Estudo de Gálatas 3:17 – Comentado e Explicado

Afirmo, portanto: a lei, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode anular o testamento feito por Deus em boa e devida forma e não pode tornar sem efeito a promessa.
Gálatas 3:17

Comentário de E.W. Bullinger

confirmado antes . Grego. prokuroo Somente aqui.

de = por. Grego. hupo . App-104.

em cristo Os textos omitem.

foi . Literalmente veio a existir.

quatrocentos , etc. Veja Êxodo 12:40 . App-50.

depois . Grego. meta . App-104.

não pode desanimar = não é grego. ou) disannul (grego. akurov , somente aqui, Mateus 15: 6. Marcos 7:13 ),

que deveria = para. Grego, eis .

faço . . . de nenhum efeito . Grego. katargeo . Ver Lucas 13: 7

Comentário de John Calvin

17. A lei, quatrocentos e trinta anos depois . Se ouvirmos Orígenes, Jerônimo e todos os papistas, haverá pouca dificuldade em refutar esse argumento. Paulo raciocina assim: “Uma promessa foi feita a Abraão quatrocentos e trinta anos antes da publicação da lei; portanto, a lei que veio depois não pode anular a promessa; e, portanto, ele conclui que as cerimônias não são necessárias. ” Mas pode-se objetar, os sacramentos foram dados para preservar a fé, e por que Paulo deveria separá-los da promessa? Ele os separa e passa a discutir o assunto. As cerimônias em si não são tanto consideradas por ele como algo mais elevado – o efeito da justificação que lhes foi atribuída pelos falsos apóstolos e a obrigação sobre a consciência. Das cerimônias, portanto, ele aproveita a ocasião para discutir todo o assunto da fé e das obras. Se o ponto em disputa não tivesse relação com a obtenção de retidão, com o mérito das obras ou com o enredamento da consciência, as cerimônias seriam bastante consistentes com a promessa.

O que, então, significa essa anulação da promessa, contra a qual o apóstolo se opõe? Os impostores negaram que a salvação fosse livremente prometida aos homens e recebida pela fé, e, como veremos atualmente, exortaram a necessidade de obras para merecer a salvação. Volto ao idioma de Paul. “A lei”, ele diz, “é posterior à promessa e, portanto, não a revoga; pois uma aliança uma vez sancionada deve permanecer perpetuamente vinculativa. Repito novamente, se você não entender que a promessa é livre, não haverá força na declaração; pois a lei e a promessa não estão em desacordo, mas neste único ponto, que a lei justifica um homem pelo mérito das obras, e a promessa concede justiça livremente. Isso fica bem claro quando ele a chama de aliança fundada em Cristo.

Mas aqui teremos os papistas que se opõem a nós, pois eles encontrarão um método pronto para fugir desse argumento. “Não exigimos”, dirão eles, “que as antigas cerimônias sejam mais vinculativas; que eles sejam colocados fora de questão; no entanto, um homem é justificado pela lei moral. Pois esta lei, tão antiga quanto a criação do homem, foi adiante da aliança de Deus com Abraão; de modo que o raciocínio de Paulo é frívolo ou se vale apenas das cerimônias. ” Eu respondo, Paulo levou em conta o que certamente era verdade, que, exceto por uma aliança com Deus, nenhuma recompensa é devida às obras. Admitindo, então, que a lei justifica, ainda que antes da lei os homens não pudessem merecer a salvação pelas obras, porque não havia aliança. Tudo o que afirmo agora é concedido pelos teólogos escolásticos: eles sustentam que as obras são meritórias da salvação, não por seu valor intrínseco, mas pela aceitação de Deus (para usar sua própria frase) e com base no pacto. Consequentemente, onde nenhuma aliança divina, nenhuma declaração de aceitação é encontrada, – nenhuma obra estará disponível para justificação: de modo que o argumento de Paulo é perfeitamente conclusivo. Ele nos diz que Deus fez dois convênios com os homens; um através de Abraão e outro através de Moisés. O primeiro, sendo fundado em Cristo, era livre; e, portanto, a lei, que veio depois, não poderia permitir aos homens obter a salvação senão pela graça, pois, então, “não faria a promessa de nenhum efeito”. Que esse é o significado aparece claramente do que se segue imediatamente.

Comentário de Adam Clarke

Confirmado diante de Deus em Cristo – isto é, a promessa de justificação, etc., feita aos crentes em Cristo Jesus, que são a semente espiritual de Cristo, como filhos de Abraão, a partir da semelhança de sua fé. Abraão creu em Deus, e isso lhe foi justificado; os gentios creram em Cristo e receberam justificação. Provavelmente a palavra Cristo deve ser tomada, tanto aqui como no versículo anterior, para os cristãos, como já foi sugerido. Seja como for, o sentido é claramente o mesmo; a promessa da salvação deve necessariamente ser para aqueles que crêem em Cristo, pois ele é a semente prometida, Gênesis 3:15 , através da qual toda bênção é derivada na humanidade; e através de sua semente espiritual – os verdadeiros cristãos, as conquistas da cruz estão se espalhando diariamente sobre a face da terra. A presente dispersão sem paralelo dos escritos sagrados, em todas as línguas regulares do universo, é uma prova completa de que todas as nações da Terra provavelmente serão abençoadas por eles; mas eles não têm nada além do que receberam de e através de Cristo.

Quatrocentos e trinta anos depois – Deus fez uma aliança com Abraão de que o Messias deveria brotar de sua posteridade. Esse convênio afirmava que a justificação deveria ser obtida pela fé no Messias. O Messias não veio até 1911 anos após a celebração deste pacto, e a lei foi dada 430 anos após o pacto com Abraão; portanto, a lei, que foi dada 1481 anos antes da promessa a Abrão, poderia ser cumprida (por muito o tempo decorrido entre a concessão da lei e o advento de Cristo) não poderia anular a aliança abraâmica. Este argumento é absoluto e conclusivo. Vamos revisá-lo. A promessa a Abraão respeita o Messias, e não pode ser cumprida senão nele. Os cristãos dizem que o Messias chegou, mas o advento daquele a quem eles reconhecem como o Messias não ocorreu até 1911 anos após a aliança ser feita, portanto, nenhuma transação intermediária pode afetar essa aliança. Mas a lei era uma transação intermediária, ocorrendo 430 anos após o pacto com Abraão, e não podia anular nem afetar o que não seria cumprido até 1481 anos depois. A justificação pela fé é prometida no pacto abraâmico, e atribuída a isso por si só, portanto, não se pode esperar da lei, nem suas obras justificam isso, pois a lei a esse respeito não pode anular ou afetar o pacto abraâmico. Mas suponha que você diga que a lei, que foi dada 430 anos após o pacto com Abraão, substituiu esse pacto e limitou e confinou suas bênçãos aos judeus; Eu respondo: Isso é impossível, pois a aliança se refere mais especificamente ao Messias e absorve não apenas o povo judeu, mas todas as nações; pois está escrito: Em tua descendência – o Messias e sua descendência espiritual serão abençoadas todas as nações da terra. Essa bem-aventurança universal nunca pode ser confinada, por qualquer figura de linguagem ou por qualquer ato legal, exclusivamente ao povo judeu; e, como a aliança foi legalmente feita e confirmada, não pode ser anulada, portanto deve permanecer em referência ao seu objeto.

Em oposição a nós, os judeus afirmam que o Messias ainda não chegou; então afirmamos, com base nisso, que a promessa ainda não foi cumprida; pois dar a lei a um povo não pode implicar o cumprimento da aliança abraâmica, porque isso se estende a todas as nações. No entanto, portanto, o caso pode ser discutido, a causa judaica não se beneficia dela; e a conclusão ainda se repete, a salvação não pode ser alcançada pelas obras da lei, pois a aliança é de fé; e ele somente, como declaram seus profetas, que é justificado pela fé, viverá ou será salvo. Portanto, ainda concluímos que aqueles que estão apenas sob a lei estão sob a maldição; e, como diz, quem fizer essas coisas viverá nelas, e quem pecar morrerá, não há esperança de salvação para ninguém da lei de Moisés. E o Evangelho de Jesus Cristo, proclamando a salvação pela fé em um mundo pecaminoso e arruinado, é absolutamente necessário, nem pode ser substituído por qualquer outra instituição, seja humana ou divina.

Como chegamos à soma de 430 anos pode ser visto na nota de Êxodo 12:40 ; (Nota). O Dr. Whitby também oferece uma visão satisfatória do assunto. “O apóstolo se refere à promessa feita, Gênesis 12: 3 , uma vez que somente os 430 anos serão computados, pois Abraão tinha 75 anos, Gênesis 12: 4 ; dali até o nascimento de Isaque, que aconteceu quando Abraão tinha 100 anos ( Gênesis 21: 5 ;), 25 anos; desde o nascimento até o nascimento de Jacó, 60 anos, pois Isaque tinha 60 anos quando Rebecca o deu à luz, Gênesis 25:26 . descida ao Egito, 130 anos, como ele disse ao faraó, Gênesis 47: 9. A morada dele e de sua posteridade no Egito era de 215 anos; de modo que, com sua permanência em Canaã, foram de 430 anos; ” a soma dada aqui, e em Êxodo 12:40 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:17 . Quatrocentos e trinta anos depois, A primeira promessa celebrada foi feita a Abraão quando ele tinha 75 anos, Gênesis 12: 3-4 e, a partir dessa data, até o nascimento de Isaac, quando Abraão tinha 100 anos, Gênesis 21: 5 eram 25 anos.

Isaque tinha 60 anos quando Jacó nasceu, Gênesis 25:26 . Jacó entrou no Egito aos 130 anos, Gênesis 47: 9 e os israelitas peregrinaram lá (de acordo com o LXX. Êxodo 12:40 .) 215 anos; que completa o número. Veja Atos 7: 6 .

Comentário de John Wesley

E isto eu digo, que a aliança, que foi confirmada diante de Deus em Cristo, a lei que foi quatrocentos e trinta anos depois, não pode anular, para que não faça a promessa de nenhum efeito.

E isso eu digo – o que eu quero dizer é isso.

A aliança que antes era confirmada por Deus – Pela própria promessa, pela repetição e por um juramento solene, sobre a bênção de todas as nações.

Por meio de Cristo, a lei que foi quatrocentos e trinta anos depois – Contando desde o momento em que a promessa foi feita a Abraão, Gênesis 12: 2,3 .

Não desanime, de modo a não fazer a promessa – No que diz respeito a todas as nações, se apenas os judeus a recebessem; sim, com relação a eles também, se foi por obras, de modo a substituí-la, e introduzir outra maneira de obter a bênção.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:13 – Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 17:19 – Então Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

Exodo 12:40 – Ora, o período que os israelitas viveram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Números 30:8 – Mas, se o seu marido a proibir quando o souber, anulará o voto que a obriga ou a promessa precipitada pela qual ela se obrigou, e o Senhor a livrará.

Jó 40:8 – “Você vai pôr em dúvida a minha justiça? Vai condenar-me para justificar-se?

Salmos 33:10 – O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

Isaías 14:27 – Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar?

Isaías 28:18 – Seu pacto com a morte será anulado; seu acordo com a sepultura não subsistirá. Quando vier a calamidade destruidora, vocês serão arrastados por ela.

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 8:56 – Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se”.

Atos dos Apóstolos 7:6 – Deus lhe falou desta forma: ‘Seus descendentes serão peregrinos numa terra estrangeira, e serão escravizados e maltratados por quatrocentos anos.

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

1 Coríntios 1:12 – Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

1 Coríntios 1:17 – Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus

1 Coríntios 7:29 – O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem;

1 Coríntios 10:19 – Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

2 Coríntios 1:20 – pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

2 Coríntios 9:6 – Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

Gálatas 3:15 – Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Gálatas 5:16 – Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Colossenses 2:4 – Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

Hebreus 7:18 – A ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Hebreus 11:17 – Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *