Estudo de Efésios 4:17 – Comentado e Explicado

Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas idéias frívolas.
Efésios 4:17

Comentário de Albert Barnes


Digo, portanto, e testifico no Senhor – presto testemunho em nome do Senhor Jesus, ou ministrando por sua autoridade. O objetivo disso é exortá-los a andar dignos de seu alto chamado e adornar a doutrina do Salvador. Com essa visão, ele os lembra do que eram antes de serem convertidos e da maneira como os pagãos ao seu redor viviam.

Que de agora em diante não andeis – Que você não vive de agora em diante – a vida cristã está frequentemente nas Escrituras comparada a uma jornada.

Enquanto outros gentios andam – Isso mostra que provavelmente a massa de convertidos na igreja de Éfeso pertencia aos pagãos, e Paulo os considerava convertidos por gentios. Ou pode ser que ele aqui tenha se dirigido mais particularmente àquela parte da igreja, como necessitando especialmente de sua advertência e cuidado.

Na vaidade de sua mente – No caminho da loucura, ou na loucura mental. O que ele quer dizer com isso, ele especifica nos versículos seguintes. A palavra “vaidade” nas Escrituras significa mais do que mero “vazio”. Denota um erro moral, sendo aplicado geralmente àqueles que adoravam ídolos vaidosos e depois àqueles que eram alienados do Deus “verdadeiro”.

Comentário de E.W. Bullinger

testemunhar. Grego. marturomai. Veja Atos 20:26 .

daqui em diante . . . não = não mais. Grego. meketi.

outro . Omitir.

Gentios = os gentios. Eles eram gentios, mas agora são membros da igreja, Seu corpo. Compare 1 Coríntios 10:32 .

vaidade . Veja Romanos 8:20 .

mente . Compare Romanos 1:21 .

Comentário de John Calvin

17. Digo isso, portanto. O governo que Cristo designou para a edificação de sua igreja agora foi considerado. Em seguida, ele pergunta que frutos a doutrina do evangelho deve render na vida dos cristãos; ou, se você preferir, ele começa a explicar minuciosamente a natureza dessa edificação pela qual a doutrina deve ser seguida.

Que daqui em diante não andeis em vaidade. Ele primeiro os exorta a renunciar à vaidade dos incrédulos, argumentando a partir de sua inconsistência com suas visões atuais. Que aqueles que foram ensinados na escola de Cristo, e iluminados pela doutrina da salvação, sigam a vaidade, e que não respeitem as nações incrédulas e cegas sobre as quais nenhuma luz da verdade jamais brilhou, seriam singularmente tolos. Por esse motivo, ele os convida a demonstrar, pela própria vida, que eles obtiveram alguma vantagem ao se tornarem discípulos de Cristo. Para transmitir à sua exortação a maior seriedade, ele os suplica pelo nome de Deus – isto digo e testifico no Senhor (147) – lembrando-os de que, se eles desprezaram essa instrução, um dia deveriam prestar contas. .

Enquanto outros gentios andam. Ele quer dizer aqueles que ainda não haviam se convertido a Cristo. Mas, ao mesmo tempo, ele lembra aos efésios quão necessário era que eles se arrependessem, pois, por natureza, pareciam homens perdidos e condenados. A condição miserável e chocante de outras nações é apontada como motivo de uma mudança de disposição. Ele afirma que os crentes diferem dos incrédulos; e aponta, como veremos, as causas dessa diferença. No que diz respeito ao primeiro, ele acusa sua mente de vaidade: e lembremos que ele fala geralmente de todos os que não foram renovados pelo Espírito de Cristo.

Na vaidade de suas mentes. Agora, a mente ocupa a posição mais alta na constituição humana, é a sede da razão, preside a vontade e restringe os desejos pecaminosos; para que nossos teólogos da Sorbonne tenham o hábito de chamá-la de rainha. Mas, Paulo faz a mente consistir em nada mais que vaidade; e, como se ele não tivesse expressado seu significado com força suficiente, ele não dá um título melhor à filha dela, o entendimento. Essa é a minha interpretação da palavra d?a???a; pois, embora signifique o pensamento, ainda assim, como está no número singular, refere-se à faculdade de pensar. Platão, no final de seu sexto livro sobre uma república, atribui a d?a???a um lugar intermediário entre ???s?? e p?st??, mas suas observações são tão inteiramente confinadas a assuntos geométricos, para não admitir a aplicação dessa passagem. Tendo anteriormente afirmado que os homens não vêem nada, Paulo agora acrescenta que são cegos no raciocínio, mesmo nos assuntos mais importantes.

Deixe os homens agora se orgulharem do livre-arbítrio, cuja orientação é aqui marcada por uma profunda desgraça. Mas a experiência, devemos nos dizer, está abertamente em desacordo com essa opinião; pois os homens não são tão cegos a ponto de serem incapazes de ver qualquer coisa, nem tão vaidosos a ponto de serem incapazes de formar qualquer julgamento. Eu respondo, com respeito ao reino de Deus, e tudo o que se relaciona com a vida espiritual, a luz da razão humana difere pouco das trevas; pois, antes de indicar o caminho, é extinto; e seu poder de percepção é pouco mais que cegueira, pois antes de alcançar o fruto, desaparece. Os verdadeiros princípios mantidos pela mente humana lembram faíscas; (148) mas estes são sufocados pela depravação de nossa natureza, antes de serem aplicados ao seu uso adequado. Todos os homens sabem, por exemplo, que existe um Deus e que é nosso dever adorá-lo; mas tal é o poder do pecado e da ignorância, que, a partir desse conhecimento confuso, passamos todos de uma vez a um ídolo e o adoramos no lugar de Deus. E mesmo na adoração a Deus, leva a grandes erros, particularmente na primeira tabela da lei.

Quanto à segunda objeção, nosso julgamento realmente concorda com a lei de Deus no que diz respeito às meras ações externas; mas o desejo pecaminoso, que é a fonte de tudo o que é mau, escapa à nossa atenção. Além disso, Paulo não fala apenas da cegueira natural que trouxemos conosco do útero, mas também se refere a uma cegueira ainda mais grosseira, pela qual, como veremos mais tarde, Deus pune as transgressões anteriores. Concluímos observando que a razão e o entendimento que os homens naturalmente possuem os fazem aos olhos de Deus sem desculpa; mas, desde que se permitam viver de acordo com sua disposição natural, eles só podem perambular, cair e tropeçar em seus propósitos e ações. Portanto, aparece em que estimativa e valor o culto falso deve aparecer aos olhos de Deus, quando procede do abismo da vaidade e do labirinto da ignorância.

Comentário de Adam Clarke

Não ande como outros gentios andam – Vocês são chamados à santidade pelo Evangelho, os outros gentios não têm esse chamado; não ande como eles andam. Neste e nos dois versículos seguintes, o apóstolo faz um relato terrível da conduta dos pagãos que estavam sem o conhecimento do Deus verdadeiro. Vou anotar os detalhes.

1. Eles andaram na vaidade de suas mentes, na tolice de suas mentes; falta de sabedoria genuína é aquela a que o apóstolo se refere, e foi através disso que os gentios se tornaram viciados em toda espécie de idolatria; e imaginaram com carinho que poderiam obter ajuda de deuses que eram obra de suas próprias mãos! Aqui a tolice deles se manifestou.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 4:17 . Deste versículo a Efésios 4:24, o apóstolo exorta os efésios a abandonar totalmente a conversa anterior, na qual haviam passado a vida enquanto eram gentios; e pegar o que se tornou eles, e lhes era próprio, agora que eram cristãos. A vaidade da mente mencionada neste versículo aparece em Romanos 1:21 . & c. ser, a apostatização dos gentios, do verdadeiro Deus à idolatria; e, em conseqüência disso, a todo aquele modo de vida que se seguiu, e é descrito no local mencionado por São Paulo.

Comentário de John Wesley

Digo, portanto, e testifico no Senhor que a partir de agora não andareis como outros gentios, na vaidade de sua mente,

Portanto, eu digo – Ele volta para onde começou, Efésios 4: 1 .

E testifique no Senhor – Em nome e pela autoridade do Senhor Jesus.

Na vaidade de sua mente – Tendo perdido o conhecimento do Deus verdadeiro, Romanos 1:21 . Essa é a raiz de todo o mal que anda.

Referências Cruzadas

Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

Neemias 13:15 – Naqueles dias vi que em Judá alguns pisavam uvas nos tanques de prensá-las no sábado e ajuntavam trigo e o carregavam em jumentos, junto com vinho, uvas, figos e todo tipo de carga. Tudo isso era trazido para Jerusalém em pleno sábado. Então os adverti que não vendessem alimento nesse dia.

Salmos 94:8 – Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios?

Jeremias 42:19 – “Ó remanescente de Judá, o Senhor lhes disse: ‘Não vão para o Egito’. Estejam certos disto: Eu hoje os advirto

Atos dos Apóstolos 2:40 – Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida! “

Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

1 Coríntios 1:12 – Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 15:50 – Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível.

2 Coríntios 9:6 – Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

Gálatas 3:17 – Quero dizer isto: A lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa.

Gálatas 5:3 – De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a cumprir toda a lei.

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 5:3 – Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

Colossenses 2:4 – Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

1 Tessalonicenses 4:6 – Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

1 Timóteo 5:21 – Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *