário têm sua real realização em Cristo, de modo que, para quem tem Cristo, o uso delas é supérfluo e inútil Para explicar isso de maneira mais completa, ele descreve alegoricamente o acesso que Cristo nos abriu; pois ele compara o céu ao antigo santuário e expõe as coisas que foram espiritualmente realizadas em Cristo em expressões típicas. As alegorias às vezes obscurecem, em vez de ilustrar um assunto; mas quando o apóstolo transfere para Cristo as figuras antigas da lei, não há pouca elegância no que ele diz, nem pouca luz é alcançada; e ele fez isso, para que possamos reconhecer como agora realmente exibiu nele o que quer que a Lei sombreou. Mas como há grande peso em quase todas as palavras, devemos lembrar que aqui deve ser entendido um contraste – a verdade ou a realidade como vista em Cristo e a abolição dos tipos antigos.

Ele diz primeiro, que temos coragem de entrar nos lugares mais sagrados. Esse privilégio nunca foi concedido aos pais de acordo com a lei, pois o povo era proibido de entrar no santuário visível, embora o sumo sacerdote levasse os nomes das tribos nos ombros e doze pedras como um memorial delas em seu peito. Mas agora o caso é muito diferente, não apenas simbolicamente, mas, na realidade, uma entrada no céu é aberta a nós através do favor de Cristo, pois ele nos tornou um sacerdócio real. (171)

Ele acrescenta, pelo sangue de Jesus, porque a porta do santuário não foi aberta para a entrada periódica do sumo sacerdote, exceto pela intervenção de sangue. Mas ele depois marca a diferença entre esse sangue e o dos animais; pois o sangue dos animais, que logo se transforma em corrupção, não podia mais manter sua eficácia; mas o sangue de Cristo, que não está sujeito a corrupção, mas flui sempre como uma corrente pura, é suficiente para nós até o fim do mundo. Não é de admirar que os animais mortos em sacrifício não tenham poder para acelerar, pois estavam mortos; mas Cristo que ressuscitou dos mortos para nos conceder vida, comunica sua própria vida a nós. É uma consagração perpétua do caminho, porque o sangue de Cristo é sempre destilado diante da presença do Pai, a fim de irrigar o céu e a terra.

Comentário de Adam Clarke

Tendo, portanto, irmãos, ousadia – O apóstolo, tendo terminado a parte doutrinária de sua epístola, e demonstrado plenamente a superioridade de Cristo a todos os homens e anjos, e a superioridade de seu sacerdócio à de Aarão e seus sucessores, a absoluta ineficácia dos sacrifícios judaicos para fazer expiação pelo pecado, e a eficácia absoluta da de Cristo para fazer a reconciliação do homem com Deus, passa agora a mostrar que influência essas doutrinas devem ter no coração e na vida daqueles que acreditam em seus méritos e morte .

Ousadia em entrar – ?a???s?a? e?? t?? e?s?d?? · Liberdade, acesso total à entrada do lugar sagrado, t?? ????? · Esta é uma alusão ao caso do sumo sacerdote que entra no santo dos santos. Ele foi com medo e tremor, porque, se tivesse negligenciado o menor item prescrito pela lei, não poderia esperar nada além de morte. Os crentes genuínos podem chegar ao trono de Deus com confiança, pois carregam na presença divina o sangue infinitamente meritório da grande expiação; e, sendo justificados através desse sangue, eles têm direito a todas as bênçãos do reino eterno.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10: 19-20. A parte argumentativa dessa epístola agora está terminada, e o grande ponto foi totalmente provado: – que os sacrifícios legais nunca poderiam fazer expiação por pecados, embora com tanta frequência repetidos, e particularmente aqueles grandes sacrifícios que eram oferecido anualmente pelo sumo sacerdote no grande dia da expiação; mas que Cristo o fez completa e efetivamente fazer isso, ao se oferecer uma vez: – o apóstolo aqui procede à aplicação prática , que é deduzida do discurso anterior. O grande ponto aqui solicitado é o que se manifesta por toda a epístola, a saber, que, por esse motivo, os cristãos devem ser firmes em sua profissão e em sua dependência de Cristo, sem esperar obter pelos sacrifícios legais a vantagem que só poderia ser obtida. por Cristo. Ao tratar disso, o apóstolo aproveita a ocasião para expor nos mais terríveis termos o perigo da apostolado; o que era uma cautela muito necessária para os convertidos judeus, que, acima de todos os outros, eram muito propensos a isso. No entanto, adequado à ternura com que ele os trata em uma ocasião semelhante (cap. Hebreus 6: 9-10 .), Ele suaviza as coisas severas que profere, misturando algumas recomendações deles, a fim de lhes dar menos. ofensa. Há outra coisa que ele parece ter visto, e que pode ser percebido por quem lê o restante deste capítulo com muita atenção (embora facilmente despercebido por leitores descuidados e apressados, como sendo apenas obscuramente sugerido pelo apóstolo, para que ele não repugnasse os hebreus 🙂 e isto é, que desde que o perdão dos pecados fosse obtido, não pelos sacrifícios legais, mas pelo sacrifício de Cristo; os gentios, que nada tinham a ver com os primeiros, estavam agora nos mesmos termos que os judeus; portanto, os mesmos privilégios e vantagens pertenciam igualmente a ambos; e, portanto, ambos deveriam se unir cordialmente ao usá-los: e embora a cautela fosse mais necessária para os hebreus, que eram mais apáticos a brigar com os gentios do que os gentios com eles, ainda assim, para que ele não decolasse do limite de sua cautela onde era mais necessário, ele fala mutuamente sobre o dever deles, e particularmente sobre o dever de amar um ao outro, juntamente com os bons frutos que seriam produzidos por ele.

Tendo, portanto, irmãos, etc. – “Desde então, irmãos, nós que cordialmente cremos em Cristo, temos bases sólidas de liberdade livre e encorajamento tão rico, que podem ser reunidos no discurso anterior, para santa liberdade e confiança em nossa vida.” se aproxima de Deus, como nosso Deus e Pai reconciliados, e assim por entrar pela fé no mais santo de todos, até o próprio céu; e quem será admitido nele, se fiel, pelo infinito mérito do precioso sangue de Jesus, nosso grande sumo sacerdote e sacrifício, etc. vamos nos aproximar, etc. O Dr. Owen observa que o sangue de outros sacrifícios deveria ser usado imediatamente após seu derrame; pois, se estivesse frio e congelado, de nada serviria para ser oferecido ou aspergido; mas o sangue de Cristo é como sempre quente, tendo nele o mesmo Espírito de vida e santificação; de modo que o modo de abordagem por ele é considerado ??sa ?a? p??sfat??, vivendo, ainda (colocando-o para Cristo, que é o caminho ) , sempre como se fosse um recém-morto. Como o sumo sacerdote não podia entrar no santo dos santos sem sangue, nós, a quem o verdadeiro santo dos santos está agora aberto, devemos entrar pelo sangue de Cristo.

Comentário de John Wesley

Tendo, pois, irmãos, ousadia de entrar no santuário pelo sangue de Jesus,

Tendo terminado a parte doutrinária de sua epístola, o apóstolo agora procede à exortação deduzida do que foi tratado em Hebreus 5: 4 , que ele inicia com uma breve recapitulação.

Tendo, portanto, liberdade para entrar,

Referências Cruzadas

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 3:12 – por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 9:3 – Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos,

Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 4:17 – Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *