Estudo de 2 Coríntios 4:13 – Comentado e Explicado

Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: Eu cri, por isto falei {Sl 115,1}, também nós cremos, e por isso falamos.
2 Coríntios 4:13

Comentário de Albert Barnes

Temos o mesmo espírito de fé – O mesmo espírito que é expresso na citação que ele está prestes a fazer; a mesma fé que o salmista tinha. Temos o próprio espírito de fé que é expresso por Davi. O sentido é que temos o mesmo espírito de fé que ele tinha que disse: “eu acreditei” etc. A frase “espírito de fé” significa substancialmente o mesmo que a própria fé; um sentimento crente ou impressão da verdade.

Conforme está escrito – Esta passagem é encontrada no Salmo 116: 10 . Quando o salmista pronunciou as palavras, ele foi grandemente afligido; ver Salmo 116: 3 , Salmo 116: 6-8 . Nessas circunstâncias, ele orou a Deus, expressou confiança nele e depositou toda sua confiança nele. Em sua aflição, ele falou com Deus; ele falou de sua confiança nele; ele proclamou sua confiança nele; e o fato de ele ter falado dessa maneira foi o resultado de sua crença ou de sua confiança em Deus. Paulo, citando isso, não quer dizer que o salmista tenha alguma referência à pregação do evangelho; nem ele quer dizer que suas circunstâncias eram em todos os aspectos como as do salmista. As circunstâncias se assemelhavam apenas nos seguintes aspectos:

(1) Que Paulo, como o salmista, estava em circunstâncias de provação e aflição; e,

(2) Que a linguagem que ambos usavam era a que era motivada pela fé – fé, que os levou a expressar os sentimentos de seus corações; o salmista para expressar sua confiança em Deus, e as holmas pelas quais ele foi apoiado, e Paulo para expressar sua crença nas gloriosas verdades do evangelho; falar de um Salvador ressuscitado e mostrar as consolações que foram assim apresentadas às pessoas no evangelho.

Os sentimentos de ambos eram a linguagem da fé. Ambos, nas aflições, pronunciavam a linguagem da fé; e Paulo usa aqui, como costuma fazer, a linguagem do Antigo Testamento, como expressão exata de seus sentimentos e os princípios pelos quais ele foi atuado.

Também cremos … – Cremos nas verdades do evangelho; cremos em Deus, no Salvador, na expiação, na ressurreição etc. O sentimento é que eles tinham uma firme confiança nessas coisas e que, como resultado dessa confiança, eles corajosamente transmitiram seus sentimentos. Isso os levou a expressar seus sentimentos. “Da abundância do coração”, disse o Salvador, “a boca fala”, Mateus 12:34 . Ninguém deve tentar pregar o evangelho que não acredita firmemente em suas verdades; e quem crer em suas verdades será solicitado a torná-las conhecidas a seus semelhantes. Toda pregação bem-sucedida é o resultado de uma firme e firme convicção da verdade do evangelho; e quando existe tal convicção, é natural exprimir a crença, e tal expressão será acompanhada de felizes influências na mente de outras pessoas; veja a nota em Atos 4:20 .

Comentário de E.W. Bullinger

espírito . App-101.

. App-160. É a fé do genitivo da aposição (App-17), sendo o dom do Espírito. 1 Coríntios 12: 9 .

de acordo com , etc. = de acordo com (grego. kata . App-104) o que foi escrito.

acreditado . App-150.

e. Omitir,

eu falei = eu

falou. Grego. laleo. App-121.

e, portanto, fala = portanto também falamos.

Comentário de John Calvin

13. Tendo o mesmo espírito. Esta é uma correção da ironia anterior. Ele havia representado a condição dos coríntios como sendo muito diferente da sua (não de acordo com seu próprio julgamento, mas de acordo com a visão errônea deles ), na medida em que desejavam um evangelho agradável e livre de toda molestação da cruz. , e teve visões menos honrosas dele, porque sua condição era menos conhecida. Agora, porém, ele se associa a eles na esperança da mesma bem-aventurança. “Embora Deus poupe você e lide com você com mais indulgência, enquanto ele me trata com um pouco mais de severidade, essa diversidade, no entanto, não será um obstáculo no caminho da ressurreição gloriosa que nos espera. Pois onde houver unidade de fé, haverá também uma herança. ” Pensou-se que o apóstolo fala aqui dos santos padres, que viviam sob o Antigo Testamento, e os representa como participantes conosco, na mesma fé. Isso é verdade, mas não está de acordo com o assunto em questão. Pois não é Abraão, nem o resto dos pais, que ele se associa em uma comunhão de fé, mas sim os coríntios, enquanto eles se separam dele por uma ambição perversa. “Por mais que minha condição”, diz ele, “possa parecer pior no momento, no entanto, um dia seremos participantes da mesma glória, pois estamos conectados por uma fé”. Quem examinar atentamente a conexão perceberá que esta é a interpretação verdadeira e apropriada. Por metonímia, ele dá o nome do espírito da fé (481) à própria fé, porque é um dom do Espírito Santo.

Como está escrito O que deu ocasião ao erro (482) é que ele cita o testemunho de Davi. No entanto, deve ser tomada em conexão com a confissão – não com a unicidade da fé, ou se você preferir, concorda com o que se segue – e não com o que se passa antes, desta maneira: “Porque temos uma esperança garantida de uma ressurreição abençoada, temos a ousadia de falar e pregar o que acreditamos, como está escrito , acreditei, por isso falei ”Agora, este é o começo dos Salmos 116: 0 , (483) onde Davi reconhece que, quando ele foi reduzido à última extremidade, ficou tão dominado que quase cedeu, mas, logo depois recuperou a confiança, superou a tentação. Conseqüentemente, ele abre o Salmo assim: Eu acreditei, portanto falarei. Pois a fé é a mãe (484) da confissão. Paulo, é verdade, incitando-se a imitá-lo, (485) exorta os coríntios a fazerem o mesmo e, de acordo com a tradução grega comum, usou o pretérito em vez do futuro, mas isso não tem importância ( 486) Pois ele simplesmente quer dizer que os crentes devem ser magnânimos e destemidos em

confessando (487) o que eles creram com o coração.
( Romanos 10: 9. )

Que agora nossos pretensos seguidores de Nicodemos (488) marquem, que tipo de ficção eles inventam para si mesmos no lugar da fé, quando teriam fé que permaneceria enterrada interiormente, e completamente silenciosa, e glória nesta sabedoria – que eles proferem, durante a vida inteira, nem uma única palavra de confissão correta.

Comentário de Adam Clarke

Temos o mesmo espírito de fé – como Davi teve quando escreveu o Salmo 116: 10 ; : Eu acreditava, portanto eu falei: nós também acreditamos que devemos receber o cumprimento de todas as promessas de Deus; e estando plenamente convencidos da verdade da religião cristã, falamos e testificamos que nossa libertação é de Deus; e que ele não falha com aqueles que confiam nele, e que ele salva ao máximo os que vêm a ele por meio de Cristo Jesus.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 4:13 . Temos o mesmo Espírito, etc. – O Dr. Heylin lê isso: Temos o mesmo espírito de fé [ que Davi ] quando disse que eu acreditava e, portanto, eu falei; – também acreditamos, etc. E ele observa que pelo espírito da fé se entende a disposição que a fé produz. Então espírito de mansidão, etc. Os pregadores que falam com esse espírito de fé, ou seja, tendo em si uma convicção completa das verdades que eles entregam, por meio da graça transferem parte dessa convicção nos seios de seus ouvintes. Tais consideram que eles e sua audiência devem aparecer juntos diante de Cristo, 2 Coríntios 4:14, e têm o cuidado de não entregar nada, mas o que eles podem declarar no dia do julgamento. Ver Salmos 116: 10 .

Comentário de John Wesley

Temos o mesmo espírito de fé, como está escrito, eu acreditei e, portanto, falei; nós também acreditamos e, portanto, falamos;

Tendo o mesmo espírito de fé – Que animou os santos da antiguidade; Davi, em particular, quando ele disse, eu acreditei e, portanto, eu falei – isto é, eu confiei em Deus e, portanto, ele colocou essa canção de louvor na minha boca.

Também falamos – Pregamos o evangelho, mesmo no meio da aflição e da morte, porque acreditamos que Deus nos ressuscitará dos mortos e nos apresentará, ministros, com você, todos os seus membros “sem falhas diante de sua presença. com muita alegria. ” Salmo 116: 10 .

Referências Cruzadas

Salmos 116:10 – Eu cri, ainda que tenha dito: “Estou muito aflito”.

Provérbios 21:28 – A testemunha falsa perecerá, mas o testemunho do homem bem informado permanecerá.

Atos dos Apóstolos 15:11 – De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”.

Romanos 1:12 – isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.

1 Coríntios 12:9 – a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;

2 Coríntios 3:12 – Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.

Hebreus 11:1 – Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *