Estudo de João 19:30 – Comentado e Explicado

Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito.
João 19:30

Comentário de E.W. Bullinger

recebeu = recebido. [em Mateus 27:84 .

Está terminado . Grego. teleo, como em João 19:28 . O psa 22 termina com. a palavra “pronto” . Das sete frases da cruz, Mateus ( João 27:46 ) e Marcos ( João 15:34 ) registram um ( Salmos 22: 1 ); Lucas três ( João 23:34 , João 23:43 , João 23:46 ); e João três (versículos: João 19:26 , João 19:27 , João 19:28 , João 26:30 ). Está claro em Lucas 23:44 que a promessa ao malfeitor estava antes da escuridão. As palavras do Salmo 22: 1 foram proferidas no início ou durante as três horas de escuridão. Provavelmente, o Senhor repetiu todo o Salmo 22, que não apenas o apresenta como sofredor, mas também prediz a glória a seguir. Talvez outras Escrituras também, como uma terrível testemunha contra os principais sacerdotes, que estavam presentes ( Marcos 15:31 . Lucas 23:35 ), e devam ter ouvido.

curvado . Isso sugere que até então ele mantinha a cabeça ereta. Ele agora dá a vida, como disse ( João 10:18 ).

desistiu . Paradidomi grego . Esta palavra ocorre quinze vezes em João; traduziu nove vezes “trair” , de Judas; cinco vezes “livram”, dos principais sacerdotes e Pilatos.

fantasma. Pneuma grego . App-101. Mateus diz que, apheke to pneuma, enviou Seu espírito ( João 27:50 ); Marcos ( João 15:37 ) e Lucas ( João 23:46 ) dizem, exepneuse, expiraram , ou seja, deram seu último suspiro. Compare Gênesis 2: 7 . Salmos 104: 29 , Salmos 104: 30 ; Salmos 146: 4 . Eclesiastes 12: 7 .

Comentário de John Calvin

30. Está terminado. Ele repete a mesma palavra que empregara ultimamente (181). Agora, essa palavra, que Cristo emprega, merece nossa atenção; pois mostra que toda a realização de nossa salvação, e todas as partes dela, estão contidas em sua morte. Já declaramos que sua ressurreição não está separada de sua morte, mas Cristo pretende apenas manter nossa fé fixa em si mesmo, e não permitir que ela se desvie em qualquer direção. O significado, portanto, é que tudo que contribui para a salvação dos homens deve ser encontrado em Cristo e não deve ser procurado em nenhum outro lugar; ou – o que equivale à mesma coisa – que a perfeição da salvação está contida nele.

Há também um contraste implícito; pois Cristo contrasta sua morte com os sacrifícios antigos e com todas as figuras; como se ele tivesse dito: “De tudo o que era praticado sob a lei, não havia nada em si que pudesse fazer expiação pelos pecados, apaziguar a ira de Deus e obter justificação; mas agora a verdadeira salvação é exibida e manifestada ao mundo. ” Nesta doutrina depende a abolição de todas as cerimônias da Lei; pois seria absurdo seguir as sombras, já que temos o corpo em Cristo.

Se dermos nosso consentimento a essa palavra que Cristo pronunciou, deveríamos estar satisfeitos apenas com sua morte pela salvação, e não temos liberdade de solicitar assistência em nenhum outro trimestre; pois aquele que foi enviado pelo Pai Celestial para obter por nós uma completa absolvição e realizar nossa redenção, sabia muito bem o que pertencia ao seu cargo e não falhou no que sabia que lhe era exigido. Foi principalmente com o objetivo de dar paz e tranquilidade às nossas consciências que ele pronunciou esta palavra: Está consumado. Vamos parar por aqui, portanto, se não optarmos por ser privados da salvação que Ele adquiriu para nós. (182)

Mas toda a religião do papai tende a levar os homens a inventar por si mesmos inúmeros métodos de buscar a salvação; e, portanto, inferimos que ele está cheio de transbordar sacrifícios abomináveis. Mais especialmente, esta palavra de Cristo condena a abominação da Missa. Todos os sacrifícios da Lei devem ter cessado, pois a salvação dos homens foi completada pelo único sacrifício da morte de Cristo. Que direito, então, têm os papistas, ou que desculpa plausível eles podem atribuir para dizer que estão autorizados a preparar um novo sacrifício, a reconciliar Deus aos homens? Eles respondem que não é um novo sacrifício, mas o próprio sacrifício que Cristo ofereceu. Mas isso é facilmente refutado; pois, em primeiro lugar, eles não têm comando para oferecê-lo; e, segundo, Cristo, tendo realizado uma única oblação, tudo o que era necessário fazer, declara, da cruz, que tudo está consumado. Eles são piores que os falsificadores, portanto, porque perversamente corrompem e falsificam o testamento selado pelo precioso sangue do Filho de Deus.

Ele cedeu a respiração. Todos os evangelistas se preocupam muito em mencionar a morte de Cristo, e de maneira mais apropriada; pois dela obtemos nossa confiante esperança de vida, e da mesma forma obtemos um triunfo destemido sobre a morte, porque o Filho de Deus a suportou em nosso quarto e, em sua disputa com ela, foi vitorioso. Mas devemos prestar atenção à fraseologia que João emprega, e que nos ensina, que todos os crentes que morrem com Cristo entregam pacificamente suas almas à tutela de Deus, que é fiel, e não sofrerá para perecer o que se comprometeu a cumprir. preservar. Os filhos de Deus, assim como os réprobos, morrem; mas há essa diferença entre eles, que os réprobos abandonam a alma, sem saber para onde ela vai ou o que acontece com ela; (183) enquanto os filhos de Deus o comprometem, como uma confiança preciosa, à proteção de Deus, que o guardará fielmente até o dia da ressurreição. A palavra respiração é manifestamente usada aqui para denotar a alma imortal.

Comentário de Adam Clarke

Está consumado – como se ele tivesse dito: “Eu executei os grandes desígnios do Todo-Poderoso – eu cumpri as exigências de sua justiça – eu cumpri tudo o que estava escrito nos profetas, e sofri a maior malícia de meus inimigos; e agora o caminho para o santo dos santos se manifesta através do meu sangue. ” Um final horrível, mas glorioso. Através desta morte trágica, Deus é reconciliado com o homem, e o reino dos céus é aberto a toda alma que crê.

“Grite céu e terra, esta soma de bem ao homem!”

Veja a nota em Mateus 27:50 .

Os prodígios que aconteceram na morte de nosso Senhor, e mencionados pelos outros três evangelistas, são omitidos por João, porque ele descobriu que os outros os haviam declarado suficientemente, e parece que ele não tinha nada a acrescentar.

Comentário de Thomas Coke

João 19:30 . Está terminado: Veja em Mateus 27:50 .

Comentário de John Wesley

Quando Jesus, pois, recebeu o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o fantasma.

Está consumado – Meu sofrimento: a compra da redenção do homem.

Ele entregou seu espírito – A Deus, Mateus 27:50 .

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Salmos 22:15 – Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Isaías 53:12 – Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Daniel 9:26 – Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 3:15 – Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 27:50 – Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.

Marcos 15:37 – Mas Jesus, com um alto brado, expirou.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:18 – Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Colossenses 2:14 – e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 10:1 – A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *