Estudo de Filipenses 3:8 – Comentado e Explicado

Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo
Filipenses 3:8

Comentário de Albert Barnes

Sim, sem dúvida, e conto todas as coisas, exceto a perda – Não apenas as coisas que ele havia acabado de especificar e que ele próprio possuía, ele diz que estaria disposto a renunciar a fim de obter interesse no Salvador, mas tudo o que poderia ser imaginado. Se todas as riquezas e honras pudessem ser concebidas por ele, ele estaria disposto a renunciá-las a fim de obter o conhecimento do Redentor. Ele seria um ganhador que deveria sacrificar tudo para ganhar a Cristo. Paulo não apenas agiu segundo esse princípio quando se tornou cristão, mas depois continuara pronto a desistir de tudo para obter interesse no Salvador. Ele usa aqui a mesma palavra – ??µ?a? zemian – que ele faz nos Atos dos Apóstolos, Atos 27:21 , quando fala da perda que foi sofrida ao perder de Creta, ao contrário de seus conselhos, na viagem a Roma. A idéia aqui parece ser: “O que eu poderia obter, ou possuía, considero perda em comparação com o conhecimento de Cristo, assim como os marinheiros fazem os bens sobre os quais eles valorizam, em comparação com suas vidas. Por mais valiosos que sejam, estão dispostos a jogá-los ao mar para se salvarem. ” Burder, em Ros. Alt. você. neu. Morgenland, in loc.

Pela excelência do conhecimento – Uma expressão hebraica para denotar excelente conhecimento. A idéia é que ele considerou todo o resto inútil em comparação com esse conhecimento e estava disposto a sacrificar todo o resto para obtê-lo. Sobre o valor desse conhecimento do Salvador, veja as notas em Efésios 3:19 .

Por quem sofri a perda de todas as coisas – Paulo, quando se tornou cristão, desistiu de suas brilhantes perspectivas em relação a esta vida e a tudo em que seu coração havia sido colocado. Ele abandonou a esperança de honra e distinção; ele sacrificou toda perspectiva de ganho ou facilidade; e ele desistiu de seus amigos mais queridos e se separou daqueles a quem amava ternamente. Ele poderia ter subido aos mais altos postos de honra em sua terra natal, e o caminho que um jovem ambicioso deseja estava totalmente aberto diante dele. Mas tudo isso foi alegremente sacrificado para que ele pudesse se interessar pelo Salvador e participar das bênçãos de sua religião. De fato, ele não nos informou sobre a extensão exata de sua perda ao se tornar cristão. Não é improvável que ele tenha sido excomungado pelos judeus; e que ele havia sido renegado por sua própria família.

E conte-os, mas estrume – A palavra usada aqui – s??ßa??? skubalonnão ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa, adequadamente, resíduos; recusar; o que é jogado fora como inútil; palha; miudezas, ou a recusa de uma mesa ou de animais abatidos e, em seguida, de qualquer espécie. Nenhuma linguagem poderia expressar um sentimento mais profundo da total inutilidade de tudo o que as vantagens externas podem conferir na questão da salvação. Na questão da justificação diante de Deus, toda a confiança no nascimento, no sangue, na moralidade externa, nas formas de religião, nas orações e nas esmolas deve ser renunciada e, em comparação com os méritos do grande Redentor, deve ser estimado como vil. Tais eram as opiniões de Paulo, e podemos observar que, se assim fosse no caso dele, ele deveria estar no nosso. Tais coisas não podem mais valer para a nossa salvação do que para a dele. Não podemos mais ser justificados por eles do que ele. Também não farão nada mais no nosso caso para nos recomendar a Deus do que no dele.

Comentário de E.W. Bullinger

excelência = excelência. Grego. huperecho. Ver Filipenses 2: 3 .

conhecimento. App-132.

Senhor. App-98.

sofreu , etc. Grego. zemioo . Ver 1 Coríntios 3:15 .

ser estrume = ser estrume. Grego. skubalon. Só aqui.

isso = para que isso. Grego. hina.

vitória = ganho. kerdaino . Ocorre dezesseis vezes, ganho traduzido, exceto aqui, e 1 Pedro 3: 1 . Primeira ocorrência: Mateus 16:26 .

Comentário de John Calvin

8. Acho que não. Ele quer dizer que continua com a mesma opinião, porque muitas vezes acontece que, transportados com prazer por coisas novas, esquecemos tudo o mais e depois lamentamos. Por isso, Paulo, tendo dito que renunciou a todos os obstáculos, a fim de ganhar a Cristo, acrescenta agora, que continua a ter essa mente.

Por uma questão de excelência do conhecimento, Ele exalta o evangelho em oposição a todas as noções que tendem a nos enganar. Pois há muitas coisas com aparência de excelência, mas o conhecimento de Cristo ultrapassa em tal grau todo o resto por sua sublimidade (183) , que, em comparação com ela, não há nada que não seja desprezível. Vamos, portanto, aprender com isso, que valor devemos atribuir somente ao conhecimento de Cristo. Quanto a chamá-lo de seu Senhor, ele faz isso para expressar a intensidade de seus sentimentos.

Por quem sofri a perda de todas as coisas, Ele expressa mais do que havia feito anteriormente; pelo menos ele se expressa com maior distinção. É uma semelhança tirada dos marinheiros que, quando instigados pelo perigo de naufrágio, jogam tudo ao mar, para que, quando o navio estiver iluminado, eles possam chegar ao porto em segurança. Paulo, então, estava preparado para perder tudo o que tinha, em vez de ser privado de Cristo.

Mas é perguntado se é necessário renunciarmos às riquezas, honras e nobres da descendência, e até mesmo à justiça externa, para que sejamos participantes de Cristo ( Hebreus 3:14 ), pois todas essas coisas são presentes de Deus, que por si só não deve ser desprezado? Eu respondo, que o apóstolo não fala aqui tanto das coisas em si, como da qualidade delas. Na verdade, é verdade que o reino dos céus é como uma pérola preciosa, cuja compra ninguém deve hesitar em vender tudo o que tem ( Mateus 13:46 .) Há, no entanto, uma diferença entre a substância das coisas e da qualidade. Paulo não considerou necessário renegar a conexão com sua própria tribo e com a raça de Abraão, e se tornar um estrangeiro, para que ele pudesse se tornar cristão, mas renunciar à dependência de sua descendência. Não era conveniente que, por ser casto, ele se tornasse impiedoso; que, por estar sóbrio, ele deve se tornar intemperante; e que, por ser respeitável e honrado, ele deve se tornar dissoluto; mas que ele deve se desfazer de uma estimativa falsa de sua própria justiça e tratá-la com desprezo. Também, quando tratamos da justiça da fé, não lutamos contra a substância das obras, mas contra a qualidade com que os sofistas as investem, na medida em que afirmam que os homens são justificados por elas. Paulo, portanto, despojou-se – não das obras, mas daquela confiança equivocada nas obras, com as quais havia sido inchado.

Quanto às riquezas e honras, quando nos despojamos do apego a elas, estaremos preparados, também, a renunciar às próprias coisas, sempre que o Senhor exigir isso de nós, e assim deve ser. Não é expressamente necessário que você seja um homem pobre, a fim de ser cristão; mas, se quiser que o Senhor assim seja, você deve estar preparado para suportar a pobreza. Em suma, não é lícito que os cristãos tenham algo à parte de Cristo. Considero separado de Cristo tudo o que é um obstáculo no caminho de Cristo ser a nossa base de glória e ter um domínio completo sobre nós.

E eu os conto, mas recuso. Aqui, ele não apenas por palavras, mas também por realidades, amplia muito o que ele havia declarado antes. Para aqueles que jogam suas mercadorias e outras coisas no mar, para que possam escapar em segurança, não desprezam riquezas, mas agem como pessoas preparadas antes para viver na miséria e na vontade (184) , do que se afogarem junto com suas riquezas. Eles se separam deles, de fato, mas é com arrependimento e com um suspiro; e quando eles escapam, lamentam a perda deles. Paulo, no entanto, declara, por outro lado, que ele não havia simplesmente abandonado tudo o que antes considerava precioso, mas que eram como esterco, ofensivo para ele ou desestimulados como coisas jogadas fora por desprezo. Crisóstomo traduz a palavra canudos. Os gramáticos, no entanto, são de opinião, que s??ßa??? é empregado como se fosse ??s?ßa??? – o que é jogado para os cães. (185) E certamente há boas razões pelas quais tudo o que se opõe a Cristo deve ser ofensivo para nós, na medida em que é uma abominação à vista de Deus. ( Lucas 16:15 .) Há boas razões para que também deva ser ofensivo para nós, por ser uma imaginação infundada.

Para que eu possa ganhar a Cristo. Por essa expressão, ele sugere que não podemos ganhar a Cristo, senão perdendo tudo o que temos. Pois ele nos faria ricos somente por sua graça: ele o faria ser toda a nossa bem-aventurança. Agora, de que maneira devemos sofrer a perda de todas as coisas, já foi afirmado – de tal maneira que nada nos afastará da confiança somente em Cristo. Mas se Paulo, com tanta inocência e integridade de vida, não hesitou em considerar sua própria justiça como perda e estrume, o que significa aqueles fariseus dos dias atuais que, embora cobertos com todo tipo de maldade, não sentem nenhuma vergonha de exaltar seus próprios méritos em oposição a Cristo?

Comentário de Adam Clarke

Conto todas as coisas, exceto a perda – não apenas meus privilégios judaicos, mas todos os outros de todo tipo; com tudo o que os homens consideram valioso ou lucrativo, ou do qual eles geralmente dependem para a salvação.

A excelência do conhecimento de Cristo – Essa luz, informação e bênção superiores que vêm através do Evangelho de Jesus Cristo; justificação por meio de seu sangue, santificação por seu Espírito e glória eterna por seus méritos e intercessão. Essas são as bênçãos que o evangelho nos oferece, das quais, e a lei, Jesus Cristo é a soma e a substância.

Sofri a perda de todas as coisas – alguns traduzem d??? ta pa?ta e??µ????? , para quem joguei fora todas as coisas – fiz uma escolha voluntária de Cristo, sua cruz, sua pobreza e sua reprovação; e por estes sacrifiquei livremente tudo o que tinha do mundo, e tudo o que podia esperar dele.

E conte-os apenas estrume – A palavra s??ßa?a significa a escória mais vil ou recusa de qualquer coisa; o pior excremento. A palavra mostra quão insignificante e inútil, no ponto da salvação, o apóstolo estimava tudo, menos o Evangelho de Jesus. Com suas melhores coisas, ele se separou livremente, julgando todas as perdas enquanto colocadas no lugar de Cristo crucificado; e Cristo crucificado, ele estimava ganho infinito, quando comparado com todo o resto. Da absoluta indisponibilidade de qualquer coisa, exceto Cristo, para salvar a alma, o apóstolo Paulo permanece como uma prova incontestável. Poderia a lei ter feito alguma coisa, o apóstolo deve saber disso. Ele tentou e achou vaidade; ele experimentou o sistema do evangelho e achou o poder de Deus para sua salvação. Ao perder tudo o que o mundo chama de excelente, ele ganhou a Cristo e a salvação sem fim através dele. Da influência gloriosa do Evangelho, ele é uma testemunha inatacável. Veja as observações finais no capítulo 9 dos Atos ( Atos 9:43 ; (nota)) sobre o caráter de São Paulo.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 3: 8 . Eu conto todas as coisas, exceto a perda joguei fora todas as coisas: – “Separei de bom grado todas as minhas vantagens e expectativas da lei; para ganhar ou garantir a Cristo”. Não é de todo improvável que uma sentença de excomunhão tenha sido pronunciada contra São Paulo, ou pelo menos que seus bens tenham sido confiscados; como sabemos que outros hebreus crentes, embora provavelmente nenhum deles seja tão desagradável para seus irmãos como ele, foram realmente tratados. (Ver Hebreus 10: 33-34 .) E, se fosse esse o caso, dá grande força às palavras: Por quem sofri, etc.

Comentário de John Wesley

Sim, sem dúvida, e conto todas as coisas, exceto a perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por quem sofri a perda de todas as coisas, e as considero apenas esterco, para que eu possa ganhar a Cristo,

Sim, ainda considero tudo isso e todas as outras coisas como mera perda, em comparação com o conhecimento interior e experimental de Cristo, como meu Senhor, como meu profeta, sacerdote e rei, como me ensinando sabedoria, expiando meus pecados, e reinando em meu coração. Referir isso apenas à justificação, é miseravelmente perverter todo o escopo das palavras. Eles manifestamente se relacionam com a santificação também; sim, a isso principalmente. Por quem realmente sofri a perda de todas as coisas – que o mundo ama, estima ou admira; dos quais estou tão longe de me arrepender, que ainda os considero excrementos – o discurso se eleva. A perda é sustentada com paciência, mas o estrume é jogado fora com aversão. A palavra grega significa qualquer coisa, a mais vil recusa das coisas, a escória de metais, os restos de bebidas alcoólicas, os excrementos de animais, os restos de carne mais inúteis, as miudezas mais baixas, adequadas apenas para cães.

Para que eu possa ganhar a Cristo – Aquele que perde todas as coisas, sem exceção a si mesmo, ganha a Cristo e é ganho por Cristo. E ainda há mais; que até São Paulo fala de ainda não ter ganho.

Referências Cruzadas

Números 14:30 – Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

1 Reis 14:10 – ” ‘Por isso, trarei desgraça à família de Jeroboão. Matarei de Jeroboão até o último indivíduo do sexo masculino em Israel, seja escravo ou livre. Queimarei a família de Jeroboão até o fim como quem queima esterco.

2 Reis 9:37 – os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: ‘Esta é Jezabel’ “.

Jó 20:7 – ele perecerá para sempre, como o seu próprio excremento; os que o tinham visto perguntarão: ‘Onde ele foi parar? ’

Salmos 126:6 – Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Malaquias 2:3 – “Por causa de vocês eu vou destruir a sua descendência; esfregarei na cara de vocês os excrementos dos animais oferecidos em sacrifício em suas festas e lançarei vocês fora, juntamente com os excrementos.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 13:44 – “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Mateus 19:27 – Então Pedro lhe respondeu: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós? “

Lucas 1:43 – Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 11:20 – Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.

Lucas 20:42 – “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita

João 14:7 – Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 20:13 – Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando? ” “Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Romanos 8:18 – Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

1 Coríntios 2:2 – Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

1 Coríntios 9:10 – Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque “o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita”.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

Gálatas 1:16 – revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

2 Timóteo 4:6 – Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

1 Pedro 2:7 – Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *