Estudo de Salmos 68:18 – Comentado e Explicado

Subindo nas alturas levastes os cativos; recebestes homens como tributos, aqueles que recusaram habitar com o Senhor Deus.
Salmos 68:18

Comentário de Albert Barnes

Thou hast ascended on high – That is, Thou hast gone up to the high place; to thy throne; to thine abode. The idea is, that God had descended or come down from his dwelling-place in the case referred to in the psalm, and that having now secured a victory by vanquishing his foes, and having given deliverance to his people, he had now returned, or reascended to his seat. This may either mean his throne on earth, or his abode in heaven. It would seem most probable that the latter is the idea.

Thou hast led captivity captive – “ Thou hast made captivity captive,” or “Thou hast captured a captivity.” The main idea is, that he had achieved a complete victory; he had led all his foes captive. The language “would” also express the idea that he had made captives for himself of those who were captives to others, or who were in subjection to another. As applied in the Christian sense, this would refer to those who were captives to Satan, and who were held in bondage by him, but who had been rescued by the Redeemer, and brought under another captivity – the yielding of voluntary service to himself. Those once captives to sin were now led by him, captives in a higher sense. See the notes at Ephesians 4:8 .

Você recebeu presentes para os homens – Margem, “no homem”. Ou seja, “Entre os homens”, ou enquanto estiver entre eles como conquistador. A idéia aqui transmitida com mais naturalidade seria que ele obteve “presentes”, privilégios, vantagens, “no” homem; isto é, que os homens, considerados cativos, constituíam a vitória que ele alcançara – a vantagem que ele havia adquirido. Não era tanto “para” como “dentro” deles, e “por” eles, ou seja, possuí-los como cativos ou súditos para ele. Com essa vitória alcançada, ele agora subira ao alto.

Sim, também para os rebeldes – Ou, mais propriamente, “até para os rebeldes”. Ou seja, aqueles que estavam em estado de rebelião ele se subjugou e assim levou o cativeiro em cativeiro. Foi um triunfo pelo qual eles se subjugaram a ele.

Para que o Senhor Deus habite entre eles – literalmente: “Para a habitação de Jah, Deus”. A idéia é que ele havia alcançado tal triunfo; ele havia submetido a si mesmo os rebeldes, a fim de poder morar com eles ou morar com eles como seu povo. Seu domínio poderia ser estendido sobre eles, e eles o reconheceriam como seu soberano. Isso seria aplicável a um povo nos tempos antigos que havia sido subjugado pelo povo de Deus. Agora pode ser aplicado corretamente, também, aos pecadores que pelo poder da verdade foram tão subjugados que se submeteram a Deus. É aplicável a todos os que foram conquistados pelo Evangelho – cuja inimizade foi morta – e que foram mudados de inimigos para amigos – para que o Senhor possa habitar em seus corações ou governá-los. Esta passagem é aplicada pelo apóstolo Paulo em Efésios 4: 8 ao Messias, não como tendo referência original a ele, mas como sugerindo uma linguagem que expressasse apropriadamente a natureza de sua obra e a glória de seu triunfo. Veja as notas naquele lugar.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68:18 . Tu subiste ao alto “Tu agora marchaste até as alturas do monte Sião, e tomou posse desta colina sagrada;” Deus, figurativamente, disse para fazer o que a arca havia feito; como ele residia peculiarmente, e dava frequentemente aparências visíveis de sua majestade e glória nela. Tu levaste o cativeiro em cativeiro: “Tu levaste cativo os nossos inimigos, permitindo-nos subjugá-los e reduzi-los a sujeitar-nos;” referindo-se às muitas vitórias de sinal que Deus lhes dera nos tempos antigos, ou às vitórias que o próprio Davi havia obtido, pela assistência de Deus, sobre os filisteus, e que ele menciona aqui como um penhor de seus sucessos futuros. Tu recebeste presentes para homens; sim, para os rebeldes, ou seja, aqueles adversários malignos que, por ódio e inveja, se opuseram ao governo de Davi e perturbaram por suas invasões o silêncio de seu reinado. Por estes, ou (como a palavra deve ser traduzida) entre estes, Deus recebeu dons; “Você recebeu presentes de homens, mesmo dentre os opositores refratários e invejosos do reino.” Esses dons eram os despojos de seus inimigos conquistados, principalmente dos filisteus; que Deus é dito que recebe, ou que tirou deles, como foram tomados sob sua conduta por Davi, e dados para enriquecer seu povo vitorioso; e parte da qual o próprio Davi consagrou, para que o Senhor Deus habitasse, poderia ter um lugar onde descansar e permanecer para sempre. Ver Isaías 13:20 . A imensa carga dessa procissão, e todo o aparato para a recepção da arca, foi indubitavelmente apoiada, pelo menos em parte, pelas riquezas que ele obteve como fruto de suas vitórias. E é provável que Davi tivesse agora, em alguma medida, formado o esquema de erguer um templo para a honra de Deus; para que o Senhor tenha uma habitação; e que ele decidiu fazer as ofertas voluntárias de seus amigos e os despojos de seus inimigos conquistados, subservientes ao seu grande projeto. Pode-se observar ainda que estas palavras são capazes de uma tradução diferente: recebestes presentes, para que o Senhor Deus habitasse entre os homens, mesmo entre os rebeldes: ie “subjugaste teus inimigos e os tributaste ao teu trono. , para que desfrutem do benefício da tua proteção e vivam felizes sob o teu governo; ” Dizem que Deus recebe os presentes que foram oferecidos a Davi e reinará sobre eles, quando foram submetidos à coroa de Davi, que era o rei de Deus, estabelecida por ele em Sião. Mas prefiro escolher o sentido anterior, pois ele é mais agradável à aplicação das palavras do apóstolo ao nosso abençoado Salvador, Efésios 4: 8, a quem eles são, em um sentido mais elevado, aplicáveis ??do que poderiam ser a Davi; que pessoalmente ascenderam aos céus mais altos; levou cativeiro em cativeiro, triunfando sobre todos os seus inimigos conquistados; e, tendo recebido presentes de seu pai celestial, os deu aos homens, o que foi mais propício ao estabelecimento de seu reino sobre todas as nações da terra.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68:18 . Tu subiste ao alto – “Quando a arca subiu o monte Sião e foi depositada no local designado para ela, o Dr. Chandler supõe que os cantores deram prosseguimento a esta parte do Salmo, na qual (ele pensa ) eles celebram a ascensão de seu Deus e rei, pelo símbolo de sua presença, às alturas de Sião, depois de terem subjugado seus inimigos, e enriquecido seu povo com os despojos dos vencidos e os presentes das nações tributárias; dos quais muito provavelmente foi empregado no serviço do tabernáculo e depois na construção do templo, primeiro designado por Davi, para que o Senhor Deus habitasse e tivesse uma habitação fixa entre o seu povo. ” Horne. Mas, embora Davi, ao compor este Salmo para a ocasião, como se supõe, remover a arca, possa provavelmente, nesta parte dela, referir-se, em certa medida, à ascensão desse símbolo da presença divina ao topo do monte Sião ; no entanto, suas expressões são evidentemente fortes e exaltadas demais para serem confinadas a essa transação, ou mesmo para serem destinadas a ela. Ele certamente fala principalmente de outro e muito mais importante evento, tipificado, de fato, por aquela ascensão da arca e pelas vantagens daí resultantes para o povo, mas muito mais glorioso em si, e produzindo efeitos de conseqüências infinitamente maiores, não apenas para os judeus, mas para toda a raça humana. Ele fala da ascensão do Messias ao céu, em conseqüência de sua vitória sobre ele e nossos inimigos, obtida por sua morte e ressurreição. E, consequentemente, como é sabido, suas palavras são tão aplicadas pelo apóstolo aos gentios, Efésios 4: 8 , que, guiados como ele era, pelo Espírito da verdade, certamente não erraram, nem puderam, errar o significado de este oráculo divino dado pela inspiração do mesmo Espírito. No entanto, deve-se reconhecer que, tendo falado de vitórias e conquistas na guerra, ele empresta, como era natural para ele, suas expressões sobre esse assunto do antigo costume de príncipes e generais de exércitos, que, depois de tais conquistas gloriosas, costumavam subir às suas cidades reais em carros triunfantes, sendo atendidos por seus inimigos em cativeiro, e depois distribuir diversos presentes a seus soldados e súditos e, às vezes, fazer alguns atos de clemência, até mesmo a seus inimigos. e rebeldes, e recebê-los no número de seu próprio povo. Em alusão a isso, ele aqui representa o Capitão vitorioso de nossa salvação como ascendente à sua cidade real nos céus, levando seus inimigos em cativeiro e conferindo os mais importantes dons, privilégios e bênçãos a seus súditos, e até aos que tiveram rebeldes contra seu governo. Tu levaste o cativeiro em cativeiro – Ou seja, aqueles que anteriormente levaram o teu povo em cativeiro, ou melhor, aqueles a quem tu levaste cativo, pois esta expressão é mais comumente usada. Veja Deuteronômio 21:10 ; 5:12 . Assim, a pobreza é apenas para os pobres, 2 Reis 24:14 ; veja o hebraico. Isso significa Satanás, pecado e morte, e todos os inimigos de Cristo e seu povo, a quem ele liderou em triunfo, tendo-os estragado e demonstrado abertamente, como é expresso em Colossenses 2:15 . Tu recebeste dons para homens – hebraico, ???? ; e? a????p? , no homem, como o LXX. torne isto, isto é, na natureza humana, com a qual você teve prazer em vestir-se, para que você possa ser um Sumo-Sacerdote misericordioso e fiel nas coisas que pertencem a Deus. Não na tua divindade; mas de acordo com a tua masculinidade, recebeste de Deus todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, e todos os dons e graças do Espírito Santo que são necessários, tanto para a perfeição da tua natureza, como para o bem da tua igreja e povo; ou, para homens; não para anjos; “Anjos caídos não deveriam ser feitos santos”, diz Henry, “nem ministros permanentes de anjos. Não apenas para judeus, mas para todos os homens; quem quiser colher o benefício desses presentes. ” O apóstolo, na referência que ele faz a essas palavras, cita alguns desses dons: eles eram profetas, apóstolos, evangelistas, pastores, professores; ou seja, a instituição de um ministério evangélico e a qualificação dos homens para ele, os quais devem ser avaliados como dons de Deus e os frutos da ascensão de Cristo. O apóstolo lê, ele deu presentes aos homens. Pois ele recebeu que poderia lhes dar. E alguns dos melhores críticos observaram que, no idioma hebraico, levar presentes para outro é o mesmo que entregá-lo a outro: ver 1 Reis 3:24 ; e Gênesis 18: 5 , em hebraico. A unção do Espírito foi derramada sobre sua cabeça, para descer até as saias de suas vestes, até os membros mais baixos e mais maus de seu corpo místico. Sim, também para os rebeldes – Para aqueles que haviam sido rebeldes, que não apenas violaram suas leis, mas apareceram em armas contra ele; mesmo para seus inimigos mais obstinados e determinados, sejam judeus ou gentios; para aqueles que o crucificaram e o fizeram abrir vergonha. Mesmo para estes, assim como para outros, ele recebeu, e a esses deu aqueles presentes e graças salvadores; e desses, convertidos pelo poder de seu evangelho, ele formou e estabeleceu uma igreja santa; para que o Senhor Deus habite entre eles – Que, tendo recebido tais dons e graças, e assim se tornando habitações adequadas para Deus, ele, que como homem é ascendido aos céus mais elevados, pode, como Deus, descer a eles e permanecer com eles. eles, não apenas em e por suas ordenanças, nas quais ele está presente, mas por seu Espírito habitando em seus corações.

Comentário de E.W. Bullinger

Vós. Este é o pobre dos Salmos 68:10 ?

ascendeu ao alto = subiu ao alto [montanha: ie Sião]; referindo-se à arca; mas um tipo da ascensão de Cristo, como está claro em Efésios 4: 8 .

led = led em procissão.

cativeiro. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (de Adjunto), para cativos.

recebeu presentes para homens. O lakah hebraico tem um duplo significado, isto é, receber e dar. Aqui as elipses devem ser supridas a partir do segundo , recebido [e dado] presentes entre (ou para) homens” . Em Efésios 4: 8, a elipse deve ser suprida pelo primeiro: “Você [recebeu] e deu presentes entre (ou para) homens”. “Entre” é uma das representações reconhecidas de Beth (= B) com um substantivo no plural. (Ver Salmos 99: 6. 2 Samuel 15:31 .)

homens. Hebraico. “adam. App-14.

Sim. Figura do discurso Epitrechon. .

para os rebeldes também. Este é um prenúncio da verdadeira graça.

O SENHOR. Jah hebraico, como nos Salmos 68: 4 .

habitar. Hebraico. shakan. Veja a nota em “colocado” ( Gênesis 3:24 ) = habita como em um tabernáculo, a Arca sendo o símbolo de Sua presença. Compare Êxodo 25: 8 ; Êxodo 29:45 , Êxodo 29:46 . Josué 18: 1 ; Josué 22:19 . 1 Reis 6:13 . É deste verbo que temos Shekinah.

Comentário de Adam Clarke

Tu subiste ao alto – Quando a arca alcançou o topo de Sião e foi depositada no local designado para ela, os cantores juntaram-se ao coro seguinte. Isso parece ser uma alusão a um triunfo militar. O conquistador foi colocado em uma carruagem muito elevada.

Cativeiro liderado em cativeiro – Os reis e generais conquistados geralmente estavam amarrados atrás da carruagem do conquistador – amarrados a ele, amarrados juntos e andados atrás dele, para obter o triunfo do vencedor.

Tu recebeste dons para homens – “ E dás dons para homens;” Efésios 4: 8 . Nesses momentos, o conquistador jogava dinheiro entre a multidão. Tu recebeste presentes entre os homens, ???? baadam , No Homem, na natureza humana; e Deus manifesto na carne habita entre os mortais! Graças a Deus por seu presente indizível! Ao estabelecer sua morada entre os rebeldes, o profeta pode se referir à conquista da terra de Canaã e do país além do Jordão.

Sim, para os rebeldes também – Até para os rebeldes. Aqueles que eram seus inimigos, que negociavam seu caráter e operações, e aqueles que lutavam contra ele agora se submetem a ele e compartilham sua munificência; pois é propriedade de um herói ser generoso.

Para que o Senhor Deus habite entre eles – ????? ?? yah Elohim , o Deus auto-existente; veja no Salmo 68: 4 ; (Nota). O conquistador agora vem fixar sua morada entre o povo conquistado para organizá-lo sob suas leis, governar e fazer justiça entre eles. Tudo isso é aplicado de maneira muito apropriada por São Paulo, Efésios 4: 5 , à ressurreição e glória de Cristo; onde o leitor é solicitado a consultar a nota.

Comentário de John Calvin

18. Você subiu ao alto, conduziu o cativeiro em cativeiro. Há poucas dúvidas de que essas palavras pretendem ampliar as provas do favor divino concedidas sobre a elevação de Davi ao trono, contrastando o estado dos assuntos com o de Saul. . A ascensão ao alto implica o ser anteriormente baixo, e sugere que, sob as confusões melancólicas que prevaleciam no reino, não havia mais a mesma exibição conspícua da glória Divina como anteriormente. O governo de Saul, que, desde o início, se originou de uma maneira condenável, estava condenado a cair sob o desagrado de Deus, enquanto seu favor, por outro lado, deveria ser restaurado sob Davi; e as inegáveis ??aparências disso não deixaram dúvidas de que aquele que iniciou seu reinado sob tais auspícios era o objeto da escolha divina. Davi, embora tenha se absolvido com coragem nas batalhas travadas, atribui toda a glória a Deus, dizendo que foi ele quem levou cativo o inimigo, obrigou-o a prestar homenagem e reduziu os mais ferozes. e rebelde à sujeição. Pelo termo ?????? sorerim, rebelde, contumacioso ou revoltador, ele evidentemente parece significar uma classe distinta de pessoas dos outros inimigos, a quem ele menciona como tendo sido capturados; e sugere que, embora aqueles que não se arriscaram a resistir e se renderam foram submetidos ao jugo, os mais orgulhosos e inflexíveis foram forçados a se submeter. O fim designado por isso é afirmado nas palavras a seguir, para que Deus habite no meio de seu povo; e que ele possa demonstrar ser um protetor todo suficiente para aqueles que confiam nele.

Como a passagem que agora consideramos é aplicada por Paulo em um sentido mais espiritual a Cristo ( Efésios 4: 8 ), pode ser necessário mostrar como isso concorda com o significado e o alcance do salmista. Pode ser estabelecido como uma verdade incontestável que Davi, ao reinar sobre o povo antigo de Deus, sombreava o início do reino eterno de Cristo. Isso deve parecer evidente para qualquer um que se lembre da promessa feita a ele de uma sucessão inabalável e que recebeu sua verificação na pessoa de Cristo. Como Deus ilustrou seu poder em Davi, exaltando-o com o objetivo de libertar seu povo, assim ele ampliou seu nome em seu único Filho. Mas vamos considerar mais particularmente como o paralelo se mantém. Cristo, antes de ser exaltado, esvaziou-se de sua glória, tendo assumido não apenas a forma de um servo, mas se humilhado até a morte da cruz. Para mostrar como exatamente a figura foi cumprida, Paulo nota que o que Davi havia predito foi realizado na pessoa de Cristo, ao ser lançado nas partes mais baixas da terra na reprovação e ignomínia a que foi submetido, antes de ser submetido. ascendeu à mão direita de seu Pai, ( Salmos 22: 7. ) Para que, ao pensar sobre a ascensão, não confinemos nossos pontos de vista ao corpo de Cristo, nossa atenção é chamada ao resultado e fruto dele, em sua submissão. céu e terra ao seu governo. Aqueles que antes eram seus inimigos inveterados, ele compeliu à submissão e tornou tributário – sendo este o efeito da palavra do Evangelho, levar os homens a renunciarem a seu orgulho e obstinação, a derrubar todo pensamento elevado que se exalte a si próprio e reduzir a sentidos e as afeições dos homens à obediência a Cristo. Quanto aos demônios e homens reprovados instigados à rebelião e revolta por malícia obstinada, ele os mantém presos por um controle secreto e os impede de executar a destruição pretendida. Até agora o paralelo está completo. Tampouco quando Paulo fala de Cristo tendo dado presentes aos homens, há alguma inconsistência real com o que é afirmado aqui, embora ele tenha alterado as palavras, tendo seguido a versão grega em acomodação ao leitor desaprendido. (39) Não foi ele mesmo que Deus enriqueceu com os despojos do inimigo, mas seu povo; e Cristo também não procurou ou precisava buscar seu próprio progresso, mas tornou seus inimigos tributários, para que ele pudesse adornar sua Igreja com os despojos. Da união estreita que existe entre a cabeça e os membros, dizer que Deus manifestado na carne recebeu presentes dos cativos, é a mesma coisa em dizer que ele os distribuiu à sua Igreja. O que é dito no final do versículo não é menos aplicável a Cristo – que ele obteve suas vitórias para que, como Deus, ele pudesse habitar entre nós. Embora ele tenha partido, não era para ele se afastar de nós, mas, como Paulo diz, “para preencher todas as coisas” ( Efésios 4:10 ). Por sua ascensão ao céu, a glória de sua divindade foi mostrada apenas de maneira mais ilustrativa e, embora não esteja mais presente conosco na carne, nossas almas recebem nutrição espiritual de seu corpo e sangue, e descobrimos, apesar da distância do lugar, que sua carne é carne de verdade e que seu sangue bebe de fato .

Comentário de John Wesley

Tu subiste ao alto, e levaste o cativeiro em cativeiro; recebeste presentes pelos homens; sim, também para os rebeldes, para que o Senhor Deus habite entre eles.

Ascensionado – Isto tem uma referência manifesta a Cristo, e sua ascensão ao céu, em quem somente ele é literalmente realizado, e a quem, portanto, é atribuído, Efésios 4: 8 . Embora as expressões sejam emprestadas do antigo costume dos príncipes, que, após algumas conquistas gloriosas, costumavam subir às cidades reais em carros triunfantes, sendo atendidos por seus inimigos em cativeiro e depois distribuindo presentes a seus soldados e súditos, e às vezes, fazer alguns atos de clemência até com seus rebeldes e inimigos.

Cativeiro – Aqueles a quem você levou cativo; morte e pecado, e o diabo, e todos os inimigos de Cristo, e de seu povo, a quem Cristo liderou em triunfo, tendo-os estragado e fazendo deles um abismo, Colossenses 2:15 .

Recebido – De acordo com a sua masculinidade, você recebeu de Deus todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, e todos aqueles dons e graças do Espírito Santo, que são necessários para a perfeição da sua natureza ou para o bem de sua igreja e povo. .

Rebelde – Teus inimigos mais teimosos e rebeldes, sejam judeus ou gentios.

Pode habitar – Para que aquele que, como homem, ascendeu aos céus mais altos, possa, como Deus, descer a eles e habitar com eles, não apenas em e por suas ordenanças nas quais está presente, mas também por seu espírito habitar em seus corações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *