Estudo de Filipenses 1:6 – Comentado e Explicado

Estou persuadido de que aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo.
Filipenses 1:6

Comentário de Albert Barnes

Estar confiante – é uma linguagem forte. Significa ser total e firmemente persuadido ou convencido; particípio, voz do meio, de pe??? peitho- para persuadir; compare Lucas 16:31 . “Eles também não serão persuadidos, ainda que um tenha ressuscitado dos mortos;” isto é, eles não seriam convencidos; Atos 17: 4 ; Hebreus 11:13 ; Atos 28:24 . Significa aqui que Paulo estava inteiramente convencido da verdade do que ele disse. É a linguagem de um homem que não tinha dúvidas sobre o assunto.

Aquele que iniciou uma boa obra em você – A “boa obra” aqui mencionada não pode ser outra senão religião ou verdadeira piedade. Isso é chamado obra de Deus; a obra do Senhor; ou a obra de Cristo; João 6:29 ; compare 1 Coríntios 15:58 ; 1 Coríntios 16:10 ; Filipenses 2:30 . Paulo afirma aqui que esse trabalho foi iniciado por Deus. Não era por sua própria agência ou vontade; compare as notas em João 1:13 . Foi no fato de ter sido iniciado por Deus, que ele baseou sua firme convicção de que seria permanente. Se tivesse sido a ação do homem, ele não teria essa convicção, pois nada do que o homem faz hoje pode lançar as bases de uma certa convicção de que fará a mesma coisa amanhã. Se a perseverança do cristão dependesse inteiramente de si mesmo, portanto, não haveria evidência certa de que ele chegaria ao céu.

Vai executá-lo – Margem, “Ou, terminar” A palavra grega – ?p?te??se? epitelesei- significa que ele o levaria adiante até a conclusão; ele o aperfeiçoaria. É uma forma intensiva da palavra, o que significa que ela seria realizada até o fim. Ocorre nos seguintes lugares: Lucas 13:32 , “Eu curo;” Romanos 15:28 , “quando eu tiver feito isso;” 2 Coríntios 7: 1 , “aperfeiçoando a santidade”; 2 Coríntios 8: 6 , “para que ele também terminasse em você”; 2 Coríntios 8:11 , “faça o que faz”; Gálatas 3: 3 , “agora fostes aperfeiçoados pela carne”; Hebreus 8: 5 , “quando ele estava prestes a fazer o tabernáculo”; Hebreus 9: 6 , “realizando este serviço”; e 1 Pedro 5: 9 , “são realizados em seus irmãos.” A palavra não ocorre em nenhum outro lugar; e aqui significa que Deus continuaria a obra que ele havia começado a completar. Ele não deixaria inacabado. Não seria ele que começou e depois abandonou. Isso seria ou poderia ser “realizado” ou “concluído” apenas:

(1) impedindo-os de cair da graça e,

(2) por sua perfeição completa final.

Até o dia de Jesus Cristo – O dia em que Cristo se manifestará de maneira a ser o grande objeto atraente, ou o dia em que ele parecerá se glorificar, para que se possa dizer enfaticamente que é o seu dia. Esse dia costuma ser chamado de “seu dia” ou “o dia do Senhor”, porque será o dia de seu triunfo e glória. Refere-se aqui ao dia em que o Senhor Jesus parecerá receber seu povo para si mesmo – o dia do julgamento. Podemos observar neste versículo que Paulo creu na perseverança dos santos. Seria impossível expressar uma convicção mais forte da verdade dessa doutrina do que ele fez aqui. A linguagem não poderia ser mais clara, e nada pode ser mais inequívoco do que a declaração de sua opinião de que onde Deus iniciou uma boa obra na alma, ela não será finalmente perdida. O fundamento dessa crença ele não declarou completamente, mas apenas deu uma dica. É baseado no fato de que Deus havia começado o bom trabalho. Esse fundamento de crença é algo como o seguinte:

(1) Está somente em Deus. Não está no homem em nenhum sentido. Não se deve confiar no homem para se manter. Ele é muito fraco; muito mutável; pronto demais para ser desviado; muito disposto a ceder à tentação.

(2) a confiança, portanto, está em Deus; e a evidência de que o homem renovado será mantido é esta:

(a) Deus começou a obra da graça na alma.

(b) Ele tinha um design nele. Foi deliberado e intencional. Não foi por acaso ou por acaso. Era porque ele tinha algum objeto que era digno de sua interposição.

(c) Não há razão para que ele comece tal trabalho e depois o abandone. Não pode ser porque ele não tem poder para completá-lo, ou porque há mais inimigos a serem vencidos do que ele supunha; ou porque existem dificuldades que ele não previu; ou porque não é desejável que o trabalho seja concluído. Por que então ele deveria abandoná-lo?

(d) Deus não abandona nada do que empreende. Não há mundos ou sistemas inacabados; nenhuma obra pela metade e abandonada de Suas mãos. Não há evidência em Suas obras de criação de mudança de plano, ou de ter abandonado o que Ele começou por desgosto, decepção ou falta de poder para completá-las. Por que deveria haver na salvação da alma?

(e) Ele prometeu manter a alma renovada para a vida eterna; ver João 10: 27-29 ; Hebreus 6: 17-20 ; compare Romanos 8: 29-30 .

Comentário de E.W. Bullinger

Estar confiante . Literalmente Confiante. App-150.

iniciado . Enarchomai grego. Somente aqui e Gálatas 1: 3 , Gálatas 1: 3

execute = completo. Epiteleo grego , App-125. Veja Lucas 13:00 ,

Comentário de John Calvin

6 Persuadido disso mesmo. Um motivo adicional de alegria é fornecido em sua confiança neles para o tempo vindouro. (33) Mas alguém dirá: por que os homens se atreveriam a se assegurar de amanhã em meio a uma enfermidade da natureza tão grande, em meio a tantos impedimentos, robustez e precipícios? (34) Paulo, certamente, não derivou essa confiança da firmeza ou excelência dos homens, mas simplesmente do fato de que Deus havia manifestado seu amor aos filipenses. E, sem dúvida, esta é a verdadeira maneira de reconhecer os benefícios de Deus – quando deles derivamos a ocasião de esperar bem no futuro. (35) Pois, como são ao mesmo tempo símbolos de sua bondade e de sua benevolência paternal em relação a nós, que ingratidão resultaria disso sem confirmação de esperança e boa coragem! Além disso, Deus não é como os homens, de modo a estar cansado ou exausto ao conferir bondade. 36. Portanto, os crentes exercitem-se em constante meditação sobre os favores que Deus confere, para que possam encorajar e confirmar a esperança quanto ao tempo vindouro, e sempre ponderem em sua mente este silogismo: Deus não abandona a obra que suas próprias mãos começaram, como o Profeta testemunha ( Salmos 138: 8 ; Isaías 64: 8 😉 somos obra de suas mãos; portanto, ele completará o que começou em nós. Quando digo que somos obra de suas mãos, não me refiro à mera criação, mas ao chamado pelo qual somos adotados no número de seus filhos. Pois é um sinal para nós de nossa eleição, que o Senhor nos chamou efetivamente a si mesmo por seu Espírito.

Questiona-se, no entanto, se alguém pode ter certeza da salvação de outros, pois Paulo aqui não está falando de si mesmo, mas dos filipenses. Eu respondo que a garantia que um indivíduo tem em relação à sua própria salvação é muito diferente da que ele tem em relação à de outro. Pois o Espírito de Deus é uma testemunha para mim do meu chamado, assim como ele é para cada um dos eleitos. Quanto a outros, não temos testemunho, exceto pela eficácia externa do Espírito; isto é, na medida em que a graça de Deus se manifesta neles, para que possamos conhecê-la. Existe, portanto, uma grande diferença, porque a garantia da fé permanece interiormente calada e não se estende a outros. Mas onde quer que vejamos quaisquer sinais da eleição Divina que possam ser percebidos por nós, devemos ser imediatamente estimulados a ter boa esperança, tanto para que não sejamos invejosos (37) em relação aos nossos vizinhos e retemos deles uma julgamento equitativo e gentil da caridade; e também, que possamos ser gratos a Deus. (38) Esta, porém, é uma regra geral tanto para nós mesmos quanto para os outros – que, desconfiando de nossas próprias forças, dependemos inteiramente somente de Deus.

Até o dia de Jesus Cristo A principal coisa, de fato, a ser entendida aqui é – até o término do conflito. Agora o conflito é encerrado pela morte. Como, porém, o Espírito está acostumado a falar dessa maneira em referência à última vinda de Cristo, era melhor estender o avanço da graça de Cristo à ressurreição da carne. Pois, embora aqueles que foram libertados do corpo mortal não contendam mais as concupiscências da carne e estejam, como a expressão está, fora do alcance de um único dardo, (39) ainda não haverá absurdo em falar sobre eles como no caminho do progresso, (40) na medida em que ainda não alcançaram o ponto em que aspiram; – eles ainda não desfrutam da felicidade e glória que esperavam; e, finalmente, ainda não chegou o dia de descobrir os tesouros escondidos na esperança. E, na verdade, quando a esperança é tratada, nossos olhos devem sempre ser direcionados para uma ressurreição abençoada, como o grande objetivo à vista.

Comentário de Adam Clarke

Estar confiante – Não faltará nada da parte de Deus para apoiá-lo; e para torná-lo sábio, santo e feliz; e finalmente levá-lo ao seu reino e glória.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 1: 6 . Até o dia de Jesus Cristo: Ver Filipenses 1:10 . O apóstolo fala isso de um julgamento de caridade e da conseqüente confiança que ele tinha neles; porque, diz ele, parece justo ou adequado para mim conceber essa boa esperança de você, por causa do grande carinho que retém por mim e de sua paciência em suportar as aflições semelhantes.

Comentário de Scofield

dia dos

(Veja Scofield “ 1 Coríntios 1: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Confiando nisto mesmo, que aquele que iniciou uma boa obra em você a executará até o dia de Jesus Cristo:

Ser persuadido – Os motivos dos quais a persuasão são apresentados no versículo seguinte.

Que aquele que iniciou uma boa obra em você, a aperfeiçoará até o dia de Cristo – que aquele que justificou, começou a santificá-lo, continuará esta obra, até que seja emitida em glória.

Referências Cruzadas

Salmos 138:8 – O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

João 6:29 – Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntios 1:15 – Confiando nisso, e para que vocês fossem duplamente beneficiados, planejava primeiro visitá-los

2 Coríntios 2:3 – Escrevi como escrevi para que, quando eu for, não seja entristecido por aqueles que deveriam alegrar-me. Estava confiante em que todos vocês compartilhariam da minha alegria.

2 Coríntios 7:16 – Alegro-me por poder ter plena confiança em vocês.

2 Coríntios 9:4 – a fim de que, se alguns macedônios forem comigo e os encontrarem despreparados, nós, para não mencionar vocês, não fiquemos envergonhados por tanta confiança que tivemos.

Gálatas 5:10 – Estou convencido no Senhor de que vocês não pensarão de nenhum outro modo. Aquele que os perturba, seja quem for, sofrerá a condenação.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Tessalonicenses 3:4 – Confiamos no Senhor que vocês estão fazendo e continuarão a fazer as coisas que lhes ordenamos.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Filemom 1:21 – Escrevo-lhe certo de que você me obedecerá, sabendo que fará ainda mais do lhe que peço.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *