Estudo de Deuteronômio 31:17 – Comentado e Explicado

Naquele dia, o meu furor se acenderá contra esse povo: eu o abandonarei e ocultar-lhe-ei a minha face, e ele será devorado, uma multidão de males e angústias virá sobre ele, o que lhe fará dizer: é certamente porque meu Deus não está mais comigo que me vêm todos estes males.
Deuteronômio 31:17

Comentário de John Wesley

Então a minha ira se acenderá contra eles naquele dia, e eu os abandonarei, e esconderei o meu rosto deles, e eles serão devorados, e muitos males e angústias lhes acontecerão; de modo que eles dirão naquele dia: Esses males não caem sobre nós, porque nosso Deus não está entre nós?

Esconda meu rosto – Retire meu favor e ajude. Quaisquer que sejam os problemas externos em que estamos, se tivermos apenas a luz do semblante de Deus, estaremos seguros. Mas se Deus esconde seu rosto de nós, então estamos desfeitos.

Comentário de John Calvin

17. Então minha ira se acenderá contra eles. Com essa denúncia de punição, Deus, sem dúvida, desejou restringir a insensatez do povo; mas como isso foi feito sem o lucro deles, havia outra vantagem nesta lição, a saber, que, depois de serem seriamente castigados de acordo com seus desertos, eles deveriam se arrepender por muito tempo, ainda que fosse tarde. Caso contrário, essas punições teriam sido infligidas em vão; e nunca teria sugerido a si mesmos que eles recebessem a justa recompensa de sua ingratidão e perfídia. Este é realmente o primeiro passo da prudência, voluntariamente para escolher o que é certo; mas o segundo é ter cuidado, quando ouvimos advertências, e tomar uma posição contra o mal. Mas, se nossas mentes estão tão cegas, que reprovações e ameaças não nos beneficiam de nada, ainda há uma terceira, ou seja, que aqueles que foram descuidados em prosperidade devem finalmente começar a perceber que estão feridos pela mão de Deus, e assim levados a reconhecer sua culpa. Embora, portanto, a simples advertência, desde que não fosse seguida por suas consequências, era desprezada pelos israelitas; ainda assim, quando foram instruídos ainda mais por seu resultado e pela experiência, produziram seus frutos; e o mesmo acontece diariamente com nós mesmos. Dificilmente existe um em cada dez dos piedosos que, desde que Deus adia Seus castigos, antecipa Seu julgamento, mas aqueles que são despertados de seu torpor, consideram seriamente as ameaças pelas quais até então haviam passado com indiferença e, sendo trazidas sob condenação, condenam-se.

Pela palavra ??? , ephi , aqui eu entendo melhor Sua face do que Sua ira ; (243) para a expressão é mais apropriada; e então ele expõe o efeito de Sua ira, a saber, que, sendo privados de Seu auxílio, serão vencidos por todos os tipos de males, até que sejam consumidos e pereçam. Além disso, Ele afirma que eles deveriam ser levados a dificuldades que lhes devessem extorquir a confissão, que as misérias que eles sofreram eram um sinal da alienação de Deus deles. Mas ele acrescenta que não ouviria as orações deles. Por isso, somos ensinados que, como nossa felicidade depende do favor paterno de Deus, então não há nada pior para nós do que ser abandonado por Ele, como se Ele não nos considerasse com mais cuidado; e a lição que devemos aprender é que não há nada mais desejável para nós do que Ele nos honrar com Seu semblante. Lemos respeitando todas as Suas criaturas, nos Salmos 104: 29 , que elas ficam perturbadas quando Ele esconde o Seu rosto; mas aqui é mais claramente percebido que nada pode ser imaginado mais miserável do que nós, quando “nossas iniqüidades se separaram entre nós e nosso Deus, e nossos pecados esconderam seu rosto de nós, para que ele não ouvisse”, como Isaías diz. ( Isaías 59: 2. )

Eu já afirmei que a grandeza de suas misérias é expressa quando o povo confessar que está sendo gravemente afligido, porque Deus se afastou deles; pois não eram punições leves que eles seriam levados a esse estado de sentimento, especialmente considerando sua grande dureza de coração e obstinação cega. Segue-se, então, que castigos severos são indicados, que devem obrigá-los, ainda que de má vontade, a refletir sobre a ira de Deus, da qual eles nunca haviam levado em consideração. Ainda assim, essa confissão não é referida como fruto ou sinal de arrependimento sincero; pois, se o pecador voa sinceramente para Deus, Deus certamente o encontrará, pois está inclinado à misericórdia. Porém, neste lugar, Ele declara que não será favorável a eles, mas fará com que eles se abaixem em sua miséria, pois Deus diz de si mesmo que “esconderá o rosto deles”, no versículo 18, com uma profunda significando mais do que antes, na medida em que Ele não prestará atenção em seus gemidos e lamentações, e pela própria continuação de seus castigos mostrará quão indignado é com eles.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 31:17 . Então minha ira se acenderá contra eles – Então, foi a primeira deserção deles em relação à idolatria ( 2:14 ) e assim continuou em todas as épocas, conforme lemos naquele e nos seguintes livros sagrados. Vou esconder meu rosto deles – Uma metáfora emprestada dos reis, que não permitirá que aqueles que os ofenderam entrem em sua presença e vejam seu rosto. Significa, retirarei meu favor e minha ajuda. Quaisquer que sejam os problemas externos em que estamos, se tivermos apenas a luz do semblante de Deus, estaremos seguros. Mas se Deus esconde seu rosto de nós, então estamos desfeitos. Esses males não nos atingem porque Deus não está entre nós? – Aqui vemos a verdadeira fonte da maioria dos problemas nacionais, domésticos e pessoais, a ausência de Deus ou a retirada de seu poder, proteção e bênção. Isso fez uma mudança tão notável em seus negócios, que não pôde deixar de fazê-los refletir sobre a causa disso. Veja 3: 9-15 ; 4: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

deve ser acesa. Compare 2 Reis 22:17 . Oséias 5: 3-6 . Miquéias 3: 4 .

esconda meu rosto. Alguns códices, como o Pentateuco samaritano, Targum de Onkelos, Targum de Jonathan ben Uzziel Septuagint e Siríaco, acrescentam “deles” . Compare Deuteronômio 32:20 . Isaías 8:17 ; Isaías 54: 8 ; Isaías 59: 2 ; Isaías 64: 7 . Veja também Gênesis 4:14 .

males. Veja App-44.

acontecer = encontrar. Figura de discurso Prosopopéia (App-6).

Não são. ? & c. Deveria ser “Esses males não me descobriram, porque meu Deus não está no meu meio?”

Referências Cruzadas

Números 14:42 – Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos,

Deuteronômio 29:20 – O Senhor jamais se disporá a perdoá-lo; a sua ira e o seu zelo se acenderão contra tal pessoa. Todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ela, e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.

Deuteronômio 29:24 – Todas as nações perguntarão: “Por que o Senhor fez isto a esta terra? Por que tanta ira e tanto furor? “

Deuteronômio 32:20 – “Esconderei o meu rosto deles”, disse, “e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Juízes 2:14 – A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir.

Juízes 6:13 – “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

2 Crônicas 15:2 – Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Jó 13:24 – Por que escondes o teu rosto e consideras-me teu inimigo?

Jó 34:11 – Ele retribui ao homem conforme o que este fez, e lhe dá o que a sua conduta merece.

Salmos 2:12 – Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Salmos 27:9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

Salmos 30:7 – Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado.

Salmos 89:46 – Até quando, Senhor? Para sempre te esconderás? Até quando a tua ira queimará como fogo?

Salmos 90:11 – Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido.

Salmos 104:29 – Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó.

Isaías 8:17 – Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.

Isaías 63:17 – Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança!

Isaías 64:7 – Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades.

Jeremias 23:33 – “Quando este povo ou um profeta ou um sacerdote lhe perguntar: ‘Qual é a mensagem pesada da qual o Senhor lhe encarregou? ’, diga-lhes: ‘Vocês são o peso! E eu os abandonarei’, declara o Senhor.

Jeremias 23:39 – Por isso me esquecerei de vocês e os lançarei fora da minha presença, juntamente com a cidade que dei a vocês e aos seus antepassados.

Ezequiel 39:23 – E as nações saberão que o povo de Israel foi para o exílio por causa de sua iniqüidade, porque me foram infiéis. Por isso escondi deles o meu rosto e os entreguei nas mãos de seus inimigos, e eles caíram pela espada.

Ezequiel 39:29 – Não mais esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a nação de Israel, palavra do Soberano Senhor”.

Oséias 9:12 – Mesmo que criem filhos, porei de luto cada um deles. Ai deles quando eu me afastar!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *