Estudo de Romanos 5:2 – Comentado e Explicado

Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.
Romanos 5:2

Comentário de Albert Barnes

Temos acesso – Veja a nota em João 14: 6 , “Eu sou o caminho”, etc. Doddridge a processa, “por quem fomos introduzidos”, etc. Significa, “por quem temos o privilégio de obter o favor de Deus que desfrutamos quando somos justificados. ” A palavra traduzida como “acesso” ocorre, mas em dois outros lugares no Novo Testamento, Efésios 2:18 ; Efésios 3:12 . Por Jesus Cristo, o caminho está aberto para obtermos o favor de Deus.

Pela fé – Por meio da fé, Romanos 1:17 .

Nesta graça – Neste favor da reconciliação com Deus.

Onde estamos – Em que agora estamos em conseqüência de sermos justificados.

E regozije-se – a religião é frequentemente representada como produzindo alegria, Isaías 12: 3 ; Isaías 35:10 ; Isaías 52: 9 ; Isaías 61: 3 , Isaías 61: 7 ; Isaías 65:14 , Isaías 65:18 ; João 16:22 , João 16:24 ; Atos 13:52 ; Romanos 14:17 ; Gálatas 5:22 ; 1 Pedro 1: 8 . As fontes ou etapas dessa alegria são as seguintes:

(1) Somos justificados ou considerados por Deus como justos.

(2) somos admitidos a seu favor e permanecemos ali.

(3) temos a perspectiva de bênçãos ainda mais altas e ricas na plenitude de Sua glória quando somos admitidos no céu.

Na esperança – No desejo sincero e na expectativa de obter essa glória. A esperança é uma emoção complexa composta de um desejo por um objeto; e uma expectativa de obtê-lo. Onde um desses está faltando, não há esperança. Onde eles são misturados em proporções impróprias, não há paz. Mas onde o desejo de obter um objeto é atendido com a expectativa de obtê-lo, proporcionalmente a esse desejo, existe aquele estado de espírito pacífico e feliz que denominamos esperança. E o apóstolo aqui implica que o cristão tem um desejo sincero por isso. glória; e que ele tem uma expectativa confiante de obtê-lo. O resultado disso, ele afirma imediatamente ser, que somos sustentados por ela em nossas aflições.

A glória de Deus – A glória que Deus concederá a nós. A palavra “glória” geralmente significa esplendor, magnificência, honra; e o apóstolo aqui se refere àquela honra e dignidade que serão conferidas aos redimidos quando forem elevados às honras completas da redenção; quando triunfarem na conclusão da obra; e ficarem livres do pecado, da dor e das lágrimas, e terão permissão para participar dos plenos esplendores que abrangerão o trono de Deus nos céus; veja a nota em Lucas 2: 9 ; compare Apocalipse 21: 22-24 ; Apocalipse 22: 5 ; Isaías 60: 19-20 .

Comentário de E.W. Bullinger

também . Leia após “acesso” .

ter = ter tido, ter obtido.

acesso . Literalmente a introdução. Grego. prosagogo: Somente aqui e Efésios 2:18 ; Efésios 3:12 .

por . Dat. Sem preposição.

graça . Veja Romanos 1: 5 .

em que = em (grego. en) qual.

se alegrar . O mesmo que “vangloriar-se” , Romanos 2:17 .

glória . Veja Romanos 1:23 com Romanos 4:20 .

Comentário de John Calvin

2. Por meio de quem temos acesso , (153) etc. Nossa reconciliação com Deus depende apenas de Cristo; pois ele é apenas o Filho amado, e todos somos por natureza filhos da ira. Mas esse favor é comunicado a nós pelo evangelho; pois o evangelho é o ministério da reconciliação, por meio do qual somos trazidos de uma maneira ao reino de Deus. Com razão, Paulo coloca diante de nossos olhos em Cristo um penhor seguro do favor de Deus, para que ele possa mais facilmente nos afastar de toda confiança nas obras. E, como ele nos ensina pela palavra acesso, que a salvação começa com Cristo, ele exclui os preparativos pelos quais os homens tolos imaginam que podem antecipar a misericórdia de Deus; como se ele dissesse: “Cristo não vem a você, nem ajuda, por causa de seus méritos”. Depois, ele imediatamente se une, que é através da continuação do mesmo favor que nossa salvação se torna certa e segura; pelo qual ele sugere que essa perseverança não se baseia em nosso poder e diligência, mas em Cristo; embora, ao mesmo tempo em que afirme que estamos de pé , ele indique que o evangelho deve estabelecer raízes profundas nos corações dos piedosos, para que, fortalecidos por sua verdade, possam permanecer firmes contra todos os artifícios de Satanás e dos carne. E pela palavra stand , ele quer dizer, que a fé não é uma persuasão mutável, apenas por um dia; mas que é imutável e que se afunda profundamente no coração, de forma que permanece pela vida. Não é então ele quem, por um impulso repentino, é levado a crer, que tem fé e deve ser considerado entre os fiéis; mas aquele que constantemente, e por assim dizer, com os pés firmes e firmes, permanece naquele posto designado por Deus para se apegar sempre a Cristo.

E glória na esperança , etc. A razão pela qual a esperança de uma vida futura existe e se atreve a exultar é: porque descansamos no favor de Deus como um fundamento seguro: para o significado de Paulo é que, embora os fiéis estejam agora peregrinos na terra, eles ainda esperam escalar os céus, para que desfrutem discretamente em seus próprios peitos sua herança futura. E aqui estão subvertidos dois dos dogmas mais pestilentos dos sofistas. O que eles fazem, em primeiro lugar, é que eles pedem aos cristãos que fiquem satisfeitos com conjecturas morais quanto à percepção do favor de Deus para com eles; e segundo, eles ensinam que todos são incertos quanto à sua perseverança final; mas, exceto que atualmente haja um conhecimento seguro e uma persuasão firme e inquestionável quanto ao futuro, quem ousaria se gloriar? A esperança da glória de Deus brilhou sobre nós através do evangelho, que testifica que seremos participantes da natureza divina; pois quando vermos Deus frente a frente, seremos como ele. ( 2 Pedro 1: 4 ; 1 João 3: 2. )

1. Tendo sido justificado pela fé,
Temos paz com Deus,
Através de nosso Senhor Jesus Cristo;

2. Por meio de quem tivemos, sim, o acesso pela fé
Para esta graça, na qual estamos,
E exulte na esperança da glória de Deus.

O ilativo, portanto , deve ser preferido, portanto , por ser uma inferência, não de um verso ou cláusula em particular, mas daquilo que o apóstolo estava ensinando. A frase “a glória de Deus” significa a glória que Deus concede: é usar as palavras do professor [Stuart], “ genitivus auctoris ”.

A palavra “acesso” , p??sa????? tem dois significados, – introdução ( aductio ) – e acesso ( accessio .) O verbo p??s??e??, é usado em 1 Pedro 3:18 , no sentido de introduzir, liderar ou trazer para. Assim, Cristo, como observa [Wolfius], pode ser considerado aqui representado como o introdutor e reconciliador, através do qual os crentes vêm a Deus e mantêm relações sexuais com ele. “Introdução” é a versão do [Macknight]; e [Doddridge] também adotou essa ideia. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Por quem também – Não somos devedores apenas a nosso Senhor Jesus Cristo pelo perdão gratuito e completo que recebemos, mas nossa continuidade em um estado justificado depende de sua graciosa influência em nossos corações e de sua intercessão diante do trono de Deus.

Temos acesso – p??sa????? es???aµe? , recebemos esse acesso. Foi somente através de Cristo que pudemos nos aproximar de Deus a princípio; e é somente através dele que o privilégio é continuado para nós. E esse acesso a Deus, ou introdução à presença Divina, deve ser considerado como um privilégio duradouro. Não somos levados a Deus com o objetivo de uma entrevista, mas para permanecer com ele; ser sua casa; e, pela fé, contemplar seu rosto e andar na luz de seu semblante.

Nesta graça – Este estado de favor e aceitação.

Onde estamos – Tendo posição firme, e um título justo através do sangue do Cordeiro para a plena salvação de Deus.

E regozije-se – Tenha felicidade sólida, a partir da evidência que temos de nossa aceitação com Ele.

Na esperança da glória de Deus – Tendo nossos pecados remidos e nossas almas adotadas na família celestial, somos herdeiros; pois, se filhos, herdeiros, Gálatas 4: 7 ; e que a glória de Deus agora se tornou nossa herança sem fim. Enquanto os judeus se gabam de seus privilégios externos – que eles têm o templo de Deus entre eles; que seus sacerdotes têm uma entrada para Deus como seus representantes, carregando diante da misericórdia o sangue de suas vítimas oferecidas; exultamos por sermos apresentados por Jesus Cristo à presença divina; seu sangue foi derramado e aspergido para esse fim; e, assim, temos, espiritual e essencialmente, tudo o que esses ritos judaicos etc. significam. Estamos na paz de Deus e felizes no desfrute dessa paz, e temos uma bênção antecipada da glória eterna. Assim, temos o céu na terra e as inefáveis ??glórias de Deus em perspectiva.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 5: 2 . Por quem também temos acesso, etc. Por quem fomos introduzidos, por meio da fé, nessa graça, etc. A palavra grega p??sa????, é freqüentemente usado como uma frase sacerdotal e significa ser introduzido com grande solenidade, como na presença mais imediata da Deidade em seu templo; de modo que, por um suposto intérprete, daí chamado p??sa???e?? , o introdutor, tenha uma espécie de conferência com essa Deidade. São Paulo usa a mesma palavra regozijar-se ou glória para os gentios convertidos, que ele havia usado antes para se gabar dos judeus; e a mesma palavra que ele aplicou ao examinar o que Abraão havia encontrado, cap. Romanos 4: 2 , etc.: o que nos mostra claramente que ele está aqui opondo as vantagens que os gentios convertem ao cristianismo têm pela fé àquelas em que os judeus se glorificavam com tanta arrogância e desprezo pelos gentios. Veja Locke, Raphelius e no cap. Romanos 2:17 .

Comentário de John Wesley

Por quem também temos acesso pela fé a essa graça em que permanecemos e nos regozijamos na esperança da glória de Deus.

Nesta graça – Este estado de favor.

Referências Cruzadas

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Jó 19:25 – Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.

Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Provérbios 14:32 – Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 10:7 – Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.

João 10:9 – Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 3:23 – pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Romanos 14:4 – Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 3:12 – por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Efésios 6:13 – Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Apocalipse 21:11 – Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:4 – Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *