Estudo de João 10:11 – Comentado e Explicado

Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11

Comentário de Albert Barnes

O bom pastor – O fiel e verdadeiro pastor, disposto a fazer tudo o que é necessário para defender e salvar o rebanho.

Dá sua vida – Um pastor que considerasse seu rebanho arriscaria sua própria vida para defendê-los. Quando o lobo vier, ele ainda permanecerá para protegê-los. Dar a vida aqui significa o mesmo que não voar ou abandonar o rebanho; estar disposto a expor sua vida, se necessário, para defendê-los. Compare Juízes 12: 3 ; “Coloquei minha vida em minhas mãos e praguejei” etc .; 1 Samuel 19: 5 ; 1 Samuel 28:21 . Ver João 10:15 . O Messias era muitas vezes predito sob o caráter de um pastor.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu sou , etc. Veja nota em João 6:33 .

o bom pastor = o pastor – o bom [um]. Conecte isso com a morte e o Sl 22; conecte o “grande” pastor com a ressurreição ( Hebreus 13:20 ) e Sl 23; e conecte o pastor “principal” à glória ( 1 Pedro 5: 4 ) e Sl 24.

dá a vida = a vida. A expressão é frequente em John. Veja os versículos: João 10:15 , João 10:17 , João 10:18 ; João 13:37 , João 13:38 ; João 15:13 . 1 João 3:16 . Concordando com a apresentação neste evangelho. Veja a página 1511. Compare Mateus 20:35 . Marcos 10:45 .

vida = alma. Grego. psuche . Veja App-110.

for = em nome de. Huper grego . App-104.

Comentário de John Calvin

11. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Do extraordinário carinho que ele tem pelas ovelhas, ele mostra como ele realmente age em relação a elas como pastor; pois ele está tão ansioso com a salvação deles, que nem poupa a própria vida. Daí resulta que aqueles que rejeitam a tutela de um pastor tão amável e amável são extremamente ingratos, merecem cem mortes e são expostos a todo tipo de dano. A observação de Agostinho é extremamente justa, de que esta passagem nos informa o que devemos desejar, o que devemos evitar e o que devemos suportar no governo da Igreja. Nada é mais desejável do que que a Igreja seja governada por bons e diligentes pastores. Cristo declara que ele é o bom pastor , que mantém sua Igreja sã e salva, primeiro, por si mesmo e, depois, por seus agentes. Sempre que há boa ordem e homens aptos detém o governo, então Cristo mostra que ele é realmente o pastor. Mas há muitos lobos e ladrões que, vestindo roupas de pastores , dispersam perversamente a Igreja. Qualquer que seja o nome que essas pessoas possam assumir, Cristo ameaça que devemos evitá-las.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o bom pastor – cujo caráter é exatamente o contrário do que já foi descrito. Em João 10: 7 , João 10: 9 , nosso Senhor se chamava a porta das ovelhas, como sendo o único caminho para a glória e entrada na vida eterna; aqui ele muda o pensamento e chama a si mesmo de pastor, por causa do que deveria fazer por aqueles que nele criam, a fim de prepará-los para a glória eterna.

Dá sua vida pelas ovelhas – Ou seja, desiste de sua alma como sacrifício para salvá-las da morte eterna.

Alguns terão a frase aqui apenas para significar arriscar sua vida, a fim de proteger os outros; mas os versículos 15, 17 e 18, bem como todo o teor da nova aliança, provam suficientemente que o primeiro sentido é aquele em que as palavras de nosso Senhor devem ser entendidas.

Comentário de Thomas Coke

João 10: 11-12 . Eu sou o bom pastor: “Eu não sou um pastor contratado, designado pelo proprietário para cuidar do rebanho; mas eu sou o bom pastor, prometeu Isaías 40:11 . Ezequiel 34:23 ; Ezequiel 34:31 e os proprietário da ovelha; como é evidente a partir de então, que eu alegremente ponho minha vida em risco pela segurança do rebanho: enquanto um mercenário, propondo nada além de seu próprio ganho, quando vê o lobo chegando, deserta a ovelha, porque, em vez de amando-os, ele ama a si mesmo e não se expõe a nenhum perigo por causa deles; de modo que a besta, sem resistência, rasga parte do rebanho em pedaços e dispersa o resto “. Portanto, parece claramente que é dever de todo ministro do evangelho passar o tempo todo em comum com seu rebanho ou rebanhos; pois se se aproximar do perigo não é desculpa para fugir, e deixá-los, muito menos interesse, ou prazer, ou menos matéria, será uma desculpa para tal infidelidade.

Referências Cruzadas

Gênesis 31:39 – Eu nunca levava a você os animais despedaçados por feras; eu mesmo assumia o prejuízo. E você pedia contas de todo animal roubado de dia ou de noite.

1 Samuel 17:34 – Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,

2 Samuel 24:17 – Ao ver o anjo que estava matando o povo, disse Davi ao Senhor: “Fui eu que pequei e cometi iniqüidade. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família! “

Salmos 23:1 – O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Salmos 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Ezequiel 34:12 – Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 37:24 – ” ‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.

Miquéias 5:4 – Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

João 10:14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 2:25 – Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *