Estudo de João 10:14 – Comentado e Explicado

Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim,
João 10:14

Comentário de Albert Barnes

Conheça minhas ovelhas – Conheça meu povo ou minha igreja. A palavra “conhecer” aqui é usada no sentido de respeito afetuoso ou amor. Implica tal conhecimento de seus desejos, perigos e personagens, que resulta em um profundo interesse em seu bem-estar. Assim, a palavra “sabe”, em João 10:15 , está em João 10:17, explicada pela palavra “ama”. Jesus conhece os corações, os perigos e as necessidades de seu povo, e sua bondade como pastor pede que ele os defenda e ajude.

Sou conhecido meu – Ou seja, ele é conhecido e amado como seu Salvador e Amigo. Eles viram seus pecados e perigos: e querem; eles sentiram a necessidade de um Salvador; eles vieram a ele, e acharam que ele e suas doutrinas eram os que eles precisavam e o amavam. E como um rebanho segue e obedece a seu gentil pastor, assim eles seguem e obedecem àquele que os guia junto às águas tranquilas e os faz se deitar em pastos verdejantes.

Comentário de E.W. Bullinger

conhecer . . . sou conhecido = conheça. . . sou conhecido. Grego. ginosko. App-132. Não é o mesmo que nos versículos: João 4: 5 . Veja nota em João 1:10 .

de = por. Grego. hupo. App-104.

Comentário de John Calvin

14. E eu conheço minhas ovelhas e sou conhecido pelas minhas. Na cláusula anterior, ele novamente demonstra seu amor por nós; pois o conhecimento procede do amor e é acompanhado de cuidado. Mas significa também que ele desconsidera totalmente todos os que não obedecem ao Evangelho, como repete na segunda cláusula, e confirma o que ele havia dito anteriormente, que – por outro lado, ele é conhecido pelas ovelhas.

Comentário de Adam Clarke

Eu – conheço minhas ovelhas – eu sei, ta eµa , aqueles que são meus: conheço seus corações, seus desejos, seus propósitos, suas circunstâncias; e eu aprovo eles; pois, nesse sentido, a palavra a conhecer é freqüentemente incluída nas Escrituras. Homero representa os pastores como sendo tão bem familiarizados com os seus, embora misturados com os outros, tão facilmente quanto para distingui-los.

???? d& # 0; ??a?p???a p?atea???? a?p???? a?d?e?p

?e?a d?a????e?s??, epe? ?e ??µ? µ??e?s?? .

Ilíada. 2. 474

“Como os rebanhos de cabras separam seus numerosos rebanhos

Com facilidade, embora alimentado promíscuo “.

E são meus conhecidos – Eles me conhecem como pai, protetor e Salvador; eles reconhecem a mim e a minha verdade perante o mundo; e eles me aprovam, minha palavra, minhas ordenanças e meu povo, e manifestam isso pelo apego a mim e pelo zelo pela minha glória. A primeira cláusula do versículo 15 deve ser anexada à décima quarta.

Comentário de Thomas Coke

João 10: 14-15 . Eu – conheço minhas ovelhas e sou conhecido, etc. – Conheço aqui, como em muitas outras passagens das escrituras, implica muito mais que um mero conhecimento especulativo; – um conhecimento de amor e aprovação. A força da passagem, portanto, é a seguinte: “Sendo o bom pastor e dono das ovelhas, sou tão cuidadoso e solícito em cuidar do meu rebanho, que não conhece apenas todas as ovelhas em particular, mas sei tudo sobre as minhas ovelhas. conheço as circunstâncias em que eles são colocados, conheço bem seus desejos e posso julgar de que auxílios precisam, além disso, amo todos eles com um carinho ardente e aprovo sua obediência a mim. ama e aprova minhas ovelhas, por isso sou conhecido e amado por elas em troca: pois elas têm apenas apreensões de minha dignidade e caráter.Em particular, elas sabem que eu sou seu pastor; que sou capaz de alimentá-las com conhecimento, libertá-los do castigo do pecado e conceder-lhes a vida eterna. E esse conhecimento e amor um pelo outro é como o que subsiste entre o Pai e eu. Conheço minhas ovelhas e sou meu . 10:15 assim como o Pai me conhece, e eu o conheço; para que a passagem seja lida;) e como prova da grandeza do meu amor, darei minha vida pelas ovelhas, que nenhum mercenário jamais fará. ”

Comentário de John Wesley

Eu sou o bom pastor, e conheço minhas ovelhas, e sou meu.

Conheço minhas ovelhas – Com um carinho especial e um cuidado especial; e sou conhecida minha – Com uma santa confiança e carinho.

Referências Cruzadas

Salmos 1:6 – Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 2:2 – Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.

Apocalipse 2:9 – Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Apocalipse 2:19 – Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.

Apocalipse 3:1 – Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.

Apocalipse 3:8 – Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

Apocalipse 3:15 – Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *