Estudo de 2 Timóteo 2:11 – Comentado e Explicado

Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos.
2 Timóteo 2:11

Comentário de Albert Barnes

É um ditado fiel – Ou melhor, o que ele estava prestes a dizer era digno de toda a credibilidade e profunda atenção; veja as notas em 1 Timóteo 1:15 . O objetivo é incentivar Timóteo a suportar provações pela esperança da salvação.

Pois se estivermos mortos com ele – veja as notas em Romanos 6: 8 .

Também vamos morar com ele – Esse era um tipo de máxima, ou um ponto estabelecido, que é freqüentemente referido na Bíblia; veja as notas de Romanos 6: 3-5 ; Nota de João 11:25 ; 1 Tessalonicenses 4:14 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

É , etc. = Fiel é o ditado. A quarta ocorrência. Veja 1 Timóteo 1:15 .

dizendo = palavra. App-121. E se. App-118. uma,

estar morto com = morreu com (grego. sunapotinesko) Ele. Ver 2 Coríntios 7: 3 .

também vivem , & c. = moram juntos também com (grego. suzab). Ver Romanos 6: 8 .

Comentário de John Calvin

11 Um ditado fiel: Ele faz um prefácio ao sentimento que ele está prestes a expressar; porque nada é mais oposto ao sentimento da carne do que devemos morrer para viver, e que a morte é a entrada na vida; pois podemos concluir de outras passagens que Paulo costumava usar um prefácio desse tipo, em assuntos de grande importância, ou difíceis de acreditar.

Se morrermos com ele, também viveremos com ele. O significado geral é que não seremos participantes da vida e da glória de Cristo, a menos que tenhamos morrido anteriormente e sido humilhados com ele; como ele diz, que todos os eleitos eram

“Predestinado para que eles possam ser conformes à sua imagem.” ( Romanos 8:29 .)

Isto é dito tanto para exortar e confortar os crentes. Quem não está empolgado com esta exortação, de que não devemos ficar angustiados por causa de nossas aflições, que terão um resultado tão feliz? A mesma consideração diminui e adoça tudo o que é amargo na cruz; porque nem dores, nem torturas, nem repreensões, nem a morte devem ser recebidas por nós com horror, pois nelas compartilhamos com Cristo; mais especialmente, vendo que todas essas coisas são precursoras de um triunfo.

Por seu exemplo, portanto, Paulo incentiva todos os crentes a receber com alegria, pelo nome de Cristo, aquelas aflições nas quais eles já têm um gostinho da glória futura. Se isso chocar nossa crença, e se a própria cruz dominar e ofuscar nossos olhos, para que não percebamos Cristo neles, lembre-se de apresentar este escudo: “É um ditado fiel”. E, de fato, onde Cristo está presente, devemos reconhecer que vida e felicidade existem. Devemos, portanto, crer firmemente e impressionar profundamente em nossos corações, esta comunhão, que não morremos separados, mas junto com Cristo, para que depois possamos ter vida em comum com ele; que sofremos com ele, para que possamos ser participantes de sua glória. Por morte, ele quer dizer toda aquela mortificação externa da qual ele fala em 2 Coríntios 4:10 . (168)

Comentário de Adam Clarke

Se estivermos mortos com ele – Isto é: Tão certo quanto Cristo ressuscitou dentre os mortos, certamente ressuscitaremos; e se morrermos por ele, certamente viveremos novamente com ele. Isso, diz o apóstolo, é p?st?? ? ????? , uma verdadeira doutrina. Esta é corretamente a importação da palavra; e não precisamos procurar, como Bp. Tillotson e muitos outros fizeram, por alguns dizerem de Cristo que o apóstolo deveria estar aqui citando, e que ele aprendeu da tradição.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2:11 . É um ditado fiel: Alguns remetem essas palavras para a cláusula final do versículo anterior; mas parece muito mais razoável conectá-los ao que se segue; como, de um modo geral, esta frase é introdutória à sentença pesada que se pretende confirmar. Heylin lê: Esta é uma certa verdade; se morrermos com ele, etc. O arcebispo Tillotson pensa que esse era um ditado célebre entre os cristãos, derivado da tradição de Cristo ou de alguns de seus apóstolos: e tinha uma tendência tão poderosa para mantê-los firmes à sua religião sagrada, que não é de admirar. estava em uso frequente.

Comentário de John Wesley

É um ditado fiel: Porque, se morrermos com ele, também viveremos com ele.

Morto com ele – Morto para pecar, e pronto para morrer por ele.

Referências Cruzadas

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Romanos 6:5 – Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

Romanos 6:8 – Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

1 Tessalonicenses 5:10 – Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Timóteo 3:1 – Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *