Estudo de 1 Coríntios 6:14 – Comentado e Explicado

Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
1 Coríntios 6:14

Comentário de Albert Barnes

E Deus levantou ambos … – Este é o “segundo” argumento contra as indulgências neste pecado. É isto. “Estamos unidos a Cristo. Deus o ressuscitou dentre os mortos e glorificou seu corpo. Nossos corpos serão como os dele (compare Filêmon 3:21 ); e já que nosso corpo deve ser ressuscitado pelo poder de Deus; uma vez que é para ser perfeitamente puro e santo, e como isso deve ser feito por sua agência, é errado que seja dedicado a propósitos de poluição e luxúria. ” É indigno:

(1) De nossa conexão com o puro Salvador que foi ressuscitado dentre os mortos – a imagem de nossa ressurreição da morte e das contaminações do pecado (compare as notas em Romanos 6: 1-12 ); e,

(2) Indignos da esperança de que nossos corpos sejam elevados à pureza perfeita e imortal nos céus. Nenhum argumento poderia ser mais forte. Um profundo senso de nossa união com um Salvador puro e ressuscitado, e uma viva esperança de pureza imortal, fariam mais do que todas as outras coisas para conter as indulgências licenciosas.

Comentário de E.W. Bullinger

tem . Omitir.

levantado . Grego. egeiro. App-178.

levante-se . Grego. exegeiro. App-178. Compare Romanos 9:17 .

por = até. App-104. 1 Coríntios 6: 1 .

poder . Grego. dunamis. App-172. Compare 1 Coríntios 15:43 . 2 Coríntios 13: 4 . Efésios 1:19 , Efésios 1:21 .

Comentário de John Calvin

14. E Deus também ressuscitou o Senhor. Ele mostra da condição de Cristo como é fornicação indecorosa para um homem cristão; por Cristo ter sido recebido na glória celestial, o que ele tem em comum com as poluições deste mundo? Duas coisas, no entanto, estão contidas nessas palavras. A primeira é que é indecoroso e ilegal que nosso corpo, consagrado a Cristo, seja profanado pela fornicação, na medida em que o próprio Cristo ressuscitou dentre os mortos, para que possa entrar na posse da glória celestial. . A segunda é que é uma coisa básica prostituir nosso corpo (352) para poluições terrenas, enquanto está destinado a ser um participante (353) junto com Cristo, de uma imortalidade abençoada e da glória celestial. Há uma afirmação semelhante em Colossenses 3: 1: se ressuscitamos com Cristo etc., com essa diferença, ele fala aqui apenas da última ressurreição, enquanto nessa passagem ele fala da primeira também, ou em outras palavras , da graça do Espírito Santo, pela qual somos modelados novamente para uma nova vida. Porém, como a ressurreição é algo quase inacreditável ( Atos 26: 8 ) para a mente humana, quando a Escritura menciona isso, ela nos lembra o poder de Deus , com o objetivo de confirmar nossa fé nele. ( Mateus 22:29 .)

Comentário de Adam Clarke

E Deus ressuscitou o Senhor – Ele ressuscitou da natureza a natureza humana de Cristo, como penhor de nossa ressurreição; e também nos elevará pelo seu próprio poder, para que possamos habitar com ele em glória para sempre.

Referências Cruzadas

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 15:15 – Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *