Estudo de Isaías 63:17 – Comentado e Explicado

Por que, Senhor, desviar-nos para longe de vossos caminhos, por que tornar nossos corações insensíveis ao vosso temor? Voltai, por amor de vossos servos e das tribos de vossa herança!
Isaías 63:17

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, por que nos fizeste errar pelos teus caminhos? Lowth e Noyes demonstram isso: ‘Por que nos faz desviar do seu caminho?’ Calvino comenta sobre a passagem: ‹O profeta usa uma forma comum de falar, pois é comum nas Escrituras dizer que Deus entrega os iníquos a uma mente reprovada e endurece seus corações. Mas quando os piedosos falam assim, eles não pretendem fazer de Deus o autor do erro ou do pecado, como se fossem inocentes – ou que tirem sua própria culpa. – Deum erroris aut sceleris facere auctorem, quase sint innoxii – Mas eles parecem mais profundos e confessam, por sua própria culpa, estar alienados de Deus e destituídos de seu Espírito; e, portanto, acontece que eles são precipitados em todos os tipos de males. Diz-se que Deus endurece e cega quando liberta aqueles que serão cegados a Satanás (Satanae excaecandos tradit), que é o ministro e o executor de sua ira. ‘ (Comentário in loc .) Este parece ser um relato justo desse assunto difícil.

De qualquer forma, esta é a doutrina que foi mantida pelo pai do sistema do calvinismo; e nada mais deve ser cobrado nesse sistema, em relação a cegar e endurecer as pessoas, do que é assim declarado (compare as anotações em Isaías 6: 9-10 ; Mateus 13: 14-15 ). Não se deve supor que esse resultado tenha ocorrido por ação divina direta. Não é pelo poder positivo exercido para endurecer as pessoas e afastá-las de Deus. Nenhum homem que tenha uma visão justa de Deus pode supor que ele exerce uma ação positiva para fazê-los pecar e depois os castiga por isso; ninguém que tenha visões justas do homem e das operações de sua própria mente pode duvidar que um pecador seja voluntário em sua transgressão. É verdade, ao mesmo tempo, que Deus a previu e que ele não interpôs para evitá-la. Não, é verdade que a maldade das pessoas pode ser favorecida por sua providência abusada – como um pirata pode tirar proveito de uma brisa justa que Deus envia, para capturar um comerciante; e é verdade, também, que Deus previu que seria assim e, no entanto, escolheu, no geral, que os eventos de sua providência deveriam ser ordenados.

Seus arranjos providenciais podem ser abusados ??para a destruição de alguns, mas tendem a beneficiar e salvar muitos. O vendaval fresco que levou um navio pirático ao crime e ao derramamento de sangue pode, ao mesmo tempo, transportar muitos navios ricamente carregados em direção ao porto. Alguém pode sofrer; centenas podem se alegrar. Um pirata pode ter sucesso na prática de crimes; centenas de pessoas honestas podem ser beneficiadas. O arranjo providencial não é forçar as pessoas a pecar, nem é por causa de seus pecados. É fazer o bem e beneficiar muitos – embora isso possa levar, como conseqüência, ao endurecimento e à destruição de alguns. Ele pode, por ação direta, impedi-lo, assim como impedir o crescimento de espinhos e espinhos em um campo; mas o mesmo arranjo, ao queimar sóis, orvalhos e chuvas, também impediria o crescimento de flores, grãos e frutas e transformaria terras férteis em um deserto. É melhor que os espinhos e os espinhos cresçam, do que converter esses campos em um desperdício árido.

Retorno – Ou seja, retorne para nos abençoar.

As tribos de sua herança – As tribos judaicas mencionadas como a herança de Deus na terra.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 63:17 . Ó Senhor, por que nos fizeste errar? O coro aqui humildemente expõe com Deus. A primeira cláusula pode ser traduzida, ó Senhor, por que você nos sofreu? & c. Veja Deuteronômio 32:36 .

Comentário de Adam Clarke

Por que você nos fez errar – Um mero hebraísmo, por que você nos permitiu errar? Portanto, não nos deixe cair em tentação; não nos permita cair naquilo a que somos tentados.

Comentário de John Calvin

17. Por que fizeste desviar, ó Jeová, dos teus caminhos? Como esses modos de expressão parecem ásperos e severos, alguns pensam que os incrédulos são aqui apresentados como murmurando contra Deus e proferindo blasfêmias, com a raiva e a obstinação de homens que estão em estado de desespero. Mas a conexão em que essas palavras ocorrem não admite de maneira alguma essa interpretação; pois o Profeta aponta os frutos que resultariam das calamidades e aflições dos judeus, porque, tendo sido subjugados e domados, eles não são mais ferozes ou se entregam aos seus vícios. Por isso, têm vergonha de que no passado se afastaram tão longe do caminho certo e reconhecem sua própria falha.

E, de fato, quando eles traçam seus pecados à ira de Deus, eles não pretendem se libertar da culpa ou deixar de lado sua culpa. Mas o Profeta emprega um modo de expressão que é frequente; pois nas Escrituras é freqüentemente dito que Deus leva os homens ao erro ( 2 Tessalonicenses 2:11 😉 “os entrega a uma mente reprovada” ( Romanos 1:28 😉 e “os endurece”. ( Romanos 9:18 .) Quando os crentes falam dessa maneira, não pretendem fazer de Deus o autor do erro ou do pecado, como se fossem inocentes, ou se libertar da culpa; mas eles parecem mais altos, e reconhecem que é por culpa deles que estão afastados de Deus e privados do seu Espírito, e que essa é a razão pela qual eles mergulham em todos os tipos de males.

Aqueles que dizem que Deus nos leva ao erro por privação, ou seja, privando-nos do seu Espírito, não percebem o desígnio real; porque se diz que o próprio Deus endurece e cega, quando renuncia aos homens para serem cegados por Satanás, que é o ministro e executor de sua ira. Sem isso, estaríamos expostos à raiva de Satanás; mas, como ele não pode fazer nada sem o mandamento de Deus, a cujo domínio ele está sujeito, não haverá impropriedade em dizer que Deus é o autor de cegar e endurecer, como as Escrituras também afirmam em muitas passagens. ( Romanos 9:18 .) E, no entanto, não se pode dizer ou declarar que Deus é o autor do pecado, porque ele pune a ingratidão dos homens cegando-os dessa maneira.

Assim, os crentes aqui reconhecem que Deus os abandonou, mas que é por culpa deles; (183) e eles reconhecem a vingança justa de Deus contra eles. Do mesmo modo, quando Moisés diz que “até agora, Deus não tem dado aos olhos do povo para ver e nem ao coração para entender” ( Deuteronômio 29: 4 ), ele não atribui a culpa a Deus, mas lembra aos judeus de onde deveriam procure obter um remédio pela estupidez pela qual foram condenados. No entanto, pode parecer que aqui eles visavam outra coisa, investigando a causa e protestando com Deus, que ele deveria ter agido diferentemente em relação a eles e tratado-os com menos severidade. Mas eu respondo que os crentes sempre olham para a bondade de Deus, mesmo quando reconhecem que sofrem justamente por causa de seus pecados.

Alguns referem essas palavras ao cativeiro; como se os crentes se queixassem de que Deus lhes permitia definhar por tanto tempo em cativeiro. Como se ele tivesse dito: “A principal causa de sua obstinação é que o Senhor não permite que participem de sua graça.” Os crentes são perturbados por uma perigosa tentação, quando vêem homens perversos seguindo sua carreira sem serem punidos, e quase são levados por ela ao desespero; como é expressamente bonito por David. ( Salmos 115: 3. ) Mas acho que o significado do Profeta é mais geral; pois os crentes reconhecem que “vagaram”, porque não foram governados pelo Espírito de Deus; e eles não; expõe com Deus, mas deseja ter esse Espírito, pelo qual seus pais foram guiados e de quem obtiveram toda prosperidade.

E fez com que nosso coração se afastasse do teu medo. ????? , ( takshiach ), é traduzido por alguns, endureceu; mas como isso não concorda com as palavras “no teu medo”, eu preferi traduzi-lo “, fiz com que partissem”; para ??? , ( kashach ,) também significa “remover e colocar à distância”.

Volta por conta de teus servos. Alguns pensam que essas palavras se relacionam com todo o povo, pois as Escrituras freqüentemente dão a denominação de “servos de Deus” a todos os cidadãos da Igreja. Mas acho que eles se relacionam literalmente com Abraão, Isaque e Jacó, e isso é muito mais provável; não que o povo confiasse em sua intercessão, mas porque o Senhor havia feito um pacto com eles, que eles deveriam transmitir de mão em mão à sua posteridade. Assim, eles não sustentam esses patriarcas como homens, mas como ministros e depositários ou mensageiros da aliança, que foi o fundamento de sua confiança. Da mesma maneira, naquele salmo,

“Senhor, lembra-te de Davi” ( Salmos 132: 1 ,)

o nome do patriarca morto é mencionado a Deus, não porque os santos pensavam que ele seria seu intercessor, mas que a promessa feita a um único indivíduo, de estabelecer o reino em sua família para sempre, pertence ao corpo da pessoas.

Os papistas se apegam ansiosamente a essas palavras, como se fossem uma prova das intercessões dos santos. Mas quão fácil é responder pode ser facilmente visto a partir da verdadeira interpretação; pois os pais são mencionados, não porque tinham o direito de obter alguma coisa para eles, ou porque agora intercederam, mas porque com eles se formou uma aliança graciosa, que pertence não apenas a si mesmos, mas a toda a sua posteridade.

Para as tribos da tua herança. Acrescentei a preposição A , que foi entendida, para que o significado seja mais fácil e óbvio. É uma forma costumeira de expressão entre os hebreus: “Retorne as tribos”, em vez de “Retorne às tribos”; como se ele tivesse dito: “Volte a um estado de amizade com o seu povo.” Portanto, é evidente que o que foi dito anteriormente não tinha outro objetivo senão que o povo exortasse Deus a exercer a misericórdia, representando a Deus suas angústias e calamidades. E dessa maneira devemos chegar a Deus; isto é, recontando benefícios anteriores e colocando diante dele nossas aflições, se desejamos ser libertos deles.

Ele emprega a palavra herança, porque Deus escolheu esse povo para ser sua herança; como se ele tivesse dito: “Onde estará o seu povo, se perecermos?” Não que o Senhor estivesse ligado a esse povo, mas que ele havia prometido a eles. (184) Por conseguinte, o povo se arrisca a lembrar a Deus de sua promessa e a oferecer fervorosa oração, porque ele havia se submetido a uma obrigação voluntária, tanto para os pais quanto para a posteridade. Agora, uma vez que todas as promessas são ratificadas e confirmadas em Cristo ( 2 Coríntios 1:20 ), e como possuímos a realidade de todas as coisas, devemos ser fortalecidos por uma confiança mais forte; pois não somente o pacto foi feito em sua mão, mas foi ratificado e selado por seu sangue. Para os pais antigos também ele era de fato o Mediador, mas temos tudo mais claro e mais claro; porque eles ainda eram mantidos em meio às sombras mais escuras.

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, por que nos fizeste errar pelos teus caminhos, e endurecemos o nosso coração pelo teu medo? Volta por causa de teus servos, as tribos da tua herança.

Nos fez – sofreu para errar.

Endurecido – Sofreu para ser endurecido.

Teu medo – O medo de ti.

Servos por causa – Por nossa causa, aquele pequeno remanescente que são teus servos.

Herança – A terra de Canaã, que Deus lhes deu como herança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *