Estudo de Colossenses 1:27 – Comentado e Explicado

A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória!
Colossenses 1:27

Comentário de Albert Barnes

Para quem – para os santos.

Deus tornaria conhecido – “Desejo (grego) em tornar conhecido;” isto é, ele teve o prazer de divulgar isso. Foi escondido em seu peito até que ele escolheu revelá-lo a seus apóstolos. Era uma doutrina que o povo judeu não entendia; Efésios 3: 5-6 .

Quais são as riquezas da glória deste mistério – A rica glória desta grande e oculta verdade. Sobre o uso da palavra “riquezas”, veja as notas em Romanos 2: 4 . É uma palavra favorita do apóstolo Paulo para denotar o que é valioso ou o que é abundante. O significado aqui é que a verdade de que o evangelho deveria ser pregado a toda a humanidade era uma verdade abundante em glória.

Entre os gentios – Ou seja, a glória dessa verdade se manifesta pelos efeitos que ela produziu entre os gentios.

Que é Cristo em você, a esperança da glória – Ou, Cristo entre você. Margem. O significado é que toda essa verdade, tão cheia de glória, e tão rica e elevada em seus efeitos, é resumida nisso – que Cristo é revelado entre vocês como a fonte da esperança da glória em um mundo melhor. Essa foi a grande verdade que tanto animou o coração e despertou o zelo do apóstolo Paulo. O maravilhoso anúncio surgiu em sua mente como um dilúvio do dia, de que a oferta de salvação não deveria ser confinada, como ele havia suposto, ao povo judeu, mas que todos os homens estavam agora em um nível; que eles tinham um Salvador em comum; que o mesmo céu estava agora aberto para todos, e que não havia nenhum tão degradado e vil que eles não pudessem ter a oferta de vida tão bem quanto os outros. Paulo queimou essa grande verdade para se comunicar com o mundo inteiro; por segurá-lo e divulgá-lo, ele se envolvera em todas as dificuldades que tinha com seus próprios compatriotas; sofrera de carência, perigo e labuta; e finalmente foi feito cativo, e esperava ser morto. Era exatamente a verdade que era apropriada para despertar uma mente como a de Paulo e fazê-la; conhecido como vale todos os sacrifícios e labutas que ele suportou. A vida é bem sacrificada ao tornar conhecida tal doutrina ao mundo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

seria = desejado. App-102.

riquezas. Veja Efésios 1: 7

a glória . Veja a pág. 1511

entre . App-104.

in = entre, como acima.

glória = a glória.

Comentário de John Calvin

27. A quem Deus teve o prazer de dar a conhecer. Aqui, ele põe um freio à presunção dos homens, para que eles não se permitam ser sábios ou investigar além do que deveriam, mas possam aprender a ficar satisfeitos com essa coisa que tanto agradou a Deus. Pois o bom prazer de Deus deve ser perfeitamente suficiente para nós como razão. Isso, no entanto, é dito principalmente com o propósito de elogiar a graça de Deus; para Paulo sugere que a humanidade de modo algum proporcionou ocasião para Deus torná-los participantes desse segredo, quando ele ensina que foi levado a isso por sua própria vontade e porque estava satisfeito em fazê-lo. Pois é costume Paulo colocar o bom prazer de Deus em oposição a todos os méritos humanos e causas externas.

Quais são as riquezas. Devemos sempre prestar atenção, em que termos magníficos ele fala ao exaltar a dignidade do evangelho. Pois ele sabia muito bem que a ingratidão dos homens é tão grande que, apesar de esse tesouro ser inestimável, e a graça de Deus nele ser tão distinta, eles, no entanto, o desprezam descuidadamente, ou pelo menos pensam levianamente. Portanto, não descansando satisfeito com o termo mistério , ele acrescenta glória, e isso também não é trivial ou comum. Para as riquezas , de acordo com Paulo, denote, como é bem conhecido, amplitude. (342) Ele afirma particularmente que essas riquezas foram manifestadas entre os gentios; pois o que é mais maravilhoso que os gentios, que durante tantas eras haviam afundado na morte, a ponto de parecerem totalmente arruinados, são todos repentinamente reconhecidos entre os filhos de Deus e recebem a herança da salvação?

O que é Cristo em você. O que ele disse sobre os gentios geralmente aplica-se aos próprios colossenses, para que eles possam reconhecer com mais eficácia a graça de Deus e abraçá-la com maior reverência. Ele diz, portanto, que é Cristo, ou seja , com isso, que todo esse segredo está contido em Cristo, e que todas as riquezas da sabedoria celestial são obtidas por eles quando têm Cristo, pois o encontraremos declarando mais abertamente um pouco depois. . Ele acrescenta, em você , porque agora eles possuem Cristo, de quem ultimamente estavam tão afastados, que nada poderia exceder isso. Por fim, ele chama a Cristo a esperança da glória , para que eles saibam que nada lhes falta para uma completa benção quando tiverem obtido a Cristo. Esta é, porém, uma obra maravilhosa de Deus, que em vasos de barro e frágeis ( 2 Coríntios 4: 7 ) reside a esperança da glória celestial.

Comentário de Adam Clarke

The riches of the glory – God manifests to these how abundantly glorious this Gospel is among the Gentiles; and how effectual is this doctrine of Christ crucified to the salvation of multitudes.

Which is Christ in you, the hope of glory – In this and the following verse there are several remarkable particulars: –

    I. We find here the sum and substance of the apostle’s preaching.

  • He preached Christ, as the only Savior of sinners.
  • He proclaimed this Christ as being in them; for the design of the Gospel is to put men in possession of the Spirit and power of Christ, to make them partakers of the Divine nature, and thus prepare them for an eternal union with himself. Should it be said that the preposition e? should be translated among, it amounts to the same; for Christ was among them, to enlighten, quicken, purify, and refine them, and this he could not do without dwelling in them.
  • He preached this present and indwelling Christ as the hope of glory; for no man could rationally hope for glory who had not the pardon of his sins, and whose nature was not sanctified; and none could have pardon but through the blood of his cross; and none could have glorification but through the indwelling, sanctifying Spirit of Christ.
  • II We see the manner in which the apostles preached.

  • They warned every one – they showed every man his danger; they proved that both Jews and Gentiles were under sin; and that the wrath of God was revealed against all ungodliness and unrighteousness of men; that time and life were uncertain; and that now was the day of salvation.
  • They taught every man in all wisdom – they considered the world in a state of ignorance and darkness, every man being through sin ignorant of himself and God; and the apostles taught them to know themselves, viz., that they were sinners, wretched, helpless, and perishing; and they taught them to know God, in his purity, justice, and truth, and in his mercy through Christ Jesus. Thus they instructed men in all wisdom; for the knowledge of a man’s self and his God constitutes all that is essentially necessary to be known for present and eternal happiness.
  • III The end which the apostles had in view in thus preaching Christ: to present every man perfect in Christ Jesus. The words te?e??? e? ???st?? , perfect in or through Christ, signify two things:

  • That they should be thoroughly instructed in the doctrines of Christianity, so that they should know the truth as it is in Jesus.
  • That they should be made partakers of the grace of the Gospel, so that they might be saved from all their sins, and be filled with His fullness. The succeeding chapter amply proves that nothing less than this entered into the apostle’s design. Men may dispute as they please about Christian perfection, but without it no soul shall ever see God. He who is not saved from all sin here, cannot, to his joy, see God hereafter. This perfection of which the apostle speaks, and to which he labored to bring all men, was something to be attained in and through Christ. The apostles preached Christ in the people; and they preached him as crucified for mankind. He who died for them was to live in them, and fill their whole souls with his own purity. No indwelling sin can be tolerated by an indwelling Christ; for he came into the world to save his people from their sins.
  • IV We see who were the objects of the apostle’s ministry: the Jews and Gentiles; pa?ta a????p?? , every man, the whole human race. Every man had sinned; and for every sinner Christ had died; and he died for them that they might be saved from all their sins. The apostles never restrained the offers of salvation; they made them frankly to all, believing that it was the will of God that all should believe and be saved: hence they warned and taught every man that they might, at the day of judgment, present every man perfect in Christ Jesus; for, although their own personal ministry could not reach all the inhabitants of the earth, yet it is by the doctrines which they preached, and by the writings which they have left on record, that the earth is to be filled with the knowledge and glory of God, and the souls of men brought to the enjoyment of the fullness of the blessing of the Gospel of peace.

    Comentário de Thomas Coke

    Colossenses 1:27 . Que é Cristo em você, a esperança da glória, “Esta rica exibição da graça divina está resumida em uma palavra: Que Cristo está em você a esperança da glória eterna. Sendo formado pela graça divina em seus corações, ele traz a vocês, que outrora estavam sem esperança e sem Deus no mundo ( Efésios 2:12 .), os raios brilhantes desta perspectiva abençoada; – mesmo de uma gloriosa e santa imortalidade. ”

    Comentário de Scofield

    mistério (ver Scofield “ Mateus 13:11 “) .

    Cristo (Veja Scofield “ Efésios 4:24 “) .

    Comentário de John Wesley

    Para quem Deus faria saber quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios; que é Cristo em você, a esperança da glória:

    Cristo habitando e reinando em você, A esperança da glória – O fundamento da sua esperança.

    Referências Cruzadas

    Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

    Lucas 17:21 – nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”.

    João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

    João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

    João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

    João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

    João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

    João 17:22 – Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

    João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

    Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

    Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

    Romanos 8:18 – Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

    Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

    Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

    1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

    1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

    2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

    2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

    2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

    2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

    Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

    Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

    Gálatas 4:19 – Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.

    Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

    Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

    Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

    Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

    Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

    Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

    Filipenses 4:19 – O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

    Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

    Colossenses 2:3 – Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

    Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

    1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

    1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

    1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

    Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *