Estudo de Isaías 45:16 – Comentado e Explicado

Ficarão envergonhados e confusos todos aqueles que se lhe opuseram; ignominiosamente retirar-se-ão os fabricantes de ídolos.
Isaías 45:16

Comentário de Albert Barnes

Eles devem ter vergonha e confusão – Ou seja, encontrarão todas as suas esperanças fracassadas e serão envergonhados por estarem tão sem sentido a ponto de confiar em blocos de madeira e pedra (veja as notas em Isaías 1:29 ; Isaías 20: 5 ; Isaías 30: 5 ; Isaías 43:17 ).

Eles irão para a confusão – Todos eles se retirarão com vergonha e desgraça. Isto é, quando eles suplicarem seus ídolos, eles os acharão incapazes de lhes prestar qualquer ajuda e se retirarão com vergonha.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 45: 16-17 . Eles – Os gentios idólatras, como é explicado no final do versículo, opostos a Israel no início do próximo versículo, terão vergonha, etc. – Hebraico, ????? ??? ????? ??? , Eles têm vergonha, estão até confusos, todos eles; isto é, após a conclusão desta profecia. Eles irão – hebraico, ???? , eles vão, para confusão juntos, os criadores de ídolos – Tanto os artífices quanto os mestres que os põem em ação, e consequentemente todos os seus adoradores. “O leitor não pode deixar de observar a transição repentina da adoração solene da natureza secreta e misteriosa dos conselhos de Deus em relação ao seu povo, à denúncia espirituosa da confusão de idólatras e a destruição final da idolatria; contrastou ( Isaías 45:17 ) com a salvação de Israel, não do cativeiro temporal , mas a salvação eterna do Messias, fortemente marcada pela repetição e aumento da frase phrase ????? us , usque ad secula eternitatis, para as eras de eternidade.” – Bispo Lowth.

Comentário de Adam Clarke

Eles terão vergonha “Eles têm vergonha” – O leitor não pode deixar de observar a transição repentina da adoração solene da natureza secreta e misteriosa dos conselhos de Deus em relação ao seu povo, à denúncia espirituosa da confusão de idólatras e ao final destruição da idolatria; contrastou com a salvação de Israel, não do cativeiro temporal, mas a salvação eterna do Messias, fortemente marcada pela repetição e aumento da frase, para as eras da eternidade. Mas não há apenas uma mudança repentina no sentimento, a mudança é igualmente observável na construção das sentenças; que, a partir da curta medida usual, se esgota em dois distichs do tipo mais longo de verso. Veja Prelim. Dissertação. p. 66, etc. Há outro exemplo do mesmo tipo e muito parecido com isso, de uma transição repentina em relação ao sentimento e à construção em Isaías 42:17 .

“Seus adversários” – Esta linha, com grande diminuição da beleza do distich, é imperfeita no presente texto: o assunto da proposição não é particularmente expresso, como na linha a seguir. A versão da Septuaginta fornece felizmente a palavra que está perdida: “os seus adversários”, “seus adversários”, a palavra original era tsaraiv” . – EU.

Comentário de John Calvin

16. e 17. Todos serão envergonhados. Aqui, o Profeta compara os judeus com os gentios, a fim de enfrentar uma tentação grave e perigosa, pela qual eles poderiam ser atacados, quando viam os gentios desfrutando de prosperidade; (207) pois, em meio a tantos problemas, eles poderiam suspeitar que Deus era favorável aos gentios, ou que ele havia rejeitado o cuidado de seu povo, ou que tudo era governado pelo impulso cego da fortuna. O Profeta, portanto, assegura a eles que, embora por algum tempo os gentios floresçam e pareçam ser exaltados para o céu, (208) ainda assim o resultado deve ser que eles perecerão e Israel será salvo. Em uma palavra, ele os exorta a não julgar o poder de Deus da condição atual das coisas, a não ter suas mentes fixadas na felicidade temporária, mas a criá-las para a salvação eterna e, quando atingidas pela mão de Deus, pacientemente, portando sua condição e, por outro lado, não invejando a prosperidade dos ímpios, que será seguida por uma reviravolta impressionante, como é excelentemente descrita pelo salmista. ( Salmos 37: 1. )

Esta declaração é adicionada ao anterior; pois quem quer que saiba que Deus, quando ele é um “Salvador” , está “oculto”, não se surpreenderá com o fato de que os homens maus desfrutam de prosperidade, e que os bons são pobres, desprezados e provados por várias aflições. Assim, o Senhor prova a nossa fé e paciência, e ainda assim nenhuma parte da nossa salvação eterna se perde; mas aqueles que agora parecem mil vezes seguros e felizes perecerão finalmente, e toda a riqueza que eles possuirem os mergulhará em ruínas mais profundas; porque abusam dos benefícios de Deus e, como ladrões, aproveitam o que pertence a outros homens, mesmo que pareçam possuir todos eles por um título justo. Sempre que, portanto, esse pensamento surge em nossas mentes, “os homens maus estão à vontade e, portanto, Deus os favorece, e as promessas nas quais confiamos são indignas de crédito”; vamos nos apegar a esta declaração do Profeta como a âncora mais segura e nos fortificarmos com ela: “O Senhor não irá decepcionar nossa expectativa, mas seremos finalmente libertados, mesmo estando agora expostos às censuras, calúnias, escárnios e crueldade dos ímpios. ”

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *