Estudo de 1 Tessalonicenses 4:14 – Comentado e Explicado

Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram.
1 Tessalonicenses 4:14

Comentário de Albert Barnes

Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou – Ou seja, se cremos nisso, também devemos acreditar que aqueles que morreram. A fé de Jesus ressuscitará dos mortos. O significado não é que o fato da ressurreição dependa de que cremos que Jesus ressuscitou, mas que a morte e a ressurreição do Salvador estavam ligadas à ressurreição dos santos; que um seguia do outro e que um era tão certo quanto o outro. A doutrina da ressurreição dos santos certamente segue a da ressurreição de Cristo, que, se um é acreditado, o outro também deve ser; veja as notas em 1 Coríntios 15: 12-14 .

Que dormem em Jesus – Uma expressão muito bonita. Não é apenas que eles tenham repouso calmo – como um sono suave – na esperança de acordar novamente, mas que isso esteja “em Jesus” – ou “através” dele ( d?? dia) dele; isto é, sua morte e ressurreição são a causa de seu repouso quieto e calmo. Eles não “dormem” no paganismo, na infidelidade ou na melancolia do ateísmo – mas na bendita esperança que Jesus transmitiu. Eles jazem, como ele, no túmulo – livres de dor e tristeza e com a certeza de serem ressuscitados.

Eles dormem em Jesus e são abençoados,

Quão amáveis ??são seus adormecidos;

Dos sofrimentos e do pecado liberado,

E livre de qualquer armadilha.

Quando, portanto, pensamos na morte dos santos, pensemos no que Jesus estava no túmulo de José de Arimatéia. Tal é o sono de nossos amigos piedosos agora no túmulo; tal será nosso quando morrermos.

Deus trará com ele – Isso não significa que Deus os trará com ele do céu quando o Salvador vier – embora seja verdade que o espírito deles desça com o Salvador; mas significa que ele os trará de suas sepulturas, e os conduzirá com ele para a glória, para estar com ele; compare notas, João 14: 3 . A declaração, como me parece, foi projetada para ensinar a verdade geral de que os remidos estão tão unidos a Cristo que devem compartilhar o mesmo destino que ele. Como a cabeça foi levantada, todos os membros o serão. Como Deus trouxe Cristo da sepultura, assim ele os trará; isto é, sua ressurreição garantiu que eles ressuscitariam. É uma verdade grande e universal que Deus trará tudo de seus túmulos que “dormem em Jesus”; ou que todos eles se levantem. O apóstolo não se refere, portanto, tanto ao tempo em que isso ocorreria – o que significa que aconteceria quando o Senhor Jesus retornasse – quanto ao fato de que havia uma conexão estabelecida entre ele e seu povo, o que tornava certo que se eles morressem unidos a ele pela fé, seriam tão certamente trazidos da sepultura quanto ele.

Se, no entanto, significa, como supõe o Prof. Bush ( Anastasis , pp. 266.267), que eles serão trazidos com ele do céu ou o acompanharão, isso não prova que deve ter havido uma ressurreição anterior, por toda a força da linguagem seria satisfeita com a suposição de que seus espíritos haviam subido ao céu e seria levada com ele para se unir aos seus corpos quando ressuscitados. Se essa é a interpretação correta, provavelmente há uma alusão a passagens como as seguintes, representando a vinda do Senhor acompanhada por seus santos. “O Senhor meu Deus virá, e todos os santos contigo.” Zacarias 14: 5 . “E Enoque, o sétimo de Adão, profetizou sobre eles, dizendo: Eis que o Senhor vem com milhares de seus santos;” Judas 1:14 . “Quem”, diz o Presidente Dwight (Serm. 164), “são aqueles a quem Deus trará com Ele neste momento? Certamente não os corpos de seus santos … A única resposta é que ele trará consigo os espíritos de justos homens aperfeiçoados. ‘”

Comentário de E.W. Bullinger

Para . Grego. gar .

se App-118.

acreditar . App-150.

levantou-se novamente . App-178.

mesmo assim eles também . Leia “então ( acreditamos) também que eles” .

sono = adormeceu.

em Jesus = através (App-104. 1 Tessalonicenses 4: 1 ) Jesus. Isso fica no grego entre as palavras “dormir” e “trazer”. A que pertence? “Durma em Jesus” é uma expressão não encontrada em nenhum outro lugar. Em 1 Tessalonicenses 4:16, fala-se dos “mortos em Cristo”, com os quais se pode comparar 1 Coríntios 15:18 . E o significado adequado de dia com o genitivo é “através”, embora seja traduzido incorretamente “em” Mateus 26:61 . Marcos 14:58 . 1 Timóteo 2:15 . Hebreus 7: 9 ; Hebreus 13:22 e “entre” 2 Timóteo 2: 2 . O contexto mostrará que “através” é o significado, conforme a Versão Revisada o renderiza em margem. . Colossians 1:20 . Titus 3:6 . Death is not a blessing, but an enemy. Inflicted by the Lord ( Revelation 2:23 ; Revelation 19:21 ), and permitted by Him, it is the work of the devil ( Hebrews 2:14 . Revelation 2:10 ), whose works He came to destroy. It is better, therefore, to take the words “through Jesus” with “bring”, and read, “God will through Jesus bring with Him”, in harmony with John 5:25 ; John 11:25 . Philippians 1:3 , Philippians 1:21 . “Através” do Senhor Jesus Cristo, temos paz, reconciliação, filiação, dons do Espírito Santo, vitória e muitas outras bênçãos; Romanos 5: 1 , Romanos 5:10 ; Romanos 8:37 . 1 Coríntios 15:57 . 2 Coríntios 5:18, Efésios 1: 5, Colossenses 1:20, Tito 3: 6. A morte não é uma bênção, mas um inimigo, infligido pelo Senhor ( Apocalipse 2:23 ; Apocalipse 19:21 ), e permitido por Ele é obra do diabo ( Hebreus 2:14 . Apocalipse 2:10 ), cujas obras Ele veio para destruir. É melhor, portanto, levar as palavras “através de Jesus” com “trazer” e ler: “Deus, por meio de Jesus, trará com ele”, em harmonia com João 5:25 ; João 11:25 . Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:21 .

com . App-104.

Comentário de John Calvin

14 Pois se cremos . Ele assume esse axioma de nossa fé, que Cristo ressuscitou dentre os mortos, para que sejamos participantes da mesma ressurreição: daí infere que viveremos com ele eternamente. Essa doutrina, no entanto, como foi declarado em 1 Coríntios 15:13 , depende de outro princípio – que não foi por si mesmo, mas por nós que Cristo morreu e ressuscitou. Portanto, aqueles que têm dúvidas quanto à ressurreição causam grandes danos a Cristo: mais ainda, de certa maneira o tiram do céu, como é dito em Romanos 10: 6.

Dormir em Cristo é reter na morte a conexão que temos com Cristo, pois os que são pela fé enxertados em Cristo têm a morte em comum com ele, para que sejam participantes da vida. É perguntado, no entanto, se os incrédulos também não ressuscitarão, pois Paulo não afirma que haverá uma ressurreição, exceto no caso dos membros de Cristo. Eu respondo que Paulo aqui não toca em nada além do que se adequava ao seu design atual. Pois ele não pretendia aterrorizar os ímpios, mas corrigir (578) o pesar imoderado dos piedosos, e curá-lo, como ele faz, pelo remédio da consolação.

Comentário de Adam Clarke

Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou – ?? ?a? · Vendo que cremos; sabendo que a ressurreição de Cristo é tão completamente autenticada quanto a sua morte.

Mesmo assim, eles – necessariamente se segue que aqueles que dormem – morrem nele – na fé do Evangelho, Deus trará com ele – ele os ressuscitará como Jesus ressuscitou dos mortos, da mesma maneira, ou seja, por seu próprio poder eterno e energia; e ele os trará com ele – com Cristo, pois ele é a cabeça da Igreja, que é seu corpo.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 4:14 . Que dormem em Jesus O estado dos corpos dos mortos piedosos em seus túmulos não está apenas aqui, mas em muitas outras passagens das escrituras, descritas como um sono curto, em comparação com a vida eterna na qual eles acordarão na manhã de a ressurreição. Este versículo 14 deve ser lido entre parênteses, sendo uma repetição daquilo que o apóstolo os havia instruído mais completamente antes. A ressurreição de Cristo foi o grande fato sobre o qual toda a religião cristã dependia; e com ele, a ressurreição da humanidade em geral, mas mais especialmente dos justos, juntou-se na conexão mais próxima. É isso que o apóstolo em outros lugares mostra em geral; aqui ele apenas lembra os tessalonicenses disso em um breve parêntese e passa para a descoberta adicional mencionada na nota anterior.

Comentário de John Wesley

Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aqueles que dormem em Jesus Deus trará com ele.

Então – como Deus o criou.

Com ele – com a cabeça viva deles.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:19 – “Gade será atacado por um bando, mas é ele que o atacará e o perseguirá.

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Zacarias 14:15 – A mesma praga cairá sobre cavalos e mulas, camelos e burros, sobre todos os animais daquelas nações.

Mateus 24:31 – E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

1 Coríntios 15:18 – Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

1 Coríntios 15:23 – Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.

2 Coríntios 4:13 – Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos,

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

2 Tessalonicenses 2:1 – Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês

Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *