Estudo de 2 Coríntios 3:12 – Comentado e Explicado

Em posse de tal esperança, procedemos com total desassombro,
2 Coríntios 3:12

Comentário de Albert Barnes

Vendo então que temos tal esperança – a esperança é uma emoção composta, composta de um desejo por um objeto e uma expectativa de obtê-lo. Se não há desejo por isso; ou se o objeto não é agradável e agradável, não há esperança, embora possa haver expectativa – como na expectativa de pestilência, fome ou doença ou morte. Se não há expectativa disso, mas um forte desejo, não há esperança, como nos casos em que existe um forte desejo de riqueza, fama ou prazer; ou onde um homem é condenado por assassinato e tem um forte desejo, mas nenhuma perspectiva de perdão; ou onde um homem naufraga e tem um forte desejo, mas nenhuma expectativa de voltar a ver sua família e amigos. Nesses casos, desânimo ou desespero são os resultados. É a união dos dois sentimentos em proporções adequadas que constitui esperança. Houve uma variedade considerável de opiniões entre os expositores em relação ao significado adequado da palavra neste local. Locke supõe que Paulo aqui significa o emprego honroso de um apóstolo e ministro do evangelho, ou a glória pertencente ao ministério no evangelho; e que o fato de chamá-lo de “esperança”, em vez de “glória”, que a conexão parece exigir, é a linguagem da modéstia. Rosenmuller entende isso da esperança da continuidade perpétua da dispensação do evangelho. Macknight a torna “persuasão” e explica como significando a total persuasão ou garantia de que o evangelho supera a Lei na maneira de sua introdução; sua permanência, etc. Algumas observações talvez deixem claro:

(1) Refere-se principalmente a Paulo e aos outros ministros do evangelho. Não é propriamente a esperança cristã a que se refere, mas é a que os ministros do evangelho tinham.

(2) refere-se a tudo o que ele havia dito antes sobre a superioridade do evangelho à Lei; e é projetado para expressar o resultado de tudo isso em sua mente e na mente de seus colegas de trabalho.

(3) Refere-se à perspectiva, confiança, persuasão, antecipação que ele teve como efeito do que acabara de dizer. É a perspectiva da vida eterna; a clara expectativa de aceitação e a antecipação do céu, com base no fato de que este era um ministério do Espírito 2 Coríntios 3: 8 ; que era um ministério mostrando o caminho da justificação 2 Coríntios 3: 9 ; e que isso nunca deveria ser eliminado, mas permanecer para sempre 2 Coríntios 3:11 . Em todos estes, esta forte esperança foi fundada; e em vista disso, Paulo se expressou claramente, não enigmaticamente; e não em tipos e figuras, como Moisés fez. Tudo sobre o evangelho era claro e claro; e isso levou à expectativa e segurança confiantes do céu. A palavra “esperança”, portanto, neste local expressará o efeito na mente de Paulo em relação à obra do ministério, produzida pelo grupo de considerações que ele sugerira, mostrando que o evangelho era superior à Lei; e que era o terreno de mais clara e certa confiança e esperança do que qualquer coisa que a Lei pudesse fornecer.

Nós usamos – Nós empregamos; estamos acostumados. Ele se refere à maneira pela qual ele pregou o evangelho.

Grande clareza de discurso – margem, ousadia. Usamos a palavra “simplicidade” aplicada à fala principalmente em dois sentidos:

(1) Para denotar ousadia, fidelidade, franqueza; em oposição a corte, timidez e infidelidade; e,

(2) Denotar clareza, inteligibilidade e simplicidade, em oposição à obscuridade, névoa e formas de expressão altamente trabalhadas e trabalhadas.

A conexão aqui mostra que o último é o sentido em que a frase aqui deve ser entendida: ver 2 Coríntios 3:13 . Denota abertura, simplicidade, liberdade da obscuridade que surge dos modos enigmáticos, parabólicos e típicos de falar. Isso se opõe à figura, metáfora e alegoria – a uma ocultação afetada e complicada da idéia da maneira que era comum entre os médicos judeus e filósofos pagãos, onde seu significado era cuidadosamente oculto do comum e de todos, exceto o iniciado. Também se opõe à obscuridade necessária que surge de instituições típicas como as de Moisés. E a doutrina da passagem é que essa é a clareza e plenitude da revelação cristã, decorrente do fato de que é a última economia e que não olha para o futuro, que seus ministros podem e devem usar de maneira clara. e linguagem inteligível. Eles não devem usar linguagem abundante em metáfora e alegoria. Eles não devem usar termos incomuns. Eles não devem extrair suas palavras e ilustrações da ciência. Eles não devem usar mera linguagem técnica. Eles não devem tentar ocultar ou ocultar seu significado. Eles não devem procurar um estilo refinado e sobrecarregado. Eles devem usar expressões que outras pessoas usam; e se expressam, tanto quanto possível, na linguagem da vida comum. Quanto vale a pregação que não é entendida? Por que um homem deveria falar, a menos que seja inteligível? Quem foi cada vez mais claro e simples em suas palavras e ilustrações do que o Senhor Jesus?

Comentário de E.W. Bullinger

Vendo . . . have = Tendo então.

usar. Chraomai grego . Ver Atos 27: 3 ,

ótimo = muito.

clareza de fala = franqueza. Grego. parrhesia . Traduzido frequentemente corajosamente, ou livremente.

Comentário de John Calvin

12. Tendo, portanto, essa esperança. Aqui ele avança ainda mais, pois não trata apenas da natureza da lei ou daquela qualidade duradoura da qual falamos, mas também de seus abusos. É verdade que isso também pertencia à sua natureza, que, sendo coberto com um véu, não era tão manifesto aos olhos, e que pelo seu brilho inspirava terror, e, por conseguinte, Paulo diz em outro lugar, o que equivale à mesma coisa – que o povo de Israel recebera dele o espírito de servidão ao medo. ( Romanos 8:15 .) Aqui, porém, ele fala mais de um abuso estrangeiro e adventício. (399) Naquela época, havia em todos os lugares uma pedra de tropeço grave decorrente da devassidão dos judeus, na medida em que eles obstinadamente rejeitavam a Cristo. (400) Em conseqüência disso, as consciências fracas foram abaladas, estando em dúvida se deveriam abraçar a Cristo, na medida em que ele não era reconhecido pelo povo escolhido. (401) Esse tipo de escrúpulo que o apóstolo remove, instruindo-os, que sua cegueira havia sido prefigurada desde o início, na medida em que eles não podiam contemplar a face de Moisés, exceto por meio de um véu. Como, portanto, ele havia declarado anteriormente, que a lei foi glorificada pelo brilho do semblante de Moisés, agora ele ensina que o véu era um emblema da cegueira que viria sobre o povo de Israel, para a pessoa de Moisés representa a lei. Os judeus, portanto, reconheceram por isso que não tinham olhos para contemplar a lei, exceto quando velados.

Esse véu, ele acrescenta, não é retirado, exceto por Cristo. A partir disso, ele conclui que ninguém é suscetível de uma apreensão correta, mas aqueles que dirigem suas mentes a Cristo. (402) Em primeiro lugar, ele faz essa distinção entre a lei e o Evangelho – que o brilho dos olhos dos homens um tanto mais ofuscados do que os iluminava, enquanto que no segundo, a face gloriosa de Cristo é claramente contemplada. Ele agora exulta triunfantemente, com o argumento de que a majestade do Evangelho não é formidável, mas amável (403) – não está oculta, mas manifesta-se familiarmente a todos. O termo pa employ?s?a confiança, ele emprega aqui, como significando uma magnanimidade elevada de espírito, com a qual todos os ministros do Evangelho devem ser dotados, ou como denotando uma manifestação aberta e plena de Cristo; e essa segunda visão é a mais provável, pois ele contrasta essa confiança com a obscuridade da lei. (404)

Comentário de Adam Clarke

Vendo – temos tanta esperança – Tais perspectivas gloriosas, como as bênçãos que o Evangelho nos apresenta, produzindo tanta confiança, como o cumprimento de tantas promessas já feitas, que Deus continuará a trabalhar por nós e por nós;

Usamos grande clareza de fala – ????? pa???s?? ???µe?a · Falamos não apenas com toda confiança, mas com toda clareza imaginável; não retendo nada; disfarçando nada; ocultando nada: e aqui diferimos muito dos médicos judeus e dos filósofos gentios, que afetam a obscuridade e se empenham, por figuras, metáforas e alegorias, em esconder tudo do vulgar. Mas desejamos que todos possam ouvir; e falamos para que todos possam entender.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3:12 . Que tenhamos tanta esperança : Que São Paulo, com essas palavras, signifique o emprego honroso de um apóstolo e ministro do evangelho, ou a glória pertencente a seu ministério no evangelho, é evidente em toda a comparação anterior que ele fez entre o ministério da lei e do evangelho, e não entre a lei e o próprio evangelho . O chamado dessa esperança em vez da glória aqui, onde ele fala de tê-la, é a linguagem da modéstia, que mais particularmente se adequava ao seu objetivo atual; pois a conclusão que neste versículo ele tira do que foi antes mostra claramente que seu desígnio nesse discurso é justificar o fato de ele falar livremente de si e dos outros. Seu argumento é nesse sentido: “Tendo, portanto, um emprego tão honroso, como é o ministério do evangelho, que excede em muito o ministério da lei em glória; – embora mesmo isso tenha dado tanto brilho à face de Moisés, que os filhos de Israel não podia, com olhos fixos, olhá-lo; – eu, como se torna uma dessas esperanças, em um cargo que me coloca acima de todas as considerações e complacências mesquinhas, uso grande liberdade e clareza de expressão em todas as coisas que dizem respeito a minha vida. ministério.”

Comentário de John Wesley

Visto que temos tanta esperança, usamos grande clareza de expressão:

Tendo, portanto, essa esperança – Ser plenamente persuadido disso.

Referências Cruzadas

João 10:24 – Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: “Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente”.

João 16:25 – “Embora eu tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de meu Pai.

João 16:29 – Então os discípulos de Jesus disseram: “Agora estás falando claramente, e não por figuras.

Atos dos Apóstolos 4:13 – Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

Atos dos Apóstolos 4:29 – Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.

Atos dos Apóstolos 9:27 – Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus.

Atos dos Apóstolos 9:29 – Falava e discutia com os judeus de fala grega, mas estes tentavam matá-lo.

Atos dos Apóstolos 14:3 – Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles.

1 Coríntios 14:19 – Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

2 Coríntios 4:13 – Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos,

2 Coríntios 7:4 – Tenho grande confiança em vocês, e de vocês tenho muito orgulho. Sinto-me bastante encorajado; minha alegria transborda em todas as tribulações.

2 Coríntios 10:1 – Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

Efésios 6:19 – Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Colossenses 4:4 – Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.

1 Tessalonicenses 2:2 – Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

1 Timóteo 3:13 – Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *