Estudo de Romanos 3:3 – Comentado e Explicado

Mas então! Se alguns deles não foram fiéis, acaso a sua infidelidade destruirá a fidelidade de Deus?
Romanos 3:3

Comentário de Albert Barnes

Para quê se alguns não acreditaram? Isso deve ser considerado como outra objeção de um judeu. “O que então? ou o que se segue? se se admitir que parte da nação não acreditou, não se segue que a fidelidade de Deus em suas promessas falhará? ” Os pontos da objeção são os seguintes:

(1) O apóstolo sustentou que a nação era pecadora Mateus 13:23 ; 2 Timóteo 3:10 ; Oséias 2:20 .

De nenhum efeito – Destrua; ou impedi-lo de cumprir suas promessas. O significado da objeção é que o fato supunha que os judeus se tornariam infiéis e se perderiam, implicaria que Deus não cumprira suas promessas à nação; ou que ele fez promessas que o resultado mostrou que ele não foi capaz de cumprir.

Comentário de E.W. Bullinger

alguns . Grego. dentes . App-124.

não acreditou . Grego. apisteo. Veja Atos 28:24 .

deve . A pergunta é apresentada por mim (App-105).

incredulidade . Grego. apistia. Ocorre doze vezes; primeiro Mateus 13:58 . Em Rom., Aqui, Romanos 4:20 ; Romanos 11:20 , Romanos 11:23 .

faço . . . sem efeito = anular. Grego. kalargeo. Ver Lucas 13: 7 .

= fidelidade. Grego. pistis. App-150.

Comentário de John Calvin

3. E se alguns, etc. Como antes, embora considerasse os judeus exultantes ao sinal nu, ele não lhes permitiu nem uma centelha de glória; agora, considerando a natureza do sinal, ele testemunha que sua virtude ( virtutem , eficácia ) não é destruída, não, nem mesmo por sua inconstância. Como então ele parecia antes sugerir que qualquer graça que houvesse no sinal da circuncisão, ela desaparecera completamente através da ingratidão dos judeus; agora, antecipando uma objeção, pergunta novamente que opinião deveria ser formada sobre ela. Existe aqui, de fato, uma espécie de reticência, pois ele expressa menos do que aquilo que pretendia ser entendido; pois ele poderia realmente ter dito que grande parte da nação havia renunciado à aliança de Deus; mas como isso teria sido muito irritante para os ouvidos dos judeus, ele mitigou sua severidade e mencionou apenas algumas.

Sua incredulidade, etc. ?ata??e?? deve apropriadamente tornar nulas e ineficazes; um significado mais adequado para esta passagem. Pois a indagação de Paulo não é tanto se a descrença dos homens neutraliza a verdade de Deus, para que ela não deva permanecer firme e constante, mas se impede o efeito e a realização dos homens. O significado, então, é: “Visto que a maioria dos judeus é violadora de convênios, a aliança de Deus é tão revogada por sua perfídia que não produz frutos entre eles? A isso, ele responde que não pode ser que a verdade de Deus perca sua estabilidade através da iniquidade do homem. Embora então a maior parte tenha anulado e pisado a aliança de Deus, ainda assim manteve sua eficácia e manifestou seu poder, não de fato a todos, mas com relação a alguns daquela nação: e é então eficaz quando a graça ou a a bênção do Senhor aproveita a salvação eterna. Mas isso não pode ser, exceto quando a promessa é recebida pela fé; pois é dessa maneira que um pacto mútuo é confirmado de ambos os lados. Ele então quer dizer que alguns já permaneceram naquela nação que, continuando a acreditar na promessa, não haviam se afastado dos privilégios da aliança.

Comentário de Adam Clarke

Judeu. Pelo que – t? ?a? , O que acontecerá se alguns não creram, etc. Se parte da nação judaica abusou de seus privilégios e agiu contrariamente às suas obrigações, sua maldade anulará a Promessa que Deus fez a Abraão, que ele faria por uma aliança eterna, seja Deus para ele e sua semente depois dele? Gênesis 17: 7 . Deus, portanto, despojando os judeus de sua honra peculiar, como você diz que ele irá falsificar sua promessa à nação, porque alguns dos judeus são homens maus?

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 3 . Para quê se alguns não acreditaram? & c.— Este e o versículo seguinte são geralmente entendidos como uma continuação e explicação da resposta do apóstolo no segundo versículo; pelo qual o sentido do terceiro e quarto versos geralmente é embaraçado, pois eles não admitem uma conexão com o segundo verso. Pois na verdade, Romanos 3: 3 não são as palavras do apóstolo, mas uma segunda pergunta ou objeção apresentada pelos judeus: nem é ?a?, pois, de forma causal, mostrar a razão pela qual ter os oráculos de Deus cometidos a eles era um privilégio, apesar de sua descrença; mas as palavras originais t? ?a?, são interrogativos e podem ser traduzidos, bem, e o quê? E assim a frase é freqüentemente usada em Memórias de Sócrates, de Xenofonte: veja particularmente lib. 2. 100. 6 seita. 2. De onde parece que a frase t? ?a?, em um diálogo, e quando a palavra t? não tem o seguinte substantivo para concordar com ela, é uma forma de introduzir outra pergunta ou objeção pelo investigador. E como o apóstolo neste lugar está mantendo um diálogo após a maneira socrática, deve ser entendido como o avanço de uma nova pergunta ou objeção; e, portanto, tudo é correto e fácil, o que de outra forma está em grande desordem. Não acreditava, deveria ser, não foi fiel; isto é, não foram obedientes. Veja 1 animal de estimação. ii 7. O judeu aqui faz alusão à acusação de iniquidade que o apóstolo havia feito contra os judeus no capítulo anterior. São Paulo tem o mesmo sentimento que a próxima cláusula no cap. Romanos 9: 6 . Ele está falando da mesma coisa nos dois lugares; e, portanto, evidentemente, a fé de Deus, aqui, é a mesma com a fé de Deus, ali, ou aquela promessa fiel que ele fez a Abraão. Ver Gênesis 17: 7-8 . Sermões de Tillotson, vol. 12: serm. 1. O versículo pode ser traduzido: Pois e se alguns deles fossem infiéis, sua infidelidade anula a fidelidade de Deus?

Comentário de John Wesley

Para quê se alguns não acreditaram? sua incredulidade tornará a fé de Deus sem efeito?

A incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus – Ele ainda não cumprirá suas promessas para os que crerem?

Referências Cruzadas

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

1 Samuel 15:29 – Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

Salmos 84:7 – Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.

Isaías 54:9 – “Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la.

Isaías 55:11 – assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Isaías 65:15 – Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano Senhor dará cabo de vocês, mas aos seus servos dará outro nome.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Romanos 11:29 – pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

2 Timóteo 2:13 – se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Hebreus 4:2 – Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *