Estudo de Hebreus 5:9 – Comentado e Explicado

E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
Hebreus 5:9

Comentário de Albert Barnes

E ser aperfeiçoado – isto é, ser feito um Salvador “completo” – um Salvador adequado em todos os aspectos para resgatar pessoas. Os sofrimentos eram necessários para a “completude” ou o “acabamento” de seu caráter como Salvador, não para sua perfeição moral, pois ele estava sempre sem pecado; veja isso explicado nas notas em Hebreus 2:10 .

Ele se tornou o autor – isto é, ele era a causa de compra ( a?t??? aitios) da salvação. Deve ser atribuída inteiramente a seus sofrimentos e morte; veja a nota, Hebreus 2:10 . “A todos os que lhe obedecem.” Não é para salvar aqueles que vivem em pecado. Somente aqueles que “o obedecem” têm alguma evidência de que serão salvos; veja a nota, João 14:15 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

sendo, etc. = tendo sido aperfeiçoado. Grego. teleioo App-125.

Autor = Causador. Grego. aitios. Só aqui.

eterno . App-151.

Comentário de John Calvin

9. E sendo aperfeiçoado, ou santificado, etc. Aqui está o fim supremo ou o remotador, como eles o chamam, por que era necessário que Cristo sofresse: era para que ele pudesse assim ser iniciado em seu sacerdócio, como se o O apóstolo havia dito que a perseverança da cruz e a morte eram para Cristo um tipo solene de consagração, pelo qual ele sugere que todos os seus sofrimentos tinham relação com a nossa salvação. Segue-se, portanto, que eles estão tão longe de prejudicar sua dignidade que são, pelo contrário, sua glória; pois, se a salvação é altamente estimada por nós, como devemos honrosamente pensar em sua causa ou autor? Pois ele não fala aqui de Cristo apenas como exemplo, mas ele sobe mais alto, mesmo que ele, por sua obediência, tenha apagado nossas transgressões. Ele se tornou então a causa da salvação, porque obteve justiça para nós diante de Deus, tendo removido a desobediência de Adão por um ato de tipo oposto, até obediência.

Santificado é melhor para a passagem do que “aperfeiçoado”. A palavra grega te?e???e?? significa ambos; mas, ao falar aqui do sacerdócio, ele menciona adequada e adequadamente a santificação. E assim o próprio Cristo fala em outro lugar: “Por eles eu me santifico.” ( João 17:19 .) Portanto, parece que isso deve ser aplicado adequadamente à sua natureza humana, na qual ele exerceu o ofício de sacerdote e no qual também sofreu. (90)

A todos os que lhe obedecem. Se então desejamos que a obediência de Cristo seja proveitosa para nós, devemos imitá-lo; pois o apóstolo significa que seu benefício não será senão para aqueles que obedecem. Mas, ao dizer isso, ele recomenda fé para nós; pois ele não se torna nosso, nem suas bênçãos, exceto na medida em que os recebemos e a ele pela fé. Ao mesmo tempo, parece que ele adotou um termo universal, tudo para esse fim, para mostrar que ninguém está impedido de ser salvo, que é apenas ensinável e se torna obediente ao Evangelho de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

E sendo aperfeiçoado – ?a? te?e???e?? · E tendo terminado tudo – tendo morrido e ressuscitado. ?e?e?????a? significa ter obtido o objetivo; ter terminado o trabalho de alguém e desfrutado dos seus frutos. Hebreus 12:23 ; : Os espíritos dos justos homens aperfeiçoados, p?e?µas? d??a??? tete?e??µe??? , significa as almas daqueles que alcançaram o objetivo e obtiveram o prêmio. Assim, quando Cristo terminou seu curso de tremendos sofrimentos e consumado o todo por sua morte e ressurreição, tornou-se a?t??? s?t???a? a?????? , a causa da salvação eterna a todos os que lhe obedecem. Ele foi consagrado aos sumos sacerdotes e ao sacrifício por sua oferta na cruz.

“Neste versículo”, diz o Dr. Macknight, “três coisas estão claramente declaradas:

  1. Essa obediência a Cristo é igualmente necessária para a salvação com a crença nele.
  • Que ele foi aperfeiçoado como sumo sacerdote, oferecendo-se um sacrifício pelo pecado, Hebreus 8: 3 .
  • Que, pelo mérito desse sacrifício, ele obteve perdão e vida eterna para aqueles que lhe obedecem. ”
  • Ele provou a morte por todo homem; mas ele é o autor e a causa da salvação eterna apenas para os que lhe obedecem. Não são apenas os crentes, mas os obedientes, que serão finalmente salvos. Portanto, este texto é uma evidência absoluta e inatacável de que não é a obediência imputada de Cristo que salva qualquer homem. Cristo comprou homens pelo seu sangue; e pelo mérito infinito de sua morte, ele comprou para eles uma glória sem fim; mas, para estar preparado para isso, o pecador deve, por meio da graça que Deus retém de ninguém, se arrepender, se converter do pecado, crer em Jesus como sendo um resgate e sacrifício suficientes para sua alma, receber o dom do Santo O espírito, seja um trabalhador junto com ele, ande em conformidade com a vontade divina através deste auxílio divino e continue fiel até a morte, através dele, de cuja plenitude ele pode receber graça sobre graça.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 5: 9 . Sendo aperfeiçoado, Sendo consagrado (ver cap. Hebreus 2:10 .) Consagrado por sofrimentos ao seu ofício, e totalmente qualificado para o seu cumprimento. Mas o arcebispo Tillotson a traduziria, tendo atingido o fim de sua carreira através de sofrimentos, isto é, passou por sofrimentos em seu caminho para consumar a glória. Compare João 19:30 . 13:32 . Hebreus 2:10 . Veja também Parkhurst na palavra ?e?e??? .

    Comentário de John Wesley

    E sendo aperfeiçoado, ele se tornou o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem;

    E sendo aperfeiçoado – Por sofrimentos, Hebreus 2:10 ; trazido por todos à glória.

    Ele se tornou o autor – A causa de compra e eficiência.

    Da salvação eterna a todos que lhe obedecem – Fazendo e sofrendo toda a sua vontade.

    Referências Cruzadas

    Salmos 45:17 – Perpetuarei a tua lembrança por todas as gerações; por isso as nações te louvarão para todo o sempre.

    Salmos 51:6 – Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.

    Salmos 51:8 – Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.

    Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

    Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

    Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

    Isaías 50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.

    Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

    Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

    Zacarias 6:15 – Gente de longe virá ajudar a construir o templo do Senhor. Então vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês. Isto só acontecerá se obedecerem fielmente à voz do Senhor, o seu Deus”.

    Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

    Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

    Lucas 13:32 – Ele respondeu: “Vão dizer àquela raposa: ‘Expulsarei demônios e curarei o povo hoje e amanhã, e no terceiro dia estarei pronto’.

    João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

    Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

    Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

    Atos dos Apóstolos 5:32 – Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

    Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

    Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

    Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

    Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

    Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

    2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

    2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

    2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

    2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

    Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

    Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

    Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

    Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

    Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

    Hebreus 11:40 – Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

    Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

    1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

    1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *