Estudo de 1 Coríntios 15:43 – Comentado e Explicado

semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso;
1 Coríntios 15:43

Comentário de Albert Barnes


É semeado em desonra – No túmulo, onde é excluído da visão humana; se apressou para longe da visão de amigos; repugnante e ofensivo como uma massa que se transforma em decadência. Além disso, há uma espécie de desgraça e ignomínia aqui, como sob a maldição de Deus e, por causa do pecado, condenado à ofensiva da sepultura.

É ressuscitado em glória – Em honra; em beleza; honrado por Deus pela remoção da maldição, e de uma forma e maneira que seja gloriosa. Isso se refere ao fato de que tudo, como desonra, vileza, ignomínia, que a acompanha aqui será removido ali, e que o corpo terá uma semelhança com o corpo glorificado de Jesus Cristo, Efésios 3:21 . Deve ser adaptado a um mundo de glória; e tudo o que aqui a tornou vil, sem valor, pesado, ofensivo ou degradado, será ali removido. Certamente, toda idéia que podemos extrair disso é principalmente negativa e consiste em negar que o corpo tenha ali as qualidades que aqui o tornam vil ou repugnante. A palavra “glória” ( d??a doxa) significa dignidade, esplendor, honra, excelência, perfeição; e é usado aqui como denotando a combinação de todas as coisas que devem resgatá-lo da ignomínia e da desgraça.

É semeado em fraqueza – Fraco, fraco, passível de decair. Aqui, a doença prostra a força, tira seu poder, a consigna ao pó. Denota as muitas fraquezas, fragilidades e responsabilidades à doença, às quais estamos expostos aqui. Seus fracos poderes logo se prostram; suas funções vitais logo cessam na morte.

É elevado em poder – Isso não denota poder como o de Deus, nem como os anjos. Não afirma que será dotado de notável e enorme força física, ou que terá o poder de realizar o que agora seria considerado milagroso. Deve ser considerado o oposto da palavra “fraqueza” e significa que não será mais suscetível a doenças; não mais vencido pelos ataques da doença; não mais sujeito às enfermidades e fraquezas que aqui experimenta. Não deve ser prostrado pela doença, nem vencido pelo cansaço. Será capaz do serviço de Deus sem cansaço e lentidão; não precisará descansar como aqui (veja Apocalipse 7:15 ; compare Apocalipse 22: 5 ); mas será em um mundo onde não haverá fadiga, lassidão, doença; mas onde houver amplo poder para se envolver no serviço de Deus para sempre. No entanto, não há improbabilidade em supor que os poderes físicos do homem, assim como seu intelectual, possam ser grandemente aumentados no céu. Mas neste ponto não há revelação.

Comentário de E.W. Bullinger

poder . App-172.

Comentário de John Calvin

43. Está semeado na corrupção Para que não resta dúvida, Paulo explica a si mesmo, revelando a diferença entre sua condição atual e a que será depois da ressurreição. Que conexão, então, haveria em seu discurso, se ele pretendia, em primeira instância (107), distinguir entre os diferentes graus de glória futura entre os santos? Portanto, não resta dúvida de que ele esteve, até este ponto, acompanhando um assunto. Ele agora retorna à primeira semelhança de que havia feito uso, mas a aplica mais de perto ao seu design. Ou, se preferir, mantendo essa semelhança, ele compara figurativamente o tempo da vida atual com o tempo da semente e a ressurreição com a colheita; e ele diz que nosso corpo está agora, de fato, sujeito a mortalidade e ignomínia, mas será glorioso e incorruptível. Ele diz a mesma coisa em outras palavras em Filipenses 3:21

Cristo mudará nosso corpo vil,
para que ele goste do seu próprio corpo glorioso.

Comentário de Adam Clarke

É semeado em desonra – Sendo agora despojado de toda a glória que possuía como uma máquina, temida e maravilhosamente feita pelas mãos de Deus; e também consignado à morte e destruição por causa do pecado. Essa é a circunstância mais desonrosa.

É ressuscitado em glória – É ressuscitado um corpo glorioso, porque imortal e para sempre redimido do império da morte.

Está semeado na fraqueza – Os princípios de dissolução, corrupção e decadência prevaleceram sobre ela; doença a minou; e a morte fez dele sua presa.

É elevado no poder – Não ser mais suscetível à fraqueza, através do trabalho; decadência, por idade; desperdiçando, por doença; e dissolução, pela morte.

Comentário de John Wesley

É semeado em desonra; é ressuscitado em glória; é semeado em fraqueza; é elevado em poder:

É semeado em desonra – Chocante para quem mais o amava, a natureza humana em desgraça! É ressuscitado em glória – vestido com vestes de luz, adequadas para aqueles a quem o rei do céu se deleita em honrar.

Está semeado na fraqueza – Privado até da força fraca de que já gozou.

É elevado em poder – Dotado de vigor, força e atividade, como não podemos conceber agora.

Referências Cruzadas

Jó 14:10 – Mas o homem morre, e morto permanece; dá o último suspiro, e deixa de existir.

Salmos 102:23 – No meio da minha vida ele me abateu com sua força; abreviou os meus dias.

Daniel 12:1 – “Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.

Mateus 13:43 – Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça”.

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Marcos 12:24 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

1 Coríntios 6:14 – Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

2 Coríntios 13:14 – A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *