Estudo de Romanos 10:16 – Comentado e Explicado

Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação {Is 53,1}?
Romanos 10:16

Comentário de Albert Barnes

Mas nem todos eles obedeceram ao evangelho – não é fácil ver a conexão disso; e foi questionado se isso deve ser considerado como uma continuação da objeção do judeu, ou como parte da resposta do apóstolo. Depois de toda a atenção que pude dar, estou inclinado a considerá-lo uma admissão do apóstolo, como se ele tivesse dito: “É preciso admitir que nem todos obedeceram ao evangelho. Na medida em que a objeção do judeu surge desse fato, e na medida em que esse fato possa sustentar o caso, deve-se admitir que todos não renderam obediência ao evangelho. Pois isso foi claramente declarado até pelo profeta; ” compare Atos 28:24 ; Hebreus 4: 2 .

Para Esaias diz – Isaías 53: 1 .

Quem acreditou em nosso relatório? Ou seja, Isaías reclama que suas declarações a respeito do Messias foram rejeitadas por seus compatriotas. A forma de expressão: “Quem acreditou?” é um modo de dizer enfaticamente que poucos ou nenhum o fizeram. A grande massa de seus compatriotas a rejeitara. Este foi um exemplo para o propósito do apóstolo. No tempo de Isaías, esse fato existia; e não era algo novo que existia no tempo do evangelho. “Nosso relatório.” Nossa mensagem; ou o que é entregue para ser ouvido e crido. Originalmente significa a doutrina que Isaías proferiu sobre o Messias; e implica que a mesma coisa ocorreria quando o Messias realmente viesse. Portanto, no quinquagésimo terceiro capítulo, ele passa a dar as razões pelas quais o relatório não seria creditado. e por que o Messias seria rejeitado. Seria porque ele era uma raiz de um solo seco; porque ele era um homem de dores. etc. E isso realmente aconteceu. Por não ter vindo com esplendor e pompa, como príncipe temporal, foi rejeitado e morto. Praticamente pelos mesmos motivos, ele ainda é rejeitado por milhares. Talvez seja melhor ver a força desse versículo ao incluí-lo entre parênteses: “Quão bonitos são os pés, etc.” quão importante é o ministério do evangelho – (embora deva ser admitido, que todos não obedeceram, pois isso também foi predito por Isaías, etc.)

Comentário de E.W. Bullinger

evangelho . Veja App-140.

tem . Omitir.

nosso relatório = a audiência de nós. Citado em Isaías 53: 1 .

Comentário de John Calvin

16. Mas nem todos obedeceram ao evangelho, etc. Isso não pertence ao argumento que Paulo planejou seguir na gradação que ele estabelece; nem ele se refere a ela na conclusão que se segue imediatamente. Ainda era conveniente Paulo introduzir a sentença aqui, a fim de antecipar uma objeção, para que ninguém construísse uma argumentação sobre o que ele havia dito: que a palavra em ordem sempre precede a fé, como a semente do milho. tire essa inferência, que a fé em toda parte segue a palavra: pois Israel, que nunca esteve sem a palavra, poderia ter se gabado desse tipo. Era, portanto, necessário que, de passagem, ele lhes desse essa indicação – que muitos são chamados, que ainda não foram escolhidos.

Ele também cita uma passagem de Isaías 53: 1 ; onde o Profeta, antes de começar a anunciar uma previsão notável a respeito da morte e do reino de Cristo, fala com espanto do pequeno número de crentes, que lhe pareceram tão poucos no Espírito, que ele foi obrigado a exclamar, “Ó Senhor, quem acreditou em nosso relatório?” isto é, a palavra que pregamos. Pois embora em hebraico o termo ????? , shimuoe, signifique passivamente uma palavra, (333) os gregos a tenham traduzido como ?????audiência, e os latinos, audiçãoaudição; incorretamente, mas sem ambiguidade no significado.

Agora vemos por que essa exceção foi introduzida; foi que ninguém poderia supor que a fé necessariamente segue onde há pregação. Ele, no entanto, depois aponta a razão, dizendo: “A quem foi revelado o braço do Senhor?” pelo qual ele sugere que não há benefício com a palavra, exceto quando Deus brilha em nós pela luz do seu Espírito; e assim o chamado interior, que por si só é eficaz e peculiar aos eleitos, se distingue da voz externa dos homens. Portanto, é evidente, como alguns tolamente sustentam, que todos são indiscriminadamente eleitos, porque a doutrina da salvação é universal e porque Deus convida todos indiscriminadamente a si mesmo. Mas a generalidade das promessas não, por si só, torna a salvação comum a todos: pelo contrário, a revelação peculiar, mencionada pelo Profeta, a confina aos eleitos.

Comentário de Adam Clarke

Mas eles nem todos obedeceram ao Evangelho – esta parece ser a objeção de um judeu; como se ele tivesse dito: Uma missão divina seria atendida com sucesso; considerando que há números que não prestam atenção às boas novas que você prega. A isto o apóstolo responde que o Espírito de Deus, por Isaías, Isaías 53: 1 , predisse que seria assim, mesmo no caso dos próprios judeus, onde ele disse: Senhor, quem creu em nosso relato? Pois, embora Deus traga a mensagem da salvação para os homens, ele não os obriga a adotá-la.

É proposto à sua compreensão e consciência; mas não se torna o meio de salvação, a menos que seja carinhosamente creditado.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10:16 . Mas eles nem todos obedeceram isso parece uma objeção dos judeus ao que São Paulo havia dito, que ele responde neste e no versículo seguinte. A objeção e a resposta podem permanecer assim: “Você nos diz que foi enviado por Deus para pregar o Evangelho. Se for assim, como é que todos os que ouviram não receberam e obedeceram; especialmente se, como você faria insinuam, os mensageiros de boas novas eram tão bem-vindos a eles? ” A isso, ele responde, de Isaías, que os mensageiros enviados por Deus não foram cridos por todos. E a partir dessas mesmas palavras, ele tira uma inferência para confirmar o argumento em que estava, a saber: “Essa salvação vem ouvindo e crendo na palavra de Deus”. Ele o havia estabelecido em Romanos 10: 8 que era por eles terem ??µa p?ste??, a palavra de fé, os aproxima, ou apresenta com eles, e não pela presença corporal de seu Libertador entre eles, que eles deveriam ser salvos. Esta palavra que ele lhes diz, Romanos 10:17 é pregando para estar realmente presente com eles e os gentios; de modo que a culpa era deles, se eles acreditavam que não era para a salvação. Veja Locke e Bos.

Comentário de John Wesley

Mas eles nem todos obedeceram ao evangelho. Para Esaias diz: Senhor, que creu em nosso relato

Isaías 53: 1.

Referências Cruzadas

Isaías 50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 12:38 – Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor? “

Atos dos Apóstolos 28:24 – Alguns foram convencidos pelo que ele dizia, mas outros não creram.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 4:2 – Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 2:8 – e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *