Estudo de 1 Tessalonicenses 2:2 – Comentado e Explicado

Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, ousamos, confiados em nosso Deus, pregar-vos o Evangelho de Deus em meio de muitas lutas.
1 Tessalonicenses 2:2

Comentário de Albert Barnes

Mas mesmo depois disso já havíamos sofrido antes – Antes de nos encontrarmos entre vocês.

E foram vergonhosamente suplicados, como sabem, em FiliposAtos 16:19 e seguintes. Sendo espancado e lançado na prisão. A vergonha do tratamento consistia no fato de ser totalmente imerecido; que isso era contrário às leis; e que foi acompanhado de circunstâncias destinadas a tornar o castigo o mais ignominioso possível. Os tessalonicenses sabiam disso, e Paulo não estava disposto a amenizar a conduta dos filipenses. O que foi “tratamento vergonhoso”, ele fala como tal sem hesitação. Não é errado chamar as coisas pelos nomes corretos e, quando fomos abusados, não é necessário tentar amenizar o assunto dizendo que não era assim.

Fomos ousados ??em nosso Deus – Pela humilde dependência do apoio de nosso Deus. Foi apenas seu poderoso auxílio que lhes permitiu perseverar com ardor e zelo em uma obra após esse tratamento. O significado aqui é que eles não foram impedidos de pregar o evangelho pelo tratamento que receberam, mas no próprio momento. próxima cidade importante, e na primeira oportunidade, eles proclamaram a mesma verdade, embora não houvesse segurança de que eles não encontrariam a mesma perseguição lá. Paulo evidentemente apela a isso para mostrar a eles que não eram impostores e que não foram influenciados pela esperança de facilidade ou de ganhos egoístas. As pessoas que não eram sinceras e sinceras em seus propósitos teriam sido dissuadidas pelo tratamento que haviam recebido em Filipos.

Com muita disputa – Em meio a muita oposição, e onde um grande esforço era necessário. A palavra grega aqui usada é ????? agoni (agonia), uma palavra que se refere geralmente aos jogos gregos; notas, Colossenses 2: 1 . Significa o curso ou local da competição; e então a própria disputa, a luta, o combate, o esforço pela vitória; e o apóstolo aqui significa que, devido à oposição de lá, havia necessidade de um esforço de sua parte, como as lutas desesperadas daqueles que disputavam o domínio nos jogos gregos; compare notas em 1 Coríntios 9: 24-27 . O triunfo do evangelho lá foi garantido apenas por um esforço do tipo mais alto e por vencer a oposição mais formidável.

Comentário de E.W. Bullinger

depois disso tivemos = ter.

sofreu antes . Grego. propascho . Só aqui.

foram, & c . = tendo sido tratado com contusão. Grego. hubrizo. Ver Atos 14: 5 . Referindo-se a serem açoitados, apesar de romanos ( Atos 16:37 , Atos 16:38 ).

foram ousados . Grego. parrhesiazomai. Ver Atos 9:27 .

Deus App-98.

falar . App-121.

evangelho . App-140.

com . App-104. Neste verso, a preposição en é traduzida como “at” , “in”, “with”.

contenção . Grego. agon . Ver Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:30 .

Comentário de Adam Clarke

Vergonhosamente suplicou – em Filipos – Lá Paulo e Silas haviam sido espancados com muitos açoites, trancados na prisão interior, e seus pés acelerados nos estoques. Veja Atos 16:23 , etc .; e as notas lá.

Com muita disputa – As palavras e? p???? a???? não apenas significam, com intenso trabalho e seriedade, mas podem significar aqui expostas ao maior perigo; no perigo de nossas vidas. A frase grega citada por Rosenmuller é direta, a??? p??fas?? ??? a?aµe?e? , em perigo, não devemos atrasar – atividade e despacho são indispensáveis.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 2: 2 . Com muita disputa , – Por causa da oposição exercida contra nós pelos judeus perversos e incrédulos. Atos 17: 1-9 . O Dr. Heylin lê, mesmo sob grandes dificuldades.

Comentário de John Wesley

Mas mesmo depois que sofremos antes e fomos vergonhosamente suplicados, como sabem, em Filipos, fomos ousados ??em nosso Deus para falar com você o evangelho de Deus com muita contenção.

Tínhamos sofrido – Em vários lugares.

Somos ousados – não obstante.

Com muita disputa – Não obstante conflitos internos e externos de todos os tipos.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 4:13 – Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

Atos dos Apóstolos 4:20 – Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.

Atos dos Apóstolos 4:31 – Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Atos dos Apóstolos 6:9 – Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada Sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cirene e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão,

Atos dos Apóstolos 14:3 – Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles.

Atos dos Apóstolos 15:1 – Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: “Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 16:12 – Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias.

Atos dos Apóstolos 16:22 – A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados.

Atos dos Apóstolos 16:37 – Mas Paulo disse aos soldados: “Sendo nós cidadãos romanos, eles nos açoitaram publicamente sem processo formal e nos lançaram na prisão. E agora querem livrar-se de nós secretamente? Não! Venham eles mesmos e nos libertem”.

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

Atos dos Apóstolos 17:17 – Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.

Atos dos Apóstolos 19:8 – Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus.

Efésios 6:19 – Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Colossenses 2:1 – Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Hebreus 11:36 – Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 2:14 – seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *