Estudo de Romanos 6:4 – Comentado e Explicado

Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.
Romanos 6:4

Comentário de Albert Barnes

Portanto, estamos enterrados … – É totalmente provável que o apóstolo neste lugar tenha alusão ao costume de batizar por imersão. Isso não pode, de fato, ser provado, de modo a ser suscetível a nenhuma objeção; mas presumo que essa seja a idéia que atingiria a grande massa de leitores sem preconceitos. Mas enquanto isso é admitido, também é certo que seu principal escopo e intenção não era descrever o modo do batismo; nem afirmar que esse modo deveria ser universal. O design foi muito diferente. Era para mostrar que pela profissão solene feita em nosso batismo, havíamos nos tornado mortos para o pecado, como Cristo estava morto para o mundo dos vivos ao seu redor quando ele foi sepultado; e que, como ele foi ressuscitado, devemos também elevar-nos a uma nova vida. Uma expressão semelhante ocorre em Colossenses 2:12 , “Enterrado com ele no batismo”, etc. Veja as Notas dos Editores em Mateus 3: 6 , Mateus 3:16 .

Na morte – e?? eisUnto morte; isto é, com um propósito solene de estar morto para o pecado e para o mundo. Grotius e Doddridge, no entanto, entendem isso como se referindo à morte de Cristo – para representar a morte de Cristo – ou para nos levar a uma espécie de comunhão com sua morte.

Isso gosta como – De maneira semelhante. Cristo ressuscitou da morte no sepulcro; e assim somos obrigados por nossos votos no batismo a elevar-nos a uma vida santa.

Pela glória do Pai – Talvez isso signifique, entre a glória, a majestade e as maravilhas evidenciadas pelo Pai quando ele o ressuscitou; Mateus 28: 2-3 . Ou possivelmente a palavra “glória” é usada aqui para denotar simplesmente seu poder, pois a ressurreição foi um sinal e uma exibição gloriosa de sua onipotência.

Mesmo assim – Como ele ressuscitou para uma nova vida, nós também devemos. À medida que ele ressuscitou da morte, nós, sendo mortos para o pecado e para o mundo por essa religião cuja profissão é expressa pelo batismo, devemos subir para uma nova vida, uma vida de santidade.

Deve andar – deve viver ou conduzir. A palavra “andar” é freqüentemente usada para expressar o curso da vida de um homem, ou o teor de sua conduta; Romanos 4:12 ; Romanos 8: 1 notas; 1 Coríntios 5: 7 ; 1 Coríntios 10: 3 notas; Efésios 2:10 ; Efésios 4: 1 notas, etc.

Na novidade da vida – Este é um hebraísmo para denotar nova vida. Devemos ressuscitar com Cristo para uma nova vida; e, tendo sido morto para o pecado, como ele estava morto na sepultura, devemos ressuscitar para uma vida santa, quando ele ressuscitou da sepultura. O argumento deste versículo é, portanto, extraído da natureza da profissão cristã. Pelo nosso próprio batismo, pela nossa própria profissão, nos tornamos mortos para o pecado, como Cristo se tornou morto; e sendo devotados a ele por esse batismo, somos obrigados a subir, como ele, a uma nova vida.

Embora se admita que a alusão aqui tenha sido provavelmente o costume de imersão no batismo, ainda assim a passagem não pode ser aduzida como argumento de que esse é o único modo ou que é obrigatório para todos os cristãos em todos os lugares e idades, pelo seguintes razões:

(1) O escopo ou o desígnio do apóstolo não é discutir o modo do batismo, nem declarar qualquer doutrina sobre o assunto. É uma alusão acidental no curso de uma discussão, sem afirmar ou implicar que esse era o modo universal mesmo então, menos ainda que era o único modo possível. Seu principal objetivo era declarar a obrigação dos cristãos de serem santos, pela natureza de sua profissão no batismo – uma obrigação tão impressionante e forçada quanto à aplicação da água em qualquer outro modo, como por imersão. Surge do fato do batismo, não do modo. É igualmente verdade que aqueles que são batizados por afusão, ou por aspersão, são batizados em sua morte; professam-se mortos para pecar e para o mundo, e sob a obrigação de viver para Deus, como aqueles que estão imersos. Isso resulta da natureza da ordenança, não do modo.

(2) se esse era o modo comum, não se segue que fosse o único modo, nem que fosse universalmente observado; Não há comando para que esse seja o único modo. E o simples fato de que geralmente era praticado em um clima quente, onde as abluções eram comuns, não prova que deva ser observado em meio a neves polares e gelo, e na infância, idade, fraqueza e doença; veja a nota em Atos 8: 38-39 .

(3) se isso deve ser pressionado literalmente como uma questão de obrigação, por que não deve também a seguinte expressão: “Se fomos plantados juntos” etc. etc., deve ser pressionada literalmente e é exigido que os cristãos sejam de alguma forma ” plantadas “e” enterradas “? Tal interpretação mostra apenas o absurdo de insistir em uma interpretação literal das Escrituras em casos de simples alusão, ou onde o escopo principal é ilustração por linguagem figurativa.

Comentário de E.W. Bullinger

são = eram.

enterrado com. Grego. sunthapto. Somente aqui e Colossenses 2:12 .

por . App-104.

batismo . App-115.

Cristo . App-98.

levantado . App-178.

de . App-104.

morto . App-139.

glória . ou seja, poder glorioso.

Pai . App-98.

novidade . Grego. cainotes. Somente aqui e Romanos 7: 6 .

vida . App-170.

Comentário de John Calvin

4. Fomos então sepultados com ele, etc. Ele agora começa a indicar o objetivo de termos sido batizados na morte de Cristo, embora ainda não o tenha revelado completamente; e o objetivo é – que, estando mortos para nós mesmos, possamos nos tornar novas criaturas. Ele corretamente faz uma transição de uma comunhão na morte para uma comunhão na vida; pois essas duas coisas estão conectadas por um nó indissolúvel – que o velho homem é destruído pela morte de Cristo, e que sua ressurreição traz justiça e nos torna novas criaturas. E certamente, uma vez que Cristo nos foi dado para a vida, com que propósito morremos com ele, a menos que possamos ter uma vida melhor? E, portanto, por nenhuma outra razão, ele mata o que é mortal em nós, mas para que ele possa nos dar vida novamente.

Vamos saber que o apóstolo não nos exorta simplesmente a imitar a Cristo, como se ele tivesse dito que a morte de Cristo é um padrão que todos os cristãos devem seguir; pois sem dúvida ele sobe mais alto, ao anunciar uma doutrina, com a qual conecta, como é evidente, uma exortação; e sua doutrina é esta – que a morte de Cristo é eficaz para destruir e demolir a depravação de nossa carne e sua ressurreição, para efetivar a renovação de uma natureza melhor, e que pelo batismo somos admitidos a participar dessa graça. Estabelecidas essas bases, os cristãos podem muito bem ser exortados a se esforçar para responder ao chamado. Além disso, não é preciso dizer que esse poder não é aparente em todos os batizados; pois Paulo, de acordo com sua maneira usual, onde fala dos fiéis, conecta a realidade e o efeito com o sinal externo; pois sabemos que tudo o que o Senhor oferece pelo símbolo visível é confirmado e ratificado pela fé deles. Em resumo, ele ensina qual é o verdadeiro caráter do batismo quando recebido corretamente. Então ele testifica aos gálatas, que todos os que foram batizados em Cristo puseram em Cristo. ( Gálatas 3:27 .) Assim, de fato, devemos falar, desde que a instituição do Senhor e a fé dos deuses se unam; pois nunca temos símbolos nus e vazios, exceto quando nossa ingratidão e maldade impedem a operação da beneficência divina. (185)

Pela glória do Pai, isto é, pelo poder ilustre pelo qual ele se exibia como realmente glorioso, e como se manifestava a grandeza de sua glória. Assim, freqüentemente, o poder de Deus, exercido na ressurreição de Cristo, é apresentado nas Escrituras em termos sublimes, e não sem razão; pois é de grande importância que, por um registro tão explícito do poder inefável de Deus, não apenas a fé na última ressurreição, que excede em muito a percepção da carne, mas também quanto a outros benefícios que recebemos da ressurreição de Deus. Cristo, deve ser altamente recomendado a nós. (186)

“Enterrado com ele” significa enterrado como ele, ou da mesma maneira; e assim “crucificado com ele”, em Romanos 6: 6 , é o mesmo : o prefixo dos verbos tem claramente esse significado. Veja Romanos 8:17 ; Colossenses 3: 1 ; 2 Timóteo 2:11 . “Na morte” não deve ser conectado com “plantado”, mas com “batismo”, era “um batismo na morte”, isto é, que representava a morte, até a morte para o pecado. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Nós somos enterrados com ele pelo batismo na morte – É provável que o apóstolo aqui alude ao modo de administrar o batismo por imersão, todo o corpo sendo colocado sob a água, o que parecia dizer que o homem está afogado, está morto; e, quando ele saiu da água, ele parecia ter uma ressurreição para a vida; o homem ressuscitou de novo; ele está vivo! Ele deveria, portanto, abandonar seu antigo estado gentio ao tirar a roupa e assumir um novo caráter, pois os batizados geralmente vestiam roupas novas ou novas. Eu digo que é provável que o apóstolo faça alusão a esse modo de imersão; mas não é absolutamente certo que ele faça isso, como alguns imaginam; pois, no versículo seguinte, ser incorporado a Cristo pelo batismo também é indicado por sermos plantados, ou melhor, enxertados juntos à semelhança de sua morte; e a arca de Noé flutuando sobre a água e aspergida pela chuva do céu é uma figura correspondente ao batismo, 1 Pedro 3:20 , 1 Pedro 3:21 ; mas nenhuma delas nos dá a mesma idéia da forma externa como enterrar. Devemos ter cuidado, portanto, para não enfatizar demais essas circunstâncias. Afogar-se entre os antigos era considerado o tipo mais nobre de morte; alguns pensam que o apóstolo pode fazer alusão a isso. O ponto principal é que esse batismo representa nossa morte para o pecado e nossa obrigação de andar em novidade de vida: sem a qual, de que utilidade ele ou qualquer outro rito pode ser?

Ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai – A partir disso, aprendemos que, como exigia a glória do Pai, isto é, sua energia gloriosa, ressuscitou da sepultura o corpo morto de Cristo, por isso requer o mesma energia gloriosa para acelerar a alma morta de um pecador, e capacitá-lo a andar em novidade de vida.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6: 4 . Enterrado com ele pelo batismo Como a ordenança do batismo parece claramente às vezes representada por aspersão ou vazamento de água; como particularmente quando se diz que Deus nos salva pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós abundantemente por Jesus Cristo, nosso Salvador ( Tito 3: 5-6 ): então alguns pensam que está aqui mencionado com uma alusão à deposição de um corpo debaixo d’água; e, no entanto, de acordo com esse modo de raciocínio, alude mais naturalmente ao lançamento da terra sobre o cadáver, no qual o corpo é inteiramente passivo, e de modo algum ativo ao descer para o túmulo, do que mergulhá-lo no corpo. terra ou água. Mas, afinal, sou muito sincero com o Sr. Henry, ou seu continuador, Dr. Evans, que, na exposição desta passagem, diz: “Por que esse enterro no batismo deve aludir a qualquer costume de mergulhar?” embaixo d’água no batismo, assim como nossa crucificação batismal e a morte devem ter qualquer referência, confesso que não posso ver.É claro que não é o sinal, mas a coisa significada no batismo, que o apóstolo aqui chama de sepultamento. Cristo; e a expressão do sepultamento alude ao sepultamento de Cristo. Como Cristo foi sepultado, para que ele pudesse ressuscitar para uma vida nova e mais celestial; por isso, estamos no batismo sepultado, ou seja, separado da vida do pecado, que podemos subir novamente para uma nova vida em fé e amor “. Outros pensaram que a referência é apenas aos benefícios do batismo espiritual, e que nada pode ser concluído sobre o modo externo do batismo neste versículo, mais do que no próximo, que fala de estarmos ali simbolicamente plantados à semelhança de Morte de Cristo; ou então da figura do batismo que nos salva, representada pela flutuação da arca de Noé, quando os poucos que nela estavam foram salvos pela água; 1 Pedro 3: 20-21 . Mas nenhum modo de batismo pode ser representado por nenhum deles. Como a igreja em Roma parece ter sido plantada por volta do ano 43, e essa epístola foi escrita no ano 58, ou seja, quinze anos depois; e ainda assim o apóstolo fala dos romanos convertidos em geral como batizados; deve-se supor que o batismo foi administrado àqueles cujos pais eram cristãos na época de seu nascimento. Veja Serm de Gale. vol. 2: p. 202

Comentário de John Wesley

Portanto, somos sepultados com ele pelo batismo na morte: para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de vida.

Nós estamos enterrados com ele – Aludindo à maneira antiga de batizar por imersão.

Que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória – poder glorioso. Do Pai, também nós, pelo mesmo poder, devemos ressuscitar; e como ele vive uma nova vida no céu, devemos andar em novidade de vida. Isto, diz o apóstolo, nosso próprio batismo representa para nós.

Referências Cruzadas

Mateus 28:2 – E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela.

João 2:11 – Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

João 2:19 – Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.

João 11:40 – Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? “

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 6:9 – Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 7:6 – Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 13:13 – Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

1 Coríntios 6:14 – Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

Filipenses 3:17 – Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Colossenses 4:1 – Senhores, dêem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *