Estudo de 1 Samuel 12:22 – Comentado e Explicado

O Senhor, por causa do seu grande nome, não abandonará o seu povo, porque foi do seu agrado fazer de vós uma nação.
1 Samuel 12:22

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 12:22 . Seu nome – isto é, para sua própria honra, que sofreria muito entre os homens, se ele não preservasse e libertasse seu povo em perigos iminentes. E por essa razão Deus alega, tirá-los de todo conceito de seu próprio mérito; e assegurar-lhes que, se eles realmente se arrependessem de todos os seus pecados e servissem a Deus com todo o coração, mesmo assim, mesmo assim, sua salvação não seria devida a seus méritos, mas ao efeito da misericórdia de Deus. Para fazer de você seu povo – Fora de sua própria graça, sem qualquer deserto seu, e, portanto, ele não o abandonará, a menos que você o afaste.

Comentário de Adam Clarke

people – He will not as yet cast you off, though you have deserved it. O Senhor não abandonará o seu povo – Ele ainda não o rejeitará, embora você o tenha merecido. Seu propósito em preservá-los em sua terra e religião ainda não foi cumprido. No entanto, não foi por causa deles que ele não os rejeitou, mas por causa de seu próprio grande nome. Ele tirou suas razões de si mesmo.

Comentário de John Wesley

Porque o SENHOR não desamparará o seu povo por causa do seu grande nome; porque agradou ao SENHOR fazer de você o seu povo.

Seu nome – isto é, para sua própria honra, que sofreria muito entre os homens, se ele não preservasse e libertasse seu povo em perigos eminentes. E por essa razão Deus decidiu tirá-los de todo conceito de seu próprio mérito; e assegurar-lhes que, se eles realmente se arrependem de todos os seus pecados, e servem a Deus de todo o coração; contudo, mesmo nesse caso, sua salvação não seria devida a seus méritos; mas o efeito da misericórdia livre de Deus.

Para fazer – de sua própria graça livre, sem qualquer deserto seu, e, portanto, ele não o abandonará, a menos que você o afaste.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Exodo 32:12 – Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!

Números 14:13 – Moisés disse ao Senhor: “Então os egípcios ouvirão que pelo teu poder fizeste este povo sair dentre eles,

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 31:17 – Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: “Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? “

Deuteronômio 32:26 – Eu disse que os dispersaria e que apagaria da humanidade a lembrança deles.

Josué 7:9 – Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome? “

1 Reis 6:13 – viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo”.

2 Reis 21:14 – Abandonarei o remanescente da minha herança e o entregarei nas mãos de seus inimigos. Serão despojados e saqueados por todos os seus adversários,

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

2 Crônicas 15:2 – Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.

Salmos 94:14 – O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança.

Salmos 106:8 – Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder.

Isaías 37:35 – ” ‘Eu defenderei esta cidade e a salvarei, por amor de mim e por amor de Davi, meu servo! ’ “

Isaías 41:17 – “O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.

Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Isaías 48:11 – Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro.

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Jeremias 14:21 – Por amor do teu nome não nos desprezes; não desonres o teu trono glorioso. Lembra-te da tua aliança conosco e não a quebres.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Lamentações 3:31 – Porque o Senhor não o desprezará para sempre.

Lamentações 5:20 – Por que motivo então te esquecerias de nós? Por que haverias de desamparar-nos por tanto tempo?

Ezequiel 20:9 – Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações entre as quais estavam e à vista de quem eu tinha me revelado aos israelitas para tirá-los do Egito.

Ezequiel 20:14 – Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações à vista das quais eu os havia tirado dali.

Malaquias 1:2 – “Eu sempre os amei”, diz o Senhor. “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amaste? ’ “Não era Esaú irmão de Jacó? “, declara o Senhor. “Todavia eu amei Jacó,

Mateus 11:26 – Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Romanos 9:13 – Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”.

Romanos 11:29 – pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *