Estudo de Salmos 90:11 – Comentado e Explicado

Quem avalia a força de vossa cólera, e mede a vossa ira com o temor que vos é devido?
Salmos 90:11

Comentário de Albert Barnes

Quem conhece o poder da tua ira? Quem pode mensurá-lo ou fazer uma estimativa correta, como se manifesta na redução da raça das pessoas? Se a remoção de pessoas pela morte deve ser atribuída à sua raiva – ou é, em algum sentido apropriado, uma expressão da sua ira – quem pode medi-la ou entendê-la? O abate de gerações inteiras de pessoas – de nações – de centenas de milhões de seres humanos – dos grandes, dos poderosos, dos poderosos, assim como dos fracos e dos fracos, é uma incrível exibição do “poder” – de o poder – de Deus; e quem é que pode entender isso completamente? Quem pode estimar completamente a ira de Deus, se isso deve ser considerado uma expressão dela? Quem pode compreender o que é isso? Quem pode dizer, após uma exibição dessas, o que pode estar reservado, ou que demonstrações de ira ainda mais assustadoras ainda podem existir?

Mesmo de acordo com o teu medo, assim é a tua ira – literalmente: “E de acordo com o teu medo, a tua ira.” A palavra traduzida como “medo” parece aqui se referir à “reverência” devida a Deus, ou ao que há em seu caráter para inspirar reverência: inteligência, poder, majestade e grandeza; e parece que sua ira ou ira, manifestadas na redução da raça, parecem ser proporcionais a tudo em Deus que é vasto, maravilhoso, incompreensível. Como ninguém pode entender ou absorver um, assim ninguém pode entender ou absorver o outro. Deus é grande em todas as coisas; grande em si mesmo; grande em seu poder em reduzir a corrida; grande nas expressões de seu descontentamento.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 90:11 . Quem conhece o poder da tua ira? etc., isto é, “proporcionalmente ao medo e reverência que lhe são devidos, como o grande Senhor e Soberano do mundo; assim também os transgressores da tua lei podem esperar o seu castigo”. Algo parece aqui sugerido além das punições deste mundo; pois estes são o que os homens sentem e experimentam. Mas quem conhece os terríveis castigos de um futuro? Bem, portanto, essa reflexão é seguida por uma oração devota, Salmos 90:12 . Portanto, ensine-nos a contar nossos dias para que possamos aplicar nossos corações à sabedoria! significando, sem dúvida, essa sabedoria, que por si só é tal, no sentido das Sagradas Escrituras, o temente a Deus e o cumprimento de seus mandamentos; que assim, fazendo um uso correto desse espaço curto e incerto de tempo que nos é atribuído aqui, podemos, por meio da graça, nos preparar melhor para um estado futuro. Os versículos seguintes até o fim são igualmente adequados à condição das pessoas a quem eles foram destinados. Evidentemente, parece que foi dito que os israelitas no deserto, quando afastados de todas as esperanças de um Canaã terrestre e das promessas desta vida, não foram deixados destituídos de melhores esperanças, ou sem o conhecimento de um Redentor, e uma vida futura; e que Deus os está conduzindo através deste grande e terrível deserto, para humilhá- los e prová- los, para que eles possam fazer o bem (como ele mesmo diz) em seu ????? Acharith, deve ser entendido, de acordo com o sentido mais natural do palavra, em seu estado futuro.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 90:11 . Quem conhece o poder da tua ira? – A grandeza, força e efeitos terríveis da tua ira, concebidos contra os filhos dos homens, e em particular contra o teu povo, pelos seus pecados? Poucos ou nenhum o apreendem suficientemente, ou acreditam firmemente, ou o consideram devidamente, ou são afetados corretamente: todos os detalhes que são compreendidos sob essa palavra sabem. Mesmo de acordo com o teu medo, assim é a tua ira – isto é, como alguns interpretam as palavras: “Em proporção ao medo e reverência que são devidos a ti como o grande Senhor e Soberano do mundo, o mesmo acontece com os transgressores da tua lei. esperar a punição deles. ” Ou, de acordo com o medo e pavor que os homens pecadores têm, ou deveriam ter, de ti, um Deus justo e santo, assim é a tua ira. Ele tem uma proporção completa, mas, de fato, excede em muito. Esses medos de ti não são apreensões infundadas, os efeitos da ignorância e da loucura, ou da superstição, como pagãos e infiéis às vezes dizem, mas são justos e construídos em bases sólidas, e justificados pelos terríveis efeitos da tua ira sobre os homens ímpios . Nem se pode dizer da tua ira, como se costuma dizer da morte, que o medo dela é pior que a coisa em si. Houbigant traduz as palavras assim: Quem conhece, ou considera, o poder da tua ira; e tua ira, na proporção em que fores terrível? Isto é, em outras palavras: “Não obstante todas as manifestações de tua indignação contra o pecado, que introduziram a morte e todas as outras calamidades entre os homens, quem é que conhece, quem considera e põe no coração o poder todo-poderoso dessa indignação? ” Algo parece evidentemente sugerido aqui além dos castigos do pecado neste mundo; pois estes são o que os homens sentem e experimentam. Mas quem conhece os terríveis castigos de um mundo futuro? Bem, portanto, essa reflexão é seguida por uma oração devota no próximo versículo. Pois o conhecimento e a consideração aqui pretendidos são o dom de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Quem . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6.

poder. Hebraico. “oz. Soletrado com Ayin (“) aqui, mas ” az (com Aleph) nos Salmos 76: 7. Veja nota em Isaías 11: 4 .

Comentário de Adam Clarke

Quem conhece o poder dos teus irritadores – As aflições desta vida não devem ser comparadas às misérias que aguardam os que vivem e morrem sem se reconciliarem com Deus e salvos de seus pecados.

Comentário de John Calvin

11. Quem sabe o poder da tua ira? Moisés novamente volta a falar das aflições peculiares dos israelitas; pois também naquela ocasião já havia se queixado das fragilidades e misérias comuns da humanidade. Ele justamente exclama que o poder da ira de Deus é incomensuravelmente grande. Enquanto Deus retém sua mão, os homens saltitam voluntariamente como escravos fugitivos, que não têm mais medo da visão de seu mestre; nem sua natureza rebelde pode ser reduzida à obediência de nenhuma outra maneira senão por ele os atacar com o medo de seu julgamento. O significado então é que, enquanto Deus se esconde e, por assim dizer, dissimula seu descontentamento, os homens são inflados com orgulho e correm contra o pecado com impetuosidade imprudente; mas quando são compelidos a sentir o quão terrível é sua ira, esquecem sua grandiosidade e são reduzidos a nada. O que se segue: De acordo com o seu medo, assim como a sua ira, é comumente explicado como denotando que quanto mais um homem é inspirado com reverência a Deus, mais severa e severamente ele é tratado; pois “o julgamento começa na casa de Deus” ( 1 Pedro 4:17 .) Enquanto ele mima os réprobos com as coisas boas desta vida, ele desperdiça seus escolhidos com problemas contínuos; e, resumindo, “a quem ele ama, castiga” ( Hebreus 12: 6 ). É então uma doutrina verdadeira e proveitosa que ele lide mais grosseiramente com aqueles que o servem do que com os réprobos. Mas penso que Moisés tem aqui um significado diferente, ou seja, que é um santo respeito a Deus, e somente isso, que nos faz sentir verdadeira e profundamente sua raiva. Vemos que os réprobos, embora sejam severamente punidos, apenas se irritam, ou chutam contra Deus, ou ficam exasperados ou são estupefatos, como se fossem endurecidos contra todas as calamidades; até agora eles estão sendo subjugados. E embora estejam cheios de problemas e clamem em voz alta, a ira divina não penetra tanto em seus corações, como diminui seu orgulho e ferocidade. Somente as mentes dos piedosos são feridas pela ira de Deus; nem esperam seus raios, aos quais os réprobos sustentam seus pescoços duros e ferrosos, mas tremem no exato momento em que Deus move apenas seu dedo mindinho. Considero esse o verdadeiro significado do profeta. Ele havia dito que a mente humana não conseguia compreender suficientemente o pavor da ira divina. E vemos como, apesar de Deus abalar o céu e a terra, muitos não obstante, como os gigantes da antiguidade, tratam isso com escárnio e são acionados por uma arrogância tão brutal que o desprezam quando ele brande seus ferrolhos. Mas, como o salmista está tratando de uma doutrina que pertence apropriadamente aos verdadeiros crentes, ele afirma que eles têm um forte sentimento sensível da ira de Deus, que os faz silenciosamente se submeterem à sua autoridade. Embora para os iníquos sua própria consciência seja um atormentador que não lhes permite gozar de repouso, até agora esse medo secreto é ensiná-los a se humilharem, que os excita a clamarem a Deus com crescente perversidade. Em resumo, somente os fiéis são sensíveis à ira de Deus; e sendo subjugados por isso, eles reconhecem que não são nada, e com verdadeira humildade se dedicam totalmente a Ele. Essa é a sabedoria que os réprobos não podem alcançar, porque não podem deixar de lado o orgulho com o qual são inflados. Eles não são tocados com o sentimento da ira de Deus, porque não se assombram dele.

Comentário de John Wesley

Quem conhece o poder da tua ira? de acordo com o teu medo, assim é a tua ira.

Teu medo – De acordo com o medo de ti; de acordo com o medo que os homens pecadores têm de um Deus justo.

Então – ele tem plena proporção, e de fato não o excede.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *