Estudo de Isaías 43:25 – Comentado e Explicado

Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e não mais me lembrar de teus pecados.
Isaías 43:25

Comentário de Albert Barnes

Eu, eu sou ele – Este versículo contém uma garantia graciosa de que seus pecados seriam apagados e a razão pela qual isso seria cometido. O pronome ‹I ‘é repetido para torná-lo enfático, como em Isaías 43:11 . Talvez Deus também planeje mostrar a eles o mal dos pecados mencionados nos versículos anteriores, pela garantia de que foram cometidos contra aquele que somente poderia perdoar e que lhes havia prometido perdão. A passagem também os lembra que somente Deus podia perdoar os pecados dos quais, como nação, eles eram culpados.

Isso apaga as tuas transgressões – Essa metáfora é tirada do costume de manter contas, onde, quando uma dívida é paga, a cobrança é apagada ou cancelada. Assim, Deus diz que apagou os pecados dos judeus. Ele os cancelou. Ele os perdoou. Obviamente, quando perdoado, o castigo não podia ser exigido, e ele os trataria como perdoados; isto é, como seus amigos.

Para meu próprio bem – Não porque você mereça, ou tenha alguma reivindicação, ou que não seria certo puni-lo. Nem mesmo principalmente para promover sua felicidade e salvação, mas por minha causa;

1. Mostrar a benevolência do meu caráter;

2. Promover minha glória por seu perdão e salvação (ver Ezequiel 36:22 ).

E não se lembrará dos teus pecados – Eles serão perdoados. Ezequias Isaías 38:17 expressa a mesma idéia dizendo: ‘você jogou todos os meus pecados nas costas.’ Podemos aprender com este versículo:

1. Que somente Deus pode perdoar o pecado. Quão vaidoso, então, é o homem tentar! Quão perverso para o homem reivindicar a prerrogativa! E, no entanto, é uma parte essencial do sistema papal que o papa e seus sacerdotes têm o poder de perdoar a penalidade da transgressão.

2. Que isto é feito por Deus unicamente por seu próprio bem. Não é

(a) porque temos alguma reivindicação, pois então não seria perdão, mas justiça. Não é

(b) porque temos algum poder para obrigar Deus a perdoar, pois quem pode lutar com ele, e como poderia o mero poder obter perdão? Não é

(c) porque temos algum mérito, pois também seria justiça e não temos mérito. Nem é

(d) principalmente para sermos felizes, pois nossa felicidade não é digna de ser nomeada, comparada com a honra de Deus. Mas é unicamente por ele – promover sua glória – mostrar suas perfeições – demonstrar a grandeza de sua misericórdia e compaixão – e mostrar seu amor eterno e ilimitado.

3. Os que são perdoados devem viver para sua glória, e não para si mesmos. Por isso eles foram perdoados, e deve ser o grande objetivo de suas vidas viver de modo a mostrar a bondade, a compaixão e o amor daquele Ser misericordioso que apagou seus pecados.

4. Se as pessoas são perdoadas, elas devem vir a Deus – e somente a Deus. Eles devem vir, não para se justificar, mas para confessar seus crimes. E eles devem vir com a vontade de que Deus os perdoe nos termos que ele quiser; no momento que ele quiser; e unicamente com o objetivo de promover sua própria glória. A menos que tenham esse sentimento, nunca poderão ser perdoados, nem devem ser perdoados.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 43:25 . Eu, eu mesmo – A quem tu assim desprezaste, e cansaste e provoquei destruir-te; sou aquele que apaga as tuas transgressões – Fora do meu livro, no qual todas foram escritas, para serem lidas a ti e cobradas sobre ti num dia futuro. Os pecados são frequentemente comparados às dívidas ( Mateus 6:12 , etc.), escritas no livro do credor, e riscadas ou apagadas quando são pagas. Pelo meu próprio bem – Ser movido para isso, não por seus méritos, mas por minha própria mera bondade e misericórdia. E não se lembrará dos teus pecados – Para puni-los e te destruir por eles, como tu mereces.

Comentário de Adam Clarke

Eu, eu sou ele – O original é extremamente abrupto: ??? ???? ???? anochi anochi hu , “Eu, eu, ele”. Existe algum mistério nesta forma? Refere-se a uma pluralidade de pessoas na Deidade?

Para meu próprio bem – No perdão do pecado, Deus não pode extrair nenhuma razão senão de sua própria infinita bondade.

Comentário de John Calvin

25. Eu sou ele. (170) Ele conclui a declaração anterior por esta exclamação, como se dissesse, que ele pode se orgulhar de seu direito, que apaga as iniquidades de seu povo e as restaura à liberdade; pois eles não têm méritos pelos quais poderiam obtê-lo, pois merecem o castigo mais severo e até a destruição. A mesma palavra é repetida duas vezes por ele, para que ele possa repreender mais profundamente a ingratidão dos homens que costumam roubar-lhe a honra que lhe pertence apenas, ou de alguma maneira jogá-la na sombra.

Aquele que apaga as tuas iniqüidades. ??? ( hu ) é o pronome demonstrativo He, usado em vez de um substantivo, como em muitas outras passagens. É apenas um significado pobre e débil que é atribuído às palavras do Profeta por aqueles que pensam que Deus reivindica por si mesmo o privilégio e a autoridade de perdoar pecados, pois ele contrasta sua misericórdia com todas as outras causas, como se declarasse que ele não é induzido por mais nada a perdoar pecados, mas está satisfeito com sua mera bondade e, conseqüentemente, que é errado atribuir méritos ou sacrifícios cuja redenção ele é o autor pela livre graça. O significado pode ser resumido ao dizer que o povo deve esperar seu retorno por nenhuma outra razão senão porque Deus perdoará livremente seus pecados e, sendo por sua própria vontade apaziguado por sua misericórdia, estenderá sua mão paterna.

O presente assunto é o perdão dos pecados; devemos ver em que ocasião foi introduzido. Sem dúvida, o Profeta significa que haverá uma redenção concedida livremente, e, portanto, ele menciona perdão em vez de redenção, porque, desde que receberam uma punição severa por seus pecados, eles devem ter sido perdoados antes de serem entregues. A causa da doença deve ser removida, se desejamos curar a própria doença; e enquanto durar a ira do Senhor, seus castigos também durarão; e, consequentemente, sua raiva deve ser aplacada, e devemos ser reconciliados com Deus, antes de sermos libertos de punições. E essa forma de expressão deve ser cuidadosamente observada em oposição à distinção infantil dos sofistas, que dizem que Deus realmente perdoa a culpa, mas que devemos satisfazer as penitências. Daí procedeu satisfações, indulgências, purgatório e inúmeros outros artifícios.

O Profeta não fala apenas de culpa, mas fala expressamente de punição que é remetida, porque os pecados foram perdoados livremente. Isso é ainda mais claramente expresso pela adição da frase para o meu próprio bem. É certo que essa limitação é contrastada com todos os méritos, ou seja, que Deus não presta atenção em nós, ou em qualquer coisa que esteja em nós, para perdoar nossos pecados, mas que ele é solicitado apenas por sua bondade; pois se ele tivesse consideração por nós, ele seria em alguns aspectos nosso devedor, e o perdão não seria de graça. Por conseguinte, Ezequiel explica o contraste,

“Não por você, farei isso, ó casa de Jacó, mas por minha própria causa.” ( Ezequiel 36:22 .)

Daí resulta que Deus é seu próprio conselheiro e se inclina livremente a perdoar pecados, pois ele não encontra nenhuma causa nos homens.

Portanto, não me lembrarei dos teus pecados. O Profeta acrescentou isso para o consolo dos piedosos, que, oprimidos pela consciência de suas transgressões, poderiam ter caído em desespero. Por esse motivo, ele os encoraja a nutrir boas esperanças e os confirma com essa confiança, dizendo que, embora sejam indignos, ele perdoará seus pecados e os libertará. Portanto, devemos traçar uma doutrina útil, de que ninguém pode ter certeza de obter perdão, a menos que confie na absoluta bondade de Deus. Aqueles que olham para suas obras devem hesitar continuamente e, por fim, desesperar-se, porque, se não forem enganados por hipocrisia grosseira, sempre terão diante de seus olhos sua própria indignidade, que os forçará a permanecer em dúvida quanto ao amor de Deus.

Quando se diz que os ministros também perdoam pecados ( João 20:23 ), não há inconsistência com esta passagem, pois são testemunhas desse perdão concedido gratuitamente. A distinção comum é que Deus perdoa pecados por seu poder, e ministros por seu cargo; mas como essa distinção não explica o significado do Profeta, devemos manter o que afirmei que Deus não apenas perdoa pecados no exercício de sua autoridade, mas que todas as bênçãos pelas quais devemos esperar fluem da fonte de Sua recompensa absoluta. Assim, o Senhor adornou a pregação do evangelho e de seus ministros, de maneira a reservar toda a autoridade para si.

Comentário de John Wesley

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e não me lembrarei dos teus pecados.

Eu – eu, a quem tu provocaste assim.

Meu próprio bem – Não por seus méritos, mas por minha mera bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *