Estudo de Isaías 37:35 – Comentado e Explicado

Protegerei esta cidade para salvá-la, por minha causa e de Davi, meu servo.
Isaías 37:35

Comentário de Albert Barnes

Pois eu defenderei esta cidade – Apesar de tudo o que Ezequias havia feito para colocá-la em uma postura de defesa ( 2 Crônicas 32: 1 , a seguir), ainda era somente o Senhor quem poderia preservá-la.

Pelo meu próprio bem – Deus fora censurado e blasfemado por Senaqueribe. Como seu nome e poder foram blasfemados, ele diz que se justificaria, e pela honra de sua própria majestade insultada salvaria a cidade.

E por amor do meu servo Davi – Por causa da promessa que ele havia feito a ele de que não deixaria um homem sentar-se em seu trono, e que a cidade e a nação não deveriam ser destruídas até que o Messias aparecesse (ver Salmo 132). 10-18 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 37:35 . Pelo amor de Davi, meu servo Todas as promessas feitas a Davi foram feitas a ele em Cristo; ele e seu reino eram tipos do reino de Cristo. É a isso, e não aos méritos pessoais de Davi, que o escritor sagrado aqui alude.

Comentário de John Calvin

35. E eu serei um protetor. Esta é a razão da afirmação anterior, por que Senaqueribe não deveria entrar na cidade; porque o Senhor irá protegê-lo. Portanto, o Profeta pede que Ezequias e toda a nação voltem os olhos para Deus, porque a visão daquele tirano era tão alarmante que eles poderiam tremer. Da mesma maneira, se agora contemplarmos o poder de nossos inimigos, seremos dominados pelo medo, e dificilmente haverá espaço para esperança; mas devemos olhar diretamente para Deus e abraçar suas promessas, pelas quais somos defendidos como um escudo; e como Deus é suficientemente poderoso para restringir um homem mortal, devemos desviar para ele; pois essa promessa não deve se limitar a esse tempo, mas deve ser estendida a todos os tempos. No entanto, a expressão usada pelo Profeta é mais extensa e transmite um significado mais completo; pois Deus afirma que ele será o guardião e protetor da cidade; isto é, porque ele se comprometeu a defendê-lo. Daí ele deduz que ela será preservada, porque a proteção de Deus torna certa a sua preservação.

Pelo meu próprio bem. Quando ele diz que fará isso “por seu próprio bem”, conclama Ezequias e todos os crentes a lembrarem-se de sua aliança graciosa. Os judeus, embora freqüentemente e severamente castigados, provocaram obstinadamente a ira de Deus contra eles e, portanto, mereciam não apenas que ele deve privá-los de toda a assistência, mas que ele deve executar contra eles os mais altos exemplos de terrível vingança. Para, portanto, impedir que eles se desesperem, ele mostra que Deus será o defensor deles, não porque encontre alguma causa neles, mas porque olha primeiro para si mesmo, para que possa aderir firmemente ao seu propósito, não para rejeitar o posteridade de Abraão que ele adotou, para não abolir o culto religioso, para não apagar a lembrança de seu nome na terra, destruindo seu santuário; e, segundo, não expor seu nome aos escárnios e blasfêmias das nações. E essas palavras contêm uma reprovação implícita que essa nação deveria ter sentido como severa e justa; porque o bom rei teve mais dificuldade em pacificá-los do que em repelir o inimigo; pois desconfiavam e invadiam, e pensavam que não lhes restava esperança de segurança. O Senhor, portanto, não olhou para os méritos do povo ou de qualquer outra pessoa, mas apenas considerou sua própria glória; pois o contraste expresso por Ezequiel deve ser entendido aqui: “Não por você, ó casa de Israel, farei isso, mas por minha própria causa.” (70) ( Ezequiel 36:22 .) Agora, já que temos o mesmo argumento para argumentar nos dias de hoje, não hesitemos em usar esse escudo contra nossos pecados: “Embora merecemos muito mais que mil mortes, basta que Deus olhe para a sua bondade e fidelidade, para que ele cumpra o que prometeu. ” Embora não seja vantajoso para os hipócritas que Deus seja o protetor contínuo de sua Igreja, os eleitos sempre terão isso como um refúgio muito seguro, que, apesar de não trazerem nada para apaziguar a ira de Deus, ainda que Deus, movido por nada mais que sua infinita bondade, construiu sua Igreja e determinado a defendê-la, ele nunca permitirá que ela pereça.

E por causa do meu servo David. Isso é altamente digno de observação; pois, embora Deus não precisasse procurar em ninguém, mas em si mesmo, a razão pela qual ele abraçou aquela nação com uma consideração graciosa, ainda assim, não é sem uma boa razão que ele apresenta, como uma promessa muito certa de seu amor, Davi, por quem Por outro lado, ele fez um pacto e a quem ele prometeu ser pai. ( 2 Samuel 7:12 .) O Profeta não fala de Davi como um indivíduo particular, mas como um rei santo cujo trono foi estabelecido pela mão de Deus, sob cuja orientação a Igreja continuaria segura e, em resumo , quem seria o mediador entre Deus e a Igreja; pois nessa capacidade ele superou até os próprios anjos, na medida em que representava a pessoa de Cristo. Seu trono foi, de fato, logo depois derrubado, e sua coroa rasgada em pedaços, mas isso não era uma confirmação irrelevante de que Deus pretendia proteger a cidade por um tempo, porque ele decidiu não anular o que havia testemunhado a Davi a respeito. a eternidade do seu reino. E sabemos que o cativeiro do povo não deixou de lado o poder real na posteridade de Davi até que Cristo veio, que por esse motivo é chamado Davi em outras passagens. ( Jeremias 30: 9 ; Ezequiel 37:24 ; Oséias 3: 5. )

Isso mostra o grande absurdo dos papistas em alegar que é pelos méritos dos santos que Deus nos perdoa; pois aqui o caso de Davi é muito diferente do de outros santos, devido à promessa que lhe fora feita. Ele poderia ter chamado Abraão, ou qualquer outra pessoa, que não possuísse pouca autoridade na Igreja; mas, agora que ele estava falando da preservação da Igreja e da eternidade do reino de Cristo, ele nomeou de maneira peculiar aquele que expressamente, juntamente com outros, recebeu a promessa: “Este é o meu descanso, aqui vou eu habitar. ” ( Salmos 132: 14. ) Visto que, portanto, esta passagem diz respeito à promessa, e não à pessoa, os papistas são duplamente tolos ao pensar que isso dá apoio à intercessão dos santos, que é de sua própria invenção. Pelo contrário, o que eles alegam em seu próprio nome contradiz absolutamente seu erro; porque David é aqui representado como o tipo do único Mediador, que anula as intercessões que eles inventaram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *