Estudo de Mateus 22:29 – Comentado e Explicado

And Jesus answering said to them, Ye err, not knowing the scriptures nor the power of God.
Mateus 22:29

Comentário de Albert Barnes

Vocês erram, sem saber … – Eles haviam tomado uma visão errada da doutrina da ressurreição.

Não foi ensinado que as pessoas se casariam lá. As “Escrituras”, aqui, significam os livros do Antigo Testamento. Ao apelar a eles, Jesus mostrou que a doutrina do estado futuro estava lá, e que os saduceus deveriam ter acreditado como era, e não acrescentaram a doutrina absurda de que as pessoas devem viver ali como aqui. A maneira pela qual os inimigos da verdade costumam tentar ridicularizar uma doutrina da Bíblia é acrescentando-a e depois chamando-a de absurda. A razão pela qual o Salvador produziu uma passagem dos livros de Moisés Mateus 22:32 foi que eles também apelaram para seus escritos, Mateus 22:24 . Outros lugares do Antigo Testamento, de fato, afirmaram a doutrina mais claramente Daniel 12: 2 ; Isaías 26:19 , mas ele queria encontrá-los em seu próprio terreno. Nenhuma dessas escrituras afirmou que as pessoas morariam lá como vivem aqui, e, portanto, seu raciocínio era falso.

Nem o poder de Deus – Eles provavelmente negaram, como muitos fizeram desde então, que Deus poderia reunir o pó espalhado dos mortos e transformá-lo em um corpo. Por esse motivo, eles afirmaram que a doutrina não podia ser verdadeira – razão oposta à revelação, e supondo que o poder infinito não pudesse reorganizar um corpo que ele havia inicialmente organizado, e elevar um corpo a partir de seu próprio pó que havia levantado inicialmente. nada.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 22: 29-30 . Jesus respondeu: Errais, não conhecendo as Escrituras – que afirmam claramente um estado futuro; nem o poder de Deus – que criou o espírito tanto quanto a matéria, e pode preservá-lo quando o corpo é dissolvido, e também pode levantar o corpo do pó e torná-lo imortal; e quem pode tornar todo o homem completamente feliz com o conhecimento, o amor e o prazer de si mesmo, sem nenhum dos prazeres ou objetos deste mundo visível e temporal. Pois na ressurreição eles nem se casam, etc. – Nosso Senhor passa a observar ainda mais, que eles confundiram inteiramente a natureza da vida a ser desfrutada em um estado futuro: que aqueles que a alcançaram como anjos de Deus, incorruptíveis e imortais, o casamento e a procriação de uma prole não eram. mais necessário para continuar a espécie ou manter a população do mundo espiritual.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus = mas Jesus (App-98. X).

sem saber. Observe o negativo, implicando sua falta de vontade de saber, não afirmando o mero fato. Veja App-105. Todos com certeza errarão, que não conhecem as Escrituras.

Comentário de John Calvin

29. Você erra, sem conhecer as Escrituras. Embora Cristo se dirige aos saduceus, essa reprovação se aplica geralmente a todos os inventores de falsas doutrinas. Pois, como Deus dá a conhecer claramente Sua vontade nas Escrituras, a falta de familiaridade com elas é a fonte e a causa de todos os erros. Mas isso não é um consolo comum para os piedosos, que eles estarão a salvo do perigo de errar, desde que humildemente, modestamente e submissamente indagem das Escrituras o que é certo e verdadeiro. Quanto ao poder de Deus estar conectado por Cristo com a palavra, refere-se à ocasião presente. Pois, já que a ressurreição excede em muito a capacidade dos sentidos humanos, será incrível para nós, até que nossas mentes subam à contemplação do poder ilimitado de Deus, pelo qual, como Paulo nos diz,

ele é capaz de dominar todas as coisas para si mesmo ( Filipenses 3:21 .)

Além disso, os saduceus devem ter ficado sem entendimento quando cometeram o erro de estimar a glória da vida celestial de acordo com o estado atual. Enquanto isso, aprendemos que esses homens formam e expressam sentimentos justos e sábios, respeitando os mistérios do reino celestial, que juntam o poder de Deus às Escrituras.

Comentário de Adam Clarke

Você erra – Ou, você é enganado – por suas paixões impuras: não conhecendo as escrituras, que afirmam a ressurreição: – nem o poder milagroso de Deus ( t?? d??aµ?? t?? Te?? ) pelo qual deve ser efetuado. Em Avoda Sara, fol. 18, Sinédrio, fol. 90, é dito: “Estes são os que não terão parte no mundo vindouro: aqueles que dizem que o Senhor não veio do céu; e aqueles que dizem que a ressurreição não pode ser provada fora da lei”.

Seu engano apareceu na suposição de que, se houvesse uma ressurreição, homens e mulheres se casariam e seriam dados em casamento como nesta vida; o que nosso Senhor mostra que não é o caso: para homens e mulheres haverá como os anjos de Deus, imortais e livres de todas as paixões humanas, e daquelas propensões que só deveriam continuar com elas durante esse estado atual de existência. Não haverá morte; e, consequentemente, nenhuma necessidade de casamento para manter a população do mundo espiritual.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22: 29-30 . Jesus respondeu e disse, etc. – Jesus refutou o argumento deles, dizendo aos saduceus que eles ignoravam o poder de Deus, que criou espírito tanto quanto a matéria e que pode tornar o homem completamente feliz no prazer de si mesmo. Ele observou ainda que a natureza da vida obtida no estado futuro torna o casamento completamente supérfluo; porque no mundo vindouro, os homens sendo imortais, como os anjos, ?sa??e???, não há necessidade de um aumento da humanidade. Veja em Lucas 20:36 .

Comentário de Scofield

você erra

Ou você se engana, etc. A resposta de Jesus dá as três incapacidades do racionalista: auto-engano, Romanos 1:21 ; Romanos 1:22 ignorância do conteúdo espiritual das Escrituras, Atos 13:27 , descrença na intervenção do poder divino, 2 Pedro 3: 5-9 .

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhes: Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.

Você erra, não conhecendo as Escrituras – o que afirma claramente uma ressurreição.

Nem o poder de Deus – que é bem capaz de efetivá-lo. Quantos erros fluem da mesma fonte?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *