Estudo de Isaías 55:11 – Comentado e Explicado

assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.
Isaías 55:11

Comentário de Albert Barnes

Assim será minha palavra – Toda a verdade que Deus revela é tão adaptada para produzir um efeito sobre os corações duros e estéreis dos homens quanto a chuva sobre a terra.

Não voltará a mim vazio – Não voltará a mim sem realizar aquilo que pretendo.

E prosperará – (Veja a nota em Isaías 52:13 ). Isso prova:

1. Que Deus tem o propósito de dar sua Palavra às pessoas. Ele tem uma intenção tão distinta em sua Palavra quanto em enviar chuva sobre a terra.

2. Para que seja qual for o seu desígnio em dar o evangelho, isso será realizado. Nunca é falado em vão, e nunca deixa de produzir o efeito que ele pretende. O evangelho não é mais pregado em vão do que a chuva cai em vão. E embora isso frequentemente caia em rochas estéreis ou em areias áridas; em extensas planícies onde nenhuma vegetação é produzida, ou no deserto, onde não há homem, e parece aos nossos olhos em vão, mas não é assim. Deus tem um desígnio em cada gota que cai nas areias ou nas rochas, como na chuva abundante que cai nos campos férteis. E assim o evangelho freqüentemente cai no coração duro e estéril dos homens. É dirigido aos orgulhosos, sensuais, avarentos e incrédulos, e parece ser falado em vão, e voltar vazio a Deus. Mas não é assim. Ele tem algum design e isso será realizado. É prova da plenitude de sua misericórdia. Deixa as pessoas sem desculpa e se justifica. Ou, quando apresentado por muito tempo – aparentemente em vão – em última análise, torna-se bem-sucedido e os pecadores são finalmente levados a abandonar seus pecados e a se voltar para Deus. Na verdade, é muitas vezes rejeitado e desprezado. Aparentemente, cai nos ouvidos das pessoas quando a chuva cai sobre as rochas duras, e há, por assim dizer, grandes campos onde o evangelho é pregado como estéril e infrutífero de qualquer bem espiritual, como o deserto prolongado é de vegetação, e o evangelho parece ser pregado a comunidades quase inteiras com o menor efeito produzido quando as chuvas caem nos desertos da Arábia ou da África. Mas haverá tempos melhores e mais felizes. Embora o evangelho não possa agora produzir todos os bons efeitos que podemos desejar, ele será finalmente bem-sucedido, com o desejo pleno da mais ampla benevolência, e o mundo inteiro será preenchido com o conhecimento e o amor de Deus.

Comentário de John Calvin

11. Assim será minha palavra. A palavra sai da boca de Deus de tal maneira que também “sai da boca” dos homens; pois Deus não fala abertamente do céu, mas emprega os homens como seus instrumentos, para que, pela ação deles, ele possa dar a conhecer sua vontade. Mas a autoridade das promessas é mais completamente confirmada, quando nos dizem que elas procedem da boca sagrada de Deus. Embora, portanto, ele apresente testemunhas da terra, ele declara que tudo o que eles prometeram será ratificado e seguro; e, para impressionar mais profundamente na mente dos homens o poder e a eficácia da pregação, ele declara que não lança essa semente preciosa aleatoriamente, mas a indica para um propósito fixo e, consequentemente, que não devemos duvidar. quanto ao efeito; pois não há nada a que os mortais sejam mais propensos do que julgar a Deus por si mesmos, a fim de negar a crença de sua voz.

Essa doutrina deve ser frequentemente repetida e inculcada, para que possamos saber que Deus fará o que. ele falou uma vez. Por esse motivo, quando ouvimos as promessas de Deus, devemos considerar qual é o seu desígnio nelas; para que, quando ele prometer o livre perdão de nossos pecados, tenhamos plena certeza de que somos reconciliados por meio de Cristo. Mas, como a palavra de Deus é eficaz para a salvação dos crentes, é abundantemente eficaz para condenar os iníquos; como Cristo também ensina: “A palavra que eu disse, que o julgará no último dia”.

Comentário de John Wesley

Assim será a minha palavra que sair da minha boca: ela não voltará a mim vazia, mas realizará o que eu quiser, e prosperará na coisa para a qual a enviei.

Minha palavra – Minhas promessas, relativas ao perdão dos maiores pecadores.

Vazio – Sem sucesso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *