Estudo de Gálatas 5:3 – Comentado e Explicado

E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a lei.
Gálatas 5:3

Comentário de Albert Barnes

Pois eu testifico novamente – Provavelmente ele havia declarado isso quando pregou o evangelho a eles primeiro, e agora agora solenemente dá testemunho da mesma coisa. Bloomfield, no entanto, supõe que a palavra “novamente” aqui ( p???? palin) significa, por outro lado, ou “além disso” ou, como diríamos, “e novamente”.

Que ele é um devedor de fazer toda a lei – Ele se compromete a obedecer toda a lei de Moisés. A circuncisão era o distintivo distintivo dos judeus, como o batismo é dos cristãos. Um homem, portanto, que foi circuncidado, tornou-se professor da religião judaica e obrigou-se a obedecer a todas as suas leis especiais. Isso deve ser entendido, é claro, com referência ao ponto em discussão; e significa, se ele fez isso com vistas à justificação, ou como algo necessário e obrigatório. Não se aplicaria a um caso como o de Timóteo, onde se tratava de mera conveniência ou prudência; veja a nota em Gálatas 5: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

testemunhar . Grego. marturomai . Ver Atos 20:26 ,

homem. Grego. anthropos . App-123.

Comentário de John Calvin

3. Pois testifico novamente . O que ele agora avança é comprovado pela contradição envolvida na afirmação oposta. Aquele que é devedor da lei inteira (82) nunca escapará da morte, mas sempre continuará sendo considerado culpado; pois nunca será encontrado homem que satisfaça a lei. (83) Sendo essa a obrigação, o homem deve inevitavelmente ser condenado, e Cristo não pode prestar-lhe nenhum serviço. Vemos então a natureza contraditória das duas proposições, que somos participantes da graça de Cristo, e ainda que somos obrigados a cumprir toda a lei. Mas não se seguirá então que nenhum dos pais foi salvo? Também não se seguirá que Timóteo foi arruinado, uma vez que Paulo fez com que ele fosse circuncidado? ( Atos 16: 3. ) Ai de nós, até que tenhamos sido emancipados da lei, pois a sujeição é inseparável da circuncisão!

Deve-se observar que Paulo está acostumado a ver a circuncisão em dois aspectos diferentes, como toda pessoa que tem melhor, deve um grau moderado de atenção em seus escritos facilmente perceberá. Na Epístola aos Romanos, ( Romanos 4:11 ), ele chama isso de “um selo da justiça da fé”; e ali, sob a circuncisão, ele inclui Cristo e a livre promessa de salvação. Mas aqui ele o contrasta com Cristo, e fé, e o evangelho, e graça – vendo-o simplesmente como um pacto legal, fundamentado no mérito das obras.

A consequência é, como já dissemos, que ele nem sempre fala da circuncisão da mesma maneira; mas o motivo da diferença deve ser levado em consideração. Quando ele vê a circuncisão em sua própria natureza, ele a torna apropriadamente um símbolo da graça, porque esse foi o compromisso de Deus. Mas quando ele está lidando com os falsos apóstolos, que abusaram da circuncisão, tornando-o um instrumento para destruir o Evangelho, ele não considera o propósito para o qual foi designado pelo Senhor, mas ataca a corrupção resultante dos homens.

Um exemplo muito marcante ocorre nesta passagem. Quando Abraão recebeu uma promessa a respeito de Cristo, e justificação pela graça gratuita e salvação eterna, a circuncisão foi adicionada, a fim de confirmar a promessa; e, assim, tornou-se, pela nomeação de Deus, um sacramento, que era subserviente à fé. Em seguida, vêm os falsos apóstolos, que fingem ser uma obra meritória, e recomendam a observância da lei, fazendo com que uma profissão de obediência seja representada pela circuncisão como um ritual de iniciação. Paulo não faz nenhuma referência aqui à nomeação de Deus, mas ataca as visões não bíblicas dos falsos apóstolos.

Será contestado que os abusos, quaisquer que sejam os que os homens maus cometem, não prejudicam as ordenanças sagradas de Deus. Eu respondo, a indicação divina da circuncisão durou apenas um tempo. Após a vinda de Cristo, deixou de ser uma instituição divina, porque o batismo havia superado em seu quarto. Por que, então, Timóteo foi circuncidado? Não certamente por conta própria, mas por causa de irmãos fracos, a quem esse ponto foi cedido. Para mostrar mais plenamente o acordo entre a doutrina dos papistas e a que Paulo se opõe, deve-se observar que os sacramentos, quando os tomamos de maneira sincera, não são obras dos homens, mas de Deus. No batismo ou na ceia do Senhor, nada fazemos além de nos apresentar a Deus, a fim de receber Sua graça. O batismo, visto em relação a nós, é uma obra passiva: nada lhe trazemos senão fé; e tudo o que pertence a ele está estabelecido em Cristo. Mas quais são os pontos de vista dos papistas? Eles inventam o opus operatum , (84) pelo qual os homens merecem a graça de Deus; e o que é isso, senão extinguir completamente a verdade do sacramento? O batismo e a ceia do Senhor são retidos por nós, porque era a vontade de Cristo que o uso deles fosse perpétuo; mas essas noções más e tolas são rejeitadas por nós com a forte aversão que elas merecem.

Comentário de Adam Clarke

Ele é um devedor para fazer toda a lei – estabelece-se, recebendo a circuncisão, sob a obrigação de cumprir todos os seus preceitos, ordenanças, etc.

Comentário de John Wesley

Pois testifico novamente a todo homem que é circuncidado, que é devedor de fazer toda a lei.

Testifico a todo homem – todo gentio.

Isso é circuncidado – Ele assim se torna um devedor – Obrigações.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 8:19 – Mas se vocês se esquecerem do Senhor, do seu Deus, e seguirem outros deuses, prestando-lhes culto e curvando-se diante deles, asseguro-lhes hoje que vocês serão destruídos.

Deuteronômio 27:26 – “Maldito quem não puser em prática as palavras desta lei”. Todo o povo dirá: “Amém! “

Deuteronômio 31:21 – E, quando muitas desgraças e dificuldades lhes sobrevierem, esta canção testemunhará contra eles, porque não será esquecida pelos seus descendentes. Sei o que estão dispostos a fazer antes mesmo de levá-los para a terra que lhes prometi sob juramento”.

Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

Neemias 9:34 – Nossos reis, nossos líderes, nossos sacerdotes e nossos antepassados não seguiram a tua Lei; não deram atenção aos teus mandamentos nem às advertências que lhes fizeste.

Mateus 23:16 – “Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.

Mateus 23:18 – Vocês também dizem: ‘Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento’.

Lucas 16:28 – pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

Atos dos Apóstolos 2:40 – Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida! “

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

1 Tessalonicenses 4:6 – Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

Tiago 2:10 – Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *