Estudo de Hebreus 6:18 – Comentado e Explicado

Por este ato duplamente irrevogável, pelo qual o próprio Deus se proibia de desdizer-se, encontramos motivo de profunda consolação, nós que pusemos nossa perspectiva em alcançar a esperança proposta.
Hebreus 6:18

Comentário de Albert Barnes

Que por duas coisas imutáveis ??- O que são as “duas coisas imutáveis” aqui referidas, foi questionado entre os comentaristas. A maioria dos expositores, como Doddridge, Whitby, Rosenmuller, Koppe e Calvin, supõe que a referência seja a promessa e o juramento de Deus, cada um dos quais seria um terreno firme da garantia da salvação, e em cada um dos quais seria ser impossível que Deus minta. O Prof. Stuart supõe que a referência é a “dois juramentos” – o juramento feito a Abraão, e aquele pelo qual o Messias foi feito Sumo Sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque; Salmo 110: 4 ; Hebreus 5: 6 , Hebreus 5:10 . Ele supõe que assim a salvação dos crentes seria amplamente assegurada, pela promessa de que Abraão deveria ter um Filho, o Messias, em quem todas as famílias da Terra seriam abençoadas, e sob o juramento de que esse Filho deveria ser Sumo Sacerdote para sempre . Mas, para essa interpretação, pode-se objetar que o apóstolo parece se referir a duas coisas distintas uma da outra em sua natureza, e não a dois atos do mesmo tipo. Existem dois tipos de garantia mencionados, enquanto a garantia fornecida de acordo com esta interpretação seria a mesma – a que resulta de um juramento. Por mais numerosos que fossem os juramentos, ainda assim seria uma segurança do mesmo tipo e, se um deles fosse quebrado, nenhuma certeza poderia ser derivada do outro. Supondo, no entanto, que ele se refira à “promessa” e ao “juramento”, haveria dois tipos de garantia de tipos diferentes. Na suposição de que a “promessa” foi desconsiderada – se tal suposição ainda puder ser feita, haveria a segurança do “juramento” – e, portanto, a garantia da salvação era dupla. Parece-me, portanto, que o apóstolo se refere à “promessa” e ao “juramento” de Deus, como constituindo os dois motivos de segurança para a salvação de seu povo. Essas coisas eram imutáveis ??e, quando sua palavra e juramento são passados, o que ele promete é seguro.

Em que era impossível para Deus mentir – Ou seja, seria contrário à sua natureza; não é por um momento que devemos supor; compare Tito 1: 2 , “Deus – isso não pode mentir.” A impossibilidade é uma impossibilidade “moral”, e o uso da palavra aqui explica o sentido em que as palavras “impossível, não pode”, etc., são frequentemente usadas nas Escrituras. O significado aqui é que esse era o amor de Deus pela verdade; tal santidade de caráter, que ele “não podia” falar falsamente.

Podemos ter um forte consolo – o mais forte que a mente pode conceber. O consolo de um cristão não está em sua própria força; sua esperança do céu não depende de seus próprios poderes. Seu consolo é que Deus “prometeu” a vida eterna ao seu povo e que Ele não pode provar ser falso à sua palavra; Tito 1: 2 .

Quem fugiu em busca de refúgio – Referindo-se ao fato de que um acusado de assassinato fugiu para a cidade de refúgio ou segurou um altar por segurança. Portanto, nós, culpados e merecedores da morte, fugimos para as esperanças do evangelho no Redentor.

Agarrar-se – agarrar-se e segurar-se – como alguém faz um altar quando é perseguido pelo vingador do sangue.

A esperança colocada diante de nós – A esperança da vida eterna oferecida no evangelho. Isso nos é apresentado como nosso refúgio, e para isso fugimos quando sentimos que estamos em perigo de morte. Sobre a natureza da esperança, veja as notas em Efésios 2:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

dois, etc. isto é, a promessa de Deus e o juramento de Deus.

was = is .

poder = poder.

consolo . Grego. paraklesis. Veja Atos 4:36 e App-134.

tem . Omitir.

fugiram, etc. Grego. Katapheugo. Somente aqui e Atos 14: 6 .

definido antes . Grego. prokeimai. Ver 2 Coríntios 8:12 .

Comentário de John Calvin

18. Que por duas coisas imutáveis, etc. O que Deus diz, bem como o que ele jura, é imutável. ( Salmos 12: 6 ; Números 23:19 .) Pode ser com os homens de outra maneira; pois a vaidade deles é tal que não pode haver muita firmeza em sua palavra. Mas a palavra de Deus é exaltada de várias maneiras; é puro e sem escória, como o ouro sete vezes purificado. Até Balaão, embora inimigo, ainda estava constrangido a trazer esse testemunho,

“Deus não é como os filhos dos homens que ele deve mentir, nem como os homens que ele deve se arrepender: então ele disse, e não deve fazê-lo? Ele falou e não deve torná-lo bom? ( Números 23:19 .)

A palavra de Deus, então, é uma verdade segura e, por si só, autoritária, ( a selft?p?st?? digna de confiança.) Mas quando um juramento é adicionado, é um excesso adicionado a uma medida completa. Temos, então, esse forte consolo, que Deus, que não pode enganar quando fala, não se contentando em fazer uma promessa, a confirmou por um juramento. (106)

Quem fugiu em busca de refúgio etc. Por essas palavras, ele sugere que não confiamos verdadeiramente em Deus, exceto quando abandonamos todas as outras proteções e fugimos em busca de refúgio à sua promessa certa, e sentimos a certeza de que este é nosso único asilo seguro. Por isso, pela palavra fugir, é apresentada nossa pobreza e nossa necessidade; pois não fugimos para Deus, exceto quando constrangidos. Mas quando ele acrescenta a esperança que temos diante de nós, ele sugere que não temos muito a procurar para buscar a ajuda que queremos, pois o próprio Deus por seu livre arbítrio nos encontra e coloca como se estivesse em nossas mãos o que devemos esperar. ; está posto diante de nós. Mas, como por essa verdade, ele planejou incentivar os judeus a abraçar o evangelho no qual a salvação lhes era oferecida; assim também ele privou os incrédulos, que rejeitaram o favor apresentado a eles, de toda desculpa. E, sem dúvida, isso poderia ter sido dito mais verdadeiramente após a promulgação do Evangelho do que sob a Lei: “Agora não há razão para você dizer: ‘Quem subirá ao céu? Ou quem descerá às profundezas? Ou quem passará sobre o mar? Porque quase está a palavra está na tua boca e no teu coração. ‘” (107) ( Deuteronômio 30:12 ; Romanos 10: 6 )

Mas há uma metonímia na palavra esperança, pois o efeito é colocado para a causa; e eu entendo por ele a promessa em que nossa esperança se apóia ou se baseia, pois não posso concordar com aqueles que aqui esperam a coisa esperada – de maneira alguma: e isso também deve ser acrescentado, que o apóstolo não fala de um nu promessa, suspensa como estava no ar, mas daquilo que é recebido pela fé; ou, se você preferir uma expressão curta, a esperança aqui significa a promessa apreendida pela fé. Pela palavra de posse, assim como pela esperança, ele denota firmeza.

Comentário de Adam Clarke

That by two immutable things – The promise and oath of God: the promise pledged his faithfulness and justice; the oath, all the infinite perfections of his Godhead, for he sware by himself. There is a good saying in Beracoth on Exodus 32:13 , fol. 32: Remember Abraham, Isaac, and Israel, thy servants, to whom thou swarest by thine own self. “What is the meaning of by thine own self? Rab. Eleazar answered, Thus said Moses to the holy blessed God, Lord of all the world. If thou hadst sworn to them by the heavens and the earth, then I should have said, As the heavens and the earth shall pass away, so may thy oath pass away. But now thou hast sworn unto them by thy great name, which liveth, and which endureth for ever, and for ever and ever; therefore thy oath shall endure for ever, and for ever and ever.”

This is a good thought; if God had sworn by any thing finite, that thing might fail, and then the obligation would be at an end, but he has sworn by what is infinite, and cannot fail; therefore his oath is of eternal obligation.

We might have a strong consolation – There appears to be an allusion here to the cities of refuge, and to the persons who fled to them for safety. As the person who killed his neighbor unawares was sure if he gained the city of refuge he should be safe, and had strong consolation in the hope that he should reach it, this hope animated him in his race to the city; he ran, he fled, knowing that, though in danger the most imminent of losing his life, yet, as he was now acting according to an ordinance of God, he was certain of safety provided he got to the place.

It is easy to apply this to the case of a truly penitent sinner. Thou hast sinned against God and against thy own life! The avenger of blood is at thy heels! Jesus hath shed his blood for thee, he is thy intercessor before the throne; flee to him! Lay hold on the hope of eternal life which is offered unto thee in the Gospel! Delay not one moment! Thou art never safe till thou hast redemption in his blood! God invites thee! Jesus spreads his hands to receive thee! God hath sworn that he willeth not the death of a sinner; then he cannot will thy death: take God’s oath, take his promise; credit what he bath spoken and sworn! Take encouragement! Believe on the Son of God, and thou shalt not perish, but have everlasting life!

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 6:18 . Que por duas coisas imutáveis : “Ou seja, uma promessa e um juramento, em que é impossível a Deus mentir, podemos ter forte consolo, mesmo nós que, em humilde obediência aos graciosos desígnios de seu evangelho, fugimos. para que o refúgio se apegue à esperança que nos é apresentada, o nobre prêmio que esse evangelho propõe como o grande objetivo de nossa ambição e busca “. O Dr. Heylin observa que a palavra pa?a???s??, consolação prestada , significa incitamento, e ele observa, que as palavras na próxima cláusula são figurativas, mas claras e altamente instrutivas para aqueles a quem dizem respeito; a saber, aqueles que renunciaram ao mundo e seus interesses vãos e depositam toda a sua felicidade em estar totalmente em conformidade com a vontade de Deus. A esperança de que um dia isso seja realizado neles é o refúgio para o qual eles necessariamente voam: pois sem ele a mente não pode descansar; e tendo essas pessoas retirado suas esperanças de interesses seculares, a esperança de salvação (isto é, conformidade com a vontade divina) é seu único refúgio. Uma firme adesão a essa esperança os mantém firmes no mar turbulento das tentações com as quais são agitados; pois assim a metáfora continua no próximo versículo: qual esperança temos como âncora da alma, segura e firme, etc.

Comentário de John Wesley

Que por duas coisas imutáveis, nas quais era impossível a Deus mentir, poderíamos ter um forte consolo, que fugiram para se refugiar para se apossar da esperança que nos era apresentada:

Que por duas coisas imutáveis – Sua promessa e seu juramento, em ambos, muito mais nos quais, era impossível para Deus mentir, poderíamos ter forte consolo – Engolindo todas as dúvidas e temores.

Quem fugiu – Depois de ter sido atingido por muitas tempestades.

Agarrar a esperança que temos diante de nós – Em Cristo, o objeto da nossa esperança, e a glória que esperamos através dele.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:22 – Fuja depressa, porque nada poderei fazer enquanto você não chegar lá”. Por isso a cidade foi chamada Zoar.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Números 35:11 – escolham algumas cidades para serem suas cidades de refúgio, para onde poderá fugir quem tiver matado alguém sem intenção.

Josué 20:3 – para que todo aquele que matar alguém sem intenção e acidentalmente possa fugir para lá e proteger-se do vingador da vítima.

1 Samuel 15:29 – Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

1 Reis 2:28 – Quando a notícia chegou a Joabe, que havia conspirado com Adonias, ainda que não com Absalão, ele fugiu para a Tenda do Senhor e agarrou-se às pontas do altar.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 110:4 – O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Provérbios 3:18 – A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.

Provérbios 4:13 – Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.

Isaías 27:5 – Se não, que venham buscar refúgio em mim; que façam as pazes comigo. Sim, que façam as pazes comigo”.

Isaías 32:1 – Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça.

Isaías 51:12 – “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,

Isaías 56:4 – Pois assim diz o Senhor: “Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança,

Isaías 64:7 – Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades.

Isaías 66:10 – “Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam.

Zacarias 9:12 – Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.

Mateus 3:7 – Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Lucas 2:25 – Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

2 Coríntios 1:5 – Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

2 Timóteo 2:13 – se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 3:11 – Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.

Hebreus 7:21 – mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: “O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’ “.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

1 João 1:10 – Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *