Estudo de Filipenses 3:10 – Comentado e Explicado

Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte,
Filipenses 3:10

Comentário de Albert Barnes

Que eu possa conhecê-lo – Que eu possa estar totalmente familiarizado com sua natureza, seu caráter, seu trabalho e com a salvação que ele realizou. É um dos mais altos objetos de desejo na mente do cristão conhecer a Cristo; veja as notas em Efésios 3:19 .

E o poder de sua ressurreição – isto é, para que eu possa entender e experimentar a influência apropriada que o fato de sua ressurreição deve ter na mente. Essa influência ele sentiu ao transmitir a esperança da imortalidade; em sustentar a alma na perspectiva da morte, pela expectativa de ser ressuscitado da sepultura da mesma maneira; e em elevar a mente acima do mundo; Romanos 6:11 . Não existe uma verdade que tenha maior poder sobre nós, quando crida corretamente, do que a verdade de que Cristo ressuscitou dos mortos. Sua ressurreição confirma a verdade da religião cristã (notas, 1 Pedro 4:13 . Então, Paulo diz Colossenses 1:24 que ele se regozijou em seus sofrimentos em favor de seus irmãos, e desejou “preencher o que estava por trás, aflições de Cristo “, ou naquilo em que até agora ele havia ficado aquém das aflições que Cristo suportou. A idéia é que é uma honra sofrer como Cristo sofreu; e que o verdadeiro cristão considerará um privilégio ser feito apenas como ele, não apenas em glória, mas em provação. Fazer isso é uma evidência de piedade; portanto, podemos nos perguntar se esses são os sentimentos de nossos corações. Estamos buscando meramente as honras do céu ou devemos consideramos um privilégio ser censurado e insultado como Cristo – ter nossos nomes expulsos como ele era – ser objeto de esporte e escárnio como ele era – e ser sustentado pelo desprezo de um mundo como ele era. Se sim, é uma evidência de que nós o amamos; se não, e estamos apenas buscando o coroa de glória, devemos duvidar se alguma vez conhecemos algo da natureza da verdadeira religião.

Ser adaptado à sua morte – Em todas as coisas, ser exatamente como Cristo – para viver como ele viveu e morrer como ele viveu. Não há dúvida de que Paulo quer dizer que considerava tão desejável ser como Cristo, que consideraria uma honra morrer da mesma maneira. Ele se alegrava em ir com ele até a cruz e atravessar as circunstâncias de desprezo e dor que acompanharam a morte. No entanto, quão poucos existem que estariam dispostos a morrer como Cristo morreu, e quão pouco a massa de pessoas consideraria isso como um privilégio e honra! De fato, requer um elevado estado de sentimento piedoso para poder dizer que seria considerado um privilégio e honra morrer como Cristo, para ter um senso da beleza de seu caráter em todas as coisas e de um apego ardente a ele. , para se alegrar com a oportunidade de morrer como ele morreu! When we think of dying, we wish to have our departure made as comfortable as possible. We would have our sun go down without a cloud. We would wish to lie on a bed of down; we would have our head sustained by the kind arm of a friend, and not left to fall, in the intensity of suffering, on the breast; we would wish to have the place where we die surrounded by sympathizing kindred, and not by those who would mock our dying agonies. And, if such is the will of God, it is not improper to desire that our end may be peaceful and happy; but we should also feel, if God should order it otherwise, that it would be an honor, in the cause of the Redeemer, to die amidst reproaches – to be led to the stake, as the martyrs have been – or to die, as our Master did, on a cross. They who are most like him in the scenes of humiliation here, will be most like him in the realms of glory.

Comentário de E.W. Bullinger

conhecer. App-132.

poder. App-172.

ressurreição . App-178.

sofrimentos . Compare 2 Coríntios 1: 5-7 . 1 Pedro 4:13 .

sendo tornado conformável. Grego. summorphoomai . Só aqui. Ver Filipenses 3:21 .

até = para.

Comentário de John Calvin

10 Para que eu o conheça, ele aponta a eficácia e a natureza da fé – que é o conhecimento de Cristo, e que também não é nu ou indistinto, mas de maneira que o poder de sua ressurreição seja sentido. Ressurreição ele emprega como significado, a conclusão da redenção, para que ela compreenda ao mesmo tempo a idéia da morte. Mas como não é suficiente conhecer a Cristo como crucificado e ressuscitado dentre os mortos, a menos que você experimente, também, o fruto disso, ele fala expressamente de eficácia. (188) Portanto, Cristo é bem conhecido quando sentimos quão poderosa é sua morte e ressurreição e quão eficazes são em nós. Agora, todas as coisas estão aí fornecidas a nós – expiação e destruição do pecado, liberdade da condenação, satisfação, vitória sobre a morte, conquista da justiça e esperança de uma imortalidade abençoada.

E a comunhão de seus sofrimentos Tendo falado daquela justiça livremente conferida, que foi adquirida por nós através da ressurreição de Cristo, e é obtida por nós pela fé, ele passa a tratar dos exercícios dos piedosos, e que, a fim de que pode não parecer que ele tenha introduzido uma fé inativa, que não produz efeitos na vida. Ele também sugere, indiretamente, que esses são os exercícios nos quais o Senhor quer que seu povo se empregue; enquanto os falsos apóstolos lhes impunham os elementos inúteis das cerimônias. Portanto, todo aquele que se tornou através da fé participante de todos os benefícios de Cristo, deve reconhecer que uma condição é apresentada a ele – que toda a sua vida seja conforme à sua morte.

Há, no entanto, uma dupla participação e comunhão na morte de Cristo. O primeiro é interior – o que as Escrituras costumam chamar de mortificação da carne, ou crucificação do velho homem, da qual Paulo trata em Romanos 6: 0 ; o outro é externo – o que é chamado de mortificação do homem exterior. É a resistência da cruz, da qual ele trata em Romanos 8: 0 da mesma epístola, e aqui também, se não me engano. Pois, depois de introduzir junto com isso o poder de sua ressurreição, Cristo crucificado é posto diante de nós, para que possamos segui-lo através de tribulações e angústias; e, portanto, é expressamente mencionada a ressurreição dos mortos, para que possamos saber que devemos morrer antes de viver. Este é um assunto contínuo de meditação para os crentes, enquanto eles permanecem neste mundo.

Isso, no entanto, é um consolo de escolha: que em todas as nossas misérias somos participantes da Cruz de Cristo, se somos seus membros; de modo que através das aflições se abre o caminho para a bênção eterna, como lemos em outro lugar,

Se morrermos com ele, também viveremos com ele; se sofrermos com ele, também reinaremos com ele. ( 2 Timóteo 2:11 )

Todos devemos, portanto, estar preparados para isso – que toda a nossa vida represente nada mais que a imagem da morte, até que ela produza a própria morte, pois a vida de Cristo nada mais é do que um prelúdio da morte. Entretanto, desfrutamos nesse meio tempo desse consolo – de que o fim é uma bênção eterna. Pois a morte de Cristo está ligada à ressurreição. Por isso, Paulo diz que ele está conforme a sua morte, para que possa alcançar a glória da ressurreição. A frase, se é que de qualquer forma, não indica dúvida, mas expressa dificuldade, com o objetivo de estimular nosso esforço sincero (189), pois não é uma disputa leve, na medida em que devemos lutar contra tantas e tão sérias dificuldades.

Comentário de Adam Clarke

Para que eu o conheça – Para ser o verdadeiro e prometido Messias, e experimentar toda a salvação que ele comprou pelo seu sangue.

O poder de sua ressurreição – Ao ter este corpo da minha humilhação ressuscitado da morte e feito semelhante ao seu corpo glorioso. Este parece ser o único significado do apóstolo; pois é em virtude da ressurreição de Cristo que devemos ser ressuscitados incorruptíveis e imortais.

E a comunhão de seus sofrimentos – Cristo morreu, não apenas como vítima do pecado, mas como mártir da verdade. Nenhuma criatura pode ter comunhão com ele em seus sofrimentos vicários; como mártir da verdade, São Paulo desejava imitá-lo. Não apenas no apóstolo, mas nos cristãos primitivos em geral, parece ter havido um forte desejo após o martírio.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 3:10 . E o poder de sua ressurreição: A ressurreição de Cristo é uma das confirmações mais fortes de nossa religião sagrada; e, portanto, rende o maior incentivo às esperanças e expectativas dos cristãos genuínos. Por isso, é dito que Deus os gerou novamente para uma esperança viva, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1 Pedro 1: 3 . Alguns talvez imaginem que São Paulo não teve aqui o devido respeito à ordem ao colocar suas palavras, porque ele fala primeiro da ressurreição de Cristo e depois de seus sofrimentos; mas sua razão para isso provavelmente foi porque uma esperança viva, efetuada pela consideração da ressurreição de Cristo, era absolutamente necessária para tornar os homens dispostos a se conformar com ele em seu sofrimento.

Comentário de John Wesley

Para que eu o conheça, e o poder de sua ressurreição e a comunhão de seus sofrimentos, tornando-se conforme à sua morte;

O conhecimento de Cristo, mencionado no oitavo verso, é aqui explicado mais amplamente.

Para que eu o conheça – como meu completo Salvador.

E o poder de sua ressurreição – Levantando-me da morte do pecado, para toda a vida do amor.

E a comunhão de seus sofrimentos – Sendo crucificado com ele.

E tornado conformável à sua morte – Para estar morto para todas as coisas aqui abaixo.

Referências Cruzadas

Mateus 20:23 – Jesus lhes disse: “Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai”.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 10:18 – Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

Atos dos Apóstolos 2:31 – Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo, que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu decomposição.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Coríntios 15:21 – Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.

2 Coríntios 1:5 – Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

2 Coríntios 1:10 – Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos,

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *