Estudo de Gálatas 1:15 – Comentado e Explicado

Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça,
Gálatas 1:15

Comentário de Albert Barnes

Mas quando agradou a Deus – Paulo traçou todas as suas esperanças de vida eterna, e todas as boas influências que alguma vez tiveram sobre sua mente, a Deus.

Quem me separou … – Ou seja, quem me destinou; ou quem propôs desde o meu nascimento que eu fosse pregador e apóstolo. O significado é que Deus, em seus propósitos secretos, o separou para ser um apóstolo. Isso não significa que ele realmente o chamou na infância, pois não era assim, mas que ele o projetou para ser um instrumento importante em suas mãos para espalhar a verdadeira religião. Jeremias Jeremias 1: 5 foi, portanto, separado, e João Batista foi assim designado cedo para o trabalho que eles realizaram posteriormente. Segue-se disso:

(1) Que Deus freqüentemente, se não sempre, tem propósitos em relação às pessoas desde o nascimento. Ele os projeta para algum importante campo de trabalho e os dota na criação com talentos adaptados a isso.

(2) não segue isso porque um jovem se desviou; e tornou-se ainda um blasfemador e um perseguidor, que Deus não o destinou a alguma obra importante e santa em seu serviço. Quantas pessoas foram chamadas, como Paulo, Newton, Bunyan e Agostinho, de uma vida de pecado para o serviço de Deus.

(3) Deus freqüentemente treina as pessoas de maneira notável para futura utilidade. Seus olhos estão neles, e Ele os observa, até que chegue a hora da conversão deles. Sua providência estava preocupada com a educação e o treinamento de Paulo. Foi pela intenção divina, com referência ao seu trabalho futuro, que ele teve tantas oportunidades de educação e conheceu tão bem as “tradições” dessa religião que ele ainda não demonstrou ser infundado e falso. Ele lhe deu a oportunidade de cultivar sua mente, e se preparar para lidar com o judeu na discussão, e mostrar a ele quão infundadas eram suas esperanças. Assim é frequentemente agora. Ele dá a um jovem a oportunidade de uma educação terminada. Talvez ele o faça cair na armadilha da infidelidade e familiarizar-se com os argumentos dos céticos, para que assim esteja mais preparado para enfrentar seus sofismas e entrar em seus sentimentos. Os olhos de Deus estão sobre eles em suas andanças, e muitas vezes eles podem vagar longe; abranger os campos da ciência; distinguir-se como eruditos, como Paulo; até que chegue o momento de sua conversão, e então, de acordo com o propósito que os separa do mundo, Deus os converte e consagra todos os seus talentos e realizações ao Seu serviço.

(4) nunca devemos nos desesperar com um jovem que se afastou de Deus. Se ele se elevou alto nas realizações; se todo o seu objetivo é ambição; ou se ele se tornou um infiel, ainda não devemos nos desesperar com ele. Ainda é possível que Deus tenha “separado” esse talento para o serviço dele desde o nascimento, e que Deus ainda queira chamar tudo ao serviço. Quão fácil foi converter Saulo de Tarso quando chegou o período adequado. Portanto, é do talento agora não convertido e não consagrado, mas cultivado entre os jovens de nossa terra. Por mais que possam ter se desviado de Deus e da virtude, ainda assim muito desse talento foi dedicado a Ele no batismo, e pelos propósitos e orações dos pais; e pode ser – como é moralmente certo da história do passado – que muito disso seja consagrado também pelo propósito e intenção divinos da nobre causa da virtude e da religião pura. Nesse talento agora aparentemente desperdiçado; nesse aprendizado agora aparentemente dedicado a outros objetivos e fins, ainda há muita coisa que adorna a causa da virtude e da religião; e quão fervorosamente devemos orar para que seja “chamado” pela graça de Deus e realmente dedicado ao Seu serviço.

E me chamou por sua graça – A caminho de Damasco. Foi uma graça especial, porque ele estava então se opondo amargamente a Ele e Sua causa.

Comentário de E.W. Bullinger

separados . Grego. aforizo . Compare Romanos 1: 1 .

ventre . Compare Isaías 49: 1 , Isaías 49: 5 . Jeremias 1: 5 . Observe as etapas:

Comentário de John Calvin

15. Mas depois disso agradou a Deus. Esta é a segunda parte da narrativa e está relacionada à sua conversão milagrosa. Ele nos diz, primeiro, que havia sido chamado pela graça de Deus para pregar Cristo entre os gentios; e, a seguir, que assim que foi chamado, sem consultar os apóstolos, ele prosseguiu sem hesitar com a execução da obra que, ele sentiu-se seguro, lhe foi imposta pela nomeação de Deus. Na construção das palavras, Erasmus difere da Vulgata. Ele os conecta da seguinte maneira: “Quando agradou a Deus que eu pregasse a Cristo entre os gentios, que me chamaram para esse fim, para que ele o revelasse por mim . Mas eu prefiro a tradução antiga; pois Cristo havia sido revelado a Paulo antes de receber um mandamento de pregar. Admitindo que Erasmus estava certo ao traduzir ?? ?µ??, por mim , ainda é adicionada a cláusula que devo pregar , com o objetivo de descrever o tipo de revelação.

O raciocínio de Paulo não parece, à primeira vista, tão forte; pois, embora ele se converteu ao cristianismo, instantaneamente, e sem consultar os apóstolos, entrou no ofício de pregar o evangelho, não se segue que ele tenha sido designado para esse ofício pela revelação de Cristo. Mas os argumentos que ele emprega são variados e, quando todos são reunidos, serão suficientemente fortes para estabelecer sua conclusão. Ele argumenta, primeiro, que havia sido chamado pela graça de Deus; a seguir, que seu apostolado havia sido reconhecido pelos outros apóstolos; e os outros argumentos a seguir. Que o leitor, portanto, lembre-se de ler toda a narrativa em conjunto e extrair a inferência, não de partes únicas, mas de todo.

Quem me separou. Essa separação foi o propósito de Deus, pelo qual Paulo foi designado para o cargo apostólico, antes que ele soubesse que havia nascido. O chamado seguiu depois no tempo apropriado, quando o Senhor fez conhecer sua vontade a respeito dele e ordenou que ele prosseguisse com a obra. Deus, sem dúvida, decretara, antes da fundação do mundo, o que ele faria com relação a cada um de nós, e designara a cada um, por seu conselho secreto, seu respectivo lugar. Mas os escritores sagrados freqüentemente introduzem esses três passos: a eterna predestinação de Deus, o destino do útero e o chamado, que é o efeito e a realização de ambos.

A palavra do Senhor que veio a Jeremias, embora expressa um pouco diferente desta passagem, tem o mesmo significado.

“Antes de te formar na barriga, eu te conhecia; e antes que saísses do ventre, eu te santifiquei; um profeta para as nações te fiz. ( Jeremias 1: 5. )

Antes que eles existissem, Jeremias havia sido designado para o cargo de profeta, e Paulo para o cargo de apóstolo; mas diz-se que ele nos separa do útero, porque a intenção de sermos enviados ao mundo é que ele possa realizar em nós o que decretou. O chamado é adiado até o momento oportuno, quando Deus nos preparou para o ofício que Ele ordena que façamos.

As palavras de Paulo podem, portanto, ser lidas assim: “Quando Deus agradou revelar seu Filho, por mim, quem me chamou, como ele havia me separado anteriormente”. Ele pretendia afirmar que seu chamado depende da eleição secreta de Deus; e que ele foi ordenado apóstolo, não porque, por sua própria indústria, havia se preparado para ocupar um cargo tão alto, ou porque Deus o considerava digno de o ter concedido, mas porque, antes de ele nascer, ele havia sido separados pelo propósito secreto de Deus.

Assim, em sua maneira usual, ele traça seu chamado para o bom prazer de Deus. Isso merece nossa atenção cuidadosa; pois nos mostra que devemos isso à bondade de Deus, não apenas que fomos eleitos e adotados para a vida eterna, mas que ele se digna a fazer uso de nossos serviços, que de outra forma seriam inúteis e que ele atribui para nós um chamado legal, no qual podemos estar empregados. O que Paulo, antes de ele nascer, lhe conferiu uma honra tão elevada? Da mesma maneira, devemos acreditar que é inteiramente um dom de Deus, e não obtido por nossa própria indústria, que fomos chamados para governar a Igreja.

As sutis distinções nas quais alguns comentaristas entraram na explicação da palavra separada são totalmente estranhas ao assunto. Dizem que Deus nos separa , não porque ele concede qualquer disposição peculiar da mente que nos distinga dos outros, mas porque ele nos designa por seu próprio propósito (28) . Embora o apóstolo tenha explicitamente atribuído sua vocação à graça gratuita de Deus, quando declarou que a separação voluntária do útero era a origem dela, ainda assim ele repete a afirmação direta de que, por seu elogio à graça divina, ele pode tirar todos os motivos de se vangloriar, e que ele possa testemunhar sua própria gratidão a Deus. Sobre esse assunto, ele não costuma expatiar livremente, mesmo quando não tem controvérsia com os falsos apóstolos.

Comentário de Adam Clarke

Quem me separou do ventre de minha mãe – Aquele a quem reconheço como Deus da natureza e Deus da graça; que me preservou por sua providência quando eu era uma criança indefesa e me salvou por sua graça quando eu era um perseguidor adulto. Para algumas observações úteis sobre essas passagens, consulte a introdução, sec. 2)

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1:15 . Quem me separou Veja Jeremias 1: 5 e a história do chamado deste apóstolo, Atos 9: 1 ; Atos 9:43 .

Comentário de John Wesley

Mas quando agradou a Deus, que me separou do ventre de minha mãe e me chamou por sua graça,

Mas quando agradou a Deus – Ele não atribui nada aos seus próprios méritos, esforços ou sinceridade.

Quem me separou do ventre de minha mãe – me separou para apóstolo, como ele fez para Jeremias como profeta. Jeremias 1: 5 . Uma predestinação incondicional como essa pode consistir, tanto com a justiça e misericórdia de Deus.

E me chamou por sua graça – por seu amor livre e onipotente, para ser cristão e apóstolo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

1 Samuel 12:22 – Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.

1 Crônicas 28:4 – “No entanto, o Senhor, o Deus de Israel, escolheu-me dentre toda a minha família para ser rei em Israel, para sempre. Ele escolheu Judá como líder, e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos de meu pai ele quis fazer-me rei de todo o Israel.

Isaías 49:1 – Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes: Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome.

Isaías 49:5 – E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força;

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Mateus 11:26 – Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 1:15 – pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

1 Coríntios 1:1 – Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 1:24 – mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Efésios 1:5 – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 3:11 – de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *