Estudo de Jeremias 33:24 – Comentado e Explicado

Não reparaste nas palavras que proferem esses homens? As duas famílias, dizem eles, que pelo Senhor haviam sido eleitas, foram por ele repelidas! É assim que desprezam meu povo, a ponto de, a seus olhos, não constituir mais uma nação.
Jeremias 33:24

Comentário de Albert Barnes

Você não considera – literalmente, você não viu, isto é, percebeu?

Esse povo – ou seja, os judeus.

Assim … – Ou, e “Meu povo, eles desprezaram”, de modo que eles “não são mais uma nação” aos seus olhos. Eles dizem que Deus rejeitou Judá, assim como Israel: e, portanto, eles se desprezam em sua relação com Deus como Seu povo da aliança, considerando sua existência nacional quase imediatamente para sempre.

Comentário de John Calvin

Ele agora atribui uma razão pela qual ele havia falado tão amplamente da libertação do povo e de sua preservação perpétua, mesmo porque as bênçãos prometidas por Deus eram consideradas incertas pelos incrédulos. Além disso, Deus não apenas lembra seu Profeta por que ele o mandou repetir tantas vezes a mesma coisa, mas também fala pelo bem do povo, para que eles saibam que essa repetição não foi em vão, como era necessário argumentar. contra sua perversa maldade; pois eles haviam enchido tanto a mente e o coração de desespero que rejeitaram todas as promessas de Deus e não deram lugar à fé ou à esperança.

Há quem explique essa passagem dos caldeus, que considerou o povo com grande desprezo. Mas essa explicação é fria e sem sentido. Não tenho dúvida, mas que Deus aqui se expõe com os israelitas, porque eles renunciaram à esperança de uma libertação; pois Jeremias não teria falado assim dos caldeus, não viste este povo? Ele expõe com Jeremias, porque não havia se mudado da cidade. Ele então mostra, de acordo com o que eu já observei, que havia a necessidade de confirmar tantas vezes o que havia sido dito tão claramente antes da volta do povo. Você não viu, ele diz, como essas pessoas falam? dizendo: Jeová agora rejeita as duas famílias que ele escolheu, o reino de Israel e o reino de Judá.

Foi de fato um evento infeliz, que as pessoas foram divididas em duas partes; pois eles deveriam ter sido uma nação. Mas, apesar da deserção das dez tribos, o corpo do povo foi despedaçado, mas o Profeta, de acordo com o modo usual de falar, diz que as duas famílias foram escolhidas. A eleição de Deus foi realmente diferente, até que a semente de Abraão possa ser uma: pois, como só há uma cabeça, deve haver apenas um corpo. Deus, porém, não expulsara totalmente as dez tribos, embora se revoltassem perversamente e impiedosamente da família de Davi. Ele então diz, de acordo com a linguagem que prevaleceu, que as duas famílias foram rejeitadas, ou seja, o reino de Israel e o reino de Judá. Agora o povo dizia que ambos foram rejeitados, o que era verdade, mas não no sentido que pretendiam; pois como foi dito antes, eles pensavam que não havia mais esperança, como se a aliança de Deus tivesse sido totalmente abolida, embora a rejeição durasse apenas um tempo.

Vemos, portanto, o que Deus reprovou na linguagem comum do povo, mesmo porque eles não alimentavam nenhuma esperança de misericórdia e perdão; por serem assombrados, deixaram de lado todo pensamento das promessas de Deus, quando viram que iriam para o exílio. Pois como antes eles se endureceram contra ameaças, agora o desespero imediatamente se apoderou de suas mentes, para que não pudessem conceber nenhuma idéia da bondade e misericórdia de Deus. Ele acrescenta que o povo era desprezível aos seus olhos, para não ser mais uma nação. Assim, em terceiro lugar, ele ensina o que já observamos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *