Estudo de Romanos 5:5 – Comentado e Explicado

E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:5

Comentário de Albert Barnes

E a esperança não se envergonha – isto é, essa esperança não irá decepcionar ou enganar. Quando esperamos um objeto que não obtemos, temos consciência de decepção; talvez às vezes de um sentimento de vergonha. Mas o apóstolo diz que a esperança cristã é tal que será cumprida; não irá decepcionar; o que esperamos certamente obteremos; veja Filemom 1:20 . A expressão usada aqui é provavelmente tirada do Salmo 22: 4-5 ;

Nossos pais confiaram em ti;

Eles confiaram; e tu os livraste.

Eles clamaram a ti,

E foram entregues;

Eles confiaram em ti,

E não foram confundidos (envergonhados).

Porque o amor de Deus – amor a Deus. Existe um amor abundante e transbordante para Deus.

É derramado no exterior – É difundido; é derramado; é produzido em abundância ??????ta? ekkechutaiEsta palavra é aplicada adequadamente à água ou a qualquer outro líquido derramado ou difundido. É usado também para denotar comunicação, ou comunicação livre ou abundante, e é, portanto, expressivo da influência do Espírito Santo derramado ou abundantemente transmitido às pessoas; Atos 10:45 . Aqui significa que o amor a Deus é copiosamente ou abundantemente dado a um cristão; seu coração está consciente do amor alto e abundante a Deus, e com isso ele é sustentado em suas aflições.

Pelo Espírito Santo – É produzido pela influência do Espírito Santo. Todas as graças cristãs são atribuídas à sua influência; Gálatas 5:22 , “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria”, etc.

Que é dado a nós – Qual Espírito é dado ou comunicado a nós. O Espírito Santo é assim representado como morando no coração dos crentes; 1 Coríntios 6:19 ; 1 Coríntios 3:16 ; 2 Coríntios 6:16 . Em todos esses lugares, significa que os cristãos estão sob sua influência santificadora; que ele produz em seus corações as graças cristãs; e enche suas mentes de paz, amor e alegria.

Comentário de E.W. Bullinger

maketh. . . envergonhado = causa vergonha. Grego. Kataischuno. Aqui, Romanos 9:33 ; Romanos 10:11 . 13:17 . 1 Coríntios 1:27 ; 1 Coríntios 11: 4 , 1 Coríntios 11: 5 , 1 Coríntios 11:22 ; 2 Coríntios 7:14 ; 2 Coríntios 9: 4 . 1 Pedro 2: 6 ; 1 Pedro 3:16 .

amor App-135.

é derramado no exterior . Grego. ekchuno. Veja Atos 1:18 ; Atos 10:45 .

Espírito Santo . App-101.

is = was.

até = para.

Comentário de John Calvin

5. A esperança não se envergonha, etc .; (156) isto é, considera a salvação como mais certa. Parece, portanto, que o Senhor nos provoca adversidades para esse fim – que nossa salvação pode assim ser gradualmente avançada. Esses males, então, não podem nos tornar infelizes, o que de certa forma promove nossa felicidade. E assim está provado o que ele disse, que os piedosos têm razões para se gloriarem no meio de suas aflições.

Pelo amor de Deus , etc. Não me refiro apenas à última frase, mas a toda a passagem anterior. Eu diria, portanto, que por tribulações somos estimulados à paciência e que a paciência encontra um experimento de ajuda divina, pelo qual somos mais encorajados a alimentar a esperança; pois, por mais que sejamos pressionados e pareçam estar quase consumidos, ainda não deixamos de sentir o favor de Deus em relação a nós, que proporciona o mais rico consolo e muito mais abundante do que quando todas as coisas acontecem com prosperidade. Pois assim como essa felicidade, que é tão aparente, é a própria miséria, quando Deus é adverso e descontente conosco; portanto, quando ele é propício, até as próprias calamidades certamente se voltarão para uma questão próspera e alegre. Ver todas as coisas deve servir à vontade do Criador, que, de acordo com seu favor paterno em relação a nós (como Paulo declara no oitavo capítulo), anula todas as provações da cruz para nossa salvação, esse conhecimento do amor divino para conosco é instilado em nossos corações ao Espírito de Deus; pois as coisas boas que Deus preparou para seus servos são escondidas dos ouvidos, dos olhos e da mente dos homens, e somente o Espírito é quem pode revelá-los. E a palavra difundida é muito enfática; pois significa que a revelação do amor divino para conosco é tão abundante que enche nossos corações; e estando assim espalhado por todas as partes deles, não apenas mitiga a tristeza nas adversidades, mas também, como um doce tempero, gera tribulações para ser amado por nós. (157)

Ele diz ainda que o Espírito é dado , ou seja, concedido pela bondade gratuita de Deus, e não conferido por nossos méritos; de acordo com o que [Agostinho] observou bem, quem, embora esteja enganado em sua visão do amor de Deus, dá essa explicação: – que corajosamente suportamos adversidades e, portanto, somos confirmados em nossa esperança, porque nós, tendo sido regenerados pelo Espírito, ame a Deus. De fato, é um sentimento piedoso, mas não o que Paulo quer dizer: pois o amor não deve ser tomado aqui em um sentido ativo, mas passivo. E certamente é que Paulo não ensina outra coisa senão que a verdadeira fonte de todo amor é quando os fiéis estão convencidos de que são amados por Deus e que não são levemente tocados com essa convicção, mas têm suas almas. completamente imbuído dele.

A primeira visão, nosso amor a Deus, foi adotada por [Agostinho], [Mede], [Doddridge], [Scott] e [Stuart] ; e o outro, o amor de Deus por nós, por [Crisóstomo], [Beza], [Pareus], ??[Grotius], [Hodge] e [Chalmers], e também por [Schleusner] que dá essa paráfrase: ” Amor Dei abunde nobis declaratus est – o amor de Deus é abundantemente declarado para nós. ” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E a esperança não se envergonha – Uma esperança que não é racionalmente fundada terá sua expectativa cortada; e então vergonha e confusão serão a porção de seu possuidor. Mas nossa esperança é de um tipo diferente; baseia-se na bondade e verdade de Deus; e nossa experiência religiosa nos mostra que não a aplicamos mal; nem exercido sobre objetos errados ou impróprios.

Porque o amor de Deus é derramado em nossos corações – Temos o testemunho mais sólido e convincente do amor de Deus por nós, por essa medida que Ele comunicou aos nossos corações. Lá, e??e??ta? , é derramado e difundido no exterior; preenchendo, acelerando e revigorando todos os nossos poderes e faculdades. Esse amor é a fonte de todas as nossas ações; é o motivo da nossa obediência; o princípio pelo qual amamos a Deus, amamos porque ele nos amou primeiro; e nós o amamos com um amor digno de si mesmo, porque nasce dele: é seu; e toda chama que sobe deste fogo puro e vigoroso deve ser agradável aos seus olhos: consome o que é profano; refina toda paixão e apetite; sublima o todo e assimila tudo a si próprio. E sabemos que esse é o amor de Deus; difere amplamente de tudo o que é terreno e sensual. O Espírito Santo vem com ele; por sua energia, ela é difusa e permeia todas as partes; e pela sua luz descobrimos o que é e conhecemos o estado de graça em que estamos. Assim, somos mobilizados para toda boa palavra e obra; produzimos em nós a mente que estava em Cristo; são capacitados a obedecer à pura lei de nosso Deus em seu sentido espiritual, amando-o de todo o coração, alma, mente e força; e nosso próximo, toda e qualquer alma do homem, como nós. Esta é, ou deveria ser, a experiência comum de todo crente genuíno; mas, além disso, os cristãos primitivos tinham, às vezes, os milagrosos dons do Espírito Santo. Estes foram então necessários; e se eles fossem necessários agora, seriam novamente comunicados.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 5: 5 . Porque o amor de Deus é derramado em nossos corações É derramado em nossos corações. A palavra original e??e??ta?, é comumente usado, como observa Whitby, quando se fala em efusão do Espírito Santo. Portanto, como o apóstolo, nesta passagem, tinha nos olhos os dons do Espírito concedido aos gentios, como prova do amor de Deus para eles, acrescenta para seu conforto e encorajamento, que o amor de Deus foi derramado em seus corações junto com os dons espirituais.

Pelo Espírito Santo que é dado a nós. Os dons espirituais concedidos aos primeiros cristãos eram provas claras, especialmente no caso dos gentios, do amor que Deus lhes deu, e de sua vontade de que eles fossem salvos. E, portanto, quando os crentes judeus, que prostituíram Pedro por pregar o Evangelho a Cornélio e seus amigos, ouviram que haviam recebido o Espírito Santo, mantiveram a paz e glorificaram a Deus, dizendo: Então Deus também aos gentios concedeu arrependimento a Deus. vida, Atos 11:18 . Mais; as influências comuns do Espírito, concedidas aos crentes, renovando sua natureza, garantem-lhes a mais plena garantia de perdão e aceitação pela fé: portanto, dizem que eles são selados com o santo Espírito da promessa, que é o ganho de nossa herança, Efésios 1: 13-14 e é dito, Romanos 8:16 , para dar testemunho com seu espírito, de que eles são filhos de Deus.

Comentário de John Wesley

E a esperança não se envergonha; porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado.

A esperança não nos engana – isto é, nos dá a maior glória. Nós gloriamos nisso nossa esperança, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações – a convicção divina do amor de Deus por nós e esse amor a Deus que é ao mesmo tempo sincero e o começo do céu.

Pelo Espírito Santo – A causa eficiente de todas essas bênçãos presentes e o fervoroso daqueles que estão por vir.

Referências Cruzadas

Jó 27:8 – Pois, qual é a esperança do ímpio, quando é eliminado, quando Deus lhe tira a vida?

Salmos 22:4 – Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste.

Isaías 28:15 – Vocês se vangloriam, dizendo: “Fizemos um pacto com a morte, com a sepultura fizemos um acordo. Quando vier a calamidade destruidora, não nos atingirá, pois da mentira fizemos o nosso refúgio e na falsidade temos o nosso esconderijo”.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 45:16 – Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.

Isaías 49:23 – Reis serão os seus padrastos, e suas rainhas serão as suas amas de leite. Eles se inclinarão diante de você, com o rosto em terra; lamberão o pó dos seus pés. Então você saberá que eu sou o Senhor; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados”.

Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Mateus 22:36 – “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? “

Romanos 8:14 – porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 8:3 – Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

2 Coríntios 1:22 – nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *