Estudo de Colossenses 2:12 – Comentado e Explicado

Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
Colossenses 2:12

Comentário de Albert Barnes

Enterrado com ele no batismo – Veja as notas em Romanos 6: 4 .

Em que também – Em que ordenança, ou em virtude daquilo que é significado pela ordenança.

Você ressuscitou com ele – Da morte do pecado à vida da religião; Notas, Romanos 6: 4-5 ; compare as notas em Efésios 2: 5-6 .

Pela fé da operação de Deus – Por uma firme crença na ação de Deus em levantá-lo; isto é, uma crença no fato de que Deus o ressuscitou dentre os mortos. A ressurreição de Cristo é frequentemente representada como o fundamento de todas as nossas esperanças; e, como ele foi ressuscitado da sepultura para não morrer mais, assim, em virtude disso, ressuscitamos da morte do pecado para a vida espiritual eterna. A crença nisso é demonstrada pelo nosso batismo, qualquer que seja o modo em que essa ordenança é realizada, e também mostrado em um modo como outro.

Comentário de E.W. Bullinger

Enterrado com . Ver Romanos 6: 4 .

batismo . App-115. Seu batismo até a morte.

em que = em (App-104.) Quem.

também , & c. = ye foram levantados (App-178.) também, e ep. Colossenses 3: 1 e Efésios 2: 6 ,

operação . App-172.

tem . Omitir.

levantada . App-178.

de , & c. App-139.

Comentário de John Calvin

12. Enterrado com ele, no batismo. Ele explica ainda mais claramente a maneira da circuncisão espiritual – porque, sendo sepultados com Cristo , somos participantes de sua morte. Ele declara expressamente que obtemos isso por meio do batismo, para que seja mais claramente aparente que não há vantagem da circuncisão sob o reinado de Cristo. Pois alguém poderia objetar: “Por que você abole a circuncisão com esse pretexto – que sua realização está em Cristo? Abraão também não foi circuncidado espiritualmente e, no entanto, isso não impediu a adição do sinal à realidade? A circuncisão externa , portanto, não é supérflua, embora o que é interior seja conferido por Cristo. ” Paulo antecipa uma objeção desse tipo, fazendo menção ao batismo. Cristo, diz ele, realiza em nós a circuncisão espiritual, não por meio daquele sinal antigo, que estava em vigor sob Moisés, mas pelo batismo. O batismo, portanto, é um sinal da coisa que nos é apresentada, que enquanto ausente estava prefigurada pela circuncisão. O argumento é retirado da economia (374) que Deus designou; para aqueles que mantêm a circuncisão inventam um modo de dispensação diferente daquele que Deus designou.

Quando ele diz que estamos sepultados com Cristo , isso significa mais do que crucificarmos com ele; pois o enterro expressa um processo contínuo de mortificação. Quando ele diz que isso é feito por meio do batismo, como ele também diz em Romanos 6: 4 , ele fala da maneira usual, atribuindo eficácia ao sacramento, para que não signifique infrutífera o que não existe. (375) Pelo batismo, portanto, somos sepultados com Cristo , porque Cristo realiza ao mesmo tempo eficazmente a mortificação, que ele representa, para que a realidade possa ser conjugada com o sinal.

Em que também vós ressuscitais. Ele magnifica a graça que obtemos em Cristo, como sendo grandemente superior à circuncisão. “Nós não somos apenas”, diz ele, “envolvidos na morte de Cristo, mas também ressuscitamos a novidade da vida:” portanto, mais danos são causados ??a Cristo por aqueles que se esforçam para nos trazer de volta à circuncisão. Ele acrescenta, pela fé , pois é inquestionavelmente que recebemos o que nos é apresentado no batismo. Mas que ? A de sua eficácia ou operação , com a qual ele quer dizer, que a fé se funda no poder de Deus. Como, no entanto, a fé não vagueia em uma contemplação confusa e indefinida, como eles falam, do poder divino, ele sugere que eficácia deve ter em vista – aquela pela qual Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos . Ele toma isso, no entanto, como garantido, que, na medida em que é impossível que os crentes sejam separados de suas cabeças, o mesmo poder de Deus, que se manifestou em Cristo, é difundido entre todos em comum.

Comentário de Adam Clarke

Enterrado com ele no batismo – Aludindo às imersões praticadas no caso de adultos, em que a pessoa parecia estar enterrada sob a água, como Cristo foi enterrado no coração da terra. Sua ressurreição novamente a terceira, e sua saída da água, foi um emblema da ressurreição do corpo; e, neles, de uma total mudança de vida.

A fé da operação de Deus – Eles foram vivificados, mudados e salvos, por meio da fé em Cristo Jesus; cuja fé foi produzida pela operação ou energia de Deus. Crer é o ato da alma; mas a graça ou poder de crer vem do próprio Deus.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 2:12 . Enterrado com ele no batismo, Este versículo segue o que é dito no primeiro; ou seja, mostrar que o batismo deles era um emblema da verdadeira circuncisão, na medida em que assim eles fizeram a profissão de estar morto com Cristo e de ressuscitar junto com ele para uma nova vida. Compare Romanos 6: 4 . Como essa igreja em Colossos foi plantada mais cedo do que em Roma, e essa epístola foi escrita mais tarde para os romanos, confirma mais abundantemente a perpetuidade do batismo; pois supõe que todos a quem foi endereçado tenham participado dessa ordenança, fossem ou não descendentes de pais cristãos. O leitor observará que o agente mencionado neste e nos próximos três versículos é Deus Pai.

Comentário de John Wesley

Enterrados com ele no batismo, em que também vós ressuscitamos com ele pela fé na operação de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

O qual ele operou em você, quando você estava como se estivesse enterrado com ele no batismo – A maneira antiga de batizar por imersão é tão manifestamente aludida aqui, como a outra maneira de batizar por aspersão ou derramamento de água, Hebreus 10:22 . Mas nenhuma ênfase é colocada na idade dos batizados, ou na maneira de realizá-los, em um ou outro; mas somente quando ressuscitamos com Cristo, através da poderosa operação de Deus na alma; que não podemos deixar de saber com certeza, se é realmente assim: e se não experimentamos isso, nosso batismo não respondeu ao fim de sua instituição.

Pelo qual você também ressuscitou com ele – Da morte do pecado à vida de santidade. Parece que, em tudo isso, São Paulo fala de justificação, mas de santificação por completo.

Referências Cruzadas

Lucas 17:5 – Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé! “

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:8 – Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 4:5 – há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 6:2 – da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *