Estudo de Salmos 30:7 – Comentado e Explicado

Senhor, foi por favor que me destes honra e poder, mas quando escondestes vossa face fiquei aterrado.
Salmos 30:7

Comentário de Albert Barnes

Senhor, por teu favor, fizeste minha montanha ficar forte – Margem: “força estabelecida para minha montanha”. Isso se refere, apreendo, ao seu antigo estado de espírito; a sua confiança naquilo que constituía sua prosperidade, conforme mencionado no versículo anterior; ao seu sentimento, naquele estado, de que tudo que dizia respeito a si mesmo estava seguro; à sua liberdade de qualquer apreensão de que haveria alguma mudança. A palavra “montanha” parece ser usada para denotar aquilo em que ele confiava como sua segurança ou força, como a montanha, ou as colinas inacessíveis, constituíam refúgio e segurança em tempos de perigo. Veja Salmo 18: 1-2 , Salmo 18:33 ; Salmo 27: 5 . Não se refere ao Monte Moriá, nem ao Monte Sião, como alguns supuseram, pois a passagem se refere a um período anterior de sua vida em que estes não estavam em sua posse; mas ele fala de si mesmo como tendo, através do favor de Deus, colocado em uma posição forte – uma posição em que ele não temia nenhum inimigo e nenhuma mudança; onde ele se considerava inteiramente seguro – o estado de “prosperidade” a que ele se referira no verso anterior. Nesse estado, porém, Deus mostrou a ele que não havia segurança real a não ser a seu favor: segurança não naquilo que um homem pode atrair, mas apenas a favor de Deus.

Escondeste o teu rosto – Isto é, no momento em que eu estava tão confiante, e quando pensei que minha montanha estava tão forte e que eu estava tão seguro. Foi-me mostrado, então, quão inseguro e incerto era tudo em que eu confiava, e como absolutamente, depois de tudo o que eu havia feito, eu dependia da segurança de Deus. “Esconder o rosto” é sinônimo nos escritos sagrados com a retirada do favor ou com o descontentamento. Veja as notas no Salmo 13: 1 . Compare o Salmo 104: 29 .

E fiquei perturbado – fiquei confuso, perplexo, agitado, aterrorizado. Fui lançada ao medo repentino, pois tudo em que confiava com tanta confiança, tudo o que achava tão firme, foi repentinamente varrido. Não sabemos o que foi isso no caso do salmista. Pode ter sido a força de suas próprias fortificações; pode ter sido o número e a disciplina de seu exército; pode ter sido seu próprio poder e habilidade consciente como guerreiro; pode ter sido sua riqueza; pode ter sido sua saúde corporal – em referência a qualquer uma das quais ele pode ter sentido como se nada disso pudesse falhar. Quando aquilo em que ele confiava com tanta confiança foi varrido, ele ficou agitado, perturbado, ansioso. O mesmo pode ocorrer agora, e geralmente ocorre, quando as pessoas confiam em sua própria força; saúde deles; sua riqueza. De repente, qualquer um desses pode ser varrido; de repente, eles são varridos com frequência, para ensinar a esses homens – até homens bons – sua dependência de Deus, e mostrar a eles o quão inútil é qualquer outro refúgio.

Comentário de E.W. Bullinger

minha montanha: ie Sião, que Davi havia tomado recentemente ( 2 Samuel 5: 7-10 ).

esconda teu rosto. Provavelmente se refere a uma doença que se seguiu.

face. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Escondeste o rosto – Mostraste-te descontente comigo pelo meu orgulho e esquecimento de ti; e então descobri quão em vão confiava em um braço de carne.

Comentário de John Calvin

7. Ó Jeová! do teu bom prazer. Este versículo descreve a diferença que existe entre a confiança que se baseia na palavra de Deus e a segurança carnal que brota da presunção. Os verdadeiros crentes, quando confiam em Deus, não negligenciam a oração. Pelo contrário, olhando atentamente para a multidão de perigos pelos quais eles são cercados, e os múltiplos casos de fragilidade humana que passam diante de seus olhos, eles recebem um aviso deles e derramam seus corações diante de Deus. O profeta agora falhou no dever sobre este assunto; porque, ancorando-se em sua atual riqueza e tranquilidade, ou espalhando suas velas aos ventos prósperos, ele não dependia do livre favor de Deus de modo a estar pronto a qualquer momento para renunciar em suas mãos as bênçãos que ele tinha concedido a ele. O contraste deve ser observado entre aquela confiança de estabilidade que surge da ausência de problemas e a que repousa sobre o gracioso favor de Deus. Quando Davi diz que a força foi estabelecida em sua montanha, alguns intérpretes a expõem do monte Sião. Outros entendem por ele uma fortaleza ou torre fortificada, porque antigamente as fortalezas eram geralmente construídas sobre montanhas e lugares elevados. Entendo a palavra metaforicamente para significar um apoio sólido e, portanto, prontamente admito que o profeta faz alusão ao monte Sião. Assim, Davi culpa sua própria loucura, porque ele considerou não, como deveria ter feito, que não havia estabilidade no ninho que ele havia formado para si, mas apenas na boa vontade de Deus.

Escondeste o teu rosto. Aqui ele confessa que, depois de ter sido privado dos dons de Deus, isso serviu para purgar sua mente, como era pela medicina, da doença da confiança perversa. Um método maravilhoso e incrível, com certeza, que Deus, escondendo o rosto e trazendo trevas, abra os olhos de seu servo, que nada viu na ampla luz da prosperidade. Mas, portanto, é necessário que sejamos violentamente abalados, a fim de afastar as ilusões que abafam nossa fé e impedem nossas orações, e que absolutamente nos estupem com uma paixão calmante. E se Davi precisou de tal remédio, não vamos presumir que somos dotados de um estado de coração tão bom que torna inútil a nossa falta, a fim de remover de nós essa confiança carnal, que é tão era a reposição doentia que, de outro modo, nos sufocaria. Portanto, não temos motivos para pensar, embora Deus muitas vezes esconda seu rosto de nós, quando a visão dela, mesmo quando brilha serenamente sobre nós, nos torna tão terrivelmente cegos.

Comentário de John Wesley

Senhor, por teu favor, fizeste com que meu monte se mantivesse forte; escondeste o teu rosto, e fiquei perturbado.

Montanha – Meu reino: reinos são geralmente chamados montanhas em escritos proféticos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *