Estudo de 2 Coríntios 13:4 – Comentado e Explicado

É verdade que ele foi crucificado por fraqueza, mas está vivo pelo poder de Deus. Também nós somos fracos nele, mas com ele viveremos, pelo poder de Deus para atuar entre vós.
2 Coríntios 13:4

Comentário de Albert Barnes

Pois embora ele tenha sido crucificado pela fraqueza – vários modos foram adotados para explicar a frase “pela fraqueza”. A explicação mais provável é aquela que a refere à natureza humana que ele assumira Filemom 2: 7-8 ; 1 Pedro 3:18 , e à aparência de fraqueza que ele manifestou. Ele não escolheu exercer seu poder. Ele parecia aos seus inimigos ser fraco e débil. Essa idéia seria uma ilustração exata do ponto antes do apóstolo. Ele está ilustrando sua própria conduta, e especialmente no fato de que ele não exerceu seus poderes milagrosos entre eles na punição dos ofensores; e ele o faz pelo exemplo de Cristo, que apesar de abundantemente capaz de exercer seu poder e se resgatar de seus inimigos, estava disposto a parecer fraco e ser crucificado. É muito claro:

(1) Que o Senhor Jesus parecia aos seus inimigos ser fraco e incapaz de resistência.

(2) que ele não exerceu seu poder para proteger sua vida. De fato, ele não ofereceu resistência, como se não tivesse poder.

(3) ele tinha uma natureza humana especialmente sensível e sensível ao sofrimento; e isso foi derrubado e esmagado sob o peso de grandes angústias; veja minhas anotações sobre Isaías 53: 2-3 . Por todas essas causas, ele parecia fraco e débil; e essas parecem-me as idéias principais nessa expressão.

No entanto, ele vive – Ele não está morto agora. Embora tenha sido crucificado, ele agora vive novamente e agora é capaz de exercer seu grande poder. Ele fornece a prova de que ele está vivo, no sucesso que atende ao evangelho e nos milagres que são realizados em seu nome e por seu poder. . Existe um Redentor vivo no céu; um Redentor que é capaz de exercer todo o poder que jamais exerceu na Terra; um Redentor, portanto, capaz de salvar a alma; ressuscitar os mortos; punir todos os seus inimigos.

Pelo poder de Deus – Ao ressuscitá-lo dentre os mortos e colocá-lo à sua própria mão direita; ver Efésios 1: 19-21 . Através do poder de Deus, ele foi trazido da tumba e tem um lugar designado para ele na cabeça do universo.

Pois também somos fracos nele – Margem, “com ele”. Nós, seus apóstolos, também somos fracos em virtude de nossa conexão com ele. Estamos sujeitos a enfermidades e provações; parece que não temos poder; somos expostos ao desprezo; e parecemos aos nossos inimigos destituídos de força. Nossos inimigos nos consideram fracos; e eles nos desprezam.

Mas vamos morar com ele … – Ou seja, mostraremos a você que estamos vivos. Com a ajuda do poder de Deus, mostraremos que não somos tão fracos quanto nossos inimigos fingem; que somos investidos de poder; e que somos capazes de infligir a punição que ameaçamos. Este é um dos inúmeros casos em que Paulo ilustrou o caso diante dele, com uma referência ao exemplo e caráter de Cristo. A idéia é que Cristo não exerceu seu poder, parecia fraco e foi morto. Então, Paulo diz que ele não exerceu seu poder e parecia ser fraco. Mas, diz ele, Cristo vive e está vestido com força; e assim nós, embora pareçamos ser fracos, exerceremos entre vocês, ou em relação a vocês, o poder com o qual ele nos investiu, infligindo punição aos nossos inimigos.

Comentário de E.W. Bullinger

For = For de fato.

embora . A maioria dos textos omite.

através = fora. do grego. ek. App-104.

vive. App-110.

por = aveia de. Grego. ek, como acima.

poder . Grego. dunamis . App-172. Compare Efésios 1:19 , Efésios 1:20 .

Deus App-98.

com . Grego. Sol. App-104.

Comentário de John Calvin

4. Pois embora ele tenha sido crucificado. Ele fala, com intenção particular, da humilhação de Cristo, com a visão de sugerir indiretamente, (949) que nada foi desprezado nele, mas o que eles estariam preparados para desprezar, também, no próprio Cristo, na medida em que ele

esvaziou-se até a morte da cruz.
( Filipenses 2: 8. )

Ele mostra, no entanto, ao mesmo tempo, como é absurdo desprezar em Cristo (950) a humilhação da cruz, na medida em que ela se conjuga com a glória incomparável de sua ressurreição. “Cristo deve ser menos estimado por você, porque ele mostrou sinais de fraqueza em sua morte, como se sua vida celestial, que ele levasse posteriormente à sua ressurreição, não fosse um sinal claro de seu poder divino?” Pois, como o termo carne aqui significa a natureza humana de Cristo, (951) , a palavra Deus é usada aqui para denotar sua Divindade.

Aqui, no entanto, surge uma questão – se Cristo trabalhou sob tal enfermidade que seria submetido à necessidade contra sua vontade; pois, o que sofremos pela fraqueza, sofremos com restrições e não com nossa própria escolha. Como os arianos da antiguidade abusaram desse pretexto por se oporem efetivamente à divindade de Cristo, os Padres ortodoxos deram essa explicação – que foi efetuada mediante nomeação, na medida em que Cristo o desejava, e não por ser restringido por qualquer necessidade. Esta resposta é verdadeira, desde que seja entendida corretamente. Há alguns, no entanto, que estendem erroneamente o compromisso à vontade humana de Cristo – como se essa não fosse a condição de sua natureza, mas uma permissão contrária a sua natureza. Por exemplo: “Sua morte”, dizem eles, “não aconteceu porque sua humanidade estava, propriamente falando, sujeita à morte, mas com hora marcada, porque ele escolheu morrer”. Concordo, de fato, que ele morreu, porque ele escolheu fazê-lo; mas, de onde veio essa escolha, mas a partir disso – que ele, por sua própria vontade, se revestiu de uma natureza mortal (952) Se, no entanto, tornarmos a natureza humana de Cristo tão diferente da nossa, o principal suporte de nossa fé é derrubado. . Portanto, entendamos desta maneira – que Cristo sofreu por nomeação, não por constrangimento, porque, estando na forma de Deus, ele poderia ter se isentado dessa necessidade, mas, no entanto, sofreu por fraqueza, porque esvaziou ele mesmo ( Filipenses 2: 6. )

Nós somos fracos nele. Ser fraco em Cristo significa aqui ser um participante da fraqueza de Cristo. Assim, ele glorifica sua própria fraqueza, porque nela está conforme a Cristo, e ele não se retrai da desgraça, que ele tem em comum com o Filho de Deus; mas, nesse meio tempo, ele diz que viverá em direção a eles segundo o exemplo de Cristo. “Eu também”, diz ele, “serei participante da vida de Cristo, depois de ter sido isento de fraqueza”. (953) À fraqueza, ele se opõe à vida e, consequentemente, entende por esse termo uma condição que está florescendo e cheia de honra. (954) A cláusula para você também pode ser tomada em conexão com o poder de Deus, mas não tem importância, pois o significado sempre permanece o mesmo – que os coríntios, quando começaram a julgar corretamente, teriam respeito e honra. visões do poder de Deus, que estava em Paulo, e não desprezaria mais a enfermidade externa.

Comentário de Adam Clarke

Pois embora ele tenha sido crucificado pela fraqueza – é verdade que Cristo foi crucificado e sua crucificação parecia ser o efeito de sua fraqueza; ainda assim, não era assim; ele desistiu de sua vida, ninguém poderia tirar isso dele; e em sua última luta, se ele tivesse sido deficiente em poder, poderia ter tido mais de doze legiões de anjos para apoiá-lo contra a multidão do sumo sacerdote, Mateus 26:53 ; mas como então as Escrituras poderiam ser cumpridas? E se ele não tivesse morrido, como a raça humana poderia ter sido salva?

No entanto, ele vive pelo poder de Deus – Embora ele pareça ter sido crucificado por sua própria fraqueza, ele agora vive pelo poder de Deus; exercendo uma energia onipotente pela qual todas as coisas estão sujeitas a ele.

Nós também somos fracos nele – porque estamos do lado de Cristo, parecemos a você tão fracos quanto ele aos judeus; mas não é assim, pois vivemos com ele – sob a mesma influência e participando da mesma vida; manifestando por nossa pregação e milagres o poder de Deus para você. Enquanto não uso a vara, pareço-lhe fraco; Vou usá-lo, e então você me achará forte.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 13: 4 . Crucificado pela fraqueza, Com aparência de fraqueza, ele ainda vive com a manifestação do poder de Deus. O significado do lugar é o seguinte: “Embora Cristo em sua crucificação parecesse fraco e desprezível, ele agora vive para mostrar o poder de Deus, nos milagres e nas obras poderosas que ele faz: eu também, embora por meus sofrimentos e enfermidades. Embora pareça fraco e desprezível, viverei para mostrar o poder de Deus, punindo milagrosamente os ofensores entre vocês.

Comentário de John Wesley

Pois, embora tenha sido crucificado pela fraqueza, ele vive pelo poder de Deus. Pois também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para com você.

Ele foi crucificado pela fraqueza – pela impotência da natureza humana.

Também somos fracos com ele – parecemos fracos e desprezíveis participando dos mesmos sofrimentos por ele.

Mas viveremos com ele – ressuscitar dentre os mortos.

Pelo poder de Deus em você – Pela energia divina que está agora em todo crente, 2 Coríntios 13: 5 .

Referências Cruzadas

Lucas 22:43 – Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.

João 10:18 – Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 3:16 – Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:8 – Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

Romanos 6:9 – Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.

Romanos 14:9 – Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.

1 Coríntios 2:3 – E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês.

1 Coríntios 15:43 – é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 10:3 – Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.

2 Coríntios 10:10 – Pois alguns dizem: “As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível”.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *