Estudo de Jeremias 42:19 – Comentado e Explicado

Eis o que vos diz o Senhor, sobreviventes de Judá: não entreis no Egito, e sabei que hoje vos dou solene aviso.
Jeremias 42:19

Comentário de Albert Barnes

O pedido feito em Jeremias 42: 3 foi cumprido: o Senhor falou. O profeta agora acrescenta esses quatro versículos como uma espécie de epílogo, no qual ele recomenda os vários pontos da mensagem divina. Nos dez dias que intervieram entre o pedido e a resposta, Jeremias percebeu que nem príncipes nem pessoas estavam dispostas a obedecer, a menos que a resposta estivesse de acordo com seus próprios desejos. Ele, portanto, faz o possível para convencê-los, mas, como sempre, era seu dever falar a verdade a homens intencionais e não obter audição.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 42:19 . O Senhor disse: Não vás para o Egito – O bom profeta, sabendo o quanto esse povo acreditava e obedecia à mensagem que Deus lhes havia enviado por ele, repete novamente o que ele havia pedido antes, assegurando que era pelo comando do Senhor que ele disse isso. Saibam certamente que eu te admoestei neste dia – o hebraico, ??? ??? have?? , testemunhou ou admoestou diante das testemunhas. “Deus ordenou aos judeus, por Moisés, que não tivessem nenhum comércio com o Egito, para que eles não praticassem os costumes idólatras daquele país ( Levítico 18: 3 ), com cujas idolatrias haviam sido contaminadas durante sua permanência lá. Depois, ele freqüentemente os reprovou por seus profetas por fazerem alianças com o Egito. E havia razões particulares, nessa época, para uma proibição tão severa, como as palavras aqui e no contexto importam, a saber, porque os judeus ou aprenderam várias de suas práticas idólatras com os egípcios, ou, pelo menos, foram confirmados naquelas maus costumes pelo seu exemplo. Além disso, era o reino rival que disputava o império com os babilônios; e assim os judeus que iam ao Egito em busca de proteção estavam, na verdade, recusando-se a se submeter ao rei da Babilônia, a quem Deus havia decretado o governo da Judéia e todos os países vizinhos, Jeremias 27: 6. ” – Lowth.

Comentário de Adam Clarke

Não vades ao Egito – Por quê? Porque Deus sabia, essa era sua miserável propensão à idolatria, que ali adotariam a adoração do país e serviriam a ídolos.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta explica mais completamente o pecado deles; pois o castigo poderia parecer extremo, se a impiedade não tivesse sido mais claramente revelada. Ele então diz que esse castigo não deve ser considerado rígido demais, porque Deus não havia apenas uma vez protestado contra os judeus e os advertido de maneira solene e diante das testemunhas; mas eles até o fim não apenas desprezaram seus conselhos e advertências, mas orgulhosamente os rejeitaram. E acrescenta, que eles negociaram de forma falsa e perfidiosa com Deus, porque fingiram que seriam obedientes assim que a vontade de Deus fosse conhecida; mas eles mostraram que, na realidade, não tinham esse objetivo; por sua própria vaidade e engano se apoderaram deles quando o Profeta lhes respondeu em nome de Deus; nem tinham o desejo de obedecer a Deus.

Vamos agora considerar as palavras: Jeová falou contra você, o remanescente de Judá. Ele novamente os chama de remanescente, para que eles se lembrem de que não tinham mais motivo para se orgulhar. Sabemos como os judeus, enquanto em prosperidade, desconsideraram os profetas; pois estavam embriagados com sua boa sorte. Mas Deus dissipou esse orgulho, com o qual eles foram preenchidos anteriormente. O Profeta também havia apresentado a eles o favor pelo qual haviam sido libertados, para que pudessem aprender a seguir a se submeter a Deus e à sua palavra. Por esse motivo, ele os chamou de remanescente, até para torná-los mais atentos e ensináveis. Mas foi feito sem nenhum benefício; pois, apesar de seus negócios serem quase sem esperança e reduzidos a quase nada, ainda assim não haviam deixado de lado o alto astral. Eles ainda estavam inchados com falsa confiança. Mas esse aviso, no entanto, serviu para torná-los mais imperdoáveis.

Se você entrar no Egito, ele diz, sabendo o que sabe, ou, sabendo que você deve saber. O verbo está no tempo futuro, embora possa ser considerado um imperativo. Mas o tempo futuro é o mais adequado, sabendo que sabereis, isto é, o próprio evento irá ensiná-lo, mas tarde demais, pois os tolos nunca são sábios até que o mal ocorra. Sabendo que sabereis que hoje protestei contra você. Deus diz que ele não havia deixado nada por fazer para trazer os judeus à mente certa; pois um protesto é geralmente feito de maneira solene, sendo convocadas testemunhas, para que ninguém possa alegar isso. ele se desviou da ignorância. Para afastar todos os motivos de desculpas, costumavam ser chamadas testemunhas. Por isso, Deus fala de acordo com a prática comum e em um sentido forense, e diz que ele havia protestado contra os judeus, para que eles por acaso não ofendessem por falta de conhecimento. Segue-se que eles pereceram conscientemente, como se tivessem buscado sua própria destruição.

Comentário de E.W. Bullinger

Não vades para o Egito. Este já havia sido um mandamento permanente para Israel ( Deuteronômio 17:16 . Isaías 31: 1. Ezequiel 17:15 ).

admoestado = testemunhou contra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *